Para uma legião de rubro-negros

Dan5Por Graziane Madureira, Jornalista

 Inacreditável!!!! Assim se resume essa conquista do Brasileirão pelo Flamengo, a edição mais emocionante na regra dos pontos corridos. Há dois meses, lutávamos por uma vaga na Libertadores e as chances de levantar a taça eram de 2%. Mas, o futebol é Ilógico e imprevisível; o futebol é uma arte.

O amor por esse emblema rubro-negro é contagiante. Lembro-me muito pouco daquele 19 de julho de 1992, quando a equipe de Carlinhos (Gilmar, Gelson, Fabinho, Júnior, Zinho e Gaúcho) entrou no Maracanã. Aos oito anos na época, o que ficou em minha memória foi a euforia de mais um título conquistado. Via minha irmã gritando e pulando, eufórica pela conquista do penta do Flamengo. Para mim, acreditava que aquele time e aquele campeonato fosse algo grande, e realmente era. Já se foram 17 anos desde então.

Neste 6 de dezembro de 2009, mais uma vez, o Brasil amanheceu diferente. Não, não era final de Copa do Mundo, mas uma alegria tomou conta dos brasileiros. Estava estampada nas ruas, nos carros, no rosto e no peito de uma legião. Hoje, consigo compreender o real motivo de se chamar essa torcida de nação.

Até onde alguém pode ir por uma paixão? Ser flamenguista  é isso, chorar feito uma criança pela decepção de não conseguir comprar o ingresso da final; arrastar uma multidão de apaixonados pelos quatro cantos do país; fazer uma arrancada espetacular neste duelo de Titãs; é levar uma multidão às ruas, orgulhosas, com suas bandeiras e símbolos. 

É bonito ver esse povo unido, brancos, negros, ricos, pobres, liberais e revolucionários. Uma nação inteira num só coro: “Dá-lhe, dá-lhe, dá-lhe, ô, MENGÃO do meu coração”. O Maracanã tem o tamanho necessário para abraçar o sentimento de milhões de fanáticos.

Devo concordar com alguns. Os flamenguistas são realmente chatos. Esses torcedores são tão convictos de seus sentimentos que para eles não importam se mais uma estrela demore 17 anos para ser gravada. É um orgulho de dar raiva, realmente. Só quem tem a marca rubro-negra entende essa devoção. 

 Uma festa de final de copa. O que dizer quando centenas de flamenguista fazem um carnaval numa cidade do interior da Bahia? Paixão, não se explica. O Brasil amanhã acordará de ressaca.


9 Respostas para “Para uma legião de rubro-negros”

  1. RGS

    Reparei mais no charme!, da jornalista.

  2. Dirceu Góes

    Caro Anderson,

    Realmente, além de ser muito charmosa a querida jornalista Graziane Madureira é extremamente inteligente,não necessariamente por torcer pelo Flamengo.
    Acredito que seria um deleite poder ler os artigos e as opiniões de Graziane, por exemplo, sobre Bossa Nova, política sindical, literatura, enfim, sobre o cotidiano que ela vive em Vitória da Conquista.
    Graziane, seja bem vinda e um grande beijo. Sou seu fã.
    Um grande abraço a todos,

    Dirceu Góes

  3. sORMANY

    Não se esqueça que, só o interior torce para times do sudoeste do país( o que não é bom para os times regionais). Principalmente quando se fala em Nordeste, tão esculhambado por eles, os cariocas e paulistas da vida, que chaman todo nordestino de “Paraíba e Baiano”.
    Outra coisa, como desenvolveremos cidadãos críticos e patriotas se nos rendemos a toda a cultura empurrada goela a dentro, pela rede Globo? como teremos um esporte profissional melhor, se torcemos para flamengos e vascos?
    Termino parafraseando uma música de Gil e Caetano: “O Rio, não é aqui!!!!!”.

  4. Celino souza

    SAUDAÇÕES RUBRO-NEGRAS, ESTIMADA COLEGA

    CELINO SOUZA

  5. SILVIO

    Além de linda é torcedora do maior e mais amado time do mundo. Saudações rubronegras …!

  6. SILVIO

    O comentário do Sormany é infeliz e maldoso. O Flamengo existe muito antes de você e da Globo, entenda isso!

  7. Marc

    O Brasil é isso, medidas continentais, pluralidade de culturas. Mas o que de fato é daqui? A música elomariana com influências do sertão e ao mesmo tempo de tradições ibéricas? Glauber Rocha influenciado por diversos artistas de fora? O time do Conquista com jogadores de toda a região? Seguindo a linha “infeliz” do Sormany, não deveríamos torcer para a seleção brasileira, exceto se ela for de jogadores dos campos de várzea daqui da cidade…

    Ademais, tem coisa melhor pra se fazer, como louvar a combinação perfeita entre a beleza (Graziane) e a emoção consolidada no último domingo (Flamengo).

    Beijos Grazi lindona e fofa!

  8. CEU

    MENGÃO HEXA…AMEI A MATÉRIA DA JORNALISTA…NÓS FLAMENGUISTAS AMANHEÇEMOS COM UM SORRISO MAIS LARGO E ORGULHOSOS DO MELHOR TIME DO MUNDO…NOSSO QUERIDO MENGÃO…E FOI CUMPRIDO MAIS UMA PROFECIA DE NOSTRADAMUS….Quando a ave humilhada que veio das proximidades das águas poluídas se mostrar feliz com a volta, a grande nave de cimento tremerá mais uma vez e a trombeta soará pela sexta vez”.
    ______________________

    Ave Humilhada: Urubu
    Águas Poluidas: praia do Flamengo ou Lagoa Rodrigo de Freitas
    Feliz com a volta: depois de 17 anos…
    Grande Nave de Cimento tremerá mais uma vez : Maracanã
    Trombeta soará pela sexta vez: Hexacampeonato

    saudações rubro-negras!!!!!!

  9. FLA CONQUISTA

    Caro Sormany, o fato de vc torcer para uma determinada equipe não lhe confere o direito de fazer com que os outros sigam a sua opção. Cala a boca e saia correndo, amigo. Saudações rubro, rubro, rubro-neeeeeeeeeeegras !!!!!!

Os comentários estão fechados.