Primeiros movimentos da sucessão em Conquista

Por Tasso Franco, Bahia Já

O cenário em Vitória da Conquista nesses primeiros movimentos visando às eleições municipais, em 2012, aponta para a possibilidade de três candidatos mais competitivos: o prefeito Guilherme Menezes (PT), candidato natural deste partido à reeleição; o radialista Hérzem Gusmão, do PMDB com alianças PSDB/DEM; e o deputado estadual Jean Fabrício Falcão, PCdoB, da base governista na Assembleia Legislativa e correndo por fora numa alternativa das forças mais à esquerda.

Essa se apresenta como a configuração mais visível, no momento, segundo pesquisa reveladas pelo deputado Fabrício ao BJÁ, na atualidade, ele em terceiro lugar da preferência do eleitorado; Hérzem em primeiro; e o prefeito Guilherme, em segundo. Entendendo-se, aí, ainda segundo Fabrício, que sua pontuação é boa e não tão distante dos outros colocados.

Daí que, estimulado pelos números e pelo desgaste da administração petista, e também de acordo com determinação do seu partido, PCdoB, em lançar candidatos nas grandes cidades, está pré-candidato em Conquista.

Se vai manter essa candidatura até o final são outros quinhentos. Mas, como em Conquista a eleição se dá em dois turnos, é um dos três municípios baianos onde isso ocorre, em tese, não teria nada a perder (mantém o mandato de deputado) e ainda testaria a sua capacidade e do seu partido junto ao eleitorado numa disputa majoritária.

E aí, havendo o segundo turno sem sua presença na disputa principal, em tese numa final entre Hérzem x Guilherme, sendo integrante da base governista (Dilma/Wagner), fica com Guilherme.

Conquista é vista pelo PT, a direção estadual, como uma espécie de jóia da coroa, cidade emblema e que serviu de “garota propaganda” de campanhas petistas no estado, inclusive para governador, sobretudo na época do poderio de ACM.

A propalada boa saúde pública em Conquista gerou dividendos, muito marketing e levou Jorge Solla à Brasília, para o Ministério da Saúde e depois ao governo da Bahia, como secretário de Estado. Por pouco, Solla não foi ministro de Estado no governo Dilma.

Ao longo dos anos, no entanto, o PT de Conquista sofre o que na política se chama de “Fadiga de Materiais”, há desgastes no governo Guilherme com greves e insatisfações de servidores e populares, e o próprio Guilherme está longe de ser uma unanimidade no PT, senão em confronto com o grupo do deputado federal Waldenor Pereira e do deputado estadual e ex-prefeito José Raimundo, porém, atritado.

Hoje, uma candidatura de Waldenor seria mais simpática ao PT, como partido, e à população. Assim me parece.

Do outro lado, como candidato de oposição mais forte está Hérzem Gusmão, bem votado para deputado federal nas últimas eleições, polêmico, às turras com Guilherme que move um processo contra ele devido prováveis mais ácidas que promove em seu programa de rádio, natural nessa fase da pré-campanha, o qual organiza uma chapa de consenso com PSDB e DEM partidos que tentam não só em Conquista, mas em Salvador e outros centros, produzir uma candidatura única.

O PSDB tem no nome do professor Claudionor Dutra seu pré-candidato. O DEM está sendo reestruturado, pois, há sinais de que o vereador Álvaro Pithon é simpático a Guilherme. A estrutura interna do DEM tá capenga e não tem pré-candidato.

A IURD tem o pastor Sidney Oliveira, um provável pré-candidato anotado também como provável apoiador de Fabrício. E o futuro PSD de Otto Alencar se organiza com Clóvis Ferraz, óbvio, sem competitividade para enfrentar um pleito sozinho. O PV, idem. Já conversou com o professor Ticolô (Claudionor Dutra) e refluiu. Está analisando o quadro.

Portanto, ao que tudo sinaliza, a disputa em Conquista se centralizará em três nomes mais fortes, pela ordem: Hérzem Gusmão (PMDB/PSDB/DEM); Guilherme Menezes (PT e aliados); e Jean Fabrício (PCdoB/PRB e aliados). Fora desse contexto, como a eleição se dá em dois turnos, é apenas para marcar posições.

Não há, ao que sabe, nenhum fator surpresa correndo por fora, como acontece em Salvador, com Mário Kértész.


7 Respostas para “Primeiros movimentos da sucessão em Conquista”

  1. ANÔNIM

    “Primeiros Movimentos”, com antecipação considerável.O ano eleitoral é o vindouro.De fato essa demonstração de preferência do eleitorado, corresponde ao que ouvimos nas ruas, nas praças, nos bares, nas feiras, nas escolas, enfim nos quatro cantos da cidade.O povo está saturado dessa administração do prefeito doutor Guilherme Menezes.Ouvi alguns dizerem;”Asfaltar ruas e praças, pintar meio-fios em vespéra de eleição municípal não faz a cabeça do eleitorado de Conquista”!.Com certeza o eleitorado conquistense sempre teve a última palavra ou melhor voto.Respondendo nas urnas, quem eles querem para governar V. da Conquista.

  2. Carlos Costa

    O jornalista Tasso Franco certamente nada conhece acerca da política conquistense. É vergonhoso que um experiente profissional publique uma matéria mentirosa e com dados forjados para beneficiar dois candidatos que dificilmente terão êxitos nas próximas eleições.
    Não existe nenhuma pesquisa eleitoral que venha colocar o radialista Ficha Suja à frente do prefeito Guilherme Menezes.
    Enquanto os mesmos ficam postando notícias falsas na imprensa da capital, o prefeito Guilherme está crescendo em popularidade dia após dia. É difícil a semana que o prefeito não esteja entregando uma obra aos seus munícipes.
    O prefeito Guilherme Menezes,disse na semana passada no seu discurso durante a inauguração da Creche Zilda Arns, que PROMESSA POLÍTICA É IRMÃ GÊMEA DA MENTIRA, plagiando-o, posso dizer que a veiculação de uma falsa matéria é também irmã gêmea da mentira!Ou melhor, é a consubstanciação da própria mentira!

  3. Ribeiro

    Dos 3 postulantes à Prefeitura, o Deputado Fabricio está muito bem na foto, pois, é o único que nao está fazendo camapanha.
    O Radialista faz campanha diariamente e o Prefeito também, todo dia vai num lugar, para fazer campanha.

  4. alex

    O tal leitor C. Costa resumiu muito bem o seu embaraço e do seu candidato:”PROMESSA POLÍTICA É IRMÃ GÊMEA DA MENTIRA”! E eu acrescento,trabalhar prá valer só em véspera de eleição, com a finalidade de reconquistar os votos do eleitorado!.A menos que o eleitorado conquistense seja de fato um”ABESTADO” para cai de novo nessa manobra!.

  5. ALMIR BRANDÃO

    NÃO SEI PORQUE, MAS TENHO A LIGEIRA IMPRESSÃO QUE O COMENTÁRIO ACIMA ESTÁ CHEIRANDO A PAULO NUNES. POIS SÓ ELE NÃO ACREDITA NA PESQUISA QUE COLOCA O RADIALISTA HERZEM GUSMÃO EM 1º LUGAR. O QUE SENTIMOS NAS RUAS É REALMENTE UM “CANSAÇO” DO PT. SENDO ASSIM, OS CONQUISTENSES ESTÃO APOSTANDO NA MUDANÇA COM HERZEM.

  6. Antonio Rodrigues - Moita

    Em qualquer lugar , sobretudo nas regiões do interior , é normal que jovens sonhadores imaginem-se namorando com artistas de tv e revistas. Eu mesmo já namorei por mais de 5 anos com Sônia Braga , duvida? Fui a ela apresentado por revistas da epoca em que ela estrelava filmes nacionais e a novela Gabriela, duvida ainda? Neste momento politico , naturalmente muitos se apresentam como articulistas de candidaturas diversas, uns de forma direta, outras de forma subliminar, são notas plantadas, assessorias contratadas, verba, muita verba, algumas publicas servindo para promover nomes a serem lembrados em 2012 ou 2014 e até mesmo 2016. Por isso meu caro Tasso Franco, você como homem inteligente deve saber que namorar com Sonia Braga é possível, dar uma maozinha para promover nome de alguem também, Só lhe aconselha a não mandar lembrança para quem você não conheçae nem ciumar da mulher dos outros .

  7. jdean

    Carlos Costa, depois dessa frase verdadeira e infeliz para o seu candidato:”PROMESSA POLITÍCA É IRMÃ GÊMEA DA MENTIRA”!!!.Não é preciso acrescentar mais nada.Espero que continuem sincero nas suas conversas e nos palanques.

Os comentários estão fechados.