Personalidades: Aderbal Azevedo, o camarada do interior

Foto: Divulgação | PMVC
Foto: Divulgação | PMVC

“Sou aquele camarada do interior, de cidade pequena. Então, cresci na beira do rio, indo para o mato, pescando. Talvez por isso me identifiquei com a medicina veterinária”. É assim que Aderbal Azevedo, médico veterinário da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista desde setembro de 1987, se descreve. Além da simplicidade, outra qualidade que Aderbal possui é a coragem para lidar com todos os tipos de animais, sejam eles ferozes ou venenosos. Até mesmo por isso, é considerado um profissional destemido. Confira na íntegra a reportagem da PMVC.

Desde que entrou para o funcionalismo público, Aderbal já trabalhou no Horto Florestal, na Secretaria de Agricultura e, desde 2006, coordena o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). “Considero uma maneira de me distrair, de ocupar meu tempo fazendo alguma coisa útil pelos animais. Gosto demais de trabalhar aqui”, contou.

Natural de Potiraguá, Aderbal mora em Vitória da Conquista há mais de 40 anos, mas também já morou no Rio de Janeiro, Goiás e Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde cursou Medicina Veterinária. Ele é pai de dois rapazes, um baiano e um gaúcho.

Antes de prestar vestibular para veterinário, Aderbal tentou algumas vezes Medicina para seguir os passos do irmão, grande responsável pela escolha da profissão que ele exerce hoje. “Meu irmão bancou meus estudos; foi mais que um pai para mim. Fui agraciado pela oportunidade que ele me deu. Se eu sou veterinário, devo a ele”, lembrou emocionado.

Atualmente, Aderbal também é professor do curso técnico de Zootecnia, da disciplina de Bovinocultura. Em seus momentos de lazer, em casa, gosta de desenhar e fazer esculturas em barro. Sim, Aderbal é um artista nas horas vagas e também um “faz tudo”, como ele mesmo define: “não costumo chamar ninguém para resolver os pequenos probleminhas, eu mesmo resolvo”.


Os comentários estão fechados.