Exposição Fotográfica na UESB: “Cidade, Retratos Humanos e Realidades” mostra cenários de Vitóira da Conquista

Fotos: Divugação | UESB

Jamile Duarte Carvalho | Estudante de Jornalismo da UESB

Acontece a partir desta terça-feira (20), no foyer da Biblioteca Professor Antônio de Moura Pereira da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista, a exposição fotográfica “Cidade, Retratos Humanos e Realidades”. A mostra é composta por fotografias inéditas realizadas pelos alunos do III semestre do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo para a disciplina de Fotojornalismo, sob a orientação e coordenação do professor Dannilo Duarte.

A exposição visa mostrar o olhar de cada aluno sobre a temática, aplicando as bases teóricas aprendidas ao longo do semestre. As fotos buscam retratar os gestos e a sensibilidade do cotidiano da cidade e das pessoas que a habitam. Em cada clique revela-se uma maneira de pensar a beleza da cidade, presente em detalhes da arquitetura, no colorido da feira, nos olhos das pessoas que exploram as ruas, na vida cotidiana, nos acontecimentos comuns, buscando o vazio, o inusitado ou o chocante dentro da rotina do dia a dia.

Muito se olha, mas pouco se vê nesses detalhes ordinários que nos envolvem. Ao prestigiar uma exposição fotográfica as pessoas têm a chance de passar a observar o trivial por uma outra visão. Além disso, é possível ter um olhar crítico e, quem sabe, poético em circunstâncias que antes passavam despercebidas. A criança correndo, os idosos conversando, a mulher rindo à toa enquanto vende seus hot-dogs, o homem com o cenho franzido pelo calor e o tumulto do terminal de ônibus lotado em horário do almoço.

Episódios assim devem deixar de ser invisíveis e nossa mostra fará com que você as perceba. A exposição é aberta a todos, sendo gratuita e estará disponível ao longo do dia no foyer da biblioteca da universidade. Durante toda a parte da manhã, os autores das fotografias estarão presentes no local, apresentando as suas fotos aos visitantes.


Os comentários estão fechados.