Dilton Rocha retorna ao Rádio Conquistense

Foto: Blog do Anderson

Após treze anos fora do ar, o comunicador Dilton Rocha retorna ao Rádio Conquistense e já articula um programa jornalístico na Rádio Cidade AM. Com um comentário objetivo, Dilton comandou por mais de uma década o programa Conquista Hoje, na Rádio Bandeirantes, hoje Band. Durante a última semana, Dilton Rocha fez duas participações no Programa Resenha Geral, onde o âncora, Herzem Gusmão, o classificou como um dos mais importantes profissionais do Rádio de Vitória da Conquista. O Blog do Anderson ouviu Dilton Rocha em um papo envolvente e bastante revelador, na tarde deste sábado (29), no Hotel Shalako.

Blog do Anderson: Após mais de uma década você retorna aos microfones.

Dilton Rocha: Depois de treze anos sem falar no microfone, estou matando a saudade. Esses dias agora fizemos um acordo com a Rede Clube de Rádio e um projeto que o grupo interessou muito e nós decidimos voltar. Será um projeto jornalístico mais amplo, visando à melhoria para nossa cidade. O objetivo do projeto será voltado para o bem estar do conquistense, de nossa terra e região.

Fotos: Blog do Anderson
"Hoje a Resenha Geral pode ser ouvida na Suíça, Japão, Noruega, Estados Unidos... Isso é uma coisa maravilhosa"

Blog do Anderson: O senhor comentou, momentos antes dessa entrevista, que seria ainda desligado a era digital. Como o senhor avalia a década passada com a atual tecnologia nesse seu retorno aos estúdios?

Dilton Rocha: É uma mudança impressionante, a democratização da informação. Hoje a Resenha Geral pode ser ouvida na Suíça, Japão, Noruega, Estados Unidos… Isso é uma coisa maravilhosa. Eu, como um analfabeto digital, vou ter que correr atrás, porque agora é impossível fazer rádio sem os blogs, sem internet, sem comunicação instantânea do mundo digital, que é uma coisa maravilhosa.

 Blog do Anderson: Como você avalia a nossa atual qualidade musical?

Dilton Rocha: Olha, eu sou um pouco pessimista neste setor. Apesar de não ser saudosista, creio que está precisando melhorar. Mas coisas boas estão acontecendo, pois, no meio de tantas músicas descartáveis, nós vemos chegar pessoas boas como essa menina agora, Maria Cadú, a filha do Martinho da Vila, Mart’nália, agente está vendo uma reação daquilo que é bom. Porque o que é bom sempre triunfa.

Blog do Anderson: Apesar de não ser saudosista, o que ficou marcado em sua passagem pela Band?

Dilton Rocha: Muitas lembranças. A gente fazia rádio ainda de improviso naqueles equipamentos de cartucheiras, sem muitos recursos. Nós fazíamos com amor e carinho. Acho que, antes de tudo, qualquer coisa que se faz tem que haver carinho, tem que haver amor, porque sem não adianda.

“... a vontade de voltar foi mais forte e depois da negociação com a doutora Maria Emília, diretora da Rede Clube de Rádio, estamos de volta...”

Blog do Anderson: O que motivou o seu afastamento do rádio?

Dilton Rocha: Olha, foram vários fatores. Eu fui trabalhar com um grupo empresário grande em Vitória da Conquista, e no grupo precisava fechar uma das empresas que era a maior, tinha no Brasil inteiro, com isso tive que avastar para fazer o processo de fechamento que é muito difícil, com pagamentos de indenizações e fornecedores que levou uns três anos, daí fui adiando a volta e me adaptei fora, mas a saudade foi mais forte, a vontade de voltar foi mais forte e depois da negociação com a doutora Maria Emília, diretora da Rede Clube de Rádio, estamos de volta.

Blog do Anderson: Qual a sua opinião sobre a atual política conquistense?

Dilton Rocha: Olha, eu não vejo com muitos bons olhos, porque eu acredito que exista uma certa hegemonia, não só conquistense mas até a nível mesmo do Estado da Bahia e do Brasil. E como disse o grande Nelson Rodrigues, toda unanimidade é burra. Então nós acreditamos que precisamos ter mais debate, mais discussão, porque da discussão nascem os grandes projetos. 

"Um de nossos objetivos na Rede Clube de Rádio será dinamizar a Rádio Cidade, que é uma rádio AM"

Blog do Anderson: Em cidades a exemplo de Itabuna a rádio AM é valorizada, já aqui em Vitória da Conquista estão quase que extintas. Como você vê essa posição?

 Dilton Rocha: Esse foi um grande sonho desde quando iniciei na Rádio Bandeirantes: pretendia sempre dinamizar a AM. Chegamos a fazê-lo, começamos, mas já foi quando exatamente me afastei. A AM é forte no Brasil inteiro, no Rio de Janeiro tem a CBN e Globo, em São Paulo temos a Band, a CBN, em Salvador a Sociedade, entre tantas outras pelo país, por que não em Conquista? Um de nossos objetivos na Rede Clube de Rádio será dinamizar a Rádio Cidade, que é uma rádio AM. Nós queremos prestar informações e serviços basicamente.

"O rádio é um vicio, é uma cachaça como se diz vulgarmente"

Blog do Anderson: Como você chegou ao rádio?

Dilton Rocha: Eu cheguei com Mac Donald. Na verdade ele me chamou para fazer um comentário, de um foi para dois, de dois foi para três… Ai o rádio é um vicio, é uma cachaça como se diz vulgarmente, daí quando me vi já estava no rádio fazendo jornalismo e ali fiquei quinze anos.

Blog do Anderson: Quais os principais personagens que ficaram marcados daquela época do rádio?

Dilton Rocha: Em especialmente de todos os amigos, inclusive da própria Rádio Clube, que nós chegamos a trabalhar lá durante algum tempo ao lado de Mac Donald. Também alguns amigos que hoje estão fora, como o Léo Fera, Jordan, colegas que foram exportados para outros mercados do Brasil.

Blog do Anderson: Como será a sua linha editorial?

Dilton Rocha: Eu sempre procurei fazer um jornalismo imparcial com o objetivo exclusivo de informar e da verdade. O jornalismo é, antes de mais nada, a informação, é a transmissão, para aquele que te escuta, da verdade


5 Respostas para “Dilton Rocha retorna ao Rádio Conquistense”

  1. PAULO PIRES

    Anderson

    Continue realizando seus objetivos, colhendo depoimentos de pessoas marcantes de nossa Sociedade.

    Bela entrevista com Dilton Rocha um dos nossos mais representativos comumicadores.

    Ao Dilton e a você Anderson, minhas saudações

    Paulo Pires

  2. CONVIDADO

    ANDERSON, PARABENS PELA ENTREVISTA COM O DILTON ROCHA, VEJO QUE O MESMO, APESAR DE ESTÁ MUITO TEMPO FORA DO RÁDIO, CONTINUA ATUALIZADO E INTELIGENTE COMO ELE SEMPRE FOI. DESEJO AO DILTON, SUCESSO NA RÁDIO CIDADE. EXCENTE CONTRATAÇÃO DA REDE CLUBE.

  3. Afranio Garcez

    O retorno ao rádio conquistense do meu amigo Dilton Rocha, que sempre foi um grande comunicador, representa mais uma alternativa, para os ouvintes de programas radiofônicos de nossa cidade. Dilton, é imparcial, dinâmico, sempre atual, e sensato e imparcial em seus comentários. Abraços Dilton, e seja bem vindo, afinal aquí é a sua terra.
    Dr. Afranio Garcez.

  4. denilsom

    Não tive o privilégio de o escutar no passado , mas, ouço diarimente a Resenha Geral , achei bastante contundente seus comentários nas parcitipações que tem feito ao lado de HERZEM, espero que o fato de ele ter tido o apoio de HEZEM GUSMÃO,não o torne um sujieto parcial .

    Boa sorte!!

  5. Maria Alair

    Profissional de estilo deve estar sempre em evidência! Parabéns ao Dilton!

Os comentários estão fechados.