Previsão do INGÁ indica fim de semana de chuvas em todo o Estado

O fim de semana, de sexta-feira (22) a domingo (24), deve ser de chuvas na maior parte da Bahia. A previsão, divulgada nesta quinta-feira (21) pelo Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), indica que as Temperaturas da Superfície do Mar, a chegada de uma frente fria e a atuação de uma massa de ar quente devem influenciar as condições de tempo em todo o Estado.

Na Chapada Diamantina, Sudoeste e Sul, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro com possibilidade de chuvas fracas em áreas isoladas. “A atuação de uma massa de ar quente e seca na faixa centro-sul da Bahia continua reduzindo a formação de nebulosidade”, explica o meteorologista.

No Recôncavo baiano, incluindo Salvador e Região Metropolitana, e no Nordeste do Estado, o céu deve se manter parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas e temperaturas que devem oscilar entre mínima de 22°C e máxima de 33°C. De acordo com o meteorologista do INGÁ, Heráclio Alves, as Temperaturas da Superfície do Mar devem continuar intensificando a umidade vinda do Oceano Atlântico. “Os índices dessas temperaturas devem chegar a até 1,5°C acima da média histórica, comum durante a estação do verão, o que pode provocar as precipitações”, afirma.

Nas regiões Oeste, São Francisco e Norte da Bahia, é o avanço de uma frente fria, associado à umidade vinda da Amazônia, que deve influenciar as condições do tempo, mantendo o céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas.

Durante o final de semana, as temperaturas mais elevadas, com máximas que devem variar entre 32°C e 34°C, estão previstas para as regiões Oeste, São Francisco, Norte e Nordeste. Por outro lado, as menores temperaturas do Estado, com mínimas que devem chegar aos 20°C, devem ser registradas nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste.
Segundo o meteorologista do INGÁ, os Índices de Radiação Ultravioletas (IUV’s) 12 e 13 previstos para o período entre os dias 22 e 24 de janeiro fazem parte da categoria Extrema, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). “A estação do verão tem como característica os dias mais longos, o que indica maior incidência de radiação solar em grande parte do Nordeste brasileiro e, conseqüentemente, maior incidência de radiação ultravioleta. Assim, são indicados cuidados com o tempo de exposição ao sol e a utilização do uso de protetor/filtro solar, bonés, óculos escuros e roupas leves, que são de fundamental importância na prevenção de danos a pele e aos olhos”, completou.


Os comentários estão fechados.