Desenvolvimento Rural | Vitória da Conquista realiza a terceira Semana do Produtor de Leite

Fotos: SECOM | PMVC

Com um público formado por estudantes, pequenos, médios e grandes produtores de leite, além de trabalhadores rurais, agrônomos, associações, cooperativas, comunidade acadêmica e membros do poder público, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural promoveu a 3ª Semana do Produtor de Leite de Vitória da Conquista. O evento aconteceu nesse sábado (4), na Fazenda Recanto dos Sonhos, no Povoado Capinal, onde os presentes tiveram acesso a palestras e prática sobre o desenvolvimento da pecuária leiteira em pequenas propriedades. O leite, seja em sua forma líquida ou em suas mais variadas formas, é o alimento mais consumido no mundo, sendo indispensável para a saúde humana, como informa a agência Food and Agricolture Organization (FAO) da Organização das Nações Unidas (ONU). Pensando no melhor desenvolvimento do segmento e em meios de fomentar a geração de empregos, a Prefeitura tem viabilizado parcerias e se mantido próxima aos produtores desde a primeira edição e, desde então, tem discutido soluções e melhorias para toda a cadeia produtiva.

A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade destacou os incentivos à produção agropecuária por meio de programas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, e falou da necessidade de se utilizar meios tecnológicos para garantir a produção de alimentos, considerando especialmente a região semiárida em que se encontra Vitória da Conquista, e que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é sétimo maior produtor de leite da Bahia, com um rebanho de 12.841 animais. A prefeita também salientou a importância do armazenamento adequado de comida para suprir a demanda durante os períodos de seca e a importância de orientar os produtores rurais sobre as melhores práticas de plantio e colheita. “A prefeitura está empenhada em mostrar aos produtores rurais que é possível ter uma bacia de leite competitiva, resgatando o potencial da região como uma das maiores bacias leiteiras do Estado”, complementou a gestora. O secretário de Desenvolvimento Rural, Breno Pereira Farias, ressaltou a importância e sucesso do evento, tão aguardado pelos produtores.

“O evento reforçou a importância do envolvimento de todos os setores da cadeia produtiva do leite, bem como do poder público, para incentivar o crescimento e aprimoramento desse setor fundamental para a economia local. Para isto, a SMDR permanece de portas abertas para acolher os produtores e fornecer, de forma gratuita, todo o suporte técnico para um melhor desenvolvimento de seu rebanho”. Ainda segundo Breno, o evento é pensado e preparado pela equipe de agrônomos da SMDR, com apoio dos demais servidores, e, para além das discussões, é dado todo apoio aos produtores ao longo do ano e sempre que a SMDR é acionada. “É uma ação realizada com muita dedicação pela nossa equipe, buscando sempre resultados positivos para os produtores nos meses seguintes. Cada edição debate um tema diferente, mas todos com foco na melhoria da produção”, disse. Pequeno produtor de leite do Capinal e proprietário da fazenda Recanto dos Sonhos, Juraci Barbosa falou do entusiasmo de todos os participantes em ver a Prefeitura levando conhecimento e tecnologia ao produtor rural.

“É louvável o que a Prefeitura, sob o comando da prefeita Sheila, está fazendo. Fico muito feliz por essa oportunidade de realizar esse evento, em que nós, produtores, estamos mais familiarizados. Estou aqui, cheio de alegria, recebendo todos os participantes e tenho certeza de que melhores eventos virão, pois este setor precisa muito desse incentivo”, declarou Juraci. Durante o evento, realizado ao longo do dia, foram oferecidas palestras e oficinas que trataram desde o manejo de pastagens até os indicadores no leite para maximizar a produção no rebanho leiteiro, ministrados por especialistas no assunto, entre eles, os professores, Mauro Figueiredo, do Programa de Pós-graduação em Zootecnia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), e Cassyo de Araújo Rufino, doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Houve também destaque aos produtores rurais da região do Planalto da Conquista, conhecidos por seus produtos derivados do leite, como queijos, iogurtes, doces e o premiado café da Semana do Café do Planalto da Conquista. Em sua fala, a prefeita ressaltou o orgulho de ter esses produtores na região e a importância do agronegócio para a economia da Bahia.


Os comentários estão fechados.