Ativismo Social: Projeto Banho Solidário criado em Vitória da Conquista chega a Porto Alegre

Fotos: Letícia de Andrade

Uma reportagem do BLOG DO ANDERSON ganhou repercussão nacional e o projeto Banho Solidário tem sido exportado de Vitória da Conquista para outras cidades do Brasil. Na noite deste sábado (11) ativistas prestaram a solidariedade em Porto Alegre, conforme noticiou o G1 que o BLOG DO ANDERSON reproduz na íntegra: Um projeto social ofereceu, na noite de sábado (11), banho quente a um grupo de moradores de rua de Porto Alegre. Uma estrutura provisória foi montada no estacionamento no Parque da Redenção, na região central da cidade e oito pessoas – sete homens e uma mulher – aceitaram tomar banho no local.

dsc_0177-002

Outros 17 moradores de rua  foram até o local, mas não concordaram com o banho. Todos receberam cobertores, toalhas e alimentação. Este é o primeiro “Banho Solidário”, como é conhecido o projeto, organizado na cidade. A estrutura foi construída após uma vaquinha, que arrecadou R$ 20 mil. Os dois banheiros foram montados em cima de um reboque, o que facilitou o deslocamento. Para construir a estrutura, cerca de vinte pessoas se envolveram no processo de planejamento, fabricação e montagem, que levou ao todo 40 dias, explica a decorada Letícia Andrade, uma das organizadoras.

dsc_0189-001

O projeto foi criado pelo empresário Cláudio Lacerda, de Vitória da Conquista, Sudoeste da Bahia, e foi trazido por Letícia para Porto Alegre. Ela explica que a ducha quente é possível por uma instalação de gás, enquanto que a água vem do próprio Parque da Redenção, fornecida pela prefeitura. Letícia explica que o banho ocorre à noite devido ao horário autorizado pela prefeitura, com “a intenção de não atrapalhar as movimentações de pessoas e o comércio do parque”, explica. Metade dos moradores de rua atendidos contaram à decoradora que trabalham, entretanto não têm condições de pagar aluguel de um imóvel.


2 Respostas para “Ativismo Social: Projeto Banho Solidário criado em Vitória da Conquista chega a Porto Alegre”

  1. Cássio Montalvão

    Parabéns a iniciativa dos cidadãos do sul do país! Parabéns ao Blog do Anderson que sempre notícia as coisas boas de nossa região e apoia diversos projetos! E especialmente parabéns ao irmão Cláudio Lacerda que com muito amor e responsabilidade social ao lado de sua esposa e colaboradores conceberam e levam a cabo este projeto que certamente continuará fazendo o bem a tantos além fronteiras. Que o Grande Arquiteto do Universo, continue te iluminando Cláudio!

  2. Dione Ranquetat

    Parabéns a pessoa mentora desse projeto minha amiga Leticia Andrade, eu fui umas das voluntárias desta noite, assim desejo muito sucesso e felicidades!!

Os comentários estão fechados.