Cultura Conquistense | Governo de Vitória da Conquista debate os rumos do Cine Madrigal e Casa Glauber Rocha

Fotos: SECOM | PMVC

Para debater os projetos de revitalização do Cine Madrigal e a implantação da Casa Glauber Rocha, dois espaços que vão preservar a memória e movimentar a Cultura Conquistense, o Governo Municipal de Vitória da Conquista abriu um debate esta sexta-feira (1º). Em reunião no Gabinete Civil a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade afirmou que tem buscado recursos junto ao Governo Federal para viabilizar os dois espaços. Já existe um projeto para o Cine Madrigal. E, para a Casa Glauber Rocha, a ideia é criar um museu interativo.

“São projetos muito interessantes, mas falta recurso. Contando com o apoio de todos os entes, ficamos mais fortes para pleitear. Vamos fazer juntos, a várias mãos e vamos fazer acontecer esses projetos que vão resgatar a memória, promover a cultura, a educação e a economia do nosso município”, declarou a prefeita. Representando o Coletivo SASB (Setor Audiovisual do Sudoeste da Bahia) , o diretor de cinema Daniel Leite Almeida falou da produção cinematográfica que coloca Vitória da Conquista no cenário nacional e internacional, trazendo recursos.

Ele citou, como exemplo, o seu filme Alice dos Anjos, que gerou 150 postos de trabalho e fez circular R$ 2 milhões. “Precisamos de sala de exibição. Por isso, é muito importante a aplicação do inciso 2 da Lei Paulo Gustavo no Cine Madrigal e termos uma gestão compartilhada”, pontuou o cineasta, que também é presidente da associação recém-criada. A diretora-geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), Piti Canella, colocou o órgão à disposição dessa causa. “Agradeço a atenção da prefeita e conte com a gente.

Vamos juntos pensar em um plano para termos de volta o Cine Madrigal”, disse Piti, que é produtora cultural há 30 anos. A ideia é aplicar, na reforma do Cine Madrigal, os repasses da Lei Paulo Gustavo, referentes às ações emergenciais destinadas ao setor cultural em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da Pandemia do Coronavírus. O diretor de Audiovisual (DIMAS) da FUNCEB, Pedro Caribé, falou sobre a experiência de cineclubes nas redes de ensino que buscam promover discussões e análises sobre o cinema entre seus participantes, o que gera formação de público.

Sobre a obra do cineasta Glauber Rocha de Andrade [1939-1981], a diretora da FUNCEB informou que o Estado da Bahia adquiriu um acervo com documentos digitalizados e físicos do diretor conquistense e pretende colocá-los em um dos museus. “Mas também desejamos contribuir com a Casa Glauber. Essa luta é de todos nós: dos pioneiros, da juventude, dos governantes”, disse Piti. O secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Eugênio Avelino Lopes Souza, o Xangai, reforçou que nada impede que esses acervos estejam em outros locais. “Mas aqui é o lugar de termos um espaço especial sobre Glauber e sua obra”.


Os comentários estão fechados.