Empresários caem no golpe da lista telefônica

O empresário Líbio Martins passou os dados, recebeu o fax, mas não assinou

Empresários de Vitória da Conquista continuam recebendo ligações de uma suposta empresa de divulgação em lista telefônica. Foi assim que aconteceu com o empresário Líbio José Martins. “Me ligaram pedindo meu dados, em seguida passaram um fax para que eu assinasse a proposta”, comentou. Martins tentou ligar por várias vezes para a empresa, mas o número existente no contrato é inexistente assim como o endereço na internet. Essa modalidade de golpe é comum em todo o Brasil, e segundo o PROCON os contratos fechados via fax, telefone ou Internet são válidos. “O consumidor sempre tem que ficar atento quando alguém liga pedindo seus dados. Os dados cadastrais são sua identidade, e com essas informações é possível contratar em nome delas. Por isso é tão importante saber com quem está falando do outro lado da linha antes de fazer qualquer tipo de negócio”, explica a coordenadora do PROCON em Belo Horizonte, Stael Riani, em entrevista ao TV Globo. “É preciso ter atenção, senão o consumidor vai ter sua vida financeira toda travada”.


7 Respostas para “Empresários caem no golpe da lista telefônica”

  1. Magnobaldo Lindenbrock

    Atenção… sobre o golpe da lista telefônica a empresa da vez é CNATE… guardem esse nome CNATE. Golpistas.

    Uma força tarefa irá colocar dezenas de funcionários da ‘empresa’ estelionatária na cadeia.
    CNATE essa é empresa golpista da vez.

    Ao receber o telefonema, fala a seguinte frase (ainda que tenha assinado algo): “Senhor(a) estelionatário(a) da CNATE, esse antigo golpe não funciona mais, já fizemos o Boletim de Ocorrência”

    Não efetue nenhum pagamento. Reúna o maior número possível de documentos enviados pela empresa golpista: fax, contratos, boletos, etc, e procure as autoridades competentes, como Ministério Público ou Defensoria Pública.

    Na realidade se trata de ameaça vazia pois não existe nenhum titulo em condição de ser protestado nem razões para inclusão nos órgãos de restrição.

    A empresa existe? Ganhe dinheiro com isso: No artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, o envio de produtos e a prestação de qualquer serviço sem a solicitação prévia do consumidor configuram prática abusiva e que este tem direito a indenização por quaisquer danos morais ou patrimoniais sofridos.

    Propuseram acordo? A Delegacia do Consumidor orienta que, em vez de aceitar o acordo, o empresário registre um boletim de ocorrência para que possa ser aberto um inquérito para investigar a prática de crime. Nos casos em que a sede da suposta editora está localizada em outro estado, as informações são enviadas à polícia local.

    O Procon-PR também sugere que a alternativa do acordo seja rejeitada e que as faturas não sejam quitadas. As vítimas também devem registrar uma queixa no órgão para abertura de um processo administrativo.

  2. barbara

    oi anderson cai no golpe dessa empresa e paguei 3 parcelas oque tu me aconselha continuo pagando ou nao, ela me disse que hoje vai me negativar? tambem me ameaçou que se eu nao pagar para retirar o protesto tenho que comparecer em são paulo. moro em pelotas RG

  3. PEDRINE GUIMARAES

    BOA TARDE! ESTÁ ACONTECENDO AGORA NA EMPRESA EM QUE TRABALHO.
    Eles mandam esse fax dizendo q é só para confirmar o endereço da corretora para que ele figure de forma correta. Se os dados estiverem corretos, vc assina e manda de volta.
    Vc pergunta se é pago e eles dizem q sim, mas qnd foram questionados do valor q consta embaixo, desligaram o telefone.

    Vou procurar o anterior q foi assinado nessa ingenuidade e na correria do escritorio. Eu não li, nem o Luis leu na hora de assinar. Tinha uma linha q ficava no meio do texto em forma de quadrado para vc marcar a forma de pagamento, e ainda estava meio apagado.
    O resultado deste é q começou a vir boleto de 198,00 reais e começamos a receber telefonemas cobrando de um cara rude. Depois o comunicado q o nome da Aliança iria para o SPC e a jurisprudência era SP. Com o tempo veio uma ligação de acordo dos 3000,00 reais devedores e eles baixaram para 600,00 reais. O Luis acabou pagando para não se aborrecer e resolver, pq se fosse botar na justiça teria q ir a SP.

    Enfim, mandaram de novo e pensei de botar esses picaretas na justiça para q não ocorra com mais ninguém, mas não sei o q é preciso para isso.

    O NOME DA EMPRESA É CNATE E O FAX ESTÁ AGORA COMIGO.
    POR FAVOR AJUDE A DIVULGAR!

  4. Gabriela

    Bom dia!!

    Aqui na empresa que trabalho, também caimos nesse Golpe, me ligaram falando que precisavam mandar um documento para o gerente da empresa assinar e devolver assinado para eles mandarem alguns materiais para o Show rom, e não lemos o tal contrato deles. Um mês depois ligaram fazendo a cobrança e dizendo que se não pagassemos em 10 minutos iriao negativar a empresa, só que achamos estranho e fomos atras,eles ligaram novamente e falamos que era golpe e que já tinhamos registrado o boletim de ocorrencia, eles se fizeram de bobos.Ai foi onde chegamos no seu blog.Não iremos pagar nenhuma parcela. E o processo já está em andamento no juridico da empresa.

    Pessoal cuidado!! Eles são picaretas!!!

  5. Isabel Fantini

    Aconteceu exatamente o mesmo descrito acima na minha empresa,porém o funcionário que assinou não tem autonomia, mas como eu e meu sócio somente ficamos sabendo do que nosso funcionário havia feito quando ligaram ameaçando caso não fosse realizado o pagamento da 1ª parcela, nós fizemos.porém agora quero cancelar e não consigo.
    O que vcs que já passaram por isto me orienta?

  6. Susana

    FAX ABSURDOOOO!!! DE UMA EMPRESA CHAMADA “CNATE” DIVULGUEM eles ainda pegam algumas antas feito eu.

    Gente!Fiquem em ALERTA nas letras pequenas!!! A dois meses recebi um telefonema onde diziam que precisariam de uma autorização minha para o envio de LISTA TELEFÔNICA,sem custos, onde eles enviaram uma autorização via FAX para que eu assinasse e deixasse com a secretaria e pra quando entregassem as suposta lista pegariam essa autorização com ela, e assim eu fiz, mas em um intervalo de tempo ligaram pra secretária dizendo que ela poderia devolver o documento assinado via fax e assim ela fez, não sabendo eu de que se tratava de um golpe de uma quadrilha que dizem residir em São Paulo Av. Ipiranga, 1216, 8º andar, a quadrilha tem até CNJ e SITE!! Hora, muito fácil cadastrar um CNPJ gente, qualquer um cadastra! Estamos no Brasil… O país da piada! onde golpistas como esses atuam desde 1999 na cara dura e não se faz nada! pois a cinco dias me ligaram cobrando com muita agressividade uma dívida de R$4.900,00 referente a um serviço de “figuração”! Na primeira ligação se apresentaram como setor jurídico desta empresa CNATE(gravem bem!), quando pedi o registro da advogada ela não quis me passar, pq será né rsrsr, na segunda vez se apresentaram como pessoa de cartório (CARTÓRIO NÃO LIGA PRA NEGOCIAR DÍVIDA) e agora pra completar a piada se identificaram como BANCO CENTRAAAAAAAL (desde quando banco central liga pra negociar dívidaaa??. Gente!! Fiquem ligados… Já fiz minha parte, registrei um B.O na polícia civil, Polícia Federal e PROCON, ja estamos calçados por nosso setor jurídico, mas teve neguinho que já pagou pra essa empresa CNATE a importância de R$ 10.000,00 pra não perder seu emprego com seu atestado de burrice de assinar sem ler. Não se intimidem, trata-se de pilantras golpistas, não efetuem nenhum depósito. A empresa “CNATE” NÃO EXISTE, o que existe é o descaso da lei brasileira em resolver golpes como esse!! QUEM SABE UM DIA…. De mim esses pilantras não tiram um mísero centavo!!! Pra finalizar, eu não assino mais nem rifa de quermesse sem ler, E VOCÊ?? Susana de Itajaí SC

  7. Zeniel

    Eu também já passei por esse constrangimento, eles pedem pra gente confirmar os dados e enviar um fax assinado. Mas pode ficar tranquila que esses bandidos não podem negativar nenhuma empresa dessa maneira, somente poderia negativar, se eles tivessem em mãos um título de crédito emitido pela vítima, ou seja um cheque ou duplicata. Eles me fizeram várias ameaças, mas eu não paguei, e não deu em nada.

Os comentários estão fechados.