Momento Cultural | de Evandro Teixeira e Silvio Jessé, “Riscados áridos da infância” é lançado em Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima sediou na noite desta quinta-feira (19) mais um momento de glória na literatura com o lançamento do livro “Riscados áridos da infância”. A obra, que reúne fotografias de Evandro Teixeira, ilustrações do artista plástico Silvio Jessé e texto e curadoria da professora Ester Figueiredo, propõe uma investigação da infância sertaneja em Canudos. Patrocinado pela ALBA Cultural e publicado pelo Selo ALBA, instituições da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, em colaboração com o Selo Fligê, a publicação é fruto de uma pesquisa conduzida por Ester na obra fotográfica de Evandro Teixeira.

A proposta é revelar uma perspectiva menos explorada da obra do fotógrafo, reconhecido mundialmente por seu trabalho fotojornalístico em momentos cruciais da história e eventos globais, como as Olimpíadas. A incursão da professora revela um enquadramento original que destaca a presença da infância no cotidiano de Canudos, oferecendo uma visão autêntica e desprovida de romantização. Evandro Teixeira, notável por sua cobertura de eventos históricos como a passeata dos 100 mil e a ditadura militar brasileira, destaca-se pelo olhar singular sobre a resistência e a luta pela democracia.

Sua obra abrange desde registros de grandes personalidades até momentos significativos, como o velório de Neruda, no qual ele foi o único fotógrafo autorizado a registrar o momento. Além das imagens, a obra conta com a contribuição artística de Silvio Jessé, cujos quadros complementam a narrativa visual proposta por Evandro Teixeira. O lançamento contará com a presença dos autores envolvidos na produção do livro, proporcionando aos participantes a oportunidade de aprofundarem-se nos propósitos e significados da obra. O evento registrado pelo BLOG DO ANDERSON contou com participações de diversas personalidades, entre elas os deputados Waldenor Alves Pereira Filho e José Raimundo Fontes com apresentação do maestro João Omar de Carvalho Mello.


Os comentários estão fechados.