A alienação é um conceito complexo, frequentemente descrito na sociologia e na filosofia como um estado em que o indivíduo perde a consciência de si mesmo, de seu valor e de sua capacidade de agir de forma autônoma, tornando-se, em certo sentido, um “objeto” ou alheio à sua própria realidade. Alguns pontos centrais sobre o que caracteriza o alienado e sua relação com a mídia, que são constatados, no jogo de poder nas relações mídia, sociedade, como aparecem as patologias individuais e coletivas. Não pertence a si mesmo: O alienado age sem ter consciência de sua própria subjetividade, aceitando crenças e comportamentos impostos de fora para dentro. O Papel da Mídia e da “Indústria Cultural”: Veículos de comunicação, TVs, rádios e redes sociais podem atuar na massificação do pensamento. A “indústria cultural” pode moldar opiniões, transformar cultura em mercadoria e incentivar o consumo sem reflexão. Acreditar em Coisas Inacreditáveis: Alienados podem ignorar fatos factuais e acreditar em narrativas simplificadas ou falsas, pois se mantém alheios à realidade concreta que os cerca. Leia na íntegra o artido do professor doutor Dirlei Andrade Bonfim.
Resultados da Busca por Eleições 2024
Jeremias Macário de Oliveira | o Cangaço Nordestino e o urbano onde o povo vive no fogo cruzado

Jeremias Macário de Oliveira | jornalista e escritor
Numa análise antropológica, existem muitas semelhanças entre o cangaço nordestino dos finais do século XIX até meados do século XX, com a evolução acelerada do “cangaço” urbano. As maiores delas estão nas causas do abandono dos governantes e nas injustiças sociais que geraram a pobreza e a miséria. Os cangaceiros se autodenominavam de governadores e reis dos sertões, enquanto o “cangaço” urbano, com seus chefes das principais facções de traficantes (PCC e Comando Vermelho), criou um Estado dentro do Outro, com suas próprias leis de domínio onde o povo é extorquido e se tornou propriedade privada deles. Continue a leitura do artigo de Jeremias Macário de Oliveira.
Reportagem do BATV | cassação de Natan provoca mudança na Câmara Municipal de Vitória da Conquista

Uma mudança na composição da Câmara Municipal de Vitória da Conquista deve ocorrer nos próximos dias. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) cassou o mandato do vereador Natan da Carroceria, como é conhecido Antoniel Alves da Silva, do Avante, após reconhecer fraude à cota de gênero nas Eleições 2024. A decisão anulou todos os votos recebidos pelo partido, resultando na perda do mandato parlamentar. A Corte, por cinco votos a dois, entendeu que houve uso de uma candidatura fictícia para preencher a cota mínima de 30% de gênero exigida por lei. Segundo o TRE-BA, a candidata apontada como “laranja” não realizou campanha, não teve movimentação financeira, tampouco presença nas redes sociais, tendo recebido apenas um voto. A fraude fere o artigo 10º, parágrafo 3º da Lei das Eleições, que exige equilíbrio de gênero nas chapas proporcionais.
Com a cassação, a vaga será ocupada por Gabriela de Diego Garrido, do Partido Verde, primeira suplente da Federação Brasil da Esperança [PT, PV e PCdoB]. Autora da ação que levou à anulação da chapa do Avante, Gabriela comentou: “Era uma expectativa já nossa, porque existe jurisprudência pacífica. A cota de gênero é uma legislação”. Para ela, a decisão representa um avanço na luta por mais representatividade feminina na política.
Apesar do recesso parlamentar, o Parlamento Conuistense, presidida por Ivan Cordeiro da Silva Filho, do Partido Liberal, informou que só adotará providências após a notificação oficial da Justiça Eleitoral. “Ainda não fomos notificados, tomamos ciência dessa notícia primeiramente pela imprensa. Estamos aguardando essa notificação oficial para que possamos tomar as medidas cabíveis e dar posse à nova vereadora”, declarou a presidência da Casa. Em nota, o Partido Verde celebrou a decisão, destacando o caso como simbólico para o fortalecimento da presença feminina na política conquistense. O Avante, por sua vez, informou que não recorrerá e cumprirá a determinação da Justiça. Já Natan da Carroceria afirmou que entrará com recurso de forma independente: “Aguardamos apenas os prazos legais. Assim que for publicado no Diário, a gente entra com a ação recorrendo”. A reportagem é do BATV, reproduzida pelo BLOG DO ANDERSON nesta quarta-feira (16).
Momento Histórico | quadro de Sheila Lemos ilustra a Galeria da Casa Memorial Régis Pacheco

No final da tarde da segunda-feira (30), a Casa Memorial Governador Régis Pacheco sediou a cerimônia de entronização do quadro da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade. “É um dia histórico: uma mulher, primeira prefeita de Vitória da Conquista, sendo retratada por outra mulher. A artista Pâmela, com muita sensibilidade, produziu essa linda obra que agora integra o memorial da Casa Régis Pacheco, na sala onde estão os quadros de todos os ex-gestores deste município. Homens que fizeram e construíram esta cidade. Agora, temos também a imagem da primeira mulher prefeita, e isso me honra profundamente”, declarou Sheila Lemos que esteve ao lado do primeiro cavalheiro, Wagner Santos Alves Dias. A cerimônia ocorreu um dia após o aniversário da gestora, celebrado em 29 de junho. Em seu discurso, Sheila destacou a presença significativa de mulheres na Administração Municipal, tanto no secretariado quanto entre servidoras. “O trabalho é sempre coletivo: com vereadores, quase 10 mil servidores públicos, associações, conselhos e todos que contribuem para o desenvolvimento da cidade. Buscamos crescimento com responsabilidade social, preservando o meio ambiente e cuidando daqueles que mais precisam. Esse é o propósito que nos move diariamente”, completou.
A galeria da Casa Régis Pacheco reúne imagens das figuras que ocuparam a chefia do Poder Executivo ao longo da história, desde os intendentes da República Velha até os prefeitos contemporâneos. Pela primeira vez, o quadro de um gestor foi pintado por uma mulher. A artista plástica e tatuadora Pâmela Dantas, natural de Vitória da Conquista e graduada em Psicologia, desenvolve uma trajetória autodidata nas artes visuais, trabalhando com técnicas como pintura a óleo, aquarela, acrílica e giz pastel oleoso. Além da produção artística, atua em curadoria, expografia e montagem de exposições. Para ela, ver sua obra entre os retratos oficiais dos ex-prefeitos carrega um forte simbolismo. “É uma honra e uma alegria ter uma obra na Casa Régis Pacheco. Tenho muito carinho por esse espaço, onde já atuei em projetos de curadoria e exposições.
Nunca imaginei que um dia teria uma pintura minha na galeria dos gestores. É simbólico: uma mulher retratando a primeira prefeita do município”, declarou. O convite partiu inicialmente para seu pai, o artista plástico Marcos Oliveira, que sugeriu que Pâmela assumisse o projeto. “Trabalho com artes plásticas há 10 anos, mas de forma mais reservada. São movimentos da vida que nos levam a lugares inesperados. A gente parte, mas o trabalho fica; a história registra. Estou muito feliz e emocionada”, finalizou. Nascida em Vitória da Conquista, Ana Sheila Lemos Andrade é mãe de Ana Clara e Karol. Filha de José Andrade e Irma Lemos Santos Andrade, ex-vice-prefeita, é cristã, empresária, formada em Administração e pós-graduada em Gestão Empresarial e Marketing em Varejo. Iniciou sua trajetória profissional no comércio local, passou pelo INSS como atendente e atuou como assessora parlamentar na Câmara Municipal. Eleita vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), reelegeu-se presidente, tornando-se a segunda mulher a comandar a entidade. Nas Eleições 2020, compôs a chapa como vice-prefeita ao lado de Herzem Gusmão Pereira. Com o afastamento do prefeito para tratamento de saúde, assumiu a chefia do Executivo em 1º de janeiro. Após o falecimento de Herzem, tomou posse definitiva, tornando-se a primeira mulher a governar Vitória da Conquista. Em 2024, Sheila Lemos foi reeleita em primeiro turno, com 116.448 votos, o que representa 58,83% dos votos válidos.

































