Começa na próxima semana mais um racionamento do abastecimento de água em Vitória da Conquista e Belo Campo. O anuncio foi passado pelos gestores da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) em decorrência na baixa do volume da Barragem Água Fria II.
De acordo com Álvaro Aguiar, a água acumulada atualmente garante o abastecimento somente por seis meses, fator principal que motivou o alerta.
A partir da segunda-feira (23) moradores de Vitória da Conquista e Belo Campo terão água em suas residências por três dias sim e três não, conforme calendários que serão distribuídos dentro dos próximos seis dias. Confira a entrevista com Álvaro Aguiar.
O longo período de estiagem aliado a capitação de água do Rio Catolé para irrigação de lavouras em Barra do Choça é o principal fator que motiva a crise hídrica que forçou o início do racionamento em Vitória da Conquista e Belo Campo.
Em entrevista à imprensa na manhã desta segunda-feira (16) a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) detalhou o processo que inicia no próximo dia 23 de maio e permanecerá por tempo indeterminado. Ouça a conversa com Álvaro Aguiar.
Uma mulher de 28 anos, foi presa pelo 1ª pelotão da 77ª Companhia Independente da Policia Militar, no Centro de Vitória da Conquista, na última semana. Ela foi detida após quebrar um copo na cabeça de uma mulher que teria cobrado uma dívida. A devedora não gostou da atitude e começou a agressão. Policiais Militares foram até o local do acontecimento e perceberam que a vítima possuía uma lesão na nuca. A autora e a vítima foram conduzidas para o Distrito Integrado De Segurança Pública (DISEP).
A terceira edição da Revista Mega, projeto articulado pela Mega Rádio de Vitória da Conquista e Revista Gambiarra, chegou às bancas na sexta-feira (13). Neste mês, a reportagem de capa expõe os problemas enfrentados pela comunidade acadêmica das universidades baianas, especialmente a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), importante instituição de ensino para a região sudoeste.
O sucateamento dos equipamentos públicos ainda é tema de reportagem sobre a situação de inércia em que está inserido o novo presídio. A partir disso, é discutido o modelo de segurança pública posto, propondo reflexões ao leitor.
A terceira edição da Revista Mega conta ainda com charge inédita do jornalista Gil Brito, além da colaboração do historiador Afonso Silvestre e dos colunistas Lucas Sampaio, Anamaria Fonsêca, Pablo Hernandez e Taísa Barcelos. A equipe da Revista Mega é formada pelos jornalistas Ana Paula Marques, Fábio Agra e Rafael Flores, com direção executiva de Edson Maciel Júnior e Mário Borim e direção de arte de Wilson Melo. Os exemplares poderão ser encontrados nas bancas Central e do Rondelli do bairro Candeias pelo valor de R$ 4,90.
Recentemente a exterminação de uma árvore rendeu muita polêmica em Vitória da Conquista, mas os atos continuam se repetindo nos quatro cantos da cidade. Neste domingo (15), por exemplo, o BLOG DO ANDERSON esteve na avenida Luís Eduardo Magalhães e pode constar a derruba de pelo menos três plantas foram derrubadas.
Através de redes sociais muita gente comentou a ação em plena era que tanto se comenta sobre a preservação ambiental e a arborização. Na Capital do Sudoeste Baiano a fiscalização desse tipo de ação fica por conta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Há pelo menos dois anos uma obra inacabada de responsabilidade da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) continua gerando transtornos em Vitória da Conquista. Na imagem acima, registrada neste domingo (15), mostra a novidade na avenida Filipinas, ao lado do Hospital Geral de Vitória da Conquista. Ao lado da plaquinha “Trabalho porco da EMBASA” uma vala que foi aberta na via permanece sem o recapeamento há pelo menos dez dias. Ainda não há prazo para realização dos serviços de melhorias. Sem nenhuma placa de sinalização, a atenção dos condutores e pedestres tem que ser redobrada para evitar novos acidentes.
Quem quiser manifestar sua solidariedade terá mais excelente uma oportunidade em breve. Nesta terça e quarta-feira (17 e 18 de maio), em parceria com a Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (HEMOBA) levará um de seus ônibus à avenida Luís Eduardo Magalhães para coletar sangue de doadores. As atividades irão das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Para doar e preciso ter idade de 16 a 69 ano, portar um documento oficial com foto e estar bem alimentado, tendo consumido produtos saudáveis, sem excesso de gorduras. Se for após o almoço, é preciso aguardar duas horas. Confira as condições para ser doador de sangue.
A Rede HISO, clínica que trás para Vitória da Conquista e região uma proposta de atendimento em saúde tendência nos grandes centros do Brasil, com atendimento humanitário, de qualidade e preço acessível, inicia nesta segunda-feira (16) a marcação de consultas nas mais diversas especialidades. Os atendimentos começam em 23 de maio. De acordo com o diretor geral da Rede HISO, Heitor Oliveira, estarão disponíveis consultas de pediatria, obstetrícia e ginecologia, clínica geral, neurologia, dermatologia, geriatria, cardiologia, radiologia, gastroenterologia, psiquiatria, urologia, endocrinologia, ultrassonografia, ortopedia, gastrologia, mastologia, pneumologia, otorrino, angiologia e reumatologia.
“Já estamos com tudo pronto para iniciar os trabalhos. Os pacientes da Rede HISO podem contar com que há de melhor em saúde na região sudoeste da Bahia. Primamos pela qualidade, conforto, preço justo nas consultas e valorização dos nossos profissionais”, declarou Heitor. Situada na avenida São Geraldo, ao lado da Central de Cursos, a Rede HISO tem nove consultórios e a expectativa é realizar 120 consultas por dia. As consultas podem ser marcadas pelo telefone (77) 3421-9208. A abertura da clínica foi possibilitada com um financiamento do Banco do Nordeste do Brasil, que realizou um empréstimo de R$ 500 mil, mesma quantia que está sendo investida pela Rede, que tem como diretora executiva, sócia e uma das idealizadoras do projeto, Viviane Lima, e como diretor clínico o médico Altino Bittencourt, renomado em Vitória da Conquista.
De acordo com o empresário Heitor Oliveira, que está no quinto ano do curso de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e é perito da Polícia Técnica da Bahia, a clínica possui uma proposta de atuação voltada para o empreendedorismo social, ao proporcionar às pessoas mais facilidade de acesso à saúde.
“Sabemos que pagar um plano de saúde não é fácil, e mais caro ainda é o serviço particular. Então, muita gente fica excluída de um bom serviço de saúde devido aos altos custos. Na Rede HISO será o contrário. Ofereceremos serviços que valorizarão os pacientes e os funcionários, sobretudo os médicos”, acrescentou. O empresário conta que a ideia de empreendedorismo social nasceu de uma dificuldade familiar, quando o irmão dele, Helton Igor Santos Oliveira (cujas iniciais foram a palavra HISO), estudante do segundo ano de Medicina, sofreu acidente automobilístico e foi transferido para hospital público.
Por serem de família pobre e não terem acesso a plano de saúde, eles tiveram de esperar por mais de 48 horas no corredor do hospital por uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Apesar de todos os esforços de médicos, familiares, amigos, professores e colegas, o estado de saúde do irmão evoluiu para morte cerebral. Os órgãos foram doados para ajudar a salvar outras vidas, como era desejo de Helton. “Foi nesse momento que pensei que tinha de fazer algo a esse respeito. Era necessário dar minha contribuição para que todos tivessem acesso a uma saúde de qualidade e a preços acessíveis”, contou.
É grande a quantidade de urubus nos arredores do Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Essa situação tem trazido perigo e já foi motivo de incidentes durante pousos e decolagens em Vitória da Conquista.
Neste domingo (15) o BLOG DO ANDERSON esteve in loco e pode constatar informações passadas por internautas. Ao meio dia dezenas de aves foram vistas dentro da lagoa, pelos ares, arredores e também no muro de proteção do aeroporto.
Animais mortos, esgoto a céu aberto e o lixo continuam atraindo esses animais para um espaço que seria um dos mais importantes centros esportivos do Sudoeste Baiano.
A falta de consciência da população e a ausência de fiscalização tem colaborado para o descarte irregular de dejetos nesta região.
A semana começa com frio e as baixas temperaturas marcarão os próximos dias em Vitória da Conquista. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), o Planalto da Conquista será de muitas nuvens e chuvas isoladas nesta segunda e terça-feira (16 e 17 de maio). A temperatura mínima prevista para os próximos seis dias é de 17°C e a máxima, 28°C. Confira todas as previsões.
Os deputados Jean Fabrício Falcão (PCdoB) e Alice Portugal (PCdoB-BA) , marcaram presença na Festa do Divino Espírito Santo na sexta-feira (13), em Poções. A festividade, que já acontece há 138 anos, teve início com a chegada do estandarte do Divino Espírito Santo, levado pelos cavaleiros da cidade. No mesmo dia aconteceu ainda uma missa campal celebrada pelo Monsenhor Carvalho, em frente à Igreja Matriz.
Ao lado do prefeito Otto Wagner Magalhães e de seu vice, João Bonfim, os deputados acompanharam toda a programação. Para Fabrício, que participou da festividade por todo o final de semana, a Festa do Divino é uma grande demonstração de fé. O deputado ressaltou a importância religiosa e econômica do evento para o município que reúne uma multidão de fiéis e admiradores.
O domingo (15) foi de comemorações em Vitória da Conquista. Em ritmo de alegria O BLOG DO ANDERSON passou pela casa dos “Pales”.
Sob a batuta de Dona Nora Pales, com muita animação familiares e amigos prestaram uma homenagem ao doutor Paulo Maurício Pales, uma das figuras emblemáticas de Vitória da Conquista e Encruzilhada, cidade em que foi prefeito.
Abaixo o BLOG DO ANDERSON mostra um pouco dos momentos em que o doutor Paulo ao lado de sua e colegas falaram sobre essa importante data. Confira as fotos.
Um homem foi morto a tiros neste domingo (15) em Vitória da Conquista. De acordo com informações da Polícia Militar, o crime aconteceu nas Pedrinhas por volta das 11 horas. A vítima de 24 anos, cujo identificação não foi divulgada oficialmente pelas autoridades policiais, chegou a ser levada ao Hospital Geral de Vitória da Conquista, mas não resistiu aos ferimentos. O corpo passa por necropsia no Instituto Médico Legal. A Delegacia de Homicídios e Proteção às Pessoas da 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior investiga o caso.
Os acidentes continuam sendo registrados na avenida Luís Eduardo Magalhães, uma das vias por onde passará a Tocha Olímpica na Capital do Sudoeste Baiano. A colisão deste domingo (15) envolveu dois carros de passeio, sendo que um deles acabou derrubando um poste.
Uma guarnição da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar controlou o trânsito e registrou a ocorrência. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestou os primeiros socorros às vítimas. As condições de saúde dos feridos não foram divulgadas.
Um homem veio a óbito na BR-116, próximo a Vitória da Conquista, na manhã deste domingo (15). Yuri Ferreira dos Santos, que completou 20 anos no último dia 20 de abril, estava em sua motocicleta quando teria perdido o controle e saído da pista. O corpo foi levado para necropsia no Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista. A Polícia Rodoviária Federal registrou a ocorrência.
O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) foi uma das bases da oposição para o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Nos Estados Unidos da América o deputado baiano foi enviado pela Câmara dos Deputados para acompanhar uma sessão da Organização das Nações Unidas (ONU) onde a presidente poderia ter denunciado o golpe parlamentar em andamento no Brasil no mês de abril. Ele chegou a ser apontado como um dos ministros do governo Michel Temer, mas ficou mesmo no Congresso Nacional. Em Vitória da Conquista, neste sábado (14), Aleluia disse que o fogo agora é a cadeira ocupada por Waldir Maranhão (PP-MA), o atual presidente interino da Câmara. De acordo com o democrata, “o Brasil está em nova fase”. “Essa semana ainda tem muito trabalho pela frente, o governo do presidente Michel Temer está formado, mas o nosso objetivo agora é recompor a Câmara dos Deputados”, frisou. “A Câmara dos Deputados está há dez dias acéfala, sub-representada. O presidente da Câmara constitucionalmente é o sucessor do vice-presidente da República no momento, o primeiro na linha sucessória e o vice-presidente não exerce esse papel. Além da precariedade do vice-presidente, nós não precisamos de um vice-presidente nem de um novo vice-presidente, nós precisamos de um presidente, o cargo de presidente da Câmara está vago. O momento em que o Supremo afastou o senhor Eduardo Cunha da presidência da Câmara e do mandato de deputado alguém que não exerce o mandato de deputado não pode ter posição na mesa, nem na presidência da Câmara, nem em qualquer outra função na mesa. Essa semana o plenário que é soberano tem que decretar a vacância do cargo e convocar nova eleição para presidência da Câmara”, afirmou o presidente do DEM na Bahia. Em Vitória da Conquista, Aleluia participou do lançamento da pré-candidatura do advogado Marcelo de Silva Melo ao Executivo Conquistense. Ele defende a unidade entre o DEM, PMDB e PSDB na Capital do Sudoeste Baiano visando às Eleições 2018, cujo nome já apresentado é o do prefeito de Salvador, ACM Neto.
Dois adolescentes [um rapaz e uma moça] foram apreendidos em flagrante durante tentativa de assalto a uma jovem no bairro Zabelê, Zona Oeste de Vitória da Conquista. De acordo com informações colhidas pelo BLOG DO ANDERSON, o fato aconteceu ao meio dia deste sábado (14) em via pública da Vila Serrana. A vítima, que é filha de um policial, vivenciou momentos de terror promovido pela dupla que estava com um revólver em punhos.
Em poucos instantes uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado do Sudoeste Baiano (CIPE-Sudoeste), conhecida pela antiga sigla Caesg, chegou ao local realizado a operação de apreensão. Os infratores e a arma foram apresentados à Policial Civil no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP).
Mais um caso de feminicídio [morte intencional de pessoas do sexo feminino] é registrado no Sudoeste Baiano. A ocorrência dessa vez aconteceu em Tremedal, no final da tarde deste sábado (14). De acordo com informações colhidas pelo BLOG DO ANDERSON, a vítima estava na casa da avó localizada no distrito de Lagoa Preta, quando o criminoso, que era o seu namorado, desferiu dois tiros de arma de fogo e fugiu em seguida. A moça de 15 anos morreu a caminho do Hospital Municipal Doutor Adelmário Pinheiro. Informações que circulam pelas redes sociais dão conta que o crime teria sido motivado por ciúmes. Somando os atentados a Jéssica da Silva Nascimento, de 22 anos, e da professora Sandra Denise Costa Alfonso, 40, chegam a três o número mortes a mulheres por seus companheiros nestes últimos quatro dias na Bahia. O corpo da tremedalense passará por necropsia no Instituto Médico Legal em Vitória da Conquista. Uma guarnição de Belo Campo da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar esteve em Tremedal, mas até às 22h21 não havia capturado nenhum suspeito pelo homicídio. As identidades ainda não foram divulgadas. A Polícia Civil conduzirá as investigações.
Dois detentos fugiram do Presídio Advogado Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, neste sábado (14). De acordo com o diretor do Presídio, nove presos que estavam em uma cela conseguiram cavar um túnel pelo vaso sanitário e saíram na caixa de esgoto. Ainda segundo o diretor, depois eles pularam o muro do presídio. Dois detentos conseguiram fugir e os outros sete foram impedidos pela Polícia Militar e agentes penitenciários. Não há mais detalhes sobre a ocorrência. Até às 21h50 nenhum dos fugitivos havia sido recapturado.
Percorrendo o Brasil desde o dia 3 de maio, a chama das Olímpiadas Rio 2016 está se aproximando de Vitória da Conquista, uma das cidades celebração do roteiro. O símbolo dos jogos chegará a Capital do Sudoeste Baiano na tarde da sexta-feira (20), após passar por Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Eunápolis e Itapetinga. Em Vitória da Conquista, a chama irá acender a primeira tocha na Avenida Juracy Magalhães, de onde sai em revezamento, às 15h45, passando pelas mãos de 71 condutores, por quase 13 quilômetros de percurso. As avenidas Bartolomeu de Gusmão, Luís Eduardo Magalhães, Olívia Flores, Siqueira Campos, Régis Pacheco e Brumado também fazem parte do roteiro. Confira o mapa do revezamento abaixo.