Avaliação Política | Andreson aponta inconstitucionalidade na Lei do Esgoto e faz alertas ao Governo de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O vereador Andreson Ribeiro Alves, do Partido Comunista do Brasil, mantém-se como um dos nomes da oposição na Joia do Sertão Baiano. Ex-aliado do deputado estadual Jean Fabrício Falcão (PCdoB), o parlamentar e advogado, integrante da tradicional Família Miguelense, sinaliza novos rumos para as Eleições 2026. Em encontro com o BLOG DO ANDERSON na tarde deste sábado (20), na Allp Fit Academia, o legislador abordou o cenário eleitoral, expressou dúvidas sobre sua permanência no PCdoB, criticou a saúde financeira do Município de Vitória da Conquista e apontou a inconstitucionalidade da recente Lei que reduz a taxa de esgoto da Empresa Baiana de Águas e Sanemaento (EMBASA) sancionada pela prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil. Ao avaliar o pleito de outubro, o vereador demonstrou otimismo com as candidaturas majoritárias do seu grupo, mantendo o tom de apoio irrestrito: “É o processo eleitoral como sempre é disputado em nível de Brasil, no estado, né? Mas o nosso campo político tem muito trabalho para o estado e aí certamente vai dar novamente Lula no quarto mandato, Jerônimo na reeleição e todo o conjunto aí aí, de senadores e deputados e nosso time. Deputados da nossa influência aí. Estamos trabalhando aí nas algumas perspectivas, vamos dar muito força ao deputado Osni, ao deputado Waldenor, à deputada Olívia Santana também. Estamos aí na luta ativo”.

Questionado sobre o distanciamento político de Fabrício Falcão, minimizou desavenças e tratou o afastamento de forma institucional: “Não, é questão de ciclo. Caminhada, cada um está fazendo sua caminhada e dando sua contribuição também”. Indagado se haveria espaço para uma reaproximação, completou: “Não, a gente tem consideração, tem respeito e torce também que dê tudo certo”. A respeito dos bastidores da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, o parlamentar confirmou o convite para Camarote do Arraiá da Conquista, mas descartou presença:

“Não, não. Na verdade, a secretária teve ontem na Câmara conversando com os vereadores e aproveitou o ensejo também para convidar os vereadores para ir ao camarote da prefeitura. Mas eu já tô com a idade avançada e para perder noite é difícil. Certamente aí minha menina deve ir, né? E a gente torce que porra tudo bem, muita paz que é importante, a gente tá num momento muito delicado de muitas violências, inclusive no trânsito, se beber não dirija, é importante ter essa consciência”. Sobre os rumos do processo disciplinar envolvendo o vereador  Gilvan Nunes Pereira, o Dinho dos Campinhos, do Repúblicanos, por rachadinhas, manteve cautela: “Eu não sei porque eu não tô a dentro da comissão de disciplinar, né? Então eu não tenho como falar nada. Mas de um de um modo geral, o vereador Dinho é um homem batalhador, um homem do povo. Tomara que resolva da melhor maneira possível”.  O tom crítico elevou-se ao examinar a eficiência da atual gestão do Executivo Municipal; embora preserve a figura pessoal da prefeita, Andreson apontou sérios gargalos orçamentários na máquina pública, criticando o gasto anual de R$ 82 milhões com Transporte Coletivo Urbano, o início do pagamento de empréstimos, o excesso de terceirizações e a criação de 150 cargos de livre nomeação. Ao encerramento, o vereador também reprovou a execução do projeto Muralha Digital, afirmando que o serviço custa duas vezes e meia a mais que o anterior e não possui nenhuma integração real com as forças de segurança.

Repercussão Nacional | corpo de cabeleireiro é encontrado com sinais de violência em estrada

Foto: Reprodução | Instagram

O corpo de Mikael dos Santos Lima, cabeleireiro de 29 anos, acabou localizado em uma área de mata às margens de uma estrada em Franca, no interior de São Paulo, após uma semana de buscas. O cadáver apresentava sinais de violência e estava coberto por placas de grama. A descoberta ocorreu quando um adolescente que passava pela região sentiu um forte odor e avistou uma moto caída. Ao averiguar o local, o jovem achou o corpo da vítima.

A motocicleta preta correspondia ao veículo visto nas últimas imagens de câmeras de segurança que registraram o profissional de beleza ainda com vida. Conforme reportagem da TV Record reproduzida pelo BLOG DO ANDERSON neste domingo (21), Thales, amigo de Mikael desde os 15 anos, desponta como o principal suspeito do crime. O homem acabou detido sob a acusação de extorsão após tentar cobrar R$ 50 mil da mãe do cabeleireiro em troca de informações sobre o paradeiro do filho. A Polícia Civil investiga agora a participação direta do acusado no homicídio.

Arraiá da Conquista | com arena lotada no Parque de Exposições Teopompo de Almeida

Fotos: SECOM | PMVC

O Arraiá da Conquista iniciou oficialmente a programação na noite deste sábado (20), com a abertura dos portões do Parque de Exposições Teopompo de Almeida. Organizado pela Salvador Produções, o evento projeta cinco dias de movimentação intensa em Vitória da Conquista, reunindo atrações da música regional e nacional em uma estrutura planejada para garantir conforto e segurança ao público.  A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade compareceu à abertura institucional na sala de imprensa, que homenageia a jornalista Sara Costa de Castro, acompanhada do secretário de Cultura, Alecxandre Magno Melchisedeck Meira. A gestora ressaltou a expansão física e o reposicionamento estratégico do festejo no circuito turístico do Nordeste. “A gente vem melhorando o nosso Arraiá a cada ano, ampliamos o espaço vindo para o Parque de Exposições, dando mais conforto para a população e para quem trabalha. Com certeza vamos bater recorde de público, porque eu, mesmo morando perto, demorei para conseguir chegar. Serão cinco dias de muita festa, alegria, forró, frio e gente bonita. Agradeço a todos os servidores públicos que estão trabalhando desde o início do mês no parque para montar toda a estrutura, e um reconhecimento especial à Secretaria de Cultura, que desde o ano passado trabalhou para montar essa grade incrível. Que a gente possa ter uma festa segura e tranquila como em todos os anos”, afirmou a prefeita.

O titular da pasta de Cultura, Alecxandre Magno, enfatizou o planejamento operacional adotado para absorver a demanda de visitantes. “Hoje finalmente está começando o Arraiá da Conquista, esse evento maravilhoso que estamos entregando para a população de Vitória da Conquista e para os turistas que chegam à nossa cidade. O primeiro dia sempre dá uma ansiedade, mas a nossa cidade tem a infraestrutura para receber esse grande público. Passei agora pela entrada do Parque de Exposições, está lotado, e espero que todas as pessoas possam aproveitar esses cinco dias de festa”, avaliou o secretário.

A abertura do palco principal ficou sob a responsabilidade de Tarcísio do Acordeon, expoente do estilo “forró de vaquejada”. A grade da primeira noite também incluiu apresentações de Xamêgo Proibido e Dorgival Dantas. Paralelamente, o palco alternativo da Vila Junina abrigou os shows de Alex Simmpa, Baiano de Dois, Gui de Paula e Narjara Paiva. O evento atraiu visitantes de diferentes regiões, como o casal Kácia de Oliveira e Fábio Renan, naturais de Bom Jesus da Lapa, que viajou à Joia do Sertão Baiano atraído pela programação. “A gente já conhecia a cidade, mas nunca tinha vindo ao Arraiá. A expectativa está alta para a gente vir todos os dias, para ver Targino Gondim, Joelma, Pablo, que somos muito fãs. Gostamos da organização, da segurança. Tem tudo para ser uma festa maravilhosa”, relatou Kácia. Moradores locais também registraram presença na noite de estreia. A aposentada Iraci Lima, de 73 anos, destacou o entusiasmo com a tradição da época. “Eu gosto muito de São João, é a minha festa favorita. Vim para passear, comemorar, me divertir. Independente de quem esteja tocando, vou aproveitar”, comentou. A estudante Thainá Souza, de 20 anos, compareceu em grupo para acompanhar a principal atração da noite. “Chamei o pessoal para curtir o show, já tem um bom tempo que sou fã do trabalho dele. E a gente aproveita para passear, tirar fotos, comer. A expectativa é muito boa”, concluiu.

Destaque Nacional | Gestare Medicina Reprodutiva inaugura laboratório de alta complexidade em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Consolidada como polo regional de saúde, Vitória da Conquista recebeu um importante investimento tecnológico na área médica. A Gestare Medicina Reprodutiva inaugurou suas modernas instalações na noite de quinta-feira (18), em evento que contou com cobertura especial do BLOG DO ANDERSON e reportagem da Rádio Clube de Conquista. O grande diferencial da expansão baseia-se em uma cooperação com o FertGroup Medicina Reprodutiva, considerado o maior grupo do segmento na América do Sul, trazendo uma infraestrutura laboratorial de ponta. A instituição passa a oferecer tratamentos complexos de fertilização in vitro, preenchendo uma lacuna que antes obrigava pacientes do Centro-Sul Baiano a migrarem para grandes metropoles.

Segundo a administradora da clínica, Atilene Bastos dos Santos Côrtes, o avanço democratiza o acesso aos procedimentos. “Hoje a gente tem um laboratório completo e a equipe médica de São Paulo que vai vir aqui atender na Gestare. Os pacientes da cidade e da região iam para São Paulo para poder fazer tratamento de fertilização in vitro. Hoje o sonho do bebê em casa tá mais próximo de todo mundo. A reprodução humana veio para facilitar ainda mais a vida das mulheres, que podem congelar seus óvulos e adiar o sonho da maternidade. As pessoas não vão precisar mais sair da Bahia, sair do estado ou de Conquista para fazer um tratamento completo”, detalhou a gestora. Para o médico e coadministrador da instituição, Davi Cortes dos Anjos, a entrega do espaço laboratorial coroa um planejamento focado em medicina de precisão. “Essa é a construção e a concretização de um sonho que foi gestado há alguns anos. Hoje a gente concretiza trazendo para Conquista um serviço de excelência em reprodução assistida.

Acho que isso é um marco para a saúde em Conquista, que tem essa capacidade de ser um polo atrator de investimento e de pensamento vanguardista”, avaliou o profissional. O ato inaugural reuniu expressivo contingente da classe médica e representantes do Executivo Municipal. Presente na solenidade, a secretária de Relações Institucionais, Kalilly Lemos Santos da Rocha, destacou o impacto do empreendimento. “Isso é muito importante, os munícipes de Vitória da Conquista e de toda a Região Sudoeste hoje não precisam ir mais para a Capital, já conseguem fazer aqui com qualidade. Isso mostra o quanto Conquista é pujante na questão de saúde, mostra o desenvolvimento da nossa cidade e o quanto ela é exemplo para a Bahia e para o Brasil”, concluiu.

Eleições 2026 | Gabriela Garrido é pré-candidata a deputada federal com respaldo de Jerônimo Rodrigues

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A vereadora e delegada da Polícia Civil, Gabriela de Diego Garrido, do Partido Verde, caminha para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas Eleições 2026. Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON na noite desta quinta-feira (18), a parlamentar detalhou os bastidores da articulação na Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), impulsionada pela cúpula estadual para ampliar a representatividade feminina. “Eu sou pré-candidata à deputada federal. Isso é um projeto do governador Jerônimo, do secretário Adolpho Loyola [Relações Institucionais], que querem o fortalecimento de novos nomes, de nomes femininos, porque eles apoiam candidaturas de mulheres e estou colocando meu nome à disposição da cidade.

Porque moro aqui, porque quero o bem dessa cidade que tanto já me deu, quero o bem da nossa Região Sudoeste, porque quando Conquista cresce, toda Região Sudoeste cresce e espero contar com o apoio de todos vocês”, afirmou Garrido que estava acompanhada do seu esposo, o também delegado da PCBA, Elvander Rodrigues de Miranda. “É, eu tenho 23 anos de serviço público, sempre trabalhei pela cidade, sempre trabalhei pela região e estou vendo o meu trabalho aparecer e ser reconhecido e isso é muito gratificante. Mas acredito que eu posso fazer muito mais”, pontuou. Com atuação focada na causa animal e na segurança pública, a vereadora ressaltou manter um diálogo técnico e republicano tanto com o Governo de Vitória da Conquista quanto com o Governo do Estado da Bahia. Embora descarte pretensões para o Executivo Conquistense, reforça o compromisso em colaborar com o grupo político governista. “Nunca pensei. Aí realmente é uma coisa assim muito distante da minha mente, mas quem sabe também não pensava em ser pré-candidata a deputada federal e foi uma coisa decidida pelo grupo.

Quando a gente faz parte de um projeto maior, quando a gente faz parte de um grupo, a gente tem que estar disposta a contribuir com esse grupo. Então, eu estou disposta a contribuir com o grupo do nosso governador Jerônimo, do nosso presidente Lula e estamos aí para construir um Brasil melhor, uma Bahia melhor e uma conquista muito melhor para todos viverem”, declarou a pré-candidata. Ainda conforme Gabriela Garrido, “sonho com a cidade bem urbanizada, eu sonho com a cidade arborizada, eu sonho com a cidade sem animais abandonados, eu sonho com a cidade segura, porque eu sou uma profissional da segurança pública. Eu sonho com realmente um lugar maravilhoso, mais ainda porque nós já temos um lugar abençoado pra gente viver”.

Mobilidade Urbana | Ivan cobra concurso para o SIMTRANS e alerta para mortes no trânsito em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro da Silva Filho, do Partido Liberal, usou a tribuna da Casa Legislativa para defender, em caráter de urgência, a realização de concurso público para o Sistema Municipal de Trânsito (SIMTRANS). Em pronunciamento reproduzido no programa Sudoeste Agora, da Rádio Clube de Conquista, e acompanhado pelo BLOG DO ANDERSON, o parlamentar justificou a necessidade de ampliação do efetivo citando o recente falecimento do servidor municipal Ivanildo de Jesus Souza, de 46 anos, que não resistiu aos ferimentos após um grave acidente de motocicleta na Avenida Frei Benjamin. Para o chefe do Legislativo Conquistense, o contingente atual de agentes encontra-se severamente defasado diante do crescimento da frota urbana. “Discutimos a situação caótica em que se encontra o trânsito de nossa cidade. Infelizmente, as ruas e avenidas do nosso município viraram palco de tragédia e nós não podemos aceitar isso com normalidade. Por isso que temos defendido com urgência a realização de um concurso público para agentes de trânsito. Conquista, para o tamanho do município, precisaria ter no mínimo o triplo do número de agentes”, pontuou o parlamentar.  Ivan Cordeiro Filho enfatizou que o enfrentamento aos índices de acidentes fatais na Joia do Sertão Baiano exige a combinação de fiscalização ostensiva e conscientização continuada, cobrando uma postura mais enérgica da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB). O vereador concluiu conclamando a união de forças entre os poderes para frear a violência asfáltica. “A Prefeitura precisa tratar essa questão do concurso público como prioridade. Na verdade, a gente precisa de um conjunto de medidas para tornar o trânsito da nossa cidade mais seguro. Precisamos de uma maior fiscalização, precisamos de campanha educativa, mas uma campanha efetiva, permanente e não apenas pontual. Existe a imprudência dos condutores, existe, mas nós não podemos aliar a imprudência com a ineficiência da fiscalização. As ruas e avenidas de Conquista não podem continuar sendo palco para tanta tragédia”, cobrou.

Jeremias Macário | o São João show business

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macário de Oliveira | jornalista e escritor

Prometi a mim mesmo não mais falar ou fazer algum comentário sobre o nosso saudoso São João tradicional nordestino, mas de tanto ver e ouvir absurdos, extravagancias e a morte lenta desta festa junina, não consigo controlar minha revolta contra esses embusteiros prefeitos, artífices da destruição da nossa cultural.   O nosso São João de outrora virou um show business, uma indústria de entretenimento voltada para o lucro, só que para os bolsos dos “famosos” pagodeiros, arrocheiros, sertanejeiros, axeseiros e lambadeiros que fazem suas porcarias musicais e recebem altos cachês pagos com o suado dinheiro do povo, manipulado pelos coronéis da política.  Vou começar por Vitória da Conquista. De acordo com o Painel de Transparência dos Festejos Juninos do Ministério Público do Estado da Bahia, a Prefeitura Municipal vai pagar mais de quatro milhões de reais com a contratação de 95 atrações para o “Arraiá da Conquista 2026”. Estou achando que tem mais coisa nesse pirão. Continue a leitura.

Mobilidade Urbana na Capital Baiana | Governo da Bahia inaugura o primeiro equipamento do VLT em Salvador

Fotos: Joá Souza | GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues inaugurou, nesta quarta-feira (17), a Estação Calçada, a primeira entregue do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Região Metropolitana de Salvador. A obra representa um dos principais marcos do projeto de mobilidade em implantação pelo Governo do Estado da Bahia, visando a conexão entre bairros e a integração com outros modais. Com aporte de aproximadamente R$ 13 milhões, a estrutura de 7,5 mil metros quadrados passou por completa requalificação, ganhando novas esquadrias, piso em granito, acessibilidade e iluminação cênica. Jerônimo Rodrigues ressaltou que a recuperação do prédio histórico devolve ao cotidiano da Capital Baiana um espaço que atravessa gerações.  “A Calçada não é apenas um ponto de passagem. Ela faz parte da vida de muita gente, da memória de quem pegou o trem, de quem trabalhou aqui, de quem viu o Subúrbio crescer a partir dessa estação.

Hoje, esse lugar volta a olhar para o futuro, com dignidade, beleza e a força de uma obra que ajuda Salvador a se desenvolver sem esquecer de onde veio”, afirmou. A entrega integra o Lote 1 do VLT [Calçada–Ilha de São João], que ultrapassa 64% de execução. Ao todo, o sistema metroviário e de trens metropolitanos contará com 44 quilômetros de extensão e 50 paradas, divididas em três grandes trechos e conexões estratégicas no Comércio, Paripe, Águas Claras e Piatã. Além de otimizar o transporte público, as intervenções incluem soluções de macrodrenagem contra alagamentos históricos na Cidade Baixa e urbanização de áreas de lazer no Subúrbio Ferroviário, como a construção de pistas de skate e calçadões na orla de Praia Grande.

Segundo o presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, o projeto uniu mo dernização técnica e preservação do patrimônio. “A Estação Calçada foi requalificada para atender novas funções, sem perder sua identidade histórica. A intervenção envolveu a adequação dos espaços para novos usos, com áreas de circulação, acessibilidade, além da requalificação do pátio central como espaço de convivência. É muito gratificante ver um patrimônio tão importante para a memória ferroviária da Bahia ganhar nova vida e se preparar para integrar o futuro sistema do VLT”, explicou. O complexo passa a abrigar áreas comerciais, salas operacionais, um pátio central decorado com referências à cultura baiana e, no pavimento superior, abrigará em breve um memorial dedicado à história ferroviária do Estado da Bahia.

Tragédia na Avenida Frei Benjamin | servidor público não resite e morre no Hospital Geral de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Grave acidente de trânsito na Avenida Frei Benjamin, ocorrido no último domingo (14), comove a Joia do Sertão Baiano. Ivanildo de Jesus Souza, de 46 anos, acabou não resistindo aos ferimentos decorrentes da colisão automobilística e faleceu na madrugada desta quarta-feira (17), após permanecer internado sob cuidados médicos intensivos no Hospital Geral de Vitória da Conquista. Inscrito no quadro de funcionários Município de Vitória da Conquista, Ivanildo acumulou mais de duas décadas de serviços prestados com compromisso. Atualmente, encontrava-se lotado na Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP), exercendo a chefia do Mercado do Bairro Brasil. No cotidiano, o profissional, apelidado carinhosamente pelos companheiros de equipe como “Van” ou “Vander”, destacava-se pela presteza e capacidade de diálogo com os feirantes. Aos amigos e familiares, os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

Edvaldo Paulo de Araújo | Beijo de Velório

Foto: BLOG DO ANDERSON

Edvaldo Paulo de Araújo | contabilista e pensador

Outro dia muito sentido, estava presente no enterro de um velho amigo querido, com quem caminhei junto, longos anos, sempre presente um na vida do outro, sem renegar jamais em momentos difíceis. Ao lado de dois dos seus filhos, avistei — e ele mim viu —, vindo me cumprimentar o filho que mora em São Paulo. Todo choroso, mim estendeu a mão e mal-educadamente não retribui. Disparei a pergunta doída: “Você veio fazer o que aqui?” Prontamente ele respondeu: “Ué, a morte do pai!”. Depois de 10 anos, sem um telefonema, sem uma carta, sem um aceno, depois de muita dor no coração dele, você veio limpar a consciência? Você é muito cara de pau… Todos olhavam boquiabertos — e saiu de fininho o filho ingrato. Quando saiu, os irmãos que estavam ao meu lado vibraram com o que eu disse e eles não disseram. Continue a leitura.

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia | Robério e Francislene assumem Reitoria m cerimônia histórica

Fotos: Reprodução | UESB

Os professores Robério Rodrigues Silva e Francislene Cerqueira de Jesus tomaram posse como reitor e vice-reitora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) para o quadriênio correspondente. Eleitos pela chapa “Cuidar para Transformar”, os novos gestores passam a conduzir a instituição pelos próximos quatro anos. Inovando na tradição institucional, a solenidade aconteceu no campus de Itapetinga, ocupando o Auditório Juvino Oliveira. O local escolhido representa um marco histórico: o professor Robério Rodrigues Silva consiste no primeiro docente vinculado àquela unidade a assumir o posto máximo da universidade. Outro fator inédito envolve a trajetória acadêmica dos empossados, visto que ambos completaram a formação superior como egressos da própria instituição. O novo reitor concluiu a graduação em Zootecnia na UESB, além de integrar a primeira turma e se tornar o primeiro mestre titulado pelo Programa de Pós-Graduação em Zootecnia no campus de Itapetinga. A vice-reitora graduou-se pelo Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, somando quase quinze anos de docência no campus de Jequié.

A solenidade reuniu colegas, familiares e diversas autoridades. Após a apresentação da Orquestra Canto das Artes, projeto conduzido pela maestrina Leniza Souza Santos, os líderes discursaram relembrando as respectivas origens. O reitor recordou a infância humilde e prestou homenagem à mãe, presente no recinto, ressaltando o orgulho de ver o filho de um vaqueiro alcançar o cargo máximo da instituição. Em sua fala, enfatizou que a composição da equipe diretiva reflete uma visão que supera barreiras geográficas, integrando os três campi de forma unificada e valorizando ex-alunos em pós-graduações e posições estratégicas de planejamento. A professora Francislene Cerqueira de Jesus classificou a conquista como um resultado coletivo impulsionado pelas origens ancestrais e pela eficácia do ensino público. Emocionada, relembrou a infância e destacou a relevância de sua posse no cenário da representatividade, manifestando consciência de classe, gênero e raça para que mais vozes negras consigam projeção e espaço na academia.

Representando o Governo do Estado e presidindo os trabalhos da mesa, o presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia, professor Roberto Gondim, pontuou que o crescimento regional e a diminuição das desigualdades sociais passam obrigatoriamente pela consolidação das universidades públicas nos territórios baianos. O presidente do Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia (UEBAS) e dirigente da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Alessandro Fernandes, corroborou a necessidade de atuação conjunta entre as instituições para expandir o Ensino Superior no interior. O evento contou ainda com oficiais pronunciamentos da diretora do campus de Brumado da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Jaciara Vieira, além de lideranças políticas de Itapetinga, como o prefeito Eduardo Hagge e o vice-prefeito Alécio Chaves. Prestigiaram a transmissão do cargo os ex-reitores Waldenor Alves Pereira Filho e Abel Rebouças São José, o ex-vice-reitor Fábio Félix Ferreira, diretores de departamentos, estudantes e representantes de entidades representativas como a ADUSB, AFUS, APG e o Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Planejamento dos ambientes influencia o conforto da família

Foto: Reprodução |

O conforto dentro de casa costuma ser associado a fatores como decoração, mobiliário e equipamentos tecnológicos. Embora esses elementos tenham importância, a forma como os ambientes são planejados exerce um papel ainda mais decisivo na qualidade de vida dos moradores. A organização dos espaços interfere diretamente na circulação de pessoas, na iluminação, na ventilação e até mesmo na sensação de bem-estar ao longo do dia.  Projetar uma residência vai muito além de definir quantos quartos ela terá ou quais materiais serão utilizados no acabamento. O planejamento adequado considera a rotina da família, seus hábitos e suas necessidades específicas. Quando essa etapa recebe atenção, o resultado costuma ser uma casa mais funcional, confortável e preparada para acompanhar as mudanças da vida cotidiana.

Castração e Controle de Animais | prefeito compartilha experiência de Condeúba ao Consórcio do Vale do Rio Gavião

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A grande quantidade de animais abandonados, um dos principais gargalos enfrentados por gestores públicos em todo o Brasil, centralizou os debates na última assembleia do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião (CIVALERG), realizada na sexta-feira (12). Durante o encontro, o prefeito Micael Batista Silveira, do Movimento Democrático Brasileiro, apresentou uma proposta inovadora baseada em uma experiência recente realizada em Condeúba, sugerindo a união das Prefeituras para criar uma estrutura fixa de atendimento. “Nós coletamos animais na rua, vacinamos, demos banho, tratamos os feridos e fizemos a castração.

Para identificá-los antes de devolvê-los ao habitat de forma segura, a veterinária recomendou uma tatuagem na orelha, evitando brincos ou métodos que pudessem ser considerados mutilação. Feito o pós-operatório, eles retornaram às ruas”, explicou o gestor, detalhando o processo de manejo populacional ético adotado, onde o Governo de Condeúba investiu R$ 30 mil em uma ação cirúrgica piloto.  Com base no sucesso da iniciativa, Micael Batista sugeriu aos prefeitos presentes a descentralização dos chamados castramóveis em favor de uma clínica fixa regional financiada coletivamente.

Na avaliação do gestor, essas unidades móveis possuem forte apelo político, mas eficácia limitada em mutirões de curto prazo. O prefeito ofereceu a estrutura já existente em Condeúba para sediar o projeto, caso a logística atenda aos demais parceiros. “A estrutura para um centro cirúrgico desse tipo não é complexa. A minha ideia é contratarmos um médico veterinário fixo em regime mensal, assim como fazemos com médicos cirurgiões no Samu ou nos hospitais. Se cada município contribuir com uma cota de R$ 1,5 mil a R$ 3 mil por dois ou três meses, conseguimos manter o serviço rodando de forma contínua”, defendeu.

Pelo modelo desenhado, cada prefeitura ficaria responsável apenas pelo transporte dos animais até a sede em Condeúba e pelo posterior recolhimento após as cirurgias. O gestor concluiu destacando que, embora a medida não esvazie as vias públicas de imediato, gera um impacto definitivo a médio prazo. Em mutirões isolados, realizam-se no máximo 20 a 30 procedimentos por dia e não se resolve o problema. Com um serviço fixo funcionando por meses, utilizando recursos próprios e integrando com verbas que o Estado disponibiliza, em dois ou três anos a região Centro Sul Baiana terá um resultado prático e efetivo no controle, sem pesar no orçamento de nenhuma Prefeitura.

Tragédia no Nordeste | capotamento de ônibus mata sete atletas de basquete no interior do Ceará

Fotos: Reprodução | g1

Um grave acidente comoveu o estado cearense na madrugada desta segunda-feira (15). Um ônibus transportando uma delegação esportiva com 40 passageiros capotou na rodovia CE-187, perto de Tauá, provocando a morte de sete jogadores de um time de basquete de Juazeiro do Norte. Outras 30 pessoas ficaram feridas, recebendo pronto atendimento médico. Os atletas retornavam para casa após disputarem um torneio em Sobral.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as vítimas fatais eram jovens do sexo masculino, incluindo dois menores de 17 anos. Os corpos foram retirados das ferragens e direcionados ao Instituto Médico Legal (IML). Relatos iniciais indicam que a maioria dos ocupantes viajava sem cinto de segurança, sendo arremessados para fora e atingidos pela própria estrutura do veículo. Uma pessoa da lista original de embarque não foi localizada pelas equipes de resgate.

O motorista sobreviveu sem ferimentos aparentes, mas demonstrou forte abalo emocional. Segundo o subtenente da Silva, o condutor apresentou versões contraditórias, alegando inicialmente ter dormido ao volante e, depois, culpando supostos buracos na pista, inexistentes no trecho. A pista permaneceu totalmente interditada nos dois sentidos enquanto a perícia técnica avaliava se a tragédia ocorreu por falha humana ou pane mecânica.

Copa do Mundo de Futebol | Seleção Brasileira amarga empate em 1 a 1 na estreia contra o Marrocos

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Seleção Brasileira não conseguiu confirmar o favoritismo esperado e ficou no empate em 1 a 1 diante do Marrocos, em sua partida de estreia realizada neste sábado (13) no MetLife Stadium, nos Estados Unidos. A equipe africana abriu o placar no primeiro tempo com Ismael Saibari, mas o escrete comandado pelo técnico Carlo Ancelotti buscou a reação rápida e igualou o marcador com um gol do atacante Vinicius Júnior, frustrando os planos dos torcedores que lotaram bares, restaurantes e supermercados em Vitória da Conquista. Com o tropeço inicial e o somatório de apenas um ponto na tabela de classificação do grupo, o elenco foca agora nos ajustes táticos para corrigir as falhas coletivas apresentadas na primeira apresentação. A Seleção Brasileira volta a campo na próxima rodada para enfrentar a Seleção do Haiti, precisando garantir um resultado positivo para assegurar a reabilitação no torneio e dar tranquilidade à sequência.

Comoção no Brasil | morre o influenciador ‘Vovô Anésio’

Foto: Reprodução | Instagram

O influenciador digital Anésio Fiori, carinhosamente conhecido pelo público como “Vovô Anésio”, faleceu neste sábado (13), aos 88 anos. O idoso, considerado um verdadeiro fenômeno das redes sociais, encontrava-se internado na Unidade de Terapia Intensiva [UTI] de um hospital em Araraquara, no interior de São Paulo, após sofrer uma parada cardiorrespiratória na última sexta-feira (12). O idoso conquistou o coração dos internautas ao compartilhar vídeos esbanjando muito humor, espontaneidade e momentos simples do cotidiano ao lado de seu neto, Caio Fiori Dias. Juntos, eles acumulavam uma legião de quase 14 milhões de seguidores nas plataformas digitais, sendo mais de 6,4 milhões no Instagram e outros 6,8 milhões no TikTok. Em março, ele já havia passado por complicações médicas após sofrer uma queda doméstica e fraturar o fêmur. A notícia do falecimento acabou confirmada oficialmente pela própria família através de uma publicação nas redes sociais:

“Com profundo pesar, comunicamos o falecimento do nosso querido Vovô Anésio. Hoje nos despedimos de alguém que deixou marcas de amor, sabedoria e bondade por onde passou. Sua presença fará falta, mas seu amor será eterno em nossas vidas.” Bastante emocionado, o neto Caio Fiori também deixou um depoimento tocante em homenagem à trajetória do avô: “Hoje eu me despeço do meu Vovô Anésio com o coração partido, mas também com a alma em paz. Ele não foi embora vazio. Ele foi depois de viver uma linda transformação. Cumpriu a missão dele. Tocou milhares de corações, ensinou sobre perdão, família, cuidado, recomeço e fé.” O funeral, aberto ao público, teve início às 18 horas deste sábado na Igreja da Praça Matriz de Rincão, cidade onde o criador de conteúdo residia, e seguirá ao longo de toda a madrugada de domingo (14).

BR-116 | batida entre carro e moto em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Um acidente envolvendo uma motocicleta e um carro de passeio movimentou o perímetro urbano de Vitória da Conquista. A colisão aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (12), na Avenida Presidente Dutra, em um trecho duplicado da BR-116 que corta o Parque Comveima I.  Apesar do susto e do impacto entre os veículos, ninguém ficou ferido na ocorrência, restando apenas danos materiais. Agentes do Sistema Municipal de Trânsito [SIMTRANS] compareceram prontamente ao local para registrar a ocorrência, sinalizar a pista e garantir a fluidez do tráfego, que costuma registrar fluxo intenso no horário.

Operação Sagrada Infância | pastor evangélico é preso por estuprar filhas, enteada e outras cinco vítimas

Fotos: Reprodução | PCCE

Um pastor evangélico de 51 anos acabou preso na manhã desta sexta-feira (12) em Acaraú, no Ceará, sob suspeita de ter estuprado as suas duas filhas, uma enteada e outras cinco vítimas. A captura ocorreu durante a Operação Sagrada Infância, deflagrada pela Polícia Civil com o objetivo de combater crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Além do líder religioso, outros dois homens receberam voz de prisão por suspeita de crime de estupro de vulnerável na mesma ação, que cumpriu três mandados de prisão preventiva.  As autoridades policiais mantêm a identidade do suspeito em sigilo com o intuito de proteger a privacidade das vítimas. As investigações apontam que o investigado utilizava o seu papel de liderança para cometer os abusos: “Conforme as investigações policiais, um dos homens, de 51 anos, seria líder de um templo religioso e teria se aproveitado da ocupação para praticar crimes sexuais contra ao menos oito vítimas, das quais duas seriam suas filhas e uma outra sua enteada”, detalhou a Polícia.

 Os agentes executaram as prisões nas localidades de Aranaú, Macajuba e Lagoa do Mato, após um intenso trabalho investigativo conduzido pela Polícia Civil cearense. Os outros dois suspeitos capturados têm 47 e 56 anos. Após o cumprimento das ordens judiciais, os policiais conduziram os homens à Delegacia de Acaraú para a realização dos trâmites legais cabíveis, ficando os mesmos à disposição do Poder Judiciário. A Polícia Civil reforçou a importância do engajamento da população no combate a esse tipo de crime e orientou sobre canais de denúncia: “Pessoas que tenham sido vítimas ou possuam informações sobre casos de violência sexual contra crianças e adolescentes são encorajadas a procurar a Delegacia de Polícia mais próxima ou utilizar os canais oficiais de denúncia.” As forças de segurança garantem o sigilo absoluto de todas as informações.

Eleições 2026 | ex-ACM Neto, prefeito de Condeúba destaca favoritismo e crava Jerônimo no primeiro turno

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Em um bate-papo leve e descontraído com o BLOG DO ANDERSON nesta sexta-feira (12), durante o encontro do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião (CIVALERG), em Vitória da Conquista, o engenheiro de automação Micael Batista Silveira abriu o jogo sobre os rumos políticos do estado. Aos 33 anos, ele desponta como uma das novas caras da política do estado à frente da Prefeitura de Condeúba. Filiado ao Movimento Democrático Brasileiro desde a adolescência, Micael cumpre seu primeiro mandato e, após agendas internacionais na China e passagens por estados como Rio Grande do Sul e São Paulo, consolidou um forte alinhamento com o Executivo Estadual Baiano. Ex-seguidor de Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, o ACM Neto, que concorre ao Governo Baiano nestas Eleições 2026 pelo União Brasil, o gestor agora se mostra totalmente convicto no triunfo do atual governador Jerônimo Rodrigues Souza, do Partido dos Trabalhadores.  O prefeito relembrou o histórico recente e explicou a atual parceria administrativa com o Executivo Estadual que garantiu investimentos expressivos para Condeúba, como as obras da Barragem de Morrinhos e a estrada para Caculé. “Meu lado é sempre Condeúba, continua sendo o mesmo. Eu sempre estarei do lado da população de Condeúba, inclusive citei essa entrevista que concedi a você em outros momentos e vou estar sempre do lado daqueles que queiram trabalhar por nossa cidade.

Hoje nós temos um alinhamento com o governador Jerônimo, um alinhamento de trabalho, eu estive com ele, estive apresentando as demandas da nossa cidade, aquilo que a gente sozinho com recurso próprio não consegue resolver e o governador sem perguntar qualquer questão política, orientação, ele estendeu a mão Ele disse: ‘Olha, eu estou do lado de Condeúba. E dessa maneira a gente vem trabalhando juntos”, declarou o jovem prefeito. Tratando sobre as projeções para a disputa ao Governo da Bahia, o gestor avaliou que o cenário polarizado entre dois nomes deve encerrar a disputa logo na primeira etapa da votação, cravando o favoritismo absoluto ao atual chefe do Executivo Baiano. “Olha, eu acho que a eleição, independente de dos dois lados, por ser uma eleição polarizada, por ser uma eleição que só tem dois candidatos, ela será uma eleição decidida em primeiro turno, né? Não é comum que se tenha dois candidatos a nível de Estado, né? Numa eleição tão polarizada que se tenha segundo turno, né? É o que a gente imagina que possa acontecer. Eu acredito que Jerônimo ganha o primeiro turno… a gente acredita que Jerônimo vai ser o vitorioso desse processo”, cravou o chefe do Executivo de Condeúba.

BLOG Entrevista | Maurílio detalha avanços em Cândido Sales, recondução no CISVITA e comenta rompimento político

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O BLOG DO ANDERSON reproduz na íntegra em áudio, nesta sexta-feira (12), a entrevista com o médico e prefeito de Cândido Sales, Maurílio Lemos das Virgens, do Partido Social Democrático (PSD). Filho da ex-vereadora e ex-prefeita Sidélia Lemos Dias dos Santos, Maurílio consolidou-se como a principal liderança política de Cândido Sales. Reeleito nas Eleições 2024 tendo como vice o ex-prefeito Hélio Fortunato Pereira, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), no entanto os dois gestores atualmente encontram-se rompidos. No bate-papo, o gestor celebrou sua recondução ao comando do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Vitória da Conquista e Itapetinga (CISVITA), analisou o cenário de investimentos e comentou os bastidores da Política Candidosalense. Durante o encontro, Maurílio Lemos atribuiu a sua permanência na presidência do consórcio de saúde ao reconhecimento dos colegas prefeitos pelo desempenho alcançado. “Tivemos aí a honra de poder ser reconduzido ao cargo de presidente, depois de dois anos de um trabalho árduo e, graças a Deus, motivo de orgulho pela nossa Policlínica de Vitória da Conquista sem destaque na Bahia, primeira colocada em execução de exames, procedimentos, primeira colocada também na execução do programa de especialidades.

Tivemos a honra de receber, é, uma comitiva do da Fiocruz, diretamente do Rio de Janeiro, pelos números que apresentamos e recentemente o secretário de Saúde do Estado de Minas Gerais com seu comitê para ver esse modelo.” Sobre a Administração Municipal, ressaltou a herança política familiar e as frentes de trabalho abertas, que contam com o apoio do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente da República Brasileira Luiz Inácio Lula da Silva.

“Tenho que entender que eu também herdei né uma herança, uma boa herança da minha mãe que já foi cinco mandatos vereadora, uma mandado de prefeita e seguimos aí, né? Esse esse caminho para querer fazer o melhor… Cândido Sales hoje é um canteiro de obras. Nós vimos imbuídos, dedicados com nossa equipe de ação fazer isso. E graças a Deus lá tendo aprovação da da população porque fomos fui o primeiro prefeito relei da história de Candido Sales.” Entre os investimentos, ele destacou a pavimentação no Porto Santa Cruz e a conquista de R$ 100 milhões para o esgotamento sanitário, essencial para atrair indústrias e proteger o Rio Pardo. Ao abordar o distanciamento com o vice-prefeito, que criticou sua ida a Brasília para articular as obras de saneamento, Maurílio Lemos lamentou a falta de diálogo e respondeu com foco na gestão: “Após o rompimento, não é, ele não deu a oportunidade nem de sentar numa mesa, né, como dois homens, como lideranças, com respeito, com ética, para saber o que aconteceu. Então assim, como deu as costas, eu não vou ficar questionando e a minha resposta é trabalho, para tudo.” Apoiado em pesquisas internas que apontam ampla aprovação do eleitorado, o prefeito concluiu afirmando que possui cerca de cinco nomes de confiança no grupo, entre homens e mulheres, e que deixará a escolha do seu sucessor de forma democrática nas mãos do povo.