BLOG Entrevista | ex-presidente da Câmara de Vitória da Conquista declara apoio à reeleição de Fabrício Falcão

Foto: BLOG DO ANDERSON

Gildásio Silveira de Oliveira, ex-presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista pelo Partido dos Trabalhadores, permanece como um dos quadros mais marcantes da Política Conquistense. Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON na noite de segunda-feira (22), o ex-parlamentar rememorou sua trajetória pública e confirmou que atualmente está imbuído no projeto de reeleição do deputado estadual Jean Fabrício Falcão, do Partido Comunista do Brasil, à Assembleia Legislativa da Bahia, nas Eleições 2026. Questionado sobre sua rotina atual, Gildásio relatou que segue trabalhando no Jurema e Simão com a produção de biscoitos e bolos, além de aproveitar os festejos juninos com os amigos, enquanto acompanha os desdobramentos políticos. Ele detalhou a relação de parceria com o atual deputado: “Aí, né, dando um apoio muito modesto ao nosso amigo Fabrício Falcão, que é um companheiro, somos colegas de Câmara. Ela enquanto presidente ele vice, hoje ele deputado estadual e estamos juntos aí.

É esse o trabalho da de um militante que tem alguns amigos e tem principalmente o carinho, né? Com Vitória da Conquista e o meu voto.” Ao analisar o atual cenário do Executivo e do Legislativo Conquistense, o ex-gestor da Mesa Diretora no Plenário Vereadora Carmen Lúcia avaliou que a atividade carece de maior empenho voltado às demandas populares, apontando falhas na cobertura de serviços essenciais na periferia. Segundo ele, os moradores dos bairros mais afastados têm apresentado muitas queixas devido à escassez de infraestrutura fora do Centro e das vias principais. Por fim, Gildásio Silveira descartou qualquer intenção de disputar uma vaga na Câmara Municipal de Vitória da Conquista novamente, afirmando considerar essa etapa de sua vida pública totalmente cumprida e realizada após ter enfrentado muitas disputas eleitorais. Conforme declarou, o momento atual é dedicado a acompanhar o crescimento dos netos, desfrutar do convívio familiar e cultivar as amizades na Joia do Sertão Baiano.

Avenida Brumado | requalificação segue paralisada e sem previsão de conclusão em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A polêmica obra de requalificação da Avenida Brumado, uma das principais vias da Zona Oeste de Vitória da Conquista, que deveria ter sido concluída há mais de um ano, permanece paralisada. Na tarde desta quinta-feira (25), o BLOG DO ANDERSON esteve in loco e confirmou o cenário com apenas uma máquina e sem operários. Recentemente, a Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (EMURC) alegou complicações climáticas e até mesmo o furto de fiação de tratores para justificar os atrasos. No entanto, a estatal e a Administração Municipal ainda não estabeleceram uma nova data para a conclusão dos serviços de drenagem, pavimentação e sinalização da via. A lentidão no projeto tem gerado constantes reclamações por parte de munícipes, que aguardam que o impasse seja resolvido de forma definitiva, conforme o cronograma e as promessas anunciadas pela prefeita Ana Sheila Lemos Andrade.

Obras da CODEVASF | sem recursos, investimentos agora serão da Prefeitura de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

As obras de pavimentação asfáltica dos loteamentos Jardim Valéria e Jardim Copacabana, localizados no bairro Jatobá, sofreram uma alteração no cronograma de execução em Vitória da Conquista. Inicialmente anunciadas pelo deputado federal Elmar José Vieira Nascimento (UB-BA) em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), as intervenções federais não terão continuidade pela autarquia, transferindo a responsabilidade dos investimentos para os cofres da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.  Em recente entrevista rememorada pelo BLOG DO ANDERSON nesta quinta-feira (25), a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade detalhou a situação e explicou que o Governo Federal sinalizou a impossibilidade de concluir os serviços por entraves técnicos, solicitando a alteração dos projetos para áreas não urbanas. Diante disso, o Executivo Conquistense assumiu o compromisso de finalizar a pavimentação utilizando recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA), operado pela Caixa Econômica Federal.

A chefe do Palácio da Joia do Sertão Baiano esclareceu o andamento dos trâmites para a liberação da verba: “Pronto, nós temos obras paradas da CODEVASF aqui lá no Jardim Valéria, né? É, o Governo Federal já disse que não vai terminar aquelas obras, não tem condições de terminar, pediu que indicasse um outro local, porque, segundo eles, o tipo de obra não daria para ser feito em Zona Urbana, né? Então, nós já decidimos que vamos tocar o restante lá ali do Jardim Valéria com o FINISA, assim que for aprovado, né? Então, é bom esclarecer também para as pessoas que o FINISA ainda não foi aprovado. Ele está na STN aguardando o aval da União. Então, passa pela Secretaria do Tesouro Nacional, passa pela Procuradoria Geral da União, passa pelo Senado, né, para depois esse recurso a Caixa liberar para que o município possa contratar as obras”. O deputado federal Elmar Nascimento, que cumpre agenda de pré-campanha visando as Eleições 2026, marcou presença nos festejos do Arraiá da Conquista, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, mas não apresentou novas atualizações ou alternativas sobre as promessas originais de infraestrutura.

Oportunidades do SineBahia | 25 de Junho com muitas opções para trabalhar em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Sistema Nacional de Emprego da Bahia (SineBahia) divulgou as vagas de emprego em Vitória da Conquista. No Guia de Oportunidades que o BLOG DO ANDERSON reproduz nesta quinta-feira (25) tem vagas para diversos setores. Os candidatos interessados nas oportunidades devem se dirigir à unidade central do SineBahia, no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) no Centro ou Boulevard Shopping. Confira todas as Oportunidades.

Arraiá da Conquista | Noite de São João com lotação máxima no Parque de Exposições de Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

A quarta noite do Arraiá da Conquista consagrou o evento como um verdadeiro sucesso na Joia do Sertão Baiano. Realizada nesta terça-feira (23), véspera de São João, a festividade reuniu milhares de pessoas no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, com uma programação marcada por muito forró, animação e celebração das tradições nordestinas. No palco principal, as apresentações de Natanzinho Lima, Geraldo Cardoso, Amantes do Forró, Erlan Forrozão e Rony Barbosa embalaram a multidão. Para atender ao público do lado de fora, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista instalou um telão de LED na entrada do parque para transmitir os shows ao vivo.

A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade destacou a grande participação popular em mais uma noite de casa cheia, ressaltando o clima de tranquilidade e a ausência de ocorrências graves. A gestora agradeceu o trabalho integrado das forças de segurança, equipes de saúde, órgãos municipais e a Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (COOPMAC) pela cessão do espaço, detalhando os bastidores: “A Vila é a coisa mais linda, as pessoas comem comida típica e dançam aquele forrozinho pé de serra juntamente com os artistas locais. É a realização de muitas pessoas para que a gente consiga entregar à altura do que o povo de Vitória da Conquista e região merece. A melhor festa da Bahia, com certeza”.

O Secretário Municipal de Cultura, Alecxandre Magno Melchisedeck Meira, celebrou o sucesso do planejamento e o empenho dos servidores, apontando o carinho na montagem da estrutura:  “É um momento de muita alegria. Nossa festa está sendo linda, as pessoas estão curtindo e toda a estrutura recebeu muito carinho em sua montagem. A cidade assumiu um protagonismo que nunca teve em relação ao São João. Acho que não tem mais volta. Vitória da Conquista entrou definitivamente no cenário dos festejos juninos e agora queremos buscar o título de melhor São João do Nordeste”. 

Paralelamente, a Vila Junina ofereceu cenários temáticos e valorização dos talentos regionais com os shows de Carlos Vilela, Flôr de Tangerina, Ramon Roman e Tammy Teixeira. O veterano Carlos Vilela, compositor com mais de 30 anos de carreira, elogiou o edital da prefeitura por seu caráter democrático, claro e objetivo. O espaço também foi aprovado pelo público, como destacou a psicóloga conquistense Charlene Rocha, que aproveitou a oportunidade para fortalecer os laços familiares em um ambiente organizado.  Além do entretenimento, o evento impulsiona o comércio local, reservando 35 das 100 barracas instaladas para o projeto Economia Solidária, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). O assessor especial Lucas Batista de Jesus explicou que 99% das pessoas que trabalham no Arraiá residem no município, o que faz com que a renda se multiplique na cidade e gere novos empregos, representando um ganho duradouro por vários meses em cada lar.

Empreendedoras como Sandra Souza Lima Amaral, proprietária da marca Sandra Cakes há dez anos e integrante da Associação Solidária de Pequenos Empreendedores Conquistenses, ressaltaram o impacto positivo do suporte governamental para trabalhar, divulgar e vender seus produtos. O público em geral aprovou as melhorias na estrutura, segurança e organização, conforme relatado pelo vidraceiro Thalis Lima, de 19 anos, e por visitantes como a professora Inês Costa, que viajou de Salvador pela primeira vez para prestigiar o evento.

Gente como Marcos Bezerra e sua esposa, Jeane Bezerra, enalteceram a magnitude da festa e a sua gratuidade, que garante o acesso de todas as famílias da comunidade às atrações. A diversidade da grade também foi elogiada pelo jovem Vinícius Souza. O Arraiá da Conquista encerrou sua programação no Parque de Exposições Teopompo de Almeida nesta quarta-feira (24), Dia de São João, com os shows da cantora Joelma, do sanfoneiro Mestrinho, da banda Beijo Apimentado e da artista Jô Almeida.

Tradição Junina | com vias interditadas, comunidade celebra São João e a Copa em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Os festejos juninos, principalmente a noite de São João, proporcionam momentos de muita confraternização. Famílias se unem em torno da fogueira e residências se transformam em um verdadeiro arraial. No loteamento Vila América, diversas vias receberam interdições temporárias organizadas pelos próprios moradores para garantir a segurança das celebrações. Nesta quarta-feira (24), a festa continuava em ritmo intenso, embalada por churrasco, queima de fogos e muita animação. Além da tradição junina, o clima festivo ganhou o reforço do futebol, com os moradores reunidos na torcida e em plena expectativa para mais um confronto da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.

Desenvolvimento Econômico | tradicional Supermercado Santo Antônio sinaliza nova loja em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Um dos empreendimentos mais tradicionais de Vitória da Conquista sinaliza expansão. Atualmente, o Supermercado Santo Antônio, fundado há exatos 72 anos por Antônio Pereira de Andrade [1927 – 2015], conta com uma loja no Centro e outra no Candeias. Uma área localizada na Avenida Gilenilda Alves, bem em frente à Igreja da Paróquia Santa Dulce dos Pobres, ostenta uma placa com a marca SAS, consoante ao registro do BLOG DO ADNERSON nesta quarta-feira (24). O cronograma oficial ainda não prevê data para o início das obras, porém os consumidores que conhecem a trajetória do Supermercado Santo Antônio certamente aguardam a futura inauguração com muita expectativa.

Arraiá da Conquista | com muito talento, Arthur Domingues brilha no palco ao lado de Natanzinho Lima

Foto: Reprodução | Instagram

Aos onze anos, Arthur Domingues desponta como um dos fãs mais contundentes de Natanzinho Lima. Na noite de terça-feira (23), véspera de São João, o garoto ganhou destaque nacional ao subir ao palco principal do Arraiá da Conquista, instalado no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista, para dançar ao lado de seu ídolo.  A sintonia e o carisma da dupla encantaram o público presente e repercutiram imediatamente nas redes sociais. Inúmeras imagens e vídeos do momento viralizaram na internet, e o BLOG DO ANDERSON mostra um pouco desse brilhantismo e do talento do artista mirim que conquistou a Joia do Sertão Baiano.

Limpeza Pública | garis e margaridas encerram paralisação e retornam aos trabalhos em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Após um dia e meio de paralisação nacional, os garis e as margaridas retornaram às atividades em Vitória da Conquista. Na tarde desta quarta-feira (24), o BLOG DO ANDERSON registrou a atuação das equipes da Torre Empreendimentos no loteamento Vila América, marcando a retomada dos serviços essenciais de zeladoria na Joia do Sertão Baiano.A suspensão temporária das atividades havia deixado diversas vias públicas repletas de resíduos acumulados. Na noite de terça-feira (23), o descarte concentrado afetava perímetros de grande circulação, a exemplo da Feirinha do Alto Maron, panorama que se repetiu em diferentes bairros do município em decorrência da interrupção nos roteiros de coleta.  Em nota oficial, a Secretaria Municipal de Ordem Pública informou o restabelecimento do serviço com a totalidade do efetivo e dos veículos disponíveis, fruto de negociações entre a concessionária Torre Empreendimentos e a representação sindical da categoria. No momento, equipes realizam mutirões concentrados na Central de Abastecimento e em pontos críticos para normalizar o cronograma regular. O Governo Municipal garantiu a manutenção dos turnos de trabalho durante o feriado deste dia 24 de junho, prevendo a regularização completa de todas as localidades nas próximas horas, e orienta os munícipes a consultarem a tabela oficial de horários de cada bairro antes de efetuarem o descarte de materiais.

Desenvolvimento Econômico | GMAD Vitória da Conquista prepara novas instalações ao lado do Shopping Conquista Sul

Foto: BLOG DO ANDERSON

A GMAD Vitória da Conquista prepara um novo espaço na Rua Padre José Silvino Santos, perímetro que integra o Trecho 1 do Corredor Perimetral, ao lado do Shopping Conquista Sul. Nesta quarta-feira (24), o BLOG DO ANDERSON visualizou o andamento das estruturas do futuro empreendimento. Inaugurada há quase cinco anos na Joia do Sertão Baiano, atualmente a filial atende na Avenida Juracy Magalhães. A rede desponta como um dos maiores grupos de distribuição de materiais e insumos para marcenaria e arquitetura do Brasil, atuando diretamente como o elo entre grandes indústrias e profissionais do setor. O grupo empresarial possui mais de 100 lojas físicas estabelecidas por todas as regiões, além de manter uma plataforma de vendas online.

Reconhecimento Público | Ismael Ferreira celebra indicação ao Título de Cidadão Conquistense

Foto: BLOG DO ANDERSON

Vitória da Conquista, reconhecida como uma cidade de oportunidades, atrai investidores de diversas regiões do país. Um dos personagens que colaboram ativamente com o desenvolvimento econômico da Joia do Sertão Baiano é Ismael Ferreira da Silva. O empresário, natural de Uberlândia, Minas Gerais, preside a Isafer Comércio de Ferros e a ArcelorMittal Vitória da Conquista. Ele estabeleceu residência há mais de três décadas e recebeu recentemente o anúncio de sua escolha como um dos agraciados com o Título de Cidadão Conquistense. O BLOG DO ANDERSON conversou com o empreendedor na noite de segunda-feira (22), que relembrou sua trajetória e comemorou a homenagem proposta pela Câmara Municipal, com entrega prevista para novembro.  Em seu relato, Ismael explicou que deixou sua terra natal ainda jovem em busca de mercado e encontrou em Vitória da Conquista o local ideal para prosperar, testemunhando o crescimento populacional que dobrou de tamanho desde a sua chegada. O empresário demonstrou imensa gratidão pela forma calorosa com que a comunidade o acolheu e destacou o orgulho pelo legado construído através de suas empresas, que atualmente geram cerca de 350 empregos diretos. “Eu muito novo ainda, queria sair da minha cidade natal, Uberlândia, onde me formei, e queria sair em busca de mercado. E Conquista foi um achado. É com um prazer muito grande que recebo o título de cidadão conquistense, uma pessoa que trabalhou e conquistou um legado. Fui agraciado por ser uma cidade tão calorosa, tão prestativa, que nos acolheu e acolhe até hoje as pessoas muito bem.”

Movimento Juvenil | “perdemos a articulação”, avalia o universitário sobre cenário político em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O universitário e militante estudantil Yuri Araújo Amaral, de 26 anos, comentou sobre a importância da juventude no cenário político brasileiro em entrevista ao BLOG DO ANDERSON nesta terça-feira (23). Defensor de causas sociais, ele avaliou a força dos movimentos de base e o atual momento de desarticulação juvenil em Vitória da Conquista. Ao analisar o panorama nacional e a polarização, o estudante destacou o papel de questionamento da sua geração: “Se a gente for observar o cenário político brasileiro, a juventude é o que move, o que dá força, onde a gente vai desenvolver os movimentos estudantis, trabalho de base e para política em si, a vitalidade da juventude onde a gente consegue ver e trabalhar pensando no futuro. Acho que sempre tem [divergências], mas o papel da juventude é questionar os dois lados, observar os dois lados e pensar em maneiras que a gente consiga desenvolver uma política mais assertiva”. Apesar de a Joia do Sertão Baiano abrigar importantes instituições de ensino superior, Yuri fez uma crítica sobre o esvaziamento das mobilizações. “Vitória da Conquista é a terceira maior cidade da Bahia, um polo cultural, também tem mais de duas universidades públicas, então a juventude está presente na cidade, só que eu acho que de um tempo para cá a gente perdeu a articulação, movimentação, não tem mais espaço, eu acho, de uma juventude atuante. Acho que o que deveria melhorar aqui na cidade é esse intercâmbio, esse diálogo entre a juventude que a gente melhorasse”, concluiu.

Limpeza Pública | com greve dos garis, lixo acumula em todos os cantos de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A greve nacional dos garis e margaridas deixou vias públicas repletas de lixo acumulado em Vitória da Conquista. Na noite desta terça-feira (23), o descarte acumulado afetava perímetros como a Feirinha do Alto Maron, situação replicada por diferentes bairros da Joia do Sertão Baiano devido à interrupção temporária das atividades. Em nota oficial, a Secretaria Municipal de Ordem Pública informou o restabelecimento do serviço com a totalidade do efetivo e dos veículos disponíveis após horas de negociação entre a concessionária Torre Empreendimentos e a representação sindical. Equipes realizam mutirões de limpeza na Central de Abastecimento e em pontos críticos para normalizar o cronograma regular. O Governo Municipal Conquistense garantiu a manutenção dos turnos durante o feriado de 24 de junho, prevendo a regularização completa das localidades nas próximas horas, e orienta os munícipes a consultarem a tabela oficial de horários de cada bairro para descartar os materiais corretamente.

Rede Varejista | Supermercados BH converte lojas em Vitória da Conquista e Bom Jesus da Lapa

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A rede Supermercados BH iniciou oficialmente sua expansão em território baiano nesta semana, consolidando a atuação fora do mercado de Minas Gerais. O avanço ocorre por meio da reestruturação de unidades que antes operavam sob a bandeira Mineirão Atacarejo, fruto da aquisição de filiais pertencentes à DMA Distribuidora. Os estabelecimentos de Vitória da Conquista e Bom Jesus da Lapa passam por um processo completo de transição para receber a nova identidade visual e o padrão operacional da marca mineira.

Em Bom Jesus da Lama, as atividades sob a direção atual começaram a se desenhar logo após o encerramento do formato antigo, datado de 19 de junho. Além da mudança estética nas fachadas, a empresa trabalha ativamente na reorganização interna das lojas. O planejamento inclui a adaptação do mix de produtos ao gosto regional, a implementação de campanhas promocionais exclusivas e ajustes logísticos para atender perfeitamente às demandas do consumidor do interior da Bahia.

Arraiá da Conquista | Forças de Segurança apresentam balanço positivo e destacam monitoramento tecnológico

Fotos: SECOM | PMVC

Na terceira noite do Arraiá da Conquista, as Forças de Segurança Pública realizaram uma coletiva de imprensa no Parque de Exposições Teopompo de Almeida para apresentar o balanço das ações integradas. Durante o ato, as autoridades reforçaram as medidas preventivas adotadas para assegurar a tranquilidade do público e dos trabalhadores, a exemplo do protocolo de fechamento temporário dos portões caso o recinto atinja o limite máximo de lotação. A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade enfatizou que o sucesso do evento deriva de uma operação contínua: “Não basta apenas o folião entrar no espaço; ele precisa ter conforto e segurança. Por isso, trabalhamos para que o Parque de Exposições seja o espaço mais seguro da Bahia”, afirmou a gestora.  O planejamento estratégico foi apontado como prioridade pela gestão municipal. O secretário municipal de Segurança Pública, Cristóvão Lemos, ressaltou o alinhamento institucional: “Conseguimos alinhar todos os esforços para garantir que este seja, de fato, um evento belíssimo e tranquilo para as famílias”.

A Polícia Militar do Estado da Bahia detalhou números robustos da operação. O comandante do Comando de Policiamento da Região Sudoeste, coronel Paulo Henrique Rocha Guimarães, explicou que o efetivo recebeu incremento diário: “Temos mais de 150 policiais militares empregados por dia no São João. Com o apoio do Comando Geral e do Governo do Estado, trouxemos uma Plataforma de Observação Elevada (POE), que permite monitoramento móvel 360°. Somado às câmeras fixas, esse sistema de inteligência nos permitiu identificar e prender, apenas no último fim de semana, três pessoas com mandados de prisão em aberto”, pontuou.  A Polícia Civil da Bahia implantou uma estrutura inédita em Vitória da Conquista, com a instalação de uma Delegacia Especial Diária moldada nos padrões do Carnaval de Salvador. O diretor da instituição, Roberto Júnior, avaliou positivamente os índices criminais reduzidos: “Além da estrutura física com delegados e investigadores, estamos com drones e policiais civis circulando infiltrados entre os foliões para prevenção. O resultado é claro: pouquíssimas ocorrências e uma atuação rápida e eficaz”, explicou.

O Corpo de Bombeiros Militar fiscalizou as instalações e ressaltou que as vistorias técnicas começaram bem antes do início dos festejos. “Essa integração entre órgãos de segurança e a Prefeitura resulta na melhor festa da Bahia. Para nós, bombeiros, a prevenção é algo caro e antecede os dias do evento”, destacou o comandante do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Gabriel de Jesus Pena. O oficial também prestou esclarecimentos sobre a dinâmica de controle de público, explicando que a retenção nos acessos é temporária para ajustes de fluxo interno. Ele pontuou, inclusive, que na segunda noite os portões foram reabertos ao público antes da apresentação do cantor Pablo. Após o término da coletiva de imprensa, a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade e a comitiva de secretários realizaram uma visita técnica aos estandes operacionais da PM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defensoria Pública do Estado da Bahia e da Secretaria Municipal de Saúde.

BLOG Entrevista | Suzana aponta falhas na Atenção Básica como causa de hospitais lotados em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A ex-secretária muncipal de Saúde e atual diretora no Ministério da Saúde, Suzana Cristina Silva Ribeiro, explicou ao BLOG DO ANDERSON o verdadeiro motivo da superlotação no Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista [UPA, Hospital Geral de Vitória da Conquista, Hospital Afrânio Peixoto e Hospital Crescêncio Silveira]: a fragilidade da Rede de Atenção Básica de resposabildiade da Secretaria Municipal de Sáude.  Segundo a gestora, o hospital representa a atenção secundária, que só deveria receber pacientes encaminhados ou casos graves. O gargalo acontece porque os postos de saúde locais não funcionam como deveriam na prevenção e no controle de doenças crônicas, empurrando a população para as urgências. “As urgências acontecem exatamente porque doenças crônicas, como cardiovasculares, renais, hipertensão e diabetes, além de doenças negligenciadas, são mal assistidas ou têm falta de acesso na atenção primária.

Consequentemente, essas pessoas complicam seu quadro de saúde e acabam superlotando com situações de urgência e até emergência os hospitais. Isso caracteriza uma sobrecarga muito grande tanto nos prontos-socorros quanto nas UPAs. E, consequentemente, não há leitos que sejam suficientes para atendimento onde a atenção primária é frágil. Isso são os estudos que apontam na área da saúde pública e da saúde coletiva”, pontuou Suzana na noite da segunda-feira (22). A diretora reforçou que o Ministério da Saúde tem feito investimentos pesados no Hospital Geral de Vitória da Conquista, incluindo a entrega recente de um combo de equipamentos cirúrgicos de ponta para ampliar cirurgias eletivas e o tratamento do câncer, além de enviar carretas de tomografia e ultrassom para a região. No entanto, o Sistema Estadual e Federal segue sobrecarregado enquanto a prefeitura não corrigir as deficiências no atendimento básico.

Arraiá da Conquista | noite de segunda-feira registra calmaria no Parque de Exposições de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Ao contrário dos dois dias anteriores, a noite de segunda-feira (22) registrou movimentação tranquila no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, local onde acontece o Arraiá da Conquista. O clima de calmaria permitiu que os visitantes aproveitassem o espaço com mais comodidade no início da semana. A reportagem do BLOG DO ANDERSON circulou por diversos setores do circuito e observou a beleza das ornamentações, que resgatam com fidelidade a identidade das tradicionais Festas Juninas através de bandeirolas, balões e cenografias típicas do Nordeste brasileiro. Para quem ainda deseja aproveitar a programação, as atividades do Arraiá da Conquista seguem a todo vapor até a próxima quarta-feira (24), Dia de São João, com diversas atrações musicais e forte esquema de segurança.

Avenida Olívia Flores | carro descontrolado invade calçada e atinge laboratório em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Avenida Olívia Flores figura constantemente entre as vias com elevado índice de acidentes automobilísticos, inclusive com registros de vítimas fatais. Na manhã desta segunda-feira (22), um novo susto mobilizou os órgãos de resgate, após um veículo desgovernado invadir a calçada e colidir contra a estrutura de um laboratório de análises clínicas. Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência deslocaram-se rapidamente para prestar assistência médica no perímetro da ocorrência. Agentes do Sistema Municipal de Trânsito controlaram o fluxo de veículos e efetuaram o registro formal do acidente. Até o momento, inexistem detalhes oficiais acerca do estado de saúde das vítimas ou sobre os fatores mecânicos e humanos que desencadearam a perda de controle do automóvel. As causas reais da colisão serão apontadas após a conclusão das investigações pelo SIMTRANS.

Meio Ambiente | incêndios mudam a rotina e provocam problemas de saúde em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Os frequentes focos de incêndio têm alterado a rotina dos moradores e provocado problemas de saúde em Vitória da Conquista. Na tarde desta segunda-feira (22), diversas queimadas urbanas de grandes proporções surgiram em terrenos baldios de diferentes bairros da cidade, gerando nuvens de fumaça densa e fuligem.  A fumaça constante prejudica a qualidade do ar, afetando principalmente crianças e idosos com o agravamento de crises alérgicas e respiratórias. Diante do cenário crítico, autoridades relembram que provocar queimadas em áreas urbanas é classificado como crime ambiental, sujeito a penalidades e multas aos responsáveis pelas propriedades ou autores dos atos.

Imbróglio Político | Diogo relata perseguições no União Brasil e avalia processo contra mandato em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O vereador Diogo Gomes de Azevedo Feitosa, Partido da Social Democracia Brasileira, parlamentar mais votado nas Eleições 2024, detalhou os bastidores de sua desfiliação do União Brasil e comentou os desdobramentos jurídicos da mudança partidária. Em entrevista à Rádio Bandeirantes, o edil manifestou tranquilidade em relação à ação que tramita na Justiça Eleitoral sob o pedido de cassação de sua cadeira na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, justificando que a transição ocorreu devido à escassez de espaço e episódios de perseguição política dentro do União Brasil, liderado na esfera municipal pela prefeita Ana Sheila Lemos Andrade.  Ao projetar o cenário para o pleito das Eleições 2026, o tucano confirmou alinhamento estratégico com o grupo liderado por Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto. Segundo o legislador, o foco das articulações reside na construção de uma proposta de abrangência estadual.  “A preocupação é com o coletivo e com a mudança da realidade que a Bahia enfrenta”, pontuou. No âmbito da atividade parlamentar na Joia do Sertão Baiano, Diogo Gomes de Azevedo Feitosa destacou a aprovação de matérias voltadas à assistência estudantil e ao combate às vulnerabilidades sociais no ensino público. Entre as iniciativas, apontou o projeto que assegura fardamento escolar completo para os alunos da rede municipal e a proposta que garante a continuidade da alimentação durante o período de férias para estudantes carentes, visando reduzir as desigualdades locais. Ao encerramento, defendeu a ampliação do canal de diálogo entre as secretarias e o Legislativo para dar celeridade às demandas dos conquistenses.