Fomento à Cultura Baiana: SecultBA abre inscrições para ocupação de espaços culturais na Bahia

Foto: BLOG DO ANDERSON

Estão abertas as inscrições para pessoas físicas ou jurídicas de natureza cultural que tenham propostas artístico-culturais para ocupar as salas principais, anfiteatros, foyers/galerias, áreas externas e salas multiuso de espaços culturais em diversos municípios da Bahia. Os interessados devem se inscrever, exclusivamente pela internet, através do site da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (www.cultura.ba.gov.br), no período de  07 a 24 deste mês. O resultado poderá ser conferido 20 dias após o término das inscrições. >>>>>

A 5ª Convocatória de Ocupação de Pautas Artístico-Culturais dos Espaços Culturais – Ocupe Seu Espaço, lançada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), é uma seleção de pautas artístico culturais que busca impulsionar a difusão, democratizar o acesso, contribuir para as políticas culturais nos territórios e dinamizar os Espaços Culturais administrados pela SecultBA. A iniciativa abrange também possibilidades de ocupação dos espaços com a prática de atividades nas áreas como circo, teatro, artes visuais, performance, literatura  e música.

A convocatória integra a campanha Ocupe Seu Espaço e é um instrumento democrático que agrupa ações de uso dos equipamentos, revisão de rotinas e processos, melhorias físicas, manutenção, qualificação da comunicação, ações institucionais e ampliação da participação social. Por meio de comissões individuais para cada equipamento, serão montadas agendas para o período de 8 de janeiro a 20 de junho de 2019.

Os proponentes, no ato da inscrição, podem escolher dentre três linhas de ação para atuarem nos espaços. A linha referente à “Dinamização Estratégica” garante isenção em alguns espaços culturais e dependências. Em “Meses Temáticos”, o proponente pode obter gratuidade caso sua proposta se enquadre ao tema referente ao mês pleiteado. E a linha de “Apoio Institucional” concede desconto de 50% sobre os valores de pauta – ou percentual de bilheteria – para propostas referentes à sala principal e às salas multiuso que façam cobrança de ingressos.

A avaliação dos inscritos se dará com base no mérito artístico e relevância da proposta artístico-cultural. Os critérios de avaliação incluem ainda a viabilidade de execução da proposta, a experiência e qualificação dos profissionais e artistas envolvidos, além da consonância com as políticas culturais. A consulta ao regulamento da convocatória e outras informações podem ser adquiridas nas páginas oficiais dos espaços nas redes.

Na capital, são os seguintes espaços: Casa da Música, Centro Cultural Plataforma, Cine-Teatro Solar Boa Vista e Espaço Cultural Alagados. Em outros territórios da Bahia, participam Cine-Teatro Lauro de Freitas, Centro de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana), Teatro Dona Canô (Santo Amaro), Casa de Cultura de Mutuípe, Centro de Cultura de Alagoinhas, Centro de Cultura Olívia Barradas (Valença), Centro de Cultura ACM (Jequié), Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro), Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (Vitória da Conquista) e Centro de Cultura de Porto Seguro.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro Cultural de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: espacosculturais.wordpress.com

OCUPAÇÃO DE PAUTAS ARTÍSTICO-CULTURAIS DOS ESPAÇOS CULTURAIS DA SECULTBA – OCUPE SEU ESPAÇO

Inscrições: 7 a 24 de novembro

Período de ocupação: 8 de janeiro a 20 de junho


Os comentários estão fechados.