Intolerância nos Estados Unidos da América | manifestantes pró-Trump invadem Congresso

Foto: Reprodução | Globo News

Um grupo de apoiadores do presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, invadiu nesta quarta-feira (6) o Capitólio, sede do Congresso Americano em Washington, durante a contagem oficial dos votos do Colégio Eleitoral definidos nas eleições presidenciais de novembro, que deram vitória a Joe Biden. Parlamentares e jornalistas que estão no Capitólio relataram tiros dentro do prédio do Congresso. Segundo relatos da imprensa americana, uma mulher foi baleada. “Uma mulher branca, atingida no ombro”, disse um policial ao jornal “The Washington Post”. Confira a reportagem da Globo News.

Militares da Guarda Nacional foram acionados para reforçar a segurança do Capitólio. De acordo com o Pentágono, serão cerca de 1,1 mil soldados enviados a Washington. Momentos antes da invasão ao Congresso, Trump disse que marcharia junto com os manifestantes ao Congresso. “Eu estarei com vocês. Vamos andar até o Capitólio e felicitar nossos bravos senadores e congressistas”, disse no discurso em que rejeitou, mais uma vez, reconhecer o resultado da eleição. Ele, porém, não foi visto na marcha.

O vice-presidente Mike Pence, que presidia a sessão no Congresso, pediu que os manifestantes deixassem o Capitólio “imediatamente” e disse que os envolvidos sofrerão consequências legais.

“Protestos pacíficos estão no direito de todo americano, mas este ataque ao nosso Capitólio não vai ser tolerado”, afirmou.


Os comentários estão fechados.