Rede Municipal de Ensino | na Jornada Pedagógica, prefeita dá posse aos gestores escolares em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

Depois das atividades iniciais na manhã desta quinta-feira (15), que consistiram em recepções organizadas pelas próprias unidades escolares para suas respectivas equipes, a Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Vitória da Conquista prosseguiu à tarde, com o ato solene de abertura, no Auditório Lúcia Maria de Souza Dantas Dórea, que fica no Complexo Municipal de Saúde. A cerimônia reuniu, de forma presencial, profissionais da educação, além dos que acompanharam a transmissão ao vivo pelo YouTube. Esse público acompanhou as saudações das autoridades municipais e dos representantes de classe [Maria Lúcia Chagas, do SINSERV, e Greissy Leôncio Reis, do SIMMP] e do Conselho Municipal de Educação [Gilvana Custódio], antes da formalização da posse dos novos gestores escolares, eleitos no final do ano passado. Em seguida, houve homenagens às equipes das escolas municipais que, no ano passado, alcançaram resultados expressivos na prova do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE).A tarde foi concluída com as reflexões trazidas pelo palestrante Jailson Pinheiro, sobre o tema do evento, “Desafios pedagógicos contemporâneos: inclusão e garantia das aprendizagens”.

A respeito do tema, a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade afirmou que “traduz a essência da nossa gestão”. Segundo ela, “nós damos as ferramentas necessárias para que isso aconteça”. E, falando diretamente aos professores, a gestora parabenizou-os pelos resultados positivos apresentados pela educação municipal nas avaliações referentes ao ano passado. “É através de vocês que vem a transformação da nossa sociedade”, registrou Sheila. “Os resultados só foram possíveis graças aos investimentos que fizemos e temos feito na educação”. A prefeita classificou tais iniciativas como “investimentos no futuro”, e garantiu que deverão continuar.  Sheila mencionou ainda os cursos de gestão escolar, com carga horária de 60 horas, oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) aos novos gestores, no segundo semestre do ano passado, a fim de prepará-los para o trabalho que deverão fazer durante os próximos dois anos. “Isso foi para que todos aumentassem ainda mais os conhecimentos para uma gestão humanizada”, disse a gestora.

“Nossa educação está nas mãos de pessoas preparadas para essa missão”, concluiu. A programação da Jornada Pedagógica continua nesta sexta-feira (16), novamente nas escolas e creches municipais e conveniadas. Todas essas atividades constituem a preparação institucional para o ano letivo que começa na próxima segunda-feira (19), quando aproximadamente 45 mil estudantes e 5 mil profissionais da educação estarão de volta às mais de 100 unidades de ensino vinculadas ao Município de Vitória da Conquista. “A expectativa é muito positiva”, ressaltou o secretário municipal de Educação e anfitrião do evento, Edgard Larry Andrade Soares. “Tenho consciência de que o bem mais valioso, para uma nação se desenvolver, é, sem dúvida, a educação do seu povo”, complementou.

O presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Hermínio Oliveira Neto, parabenizou o Governo Municipal Conquistense, os professores e os gestores escolares: “parabéns a todos e a todas pelas médias e pelo crescimento dos alunos no ano de 2023”. O vereador mencionou, ainda, os investimentos recentes na infraestrutura da Rede Municipal e na valorização profissional do corpo docente. “Isso vai alavancar ainda mais a educação do Município”. Atuando como servidora efetiva na Rede Municipal de Ensino há dez anos, a monitora escolar Maria Edna Cruz reproduziu, com outras palavras, as mesmas expectativas mencionadas pelos anfitriões do evento. “A expectativa é conseguir alcançar os objetivos que estão sendo propostos pela Rede Municipal. E também a melhora da qualidade do ensino”, resumiu a monitora, que trabalha no Centro Municipal de Educação Infantil Jardim Valéria. Para o professor Rubenildo Campos, agora empossado como diretor da Escola Municipal Lizete Pimental Mármore, no Loteamento Miro Cairo, o tema da Jornada Pedagógica sintetizou as questões que permeiam o trabalho dos profissionais da educação.

“A gente também enfrenta desafios para a inclusão. Então, a cada ano, a gente tem um novo desafio. Mas é uma rede muito coesa, e a gente tem uma rede de apoio que nos abraça nos momentos difíceis”, pontuou o gestor. Rubenildo espera que, na sua gestão, a Lizete Pimentel Mármore continue a obter os mesmos resultados positivos que conquistou no ano passado, por exemplo, nas avaliações de Matemática e Língua Portuguesa da prova SAEB, do Governo Federal. “Então, é manter o trabalho com mais dedicação e com mais foco para a gente sempre escolher bons resultados, não somente para a escola, mas para a rede municipal como um todo”, afirmou. É o que espera, também, a diretora Daniela Costa, que acaba de assumir a direção da Escola Municipal Gildásio Pereira Castro, no bairro Henriqueta Prates. “Estamos à frente de uma escola com quase 700 alunos. É um desafio enorme”, disse. “Estamos chegando com muito gás e com muita força de vontade para vencer. E com expectativa maravilhosa para receber os nossos alunos na segunda-feira”, comemorou a gestora.


Os comentários estão fechados.