Destaque Universitário | estudantes da UFBA levam experiências de Vitória da Conquista para Mortugaba

Fotos: Reprodução | Gabriel Prado

Estudantes do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia, campus Anísio Teixeira, em Vitória da Conquista, promoveram ações de Educação Ambiental na Escola Municipal Orlindo Nogueira, em Mortugaba. A proposta da atividade envolveu dois componentes curriculares optativos: Educação Ambiental, sob a responsabilidade da professora Patrícia Belini Nishiyama, e Manejo e Conservação da Biodiversidade, com o professor Ricardo Evangelista Fraga. As ações reuniram discentes de Ciências Biológicas, Nutrição e Biotecnologia e teve como objetivo a conscientização acerca da biodiversidade, aspectos do tráfico de animais silvestres, o incentivo à não captura e apresentar o trabalho do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS).

Na Escola participaram alunos desde o ensino infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental II. Foram oportunizados diferentes momentos, como:  a apresentação de uma peça teatral autoral sobre a história de tráfico de tucanos, abordando desde a captura indevida, até a apreensão, acolhimento pelo CETAS e reintrodução em local apropriado. Também houve a exposição de animais taxidermizados oriundos de apreensões e doados pelo CETAS.

Antes do retorno à Universidade, recebemos o relato do pai de Esther Nogueira, aluna do Ensino Infantil. Ele nos contou que a sua filha no final da reunião da Igreja, pediu para falar com os membros, utilizando um ramo de flores como microfone para explicar sobre as atividades realizadas na escola e a importância de cuidar dos animais silvestres. Além disso a mesma pediu ao pai para levá-la para se despedir das alunas Alice Oliveira e Anna Jullie Veiga que ficaram responsáveis pela turma dela no dia da ação.

Em entrevista concedida ao aluno Gabriel Prado, a diretora da Unidade Escolar, Aline Amaral de Oliveira, nos conta como foi para ela o impacto e importância da atividade, para a escola e para os alunos: “A visita dos estudantes e professores da Universidade Federal da Bahia foi muito proveitosa para toda a escola, alunos, professores e funcionários em geral ficaram deslumbrados com tudo, desde da dramatização como também com a exposição. Eu estando como gestora desta instituição, e professora de ciências biológicas fique emocionada de ver tanta positividade, sabedora e compromisso de todos ali envolvidos neste projeto! Me fez lembrar de minha época de faculdade. Este trabalho de vocês foi tão rico que dei a sugestão de expandi-lo em outras escolas! Aguardamos ansiosamente o retorno de vocês na nossa escola”.

Para finalizar-se as atividades, que aconteceram entre os dias 5 e 8 de outubro, os alunos fizeram uma visita técnica a uma RPPN [Reserva Particular de Proteção Natural] localizada em Mortugaba, onde os mesmos vivenciaram na aspectos do processo de reintrodução de animais resgatados do tráfico.


Os comentários estão fechados.