A Voz do Muro: Dona Dió do Acarajé é a próxima homenageada em Vitória da Conquista

 

Foto: BLOG DO ANDERSON

Arrancando elogios pelos lugares que deixa sua marca, Tiano Vilarino e equipe espalham cor e cultura pelas ruas de Vitória da Conquista. Os dois primeiros painéis já criados, J. Murilo (Feira do Alto Maron) e Cajaíba (avenida Presidente Dutra), deram uma nova cara para paredes da cidade, antes sem nenhuma vida. Segunda-feira (19), foi iniciado o terceiro painel do projeto, dessa vez no Centro da cidade (Rua Coronel Gugé), em homenagem à Dona Dió do Acarajé. Os passos desse trabalho serão documentados por fotos e vídeos e poderão ser acompanhados nas redes sociais do projeto. Conheça a história dessa nobre mulher conquistense.

Dionísia de Oliveira Silva, mais conhecida como Dona Dió do Acarajé, nasceu em abril de 1936, em Vitória da Conquista, descendente de quilombolas do povoado de Maria Clemência, sendo a primeira baiana de acarajé da cidade e uma das personalidades mais conhecidas da região. Todos que passavam pela praça 9 de novembro se encantavam com essa mulher de fibra, mãe de 14 filhos e que sustentava a família com a venda de acarajés.
Ela sempre lutou pela valorização da cultura afro-brasileira e, consequentemente, do carro chefe culinário baiano, o acarajé, sendo também responsável pela criação da Escola de Samba União de São Vicente.
Dió nos deixou em 2012, com 76 anos, mas sua memória ainda chega a todos os conquistenses através da sua barraca com os melhores bolinhos da região, a qual não foi deixada de lado por sua família, e da sua incrível história de vida e de luta!

Sobre “A Voz do Muro”
É a terceira vez que o projeto realiza atividades em Vitória da Conquista. A primeira, em 2011, levou o graffite para muros da zona sul conquistense (principalmente ao muro do aeroporto) e a segunda, em 2016, trouxe a fisionomia do artista Carlos Jehovah para a parede do teatro que leva seu nome.
A Voz do Muro tem como principais objetivos, além de revitalizar espaços públicos e construções históricas, dar, também, maior visibilidade aos artistas do graffite, trazendo a cultura da periferia para os centros comerciais da cidade, e homenagear personalidades da história conquistense, para que possam ser lembrados diariamente por quem transitar por Conquista.
O projeto foi idealizado pelo ex-Secretário de Cultura Nagib Barroso, e tem como responsável artístico o grafiteiro Cristiano Vilarino, o popular Tiano, já conhecido pelos muros que cria tanto em Vitória da Conquista, como em Barra do Choça, onde é professor de artes.

O projeto tem apoio da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural e Secretaria de Cultura da Bahia.


3 Respostas para “A Voz do Muro: Dona Dió do Acarajé é a próxima homenageada em Vitória da Conquista”

  1. Alexandre de o. silva

    Fiquei feliz e emocionado por vcs homenageia minha mãe ela merecia todas essas homenagens obrigado

  2. Geraldo

    Linda homenagem, Dona Dió, Dona Conceição, Tia Cili, três mulheres a frente do tempo, agora estão lá no céu olhando por nós.

  3. Geraldo

    Linda homenagem, Dona Dió, Dona Conceição, Tia Cili, três mulheres a frente do tempo, agora estão lá no céu olhando por nós.

Os comentários estão fechados.