
O universitário e militante estudantil Yuri Araújo Amaral, de 26 anos, comentou sobre a importância da juventude no cenário político brasileiro em entrevista ao BLOG DO ANDERSON nesta terça-feira (23). Defensor de causas sociais, ele avaliou a força dos movimentos de base e o atual momento de desarticulação juvenil em Vitória da Conquista. Ao analisar o panorama nacional e a polarização, o estudante destacou o papel de questionamento da sua geração: “Se a gente for observar o cenário político brasileiro, a juventude é o que move, o que dá força, onde a gente vai desenvolver os movimentos estudantis, trabalho de base e para política em si, a vitalidade da juventude onde a gente consegue ver e trabalhar pensando no futuro. Acho que sempre tem [divergências], mas o papel da juventude é questionar os dois lados, observar os dois lados e pensar em maneiras que a gente consiga desenvolver uma política mais assertiva”. Apesar de a Joia do Sertão Baiano abrigar importantes instituições de ensino superior, Yuri fez uma crítica sobre o esvaziamento das mobilizações. “Vitória da Conquista é a terceira maior cidade da Bahia, um polo cultural, também tem mais de duas universidades públicas, então a juventude está presente na cidade, só que eu acho que de um tempo para cá a gente perdeu a articulação, movimentação, não tem mais espaço, eu acho, de uma juventude atuante. Acho que o que deveria melhorar aqui na cidade é esse intercâmbio, esse diálogo entre a juventude que a gente melhorasse”, concluiu.

