Mostra Cinema Conquista: Começa a 10ª edição

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Iniciou na noite deste domingo (12), no Centro de Convenções Divaldo Franco, em Vitória da Conquista, a décima edição do Mostra Cinema Conquista. Na ocasião, o público pôde visitar as exposições em homenagem a duas figuras do cinema baiano: João Sampaio (com a presença da sua família) e Geraldo Sarno, que também esteve presente. Além disso, aconteceu a sessão de abertura com a exibição de dois filmes também baianos: o curta do conquistense Glauber Lacerda, Reviramundo; e o longa-metragem de José Umberto Dias, Revoada. Ambos com as presenças dos diretores e atores.

abertura4

A homenagem a João Sampaio, crítico de cinema, que havia trabalhado na curadoria da Mostra Conquista, e que faleceu em maio deste ano, foi de grande emoção. Geraldo Sarno, cineasta baiano de Poções é o homenageado especial da décima edição da Mostra, e para isso, foi montada uma exposição belíssima, que conta a história de sua vida e obra. Presente no evento, Geraldo comenta: “só tenho a agradecer por esta homenagem. Estar aqui em Conquista e Poções representa um momento mágico, volto à infância e isso me deixa muito comovido”.

abeetura2

Além da exposição, o curta de abertura, Reviramundo, mostra a visita que Geraldo fez recentemente a Poções, depois de quase 50 anos, revisitando lugares os quais influenciaram seus filmes. Antecedendo a última exibição da noite, o maestro João Omar e o ator Jackson Costa fizeram uma apresentação especial para dar ao público o clima do filme que viria a seguir: Revoada, de José Umberto Dias, trouxe a história de um subgrupo de Lampião, que revoltados com a morte do líder, decidem partir em vingança. Perseguidos por uma equipe policial, o dilema é se entregar ao governo ou lutar.

abeetura6

O filme mostra tensão, resistência do cangaço, amizade, sonhos, amor e medo da morte.  A programação da Mostra tem continuidade nesta segunda, com a Mesa-Redonda “Ser Tão Cinema: memória social e registros de vida” abrindo as atividades acadêmicas na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). E a programação segue até o dia 17. Confira a programação.


Os comentários estão fechados.