35º Chocolat Festival | Festival transforma Salvador na Capital do Chocolate por quatro dias

Fotos: Matheus Landim | GOVBA

O Centro de Convenções de Salvador está com um brilho diferente. É que, durante quatro dias, o equipamento sedia a 3ª edição do Origem Week e o 35º Chocolat Festival. Desta quinta-feira (14) até domingo (17), estão programadas várias atividades, como cozinha-show, oficinas, palestras e feira de origem, bem como ações para crianças. Os eventos contam com investimento do Governo do Estado da Bahia. São 230 estandes, de 194 marcas e produtores da Bahia e outros Estados Brasileiros, expondo e comercializando itens feitos com cacau e outras matérias-primas como leite, café, pescado e artesanatos. Há, ainda, a participação de chefes da Angola, Bélgica e Argentina. A entrada é gratuita, porém os visitantes devem entregar um quilo de alimento não perecível, que será doado para a campanha Bahia Sem Fome.

Presente na abertura da programação, o governador Jerônimo Rodrigues destacou o papel de responsabilidade social dos eventos: “além de trabalhar para que as pessoas possam ser responsáveis pelo meio ambiente, pela vida das pessoas, visa garantir o combate à fome. Estamos falando, também, de agricultura familiar, de economia, turismo. Tudo com base no cacau”. A MVU Empreendimentos/Grupo M21, organizadora dos eventos, estima que, nos quatro dias, um público de 28 mil pessoas passe pelo local, gerando uma receita de, aproximadamente, R$ 6 milhões em negócios.

Eriela Mendes, do Centro Público de Economia Solidária (CESOL) do Território de Irecê, tem boa expectativa para o Festival. “Esperamos que as pessoas venham conhecer os nossos produtos oriundos da economia solidária. Aqui, nós temos produtos naturais, como o tempero, o mel orgânico e o artesanato em geral”, sinalizou. O objetivo é difundir o cooperativismo e incentivar a criação de novos produtos de origem, impulsionar a revitalização da cadeia produtiva e movimentar a economia, atrair investimentos e ampliar o fluxo de visitantes e turistas para o Estado, prospectar oportunidades de negócios e meios de acesso ao mercado, conhecer as ferramentas de inovação e melhoria de competitividade do setor. Ao longo da programação, diversas cadeias produtivas do Brasil apresentarão produtos de origem, gourmet e artesanais, como o “Chocolat Festival”, o “Origem Brasil”, agricultura familiar com uma diversidade de produtos, e o “Salão do Café”.

Conforme o presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, os eventos incentivam o apoio ao pequeno produtor na venda de marcas e produtos de origem. “Trata-se de mais uma estratégia para fortalecer a agricultura familiar. São mais de R$ 4 bilhões investidos na agricultura familiar ao longo dos anos. As ações reúnem tudo o que está sendo produzido no interior da Bahia, demonstrando claramente aqui para a população de Salvador”.

Como parte do planejamento de ampliar o fluxo de visitantes, serão promovidos os mais diversos destinos baianos. O público terá acesso às informações das 13 zonas turísticas. O secretário estadual do Turismo do Estado da Bahia, Maurício Bacelar, ressalta as ações da pasta para atrair, cada vez mais, visitantes para a Bahia: “As pessoas conhecem produtos da Bahia e querem saber onde esses produtos são produzidos. Isso gera um aumento de visitação. Então, desenvolvemos programas de capacitação e qualificação de mão de obra, obras de infraestrutura, ações de promoção e um amplo trabalho, também, de captação de voos. São estas iniciativas que têm colocado o Estado na liderança do turismo nacional”. A próxima edição do Chocolat Festival está prevista para ocorrer de 9 a 12 de maio, em Brasília. Mas, no mês de julho, volta para a Bahia, quando, de 18 a 21, Ilhéus sedia o evento.


Os comentários estão fechados.