Alerta Máximo: SMS notifica mais 4 casos suspeitos de Coronavírus em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Mais quatro casos suspeitos de infecção pelo novo Coronavírus (COVID-19) foram notificados no município. São três mulheres e um homem, na faixa etária de 20 a 37 anos. Três deles entraram em contato, por telefone, diretamente com a Vigilância Epidemiológica na última quinta-feira (5), e outro na manhã desta sexta-feira (6). Todos os casos suspeitos apresentam sintomas clínicos de doença respiratória e, nos últimos 14 dias, passaram por Marrocos, Espanha e França, os dois últimos incluídos na lista de países com área de risco para transmissão. |>>>>>

Imediatamente, todas as providências e protocolos foram adotados e todos eles já estão em isolamento domiciliar, sendo monitorados pela equipe de Vigilância. As coletas das amostras para exame laboratorial já foram feitas e encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). “Já repassamos aos pacientes todas as informações relacionadas ao comportamento durante o isolamento em domicílio, sem receber qualquer visita em suas casas. Reforçamos que eles estão sendo acompanhados pela equipe de referência montada pelo município, que compreende uma médica pneumologista e as enfermeiras técnicas da Vigilância.”, esclarece Ana Maria Ferraz, diretora de Vigilância em Saúde do município.

“Estamos em um momento de atenção, mas não há motivo para pânico. A Secretaria de Saúde segue com todo protocolo estabelecido e com plano de contingência implementado para atender pacientes notificados, diminuir os riscos e tirar todas as dúvidas da população”, tranquiliza Ramona Cerqueira, Sub-secretária de Saúde.

Como medida estabelecida pelo Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) nessa quinta-feira (5), a Diretoria de Vigilância em Saúde do município já enviou ao Estado o relatório de acompanhamento de isolamento domiciliar, com todos os dados de período de isolamento, data de notificação e situação clínica. E vão ser emitidos, diariamente, outros relatórios no fim de cada dia, até que sejam encaminhadas novas orientações.

Secom, 6 de março de 2020.


Os comentários estão fechados.