A advogada, professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Luciana Santos Silva, admitiu a existência de articulações em torno de seu nome para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados pelo Partido Socialista Brasileiro nestas Eleições 2026. Candidata a vice-prefeita de Vitória da Conquista nas Eleições 2024, Luciana vinha adotando postura discreta sobre os próximos passos políticos na Joia do Sertão Baiano, mas confirmou o andamento dos diálogos de bastidores. De acordo com informações publicadas pelo BLOG DE GIORLANDO LIMA, a cientista social planeja uma provável dobradinha regional com o também advogado e ex-candidato a prefeito Marcos Adriano Cardoso de Oliveira, também do PSB, que mira a Assembleia Legislativa da Bahia. A definição oficial ocorrerá nos próximos dias em razão das exigências da Legislação Eleitoral para servidores públicos. Indagada sobre o cronograma para o anúncio definitivo de sua participação no certame, na última terça-feira (16), Luciana Silva: “Início de julho por conta da necessidade de desincompatibilização do serviço público. Ainda estamos em diálogo.”
Em tom de pré-candidata ao Governo do Estado da Bahia nas Eleições 2026, caso se confirme na chapa de Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, do União Brasil, a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, reforçou a confiança na continuidade de sua gestão sob o comando do vice-prefeito Aloísio Alan Costa Fernandes, do Republicanos. Em entrevista ao programa Conquista Meio Dia, na Rádio Conquista, a gestora descreveu o aliado como uma “pessoa extraordinária” e um homem de caráter, destacando que a parceria iniciada na campanha das Eleições 2024 se transformou em uma colaboração administrativa direta. Sheila Lemos fez questão de enfatizar que o médico participa efetivamente do Governo, esclarecendo que as decisões não ocorrem de forma isolada: “as decisões são tomadas em conjunto com o secretário, com Alan, todas as decisões nós tomamos juntos”. Segundo a prefeita, o vice-prefeito está integrado a projetos cruciais, como a tramitação do financiamento de R$ 200 milhões junto à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), garantindo que, em um cenário de sucessão, o trabalho atual não sofrerá interrupções. Ao projetar o futuro, Sheila Lemos demonstrou ênfase ao declarar que, se partir para essa missão maior por vontade de Deus e do povo, a “cidade estará em boas mãos” com Aloísio Alan, que aguarda as articulações políticas mantendo uma postura de observação e silêncio.
Na Feirinha do Bairro Brasil, o BLOG DO ANDERSON conversou neste domingo (8) com o vereador Diogo Gomes de Azevedo Feitosa, do União Brasil, o mais votado nas Eleições 2024 à Câmara Municipal de Vitória da Conquista. Além de comentar sobre a movimentação na tradicional feira, Diogo Azevedo falou sobre as Eleições 2026 e fez um balanço de sua atuação parlamentar. Segundo o vereador, há conversas em andamento sobre uma possível candidatura à Câmara dos Deputados. “Existe um encaminhamento que eu saio para deputado federal. Se a população entender que eu sou um bom homem, um candidato importante, que tenho boas propostas e condição de assumir, aí eu vou estar nessa posição”, afirmou, destacando ainda a relação política e pessoal com o deputado estadual Tiago Brandão Correia, presidente estadual do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Sobre um eventual apoio ao advogado Wagner Santos Alves Dias, esposo da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, também do União Brasil, o parlamentar reconhece a legitimidade da escolha.
“Eu acho o nome importante, é o nome que a prefeita escolheu. A prefeita tem legitimidade para escolher o nome que ela quiser. Agora, eu não sou empregado de ninguém, não sou funcionário de partido. Eu trabalho para o povo de Vitória da Conquista”, ressaltou. Ao falar sobre sua atuação política, Diogo revelou ter apresentado 24 projetos de lei e diversas indicações, além de ter garantido R$ 3,5 milhões em emendas parlamentares para a saúde de Vitória da Conquista, destinado ao Hospital Municipal Esaú Matos. Entre as iniciativas, destacou o projeto que proíbe o uso de fogos de artifício com estampido, medida que busca proteger autistas, idosos e animais. “A gente pode festejar com as cores dos fogos, sem o barulho que só representa desespero”, explicou. Para o vereador, seu mandato tem se pautado em ações que unem propostas legislativas e articulação por recursos, com foco em saúde, bem-estar social e respeito à diversidade.
O vereador Diogo Gomes de Azevedo Feitosa, Partido da Social Democracia Brasileira, parlamentar mais votado nas Eleições 2024, detalhou os bastidores de sua desfiliação do União Brasil e comentou os desdobramentos jurídicos da mudança partidária. Em entrevista à Rádio Bandeirantes, o edil manifestou tranquilidade em relação à ação que tramita na Justiça Eleitoral sob o pedido de cassação de sua cadeira na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, justificando que a transição ocorreu devido à escassez de espaço e episódios de perseguição política dentro do União Brasil, liderado na esfera municipal pela prefeita Ana Sheila Lemos Andrade. Ao projetar o cenário para o pleito das Eleições 2026, o tucano confirmou alinhamento estratégico com o grupo liderado por Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto. Segundo o legislador, o foco das articulações reside na construção de uma proposta de abrangência estadual. “A preocupação é com o coletivo e com a mudança da realidade que a Bahia enfrenta”, pontuou. No âmbito da atividade parlamentar na Joia do Sertão Baiano, Diogo Gomes de Azevedo Feitosa destacou a aprovação de matérias voltadas à assistência estudantil e ao combate às vulnerabilidades sociais no ensino público. Entre as iniciativas, apontou o projeto que assegura fardamento escolar completo para os alunos da rede municipal e a proposta que garante a continuidade da alimentação durante o período de férias para estudantes carentes, visando reduzir as desigualdades locais. Ao encerramento, defendeu a ampliação do canal de diálogo entre as secretarias e o Legislativo para dar celeridade às demandas dos conquistenses.
Dono da segunda maior votação nas Eleições 2024, o vereador Odair José Pereira de Oliveira, conhecido publicamente como Dai de Cori, filiado ao Partido Social Democrático (PSD), enfrenta um período de incertezas na Câmara Municipal de Tremedal. O parlamentar, que cumpre o seu sexto mandato, responde a uma representação na Comissão de Ética que pode resultar na perda de sua cadeira. Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON na tarde desta terça-feira (16), em Vitória da Conquista, o edil detalhou os bastidores do imbróglio e assegurou que a iniciativa dos opositores decorre de cobranças incisivas feitas por ele. Segundo o parlamentar, a representação baseia-se em declarações fortes proferidas fora do ambiente do Parlamento Tremedalense. “Eu me excedi em algumas palavras dizendo a verdade. Cobrei de um ex-presidente o valor de um imposto patronal que não estava pago e confrontei outro vereador sobre um episódio em que ele efetuou um disparo de arma de fogo contra um cidadão de bem no meio da rua, algo que ele próprio registrou em queixa na Delegacia”, justificou.
Dai de Cori relatou ainda ter questionado gastos com aquisições para o Legislativo que considerou excessivos. “Eles se uniram na Comissão de Ética e tentam cassar o meu mandato, mas eu não recuo diante de nenhum deles porque sigo com a verdade”, completou. Além do embate jurídico, o vereador comentou a atual situação administrativa de Tremedal, chamando a atenção para o distrito de Lagoa Preta, onde reside e que concentra parcela significativa dos tremedaneses. O parlamentar cobrou maior volume de investimentos em infraestrutura e pontuou que, embora maquinários de pavimentação asfáltica tenham chegado recentemente, as demandas continuam acentuadas. Ao analisar o panorama para a sucessão do prefeito José Carlos Vieira Bahia, o Zé Bahia, o parlamentar confirmou que a base oposicionista mantém a coesão em torno do nome da professora Mônica Ribeiro da Silva, a Mônica do PT, como pré-candidata ao Executivo. De acordo com o edil, o grupo governista ainda não oficializou o nome que disputará a Prefeitura pelo flanco situacionista, mantendo aberto o cenário político.
O BLOG DO ANDERSON reproduz na íntegra em áudio, nesta sexta-feira (12), a entrevista com o médico e prefeito de Cândido Sales, Maurílio Lemos das Virgens, do Partido Social Democrático (PSD). Filho da ex-vereadora e ex-prefeita Sidélia Lemos Dias dos Santos, Maurílio consolidou-se como a principal liderança política de Cândido Sales. Reeleito nas Eleições 2024 tendo como vice o ex-prefeito Hélio Fortunato Pereira, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), no entanto os dois gestores atualmente encontram-se rompidos. No bate-papo, o gestor celebrou sua recondução ao comando do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Vitória da Conquista e Itapetinga (CISVITA), analisou o cenário de investimentos e comentou os bastidores da Política Candidosalense. Durante o encontro, Maurílio Lemos atribuiu a sua permanência na presidência do consórcio de saúde ao reconhecimento dos colegas prefeitos pelo desempenho alcançado. “Tivemos aí a honra de poder ser reconduzido ao cargo de presidente, depois de dois anos de um trabalho árduo e, graças a Deus, motivo de orgulho pela nossa Policlínica de Vitória da Conquista sem destaque na Bahia, primeira colocada em execução de exames, procedimentos, primeira colocada também na execução do programa de especialidades.
Tivemos a honra de receber, é, uma comitiva do da Fiocruz, diretamente do Rio de Janeiro, pelos números que apresentamos e recentemente o secretário de Saúde do Estado de Minas Gerais com seu comitê para ver esse modelo.” Sobre a Administração Municipal, ressaltou a herança política familiar e as frentes de trabalho abertas, que contam com o apoio do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente da República Brasileira Luiz Inácio Lula da Silva.
“Tenho que entender que eu também herdei né uma herança, uma boa herança da minha mãe que já foi cinco mandatos vereadora, uma mandado de prefeita e seguimos aí, né? Esse esse caminho para querer fazer o melhor… Cândido Sales hoje é um canteiro de obras. Nós vimos imbuídos, dedicados com nossa equipe de ação fazer isso. E graças a Deus lá tendo aprovação da da população porque fomos fui o primeiro prefeito relei da história de Candido Sales.” Entre os investimentos, ele destacou a pavimentação no Porto Santa Cruz e a conquista de R$ 100 milhões para o esgotamento sanitário, essencial para atrair indústrias e proteger o Rio Pardo. Ao abordar o distanciamento com o vice-prefeito, que criticou sua ida a Brasília para articular as obras de saneamento, Maurílio Lemos lamentou a falta de diálogo e respondeu com foco na gestão: “Após o rompimento, não é, ele não deu a oportunidade nem de sentar numa mesa, né, como dois homens, como lideranças, com respeito, com ética, para saber o que aconteceu. Então assim, como deu as costas, eu não vou ficar questionando e a minha resposta é trabalho, para tudo.” Apoiado em pesquisas internas que apontam ampla aprovação do eleitorado, o prefeito concluiu afirmando que possui cerca de cinco nomes de confiança no grupo, entre homens e mulheres, e que deixará a escolha do seu sucessor de forma democrática nas mãos do povo.
Cumprindo agenda em Salvador, a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, passou pela bancada do programa Boa Tarde Bahia, na TV Bandeirantes, para falar sobre Vitória da Conquista em vários aspectos, entre eles a política. Na reportagem, Sheila Lemos abordou pela primeira vez o processo que tramita na Justiça Eleitoral da Bahia por infidelidade partidária contra o vereador Diogo Gomes de Azevedo Feitosa, parlamentar que deixou o União Brasil para se filiar ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), legenda pela qual se coloca como pré-candidato à Câmara dos Deputados nas Eleições 2026.
Caso a perda do mandato seja consolidada, Diogo passará a cadeira na Câmara Municipal de Vitória da Conquista para o primeiro suplente da sigla governista, o servidor público da Secretaria da Educação, Alisson Roberto Seles Sá. A movimentação de Diogo Azevedo ocorreu em meio a especulações e boatos de uma “guerra fria” nos bastidores, deflagrada logo após o anúncio da pré-candidatura do advogado Wagner Santos Alves Dias à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) pelo União Brasil. Por ser esposo da prefeita, o nome de Wagner gerou repercussão na base aliada, especialmente por atingir o campo de atuação do deputado estadual Tiago Brandão Correia, presidente do diretório estadual do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) na Bahia, que tem Conquista, a sua Terra Natal, como um dos principais redutos eleitorais.
Como reação, Tiago atraiu Diogo, vereador mais votado nas Eleições 2024, para as fileiras tucanas, criando o desenho de um racha na sustentação do Executivo Conquistense. Ao ser questionada sobre a relação com Tiago Correia e os desdobramentos na Câmara Municipal de Vitória da Conquista com a postulação de seu esposo, a prefeita descartou categoricamente a existência de atritos. “Então, vamos lá, não tem briga nenhuma, pelo menos a minha parte não tem, eu não, eu não costumo brigar com ninguém, né?”, garantiu a gestora, assegurando que o deputado estadual despontou como o primeiro a ser formalmente avisado sobre as intenções de Wagner Dias antes mesmo de o grupo consultar lideranças como ACM Neto, o ex-prefeito Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto.
Sheila explicou que a Joia do Sertão Baiano deseja um representante que vivencie o cotidiano e os problemas. Apesar do tom pacificador em relação à convivência política, a chefe do Executivo manteve uma postura firme e técnica sobre as regras eleitorais ao comentar a saída do antigo aliado para o PSDB. A prefeita pontuou que o parlamentar estava ciente dos riscos jurídicos ao trocar de partido fora das janelas permitidas. “Não sou eu que tô falando, não é não é não sou eu que quero, é tá lá na na Lei, né? Que quando sai sem uma justificativa, é infidelidade partidária e o suplente tem direito a entrar está pedindo a sua vaga”, reforçou Sheila Lemos, reiterando que o mandato pertence à agremiação partidária e que a cobrança por parte do suplente Alisson Roberto é um direito legítimo e natural.
O vereador Diogo Gomes de Azevedo Feitosa, parlamentar mais votado nas Eleições 2024 para a Câmara Municipal de Vitória da Conquista, quebrou o silêncio sobre o imbróglio jurídico-político que ameaça sua permanência no Legislativo. Eleito pelo União Brasil, o edil migrou recentemente para as fileiras do Partido da Social Democracia Brasileira, legenda pela qual planeja disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas Eleições 2026. A mudança partidária abriu margem para questionamentos sobre infidelidade por parte do União Brasil, que pode requerer a cadeira por direito de suplência. Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON, o parlamentar minimizou o andamento das ações judiciais e garantiu que apresentará defesa consistente assim que houver a notificação oficial. “Eu não fui citado, amigo, pela Justiça ainda. Eu sei que tem um processo, mas não fui citado ainda. Eu tô esperando a resolução. Com certeza, eu vou brigar, vou provar que eu tenho minhas razões e agir de forma correta”, declarou Diogo. Questionado sobre os desdobramentos, o cenário ganha contornos de tensionamento com o Executivo Conquistense. O Diretório Municipal do União Brasil segue sob o comando da ex-vice-prefeita Irma Lemos dos Santos Andrade, mãe da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade. Diogo Feitosa confirmou o distanciamento político e o fim da aliança com a gestora municipal. “Não tenho relação, assim. Relação, acho que nenhuma mais, né? Eu, por mim, teria mantido, mas acho que é uma decisão dela mesmo. Aí tá tudo bem”, desabafou o legislador, consolidando sua nova postura de independência na Joia do Sertão Baiano. Anteriormente, o vice-presidente nacional do União Brasil, Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, o ACM Neto, esquivou-se de uma interferência direta no caso, repassando a decisão à Comissão Conquistense.
O vereador Diogo Gomes de Azevedo Feitosa, parlamentar mais votado nas Eleições 2024 para a Câmara Municipal de Vitória da Conquista, enfrenta um imbróglio jurídico-político que poderá custar a sua cadeira. Eleito pelo União Brasil, o edil migrou recentemente para as fileiras do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e está na corrida à Cãmara dos Deputados nestas Eleições 2026, movimentação que abriu margem para questionamentos sobre infidelidade partidária por parte de sua antiga legenda. Na noite de sexta-feira (22), o BLOG DO ANDERSON conversou sobre o tema com o ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, o ACM Neto, pré-candidato ao Governo da Bahia. O líder político esquivou-se de uma interferência direta, repassando a responsabilidade da decisão às lideranças locais. “Veja, essa é uma questão que tá sendo discutida aqui no plano municipal e que vai ser conduzido aqui pelo Diretório Municipal do União Brasil”, pontuou Neto. Na Joia do Sertão Baiano, o Diretório Municipal do União Brasil segue sob o comando da ex-vice-prefeita e ex-vereadora Irma Lemos dos Santos Andrade, mãe da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade. Cabe à Executiva Municipal deliberar se acionará ou não a Justiça Eleitoral para requerer o mandato por direito de suplência da sigla.
Dois ícones da Política Baiana, os deputados Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA) e José Raimundo Fontes (PT) com ações consolidadas em diversos municípios estão na corrida às Eleições 2026 e devem ser apoiadores nas Eleições 2028 à Prefeitura de Vitória da Conquista. Em conversa com o BLOG DO ANDERSON na manhã desta quinta-feira (30), na histórica Praça 9 de Novembro, o sociólogo Edwaldo Alves Silva analisou o atual cenário político e a reorganização das forças de esquerda após o resultado da Eleições 2024.
Edwaldo destacou que o campo progressista está se preparando para recuperar espaço, buscando unir todas as correntes democráticas e antifascistas para garantir uma vitória expressiva neste ano, com o objetivo de reeleger o governador Jerônimo Rodrigues Souza e o presidente da República Brasileira Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o sociólogo, a expectativa é que os atuais deputados petistas sejam os mais votados em Conquista, dificultando o avanço de grupos de direita e bolsonaristas.
Sobre a sucessão municipal, Edwaldo Silva adiantou que nomes como o da vereadora e presidente do partido, Márcia Viviane Araújo Sampaio, e o de Fernando Vasconcelos Silva, o Jacaré, possuem grande potencial, mas reforçou a provável ausência dos nomes tradicionais na cabeça da chapa: “As informações que nós temos até agora é que Waldenor e o Zé Raimundo não vão sair candidatos, eles querem manter, né, o mandato federal e estadual”. Para ele, a definição de um candidato competitivo que abrace as ideias democráticas deve ocorrer nas antecipações das Eleições 2028.
O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a elegibilidade de Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, encerrando definitivamente a disputa judicial sobre o resultado das Eleições 2024 à Prefeitura de Vitória da Conquista. A decisão, considerada a última e irrevogável, põe fim ao processo de inelegibilidade que tramitava desde o período eleitoral. A ação havia sido movida pela coligação “A força pra mudar Conquista”, encabeçada pelo deputado federal e então prefeiturável Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA). Com a publicação da sentença definitiva nesta quarta-feira (29), qualquer dúvida jurídica remanescente sobre o mandato da gestora foi sanada, consolidando sua permanência no cargo conforme enfatiza o BLOG DO ANDERSON.
O vereador Diogo Gomes de Azevedo Feitosa, o mais votado nas Eleições 2024 para a Câmara Municipal de Vitória da Conquista, não definiu se entrará no páreo das Eleições 2026, mas não descartou a possibilidade de deixar o União Brasil. Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON na manhã desta quarta-feira (29), Diogo comentou sobre a dinâmica política, reforçando que sua relação com a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, é de respeito, e não de subordinação. Diogo abordou o futuro partidário diante da proximidade da janela eleitoral, admitindo que a mudança é uma possibilidade e que recebeu convites de outros partidos: “Se existe janela. Penso sim, penso, penso, penso.” O vereador mencionou que teve uma conversa interessante com o Partido Comunista: “a conversa foi focada em trabalhar para as pessoas, em trazer recursos para a conquista, em trazer obras para a conquista e óbvio de um futuro político, né?”.
No passado, Diogo Gomes de Azevedo Feitosa estava ligado ao Partido dos Trabalhadores, mas acabou integrando a gestão do então prefeito Herzem Gusmão Pereira [1947 – 2021], chegando ao cargo de diretor geral da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, que reúne o Centro de Reabilitação, Laboratório Central e o Hospital Municipal de Vitória da Conquista. Com isso, Diogo Azevedo, que hoje é do União Brasil, formou uma base de apoios que o levou à Câmara Municipal de Vitória da Conquista com a expressiva votação de 6.017 votos nas Eleições 2024. Agora, surgem rumores de que Diogo estaria mudando de lado, passando da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade para o grupo liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues Souza, do Partido dos Trabalhadores. No Jornal da Cidade, via Rádio Clube de Conquista, nesta segunda-feira (29), gravado e reproduzido na íntegra pelo BLOG DO ANDERSON, Josenildo Freitas Nascimento, o Nildo Freitas, ex-vereador e atual diretor de Habitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, abordou o assunto polêmico, destacando que “a política, ela é feita de momentos. de escolhas, de apoios, de lado e claro que a cada cenário eleitoral algumas peças elas podem optar por mudar de posição, mudar de lugar. Isso na política é normal, certo, gente? Só para deixar claro, é normal”. O radialista, no entanto, fez uma reflexão sobre a moralidade nas escolhas, lamentando que: “Mas infelizmente algo que eu vejo na política é a tal da ingratidão”, e complementou que “eu acho que a gratidão, ela tem que falar mais forte na hora que você faz uma escolha”. A reportagem sugere que o vereador estaria “avaliando novos caminhos” por insatisfação, já que ele “teria interesse em sair candidato a deputado estadual. Mas aí surgiu um nome e logicamente vai ter o apoio da prefeita que é do marido dela, Doutor Wagner Alves, que já colocou o seu nome à disposição”. O comentário reforçou a importância do apoio político recebido na eleição de Diogo: “Ele teve um apoio substancial… Esse apoio foi fundamental também, viu, vereador, para a sua eleição. E não se pode esquecer disso”. O apresentador concluiu que o movimento, se confirmado, “seria uma baixa no que diz respeito ao grupo da prefeita Sheila Lemos, teria”. Finalizando com uma analogia conhecida, ele disse que a política é “como as nuvens, uma um momento tá de uma forma, outro momento tá de outra, enfim”, e sugeriu que o vereador deveria colocar na balança a reflexão: “Mas o bom é que pudesse colocar na balança gratidão, gratidão e gratidão.” O BLOG DO ANDERSON solicitou e aguarda uma posição oficial de Diogo Azevedo.
Na manhã do sábado (1º), o BLOG DO ANDERSON reencontrou uma figura icônica da história recente de Vitória da Conquista: Albino Antônio da Silva Filho, mais conhecido como Irmão Albino. Aos 61 anos, ele carrega uma trajetória marcada por três décadas de serviços prestados à Polícia Militar da Bahia, além de uma atuação política nas Eleições 2024, quando concorreu a uma vaga na Câmara Municipal de Vitória da Conquista pelo Solidariedade e obteve 809 votos. Conhecido anteriormente como Sargento Albino, o agora Irmão Albino teve uma guinada em sua vida após sua conversão à Igreja Evangélica. Inspirado pelo ex-deputado federal e também cantor gospel Irmão Lázaro [1966–2021], ele descobriu na música uma nova missão. “Quem me deu esse incentivo e descobriu que eu tinha talento para cantar foi o Irmão Lázaro. Inclusive, tive a oportunidade de gravar com ele”, contou durante entrevista concedida à reportagem do BLOG DO ANDERSON na Central de Abastecimento Edmundo Silveira Flores.
Filho da saudosa Dona Dió, considerada a primeira Baiana de Acarajé da Joia do Sertão Baiano, Irmão Albino tem levado mensagens de fé e esperança por onde passa. “A única coisa que nós temos que fazer é acreditar em Deus para que Ele faça do nosso Brasil um país que os brasileiros merecem”, disse. Atualmente, ele se dedica à gravação de um novo projeto musical. “Acabei de sair do estúdio de gravação. Estamos trabalhando no nosso novo trabalho que vem aí, com a música O Poder da Oração. Vai ter até clipe”, adiantou. Apesar do mistério, ele compartilhou um trecho de outra canção de sua autoria: “Eu vou orar de madrugada, eu vou me fortalecer, é porque a oração é muito cheia de poder. Com muita fé e confiança, em Jesus Cristo eu vou vencer.” Ao refletir sobre os tempos atuais, Irmão Albino reconhece os desafios enfrentados pelo país, mas se mantém otimista: “Sabemos que o nosso país está passando por um momento complicado, politicamente, economicamente, mas isso vai se resolver, graças a Deus.”
Diplomada nesta sexta-feira (26) pela Justiça Eleitoral, Gabriela de Diego Garrido, do Partido Verde, assume uma cadeira na Câmara Municipal de Vitória da Conquista. Delegada da Polícia Civil da Bahia, Gabriela conquistou 2.301 votos nas Eleições 2024 e garantiu o mandato após decisão judicial que anulou os votos do Avante, devido ao descumprimento de normas eleitorais. Com essa medida, o vereador conhecido como Natan da Carroceria, nome político de Antoniel Alves da Silva, perdeu o mandato, tendo seus 1.505 votos anulados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista informou aguardar a notificação oficial para realizar a posse da nova vereadora. Uma reunião com Gabriela Garrido está marcada para segunda-feira (28), com o objetivo de definir a data e horário da cerimônia. O Avante comunicou que não apresentará recurso contra a decisão, enquanto Natan da Carroceria pretende recorrer por conta própria. Reportagem do BATV, reproduzida pelo BLOG DO ANDERSON neste sábado (26), trouxe os detalhes sobre o caso.
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) manteve, por 5 votos a 2, a cassação do mandato do vereador Natan da Carroceria, como é conhecido Antoniel Alves da Silva, eleito com 1.505 votos em Vitória da Conquista, por fraude à cota de gênero praticada pelo Avante nas Eleições 2024. A ação foi movida pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), que apontou uma candidatura fictícia de mulher na chapa. Com isso, todos os votos do partido foram anulados. A decisão, no entanto, ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com a perda do mandato, quem deve assumir a vaga na Câmara Municipal é Gabriela de Diego Garrido, do Partido Verde (PV). Em entrevista à Rádio Clube de Conquista, repercutida pelo BLOG DO ANDERSON, Natan afirmou que recebeu a decisão com tranquilidade e que irá recorrer até a última instância. “Enquanto houver um por cento de chance, estaremos ali lutando”, declarou. Ele comparou seu caso ao da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, que também enfrentou um processo semelhante e saiu vitoriosa em Brasília. O vereador criticou a condução do processo dentro do Avante, mencionando desentendimentos com a direção do partido local. “Quem deveria estar dando essa entrevista aqui nem seria eu, teria que ser o partido, mas por conta de divergência do partido para com a minha pessoa, eu nunca vi… é fogo amigo”, disse. Natan também questionou o rigor da legislação sobre a cota de gênero e defendeu a participação das mulheres na política de forma autêntica. “A mulher deve ser mais ativa na política, não por exigência de cota, mas sim por iniciativa própria”, opinou. Ele agradeceu o apoio recebido, reafirmou sua conduta ética e anunciou que está movendo ações judiciais contra pessoas que, segundo ele, tentaram denegrir sua imagem. Ao final, pediu calma aos eleitores e reforçou: “A lei vale para os dois lados e tem três instâncias justamente para isso, para que a justiça seja feita de verdade.”
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) manteve, na segunda-feira (14), por cinco votos a dois, a cassação do mandato do vereador Natan da Carroceria, como é conhecido Antoniel Alves da Silva, por fraude à cota de gênero cometida pelo Avante nas Eleições 2024. A decisão foi tomada durante a análise do recurso apresentado pelo partido contra a sentença de primeira instância. A ação foi movida pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), que apontou a candidatura fictícia de Gilvaneide Teixeira, registrada apenas para cumprir a exigência legal de participação mínima de mulheres nas chapas proporcionais. Com a confirmação da fraude, todos os votos da legenda foram anulados e os mandatos obtidos pelo Avante, inclusive o de Natan, perderam a validade. Com a decisão, a vaga na Câmara Municipal de Vitória da Conquista deverá ser ocupada por Gabriela de Diego Garrido, do Partido Verde (PV). No entanto, ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que pode adiar a definição sobre a nova composição do Legislativo Conquistense. As informações foram divulgadas pelo Conquista Agora, programa da Rádio Brasil, e repercutidas pelo BLOG DO ANDERSON nesta terça-feira (15). Até o momento, o edil não se manifestou sobre o caso.
As Eleições 2024 ainda não se encerraram na Joia do Sertão Baiano. Uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) anulou todos os votos recebidos pelo partido Avante, após o reconhecimento de fraude à cota de gênero, regra que estabelece a participação mínima de mulheres nas chapas proporcionais. A medida foi baseada em indícios de candidaturas fictícias. Com a anulação, o vereador Antoniel Alves da Silva, o Natan da Carroceria, eleito pelo Avante, perdeu o mandato.
A vaga passa a ser ocupada por Gabriela de Diego Garrido, filiada ao Partido Verde (PV), que concorreu pela Federação Fé Brasil [PT, PV e PCdoB]. Conhecida por sua atuação firme em defesa da justiça, da segurança pública e dos direitos das mulheres, Gabriela Garrido vinha se destacando na Política Conquistense. Sua chegada ao Parlamento Municipal é vista por muitos como um avanço na representatividade feminina e no fortalecimento de pautas progressistas. Cabe recurso à decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em uma entrevista ao programa UP Notícias, nesta terça-feira (26), a ex-secretária municipal de Saúde, Fernanda Oliveira Maron, revelou os fatores que culminaram em sua exoneração do cargo. Graduada em enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especialista em Saúde Pública, Fernanda Maron declarou ter deixado a pasta “muito magoada”, apontando a falta de autonomia administrativa e ingerências externas como os principais motivos para o desfecho de sua gestão. Durante a conversa, a ex-gestora mencionou ter sofrido pressões e interferências nas decisões cotidianas por parte de colegas de outras secretarias, motivadas por laços de amizade internos, o que comprometeu a condução técnica das ações planejadas. De acordo com o relato, o estopim ocorreu após uma conversa direta com a chefe do Executivo Conquistense. “A minha saída foi desejo da prefeita. Ela entrou em contato comigo dizendo o que que eu tinha entregue para a saúde, o que que eu tinha trazido de recursos para a saúde. Eu escutei três frases dela que realmente me deixaram muito magoada. E a partir dali, dessas três frases que ela colocou, eu achei que o momento de encerrar seria esse, porque se eu não estava tendo o reconhecimento da nossa gestora, não fazia mais sentido eu permanecer em um governo em que ela não estava entendendo que eu estava fazendo um bom trabalho”, desabafou Maron. Na ocasião, a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade sugeriu que a secretária solicitasse o pedido de demissão, proposta rejeitada pela profissional, que preferiu que a exoneração partisse do próprio Gabinete. Fernanda Maron também confirmou os rumores de bastidores que indicavam articulações políticas para substituí-la pelo ex-secretário de Saúde de Brumado, Cláudio Feres, relacionando a mudança a arranjos do grupo governista. A ex-secretária, que possui vínculo de parentesco com o ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao Governo do Estado, Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, ACM Neto, reafirmou seu alinhamento com a liderança do primo, mas negou que sua saída estivesse diretamente associada à definição de apoios para candidaturas nas Eleições 2026. Sobre a recente inauguração da nova sede da Unidade Básica de Saúde Régis Pacheco, Fernanda lamentou ter sido surpreendida com a retirada de seu nome da placa inaugural, cuja confecção original já previa sua participação, mas ressaltou que o legado de seu trabalho técnico e a implantação da Sala Lilás para o acolhimento de mulheres vítimas de violência permanecem como benefícios consolidados na Joia do Sertão Baiano. O BLOG DO ANDERSON gravou e reproduz o Pingos nos Is com Deusdete Dias Filho no UP Notícias.
O povo é enganado por um tempo, por um bom tempo, mas não por todo tempo. Há uns quinze anos ou mais, numa roda de conversas num bar, disse que uma extrema direita estava vindo aí para assumir o poder no Brasil através do discurso das igrejas neopentecostais ultraconservadoras. Cheguei a falar sobre o perigo de uma ditadura. Lembro que alguns comentaram que não havia mais clima no país para isso. Fiz ver que o projeto dos pastores era justamente, em nome de Deus, pátria, família e tradição, eleger pelo voto direto popular suas lideranças para exercer cargos políticos nos legislativos, depois partir para tomar o poder executivo e impor o autoritarismo. Confira a opinião de Jeremias Macário.