Conferência Municipal das Cidades | Desenvolvimento Urbano é debatido em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

Traçar as estratégias para o Desenvolvimento Urbano de Vitória da Conquista em um esforço conjunto do Governo e da Comunidade. Foi com esse propósito que foi realizada a 7ª Conferência Municipal das Cidades neste sábado (16), no Auditório Lúcia Dórea. A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade participou da abertura do evento, que neste ano trabalhou o tema “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: Unindo o Campo e a Cidade para o Desenvolvimento Sustentável”. Essa mobilização coletiva já vem acontecendo há alguns meses, com uma audiência pública e encontros preparatórios para o evento, com intensa participação popular. De acordo com a secretária municipal de Governo, Geanne de Cássia Oliveira da Silva , trata-se de uma iniciativa construída por muitas mãos. “Vamos discutir, conforme a cartilha enviada pelo do Conselho das Cidades da Bahia, os eixos sobre relação de desenvolvimento urbano e rural, como se dá essa relação. E eu quero dizer que estou muito feliz com a participação do Conselho Estadual e dos movimentos sociais ao longo da preparação dessa Conferência”, disse. Lucas Hipólito dos Santos é representante (ConCidades) e destacou a importância do encontro para definir os rumos de questões como habitação, saneamento, transporte, mobilidade e infraestrutura urbana.

“Com diálogo e espaço importante de discussão, com a sociedade e com o governo, a gente tem uma expectativa boa de que essa Conferência seja excelente, e de participação popular junto com o governo”, destacou. Para o coordenador-geral do Movimento Unificado das Associações de Moradores, Idelzito Rocha, o evento é o ponto central das discussões dos movimentos sociais com o governo. “A gente espera que a sociedade adquira essa consciência, mais do que ela já tem. E que o povo passe não apenas a usar as cidades como espaço de convivência, mas usar a cidade como espaço de ajudar a construir essa convivência, esse melhor espaço de viver”, afirmou. A representante da Comissão da 7ª Conferência das Cidades, Givanilda Oliveira, também participou da mesa de abertura, ao lado da prefeita Sheila, da secretária Geanne e do conselheiro Lucas. Após os pronunciamentos, o Pajé Aripuanã Tupinambá fez uma oração com o público. Em seguida, a superintendente de Mobilidade no Governo do Estado da Bahia, Grace Maria França Gomes, conduziu a palestra magna do evento, abordando o tema central. Durante a Conferência também foi formado o Conselho Municipal das Cidades, composto por 12 membros titulares e 12 suplentes.

Os participantes elegeram ainda os delegados que irão representar Vitória da Conquista na etapa estadual do evento. Ao público da conferência, a prefeita Sheila Lemos destacou ainda uma série de ações realizadas pela administração municipal para o desenvolvimento de Vitória da Conquista. O projeto Governando para Pessoas, por sinal, é mais uma importante ferramenta para direcionar o crescimento dos bairros com a participação popular. As políticas públicas para a Zona Rural também foram citadas, como a construção da primeira escola de tempo integral em Campo Formoso, o trabalho constante de recuperação de estradas e a consultoria voltada aos pequenos produtores, por meio do projeto Vamos Produzir. Menção ainda ao pacote de obras que será viabilizado por meio de empréstimo na Caixa Econômica Federal, à reforma e ampliação de 73 unidades escolares e ao Programa de Iluminação Pública, que está beneficiando o Município de Vitória da Conquista. Sheila também lembrou a importância do novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), que está em fase de conclusão, e o programa IPTU Verde [Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana], que veio para incentivar iniciativas sustentáveis entre os contribuintes.


Os comentários estão fechados.