O PCdoB e o apego aos cargos

Foto: Blog do Anderson

Por Carlos Antonio da Silva Costa

Ultimamente  tenho sido um crítico ferrenho do PCdoB, porém, depois de muito refletir, resolvi fazer uma “mea culpa” e retirar  tudo o que disse sobre o voraz apetite dos comunistas por cargos públicos. Eis as razões do meu retratamento: Primeiro, lembrei-me que o PCdoB apoiou em 2004 o candidato do PDT a prefeito de Salvador, o candidato João Henrique Carneiro. João ganhou, e naturalmente o PCdoB ocupou relevantes cargos na Prefeitura de Salvador. Com o passar dos meses, a administração de João Henrique foi perdendo apoio popular e estava mal à frente da gestão municipal, o quê fizeram os comunistas? Foram os primeiros a entregar os cargos e abandonar o Bloco de Partidos que davam sustentação ao prefeito do PDT. Segundo, durante a inauguração da Quadra de Esportes do Bairro Patagônia, numa tarde-noite de um sábado muito frio, o então deputado estadual Edson Pimenta disse o seguinte sobre o prefeito José Raimundo que estava na iminência de perder o mandato: “Apesar do prefeito desta cidade estar sendo processado por má administração de verbas federal, nós continuamos apoiando o mesmo porque até o momento a Justiça não conseguiu provar nada contra o prefeito José Raimundo”.

 O prefeito José Raimundo fez um discur so extremamente contundente e carregado de indignação em resposta ao Deputado Pimenta: “tenho mais de trinta anos de vida pública e até hoje ninguém nunca questionou a minha honestidade. Não há ninguém nesta cidade que possa dizer que sou corrupto! Eu tenho as mãos limpas! Não estou sendo processado por desvio de dinheiro e sim porque apliquei verbas do Governo Federal para resolver um grave problema que há décadas afligia a nossa população, que foi a adequação da Avenida da Integração”. O ex-prefeito José Raimundo é conhecido como um jogador de “babas” muito violento e duro. Eu estava longe do  deputado, mas deu para ver as consequências dos chutes de Zé Raimundo nas canelas do desinformado  deputado. Acuado, o mesmo abandonou a cerimônia antes mesmo do seu encerramento. O deputado aprendeu naquele dia que os políticos do PT de Vitória da Conquista são homens de mãos e consciências limpas! Literalmente o deputado aprendeu que pimenta nos olhos dos outros não é refresco.

O que tem esses episódios com a vocação dos comunistas para ocupar cargos públicos? O deputado comunista foi enfático, o PCdoB só estava participando da administração do Prefeito José Raimundo porque até aquele momento a Justiça não tinha conseguido provar nada contra o prefeito. Ficou subentendido que caso o contrário ocorresse, os comunistas abandonariam o Governo Participativo. O deputado nos fez entender que os comunistas não tem apego a cargos público aqui, ali ou alhures!

Reafirmo categoricamente: o Partido Comunista do Brasil não tem apego e nem orbita em torno de cargos públicos! Então, porque será que os comunistas conquistenses teimam tanto em entregar os cargos que ocupam na administração municipal? Depois de muito pensar e refletir cheguei a seguinte conclusão: o PCdoB não tem apegos a cargos quando a administração que eles participam são mal geridas e estão naufragando. Quando a administração é séria, competente e tem apoio popular, como é o caso da administração do Prefeito Guilherme Menezes, eles se apegam aos cargos com tanta voracidade ao ponto de fazerem de tudo para continuarem no barco.

A dificuldade do PCdoB em  entregar os cargos carimba positivamente a exitosa administração do Prefeito Guilherme Menezes. Os comunistas estão sendo os melhores cabos eleitorais que Guilherme Menezes poderia ter nas próximas eleições. Eles estão com muita veemência pregando e atestando o sucesso da atual administração. Além do mais, os comunistas conquistenses acabaram de inventar o Sincretismo Político, querendo ser diferentes e antagônicos sem abandonar as ideias, os ideais e as origens do Governo Participativo. Literalmente, o feitiço está se virando contra o feiticeiro.

Caso não entregue os cargos, fico a imaginar o candidato comunista no palanque cercado por secretários, coordenadores e gerentes da atual administração municipal. Qual será o discurso do comunista? Tudo o que ele disser será sem vida e sem nenhum sentido. Imagino o locutor dizendo com bastante eloquência: – Estão aqui no palanque o senhor fulano de tal e  o senhor sicrano de tal, ambos secretários da atual administração do Prefeito Guilherme Menezes. Vai ser o maior vexame,  além dos comunistas não terem um projeto político, pois não terão o discurso de terra arrasada e nem corrupção a enlamear a atual administração, o eleitor saberá separar o joio do trigo!

Enquanto isso, o prefeito Guilherme Menezes  permanece tranquilo e não tem caído nas provocações dos comunistas. Eles querem jogar para cima do prefeito o ônus das suas exonerações como se os mesmos fossem insubstituíveis. O prefeito disse certa vez, num discurso,  que ele não engole a isca da provocação. Portanto, os comunistas estão perdendo tempo com as provocações e correm o risco de serem fisgados pelos seus próprios anzóis.

Continuo achando que os comunistas não tem apego a cargos públicos, por isso, tenho um conselho que certamente poderá resolver esta celeuma para sempre. Sugiro aos camaradas que primeiro vão a Prefeitura e entreguem sem drama e sem trauma os cargos que ocupam; em seguida, devem ir até a Avenida Bartolomeu Gusmão, mais precisamente na Atlanta Caminhões e compre um caminhão FORD CARGO. Entreguem os cargos mais ficam com um Cargo novinho só para vocês. Comprem um Cargo com uma carroceria que caibam todos os militantes comunistas e depois, subam todos na mesma, e vão chorar o leite derramado lá no Cristo. Enquanto eles lamentam as mágoas num Ford Cargo, o eleitorado conquistense vai de GM, Guilherme Menezes! Veja o acróstico abaixo e entenda porque os nossos companheiros comunistas não querem entregar os cargos ao Prefeito Guilherme Menezes.

                                          C-OMUNISTAS

                                          A-JUDAM

                                          R-EELEGER

                                          G- UILHERME

                                          O- RGULHOSAMENTE


5 Respostas para “O PCdoB e o apego aos cargos”

  1. danilo

    texto sensacional…..

    tbm acho que seja isca que o pcdob está jogando para ganhar mais coisas do governo municipal……

    o PCDoB, que atualmente podemos chamar de Partido capitalista do Brasil está querendo dar uma de forte sem ter nada a acrescentar na sucessão municipal…

    E digo mais só consegue alguma coisa se untar com o PMDB… Mas achoq que ele não irão fazer isso pq não podem falar mal do atual governo e tbm pelo medo de perder os “cargos”…

  2. Maria Eneida Noronha

    Parabéns ao senhor Carlos Antonio pela forma jocosa como retratou a sede dos comunistas pelos cargos públicos. Fui militante do PCdoB e o que mais me chamava atenção nas reuniões era o fato de que só se falava em ocupar cargos e setores da prefeitura onde pudessem fazer políticas que viessem fortalecer o partido. Agindo assim eles aparelharam a ADTR e fizeram desta agência um nicho dos comunistas. Ali eles faziam reuniões do partido, filiava os jovens que participavam dos projetos sociais do governo federal, mas pouco fizeram para promover os reais interesse da administração do prefeito Guilherme Menezes.
    Estive presente na inauguração da quadra do bairro Patagônia e lembro-me perfeitamente do pronunciamento do deputado Pimenta. Naquela época eles se sentiam acima do bem e do mal.E não é que o deputado Édson Pimenta está pulando fora do barco que está naufragando?

  3. diego souza

    Carlos infelizmente o senhor foi extremamente infeliz,pois se o governo municipal goza de algum respeito de uma parcela da sociedade, é resultado do apoio incondicional que o Pc do b deu ao prefeito na´primeira gestão de Guilherme, quando tinha minoria na câmara e foi por meio dos movimentos sociais e sindicais dirigidos pelo partido,que o prefeito conseguiu governar, mas isto o nobre não relata.
    Na primeira caminhada da campanha a prefeito de José Raimundo, só tinha no início o vice prefeito Gilzete e os militantes do pc do b,pois uma grande parcela do pt não acreditava na vitória de JR.Principalmente o grupo do atual prefeito que na época era dep.federal e fez o máximo para não subir no palanque do seu companheiro de partido, em virtude do seu orgulho e egoismo.Mas mesmo diante desta postura, venceu a verdade lema da campanha de 2004.
    E na campanha de 2008 a prefeito, o grupo de guilherme foi taxativo que o prefeito josé raimundo não deveria subir no palanque,pois não queria dividir uma possivel vitória do o grupo do prefeito,entretanto, as coisas não estavam saindo de acordo com pensava guilherme,pois aquela história que Conquista começou a partir dele(ou seja carro administrativo que só tem retrovisor)já não colova mais na sociedade, então para não perder para a oposição foi obrigado a convidar o prefeito a subir o palanque, prefeito este,que jamais será esquecido pelo obras estruturais e sua simplicidade ao contrário do capitão mor atual.
    Mais uma vez percebendo a fragilidade´politica, o atual prefeito que fez uma campanha incomensurável pelos deputados Marcelino Galo e Valmir Assunção que obtiveram uma fragarosa derrota eleitoral em Conquista,pis receberam menos de 10 mil votos com toda máquina administrativa trabalhando para os dois candidatos, em detrimento dos candidatos petistas de Conquista Waldenor e José Raimundo.
    Recentemente percebendo que se continuasse isolado,poderá perder a eleição de 2012,o que fez o prefeito teve que se curvar a pedir o apoio dos dois deputados petistas, ou seja, se o atual prefeito estivesse também administrativamente iria pedir apoio os seus inimigos mortais(josé raimundo e waldenor).
    Então Carlos Volte para a sala de aula para você assistir as aulas de história talvez assim, aprenderá não ser maniqueista e irá aprender a conhecer melhor os fatos históricos e interpretá-los.
    C-ALUNIADOR
    A-LIENADO
    R-ETROGRADO
    L-ACAIO
    O-MISSO
    S-ANGUESSUGA

  4. Carlos Costa

    Meu caro Diego souza, lamento que sejas tão néscio ao ponto de achar que o PCdoB tenha tido força o suficiente para sustentar sozinho o prefeito Guilherme na sua primeira gestão. Na época o PCdoB tinha apenas um vereador, Miguel Felício, porque Guilherme convidou o saudoso e recém eleito Jadiel Matos para ser secretário, abrindo a vaga para que o suplente Miguel ocupasse uma cadeira na Câmara.
    Quanto a eleição de 2004, não é verdade que o PT não tenha abraçado de imediato a campanha de Zé Raimundo. Desde do início os militantes do PT, inclusive eu, foram as ruas defendendo a candidatura do partido.
    Em 2008, o prefeito José Raimundo participou ativamente da campanha do então candidato Guilherme Menezes, e pelo jeito, tu parece ser mestre em mentir e distorcer a verdade.
    Infelizmente, não tenho tempo para voltar as salas de aula, algo que me engrandeceria muitíssimo, pois o conhecimento só eleva o ser humano. Caso não sabes, sou professor e conheço toda a história do comunismo no mundo. Possuo conhecimento bem aprofundado sobre Marxismo, já toda a obra de Karl Marx e pena que não posso compartilhar os ensinamentos de Marx contigo, pois, és neófito e dificilmente conseguiria aprender alguma coisa. Não sou maniqueísta, e provavelmente nem sabes o que quer dizer o termo “maniqueísta”. Maniqueísta e sincretista são você e os camaradas comunistas de Conquista. Um forte abraço meu nobre camarada e aconselhe os teus líderes a entregar os cargos ao prefeito Guilherme Menezes que vocês tanto odeiam.

  5. Fabio

    Na verdade todos os políticos são um bando de bostas! Ladrões e malfeitores que arrasam a sociedade com sua voracidade financeira. No dia em que esses miseráveis sumirem da face da Terra com certeza o mundo será um paraíso. Cambada de Satanicos!

Os comentários estão fechados.