
As obras de pavimentação asfáltica dos loteamentos Jardim Valéria e Jardim Copacabana, localizados no bairro Jatobá, sofreram uma alteração no cronograma de execução em Vitória da Conquista. Inicialmente anunciadas pelo deputado federal Elmar José Vieira Nascimento (UB-BA) em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), as intervenções federais não terão continuidade pela autarquia, transferindo a responsabilidade dos investimentos para os cofres da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. Em recente entrevista rememorada pelo BLOG DO ANDERSON nesta quinta-feira (25), a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade detalhou a situação e explicou que o Governo Federal sinalizou a impossibilidade de concluir os serviços por entraves técnicos, solicitando a alteração dos projetos para áreas não urbanas. Diante disso, o Executivo Conquistense assumiu o compromisso de finalizar a pavimentação utilizando recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA), operado pela Caixa Econômica Federal.
A chefe do Palácio da Joia do Sertão Baiano esclareceu o andamento dos trâmites para a liberação da verba: “Pronto, nós temos obras paradas da CODEVASF aqui lá no Jardim Valéria, né? É, o Governo Federal já disse que não vai terminar aquelas obras, não tem condições de terminar, pediu que indicasse um outro local, porque, segundo eles, o tipo de obra não daria para ser feito em Zona Urbana, né? Então, nós já decidimos que vamos tocar o restante lá ali do Jardim Valéria com o FINISA, assim que for aprovado, né? Então, é bom esclarecer também para as pessoas que o FINISA ainda não foi aprovado. Ele está na STN aguardando o aval da União. Então, passa pela Secretaria do Tesouro Nacional, passa pela Procuradoria Geral da União, passa pelo Senado, né, para depois esse recurso a Caixa liberar para que o município possa contratar as obras”. O deputado federal Elmar Nascimento, que cumpre agenda de pré-campanha visando as Eleições 2026, marcou presença nos festejos do Arraiá da Conquista, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, mas não apresentou novas atualizações ou alternativas sobre as promessas originais de infraestrutura.



