Educação Pública | 60 alunos do Projovem Urbano e Campo Saberes da Terra são diplomados em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

A Secretaria Municipal de Educação realizou o sonho de 60 jovens na noite dessa terça-feira (26), com a solenidade de certificação do Projovem Urbano e Campo Saberes da Terra; A cerimônia aconteceu no Centro de Convenções Divaldo Franco, em Vitória da Conquista. “Estar em um espaço tão belo como esse, onde acontecem grandes formaturas de Vitória da Conquista, é uma maneira de demonstrar para esses jovens que esse acontecimento é muito significativo na história da vida deles e deve, sim, ser comemorado. Para nós, é uma alegria imensa poder proporcionar essa realidade, sendo pontes da mola propulsora de uma sociedade, a educação”, destacou a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, acrescentando que muitos deles estão vestindo a beca pela primeira vez e comemorando junto à família.

“Esse é motivo de muito orgulho para todos. De fato, não existe idade para o aprendizado, complementou a gestora. Tendo a educação como tema central, o secretário municipal de Educação, Edgard Larry Andrade Soares, falou da excelência desse programa. “Nós temos uma equipe técnica extremamente competente que vem realizando essas formações, ao longo desses últimos anos, e Vitória da Conquista já se tornou referência do Projovem. Também é graças a esses jovens que se dedicaram, dia e dias, e construíram um aceno para um futuro melhor”, comemorou. Mãe de três crianças de 10, 4 e 3 anos de idade, a cuidadora de aluno com deficiência, Alane Tavares, era só emoção: “Eu contava com a rede de apoio na minha casa para cuidar dos meus filhos enquanto eu estudava no turno da noite por meio do Projovem Urbano.

Não foram dias fáceis, mas esta noite é um momento muito importante para mim; é a realização de um sonho! Eu estou muito feliz e, agora, meus horizontes foram expandidos e eu não quero nunca mais parar porque enxerguei muitos futuros e possibilidades de crescimento a qualquer tempo”. Também mãe de três crianças pequenas, a babá Mickelle Fagundes, moradora do Povoado de Piripori, conseguiu alcançar essa conquista com o Projovem Campo não só por ser uma ação especial e acontecer no turno no qual ela não trabalhava, mas também porque ofereceu a ela a possibilidade de uma equipe do projeto cuidar dos seus filhos enquanto ela estudava.

“Se não fosse o Projovem eu jamais estaria aqui porque eu não tinha como estudar e deixá-los sozinhos. Eu continuo estudando, quero concluir o ensino médio, fazer uma faculdade e seguir uma carreira. Estou muito orgulhosa de mim mesma e agradeço muito ao programa”, comemorou. Orgulho também é um sentimento que definiu a sensação do estudante João Vitor da Silva, morador do Miro Cairo, durante o evento: “Como eu desisti dos estudos ainda novo, o Projovem entrou em minha vida para me mudar. É tanto que eu já fiz a prova do ensino médio e passei. Estou muito emocionado porque foi muita luta para chegar até aqui, mas o que eu podia esperar era esse momento no final do Projovem”. O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), do Governo Federal, atende jovens com idades entre 18 e 29 anos, que sabem ler e escrever, mas que, por algum motivo, tiveram de interromper os estudos antes da conclusão do Ensino Fundamental.

Em Vitória da Conquista, os jovens interessados participam em uma das duas modalidades, Projovem Urbano e Projovem Campo Saberes da Terra. Nesta fase, na Zona Urbana, as aulas aconteceram na Escola Municipal Helena Cristália, localizada na Urbis VI. Nesses últimos 18 meses, eles concluíram o Ensino Fundamental com arco ocupacional na área de alimentação. Na Zona Rural, as aulas foram ofertadas a uma turma na Escola Municipal Santa Rita de Cássia, no Povoado de Piripiri. Nesta versão Rural, o curso durou 24 meses e garantiu aos estudantes o arco ocupacional na área de agricultura familiar, além do certificado de conclusão do Ensino Fundamental.


Os comentários estão fechados.