O maior investimento para a Segurança Pública nos Festejos Juninos teve anúncio oficial nesta quinta-feira (11). Com aporte de R$ 45 milhões, a Operação São João mobilizará 27 mil policiais, peritos e bombeiros em toda a Bahia até o dia 12 de julho. Coordenada pela Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia, a ação integrada abrangerá 283 municípios baianos e contará com um forte aparato tecnológico, incluindo 2.800 câmeras [711 com reconhecimento facial], 104 drones, rádios LTE, 13 Plataformas de Observação Elevada [POE], helicópteros e 1.755 viaturas. Em Vitória da Conquista, os detalhes da operação foram apresentados no Comando Regional de Policiamento, sob a liderança do coronel Paulo Henrique Rocha Guimarães. O policiamento cobrirá as Zonas Urbana e Rural de forma estratégica. O coronel Paulo Henrique Rocha Guimarães resumiu o planejamento para assegurar a tranquilidade. “A Polícia Militar está pronta para os festejos juninos no Sudoeste. Em Vitória da Conquista e nos demais 34 municípios de nossa área, teremos policiamento nas zonas urbana e rural para garantir a paz de baianos e turistas. O CPR do Sudoeste empregará cerca de 960 policiais militares, com reforço da CIPE Sudoeste e da Polícia Rodoviária Estadual, atuando de forma integrada com a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Técnica. Teremos também 168 viaturas garantindo a mobilidade e a segurança de todos”.
O Shopping Conquista Sul promove uma promoção especial para o Dia dos Namorados, celebrado nesta sexta-feira (12). A cada R$ 200 em compras, os consumidores ganham cupons para concorrer a um final de semana com acompanhante no Cana Brava All Inclusive Resort, em Ilhéus. A campanha integra a programação comemorativa aos 20 anos de história do Conquista Sul. Os clientes podem registrar as notas fiscais das lojas participantes diretamente no posto de troca oficial do quiosque do Shopping.
Três pessoas morreram em um gravíssimo acidente de trânsito envolvendo um carro de passeio e um caminhão na madrugada de quarta-feira (10), na BR-110, em trecho pertencente ao município de Catu, na Região Metropolitana de Salvador. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão lateral aconteceu por volta das 3 horas, na altura do KM 378. O impacto destruiu completamente o automóvel de passeio. Os ocupantes do veículo de menor porte faleceram ainda no local da batida. As autoridades identificaram as vítimas como Maare dos Santos Souza, de 36 anos, Iranildes Simões dos Santos, de 57 anos, e Marcos Paulo dos Santos de Jesus, de 51 anos. O caso sob apuração na Delegacia Territorial de Catu motivou a expedição das guias para o trabalho da perícia técnica e remoção dos corpos ao Instituto Médico Legal. Devido à gravidade do cenário, a pista permaneceu totalmente interditada durante o resgate e o recolhimento dos automóveis, tendo o fluxo liberado por volta das 6h40 sob a orientação dos agentes da PRF.
Três pessoas investigadas por envolvimento com grupos criminosos responsáveis por tráfico de drogas e homicídios acabaram presas, nesta quarta-feira (10), durante uma ação da Polícia Civil da Bahia em Teixeira de Freitas. Segundo informações apuradas pela TV Bahia, os alvos dos mandados judiciais são Cassiano Dias Brito, de 29 anos, que atuava como servidor público, a jornalista Verônica Silva Cardoso Gama, de 38 anos, e Rafael Nunes Di Lauro Dias, de 23. Batizada de “Operação Magnum”, a ofensiva decorre de investigações iniciadas após o registro de um assassinato em fevereiro deste ano. Durante as apurações desse caso, a Polícia descobriu elementos que apontavam para uma organização criminosa responsável pela comercialização de entorpecentes na modalidade delivery. A equipe de investigação constatou que o homicídio resultou de uma disputa entre facções rivais. Diante disso, os agentes passaram a monitorar o grupo do qual a vítima fazia parte e chegaram ao trio, que possui ligação direta com os criminosos em conflito, motivando o pedido de prisão temporária. Durante o cumprimento das medidas judiciais, uma quarta pessoa, que não teve o nome divulgado, acabou autuada em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Todos os envolvidos foram encaminhados à 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Teixeira de Freitas, onde permanecem custodiados e prestam depoimentos.
Um avião que transportava o vice-presidente do partido União Brasil, Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, o ACM Neto, precisou desviar o pouso que faria nesta segunda-feira (8) após sofrer despressurização e perder altitude no Centro-Sul Baiano. Outras autoridades políticas ocupavam a aeronave no momento do incidente, mas ninguém se feriu. Segundo a Assessoria de Imprensa, o susto ocorreu nas proximidades de Brumado. O grupo pretendia desembarcar em Brumado para seguir de carro até Livramento de Nossa Senhora, onde cumpriria agenda de compromissos. Devido às condições de segurança, os pilotos retornaram com o bimotor para a capital baiana. Nas redes sociais, ACM Neto, tranquilizou os seguidores, informando que todos os tripulantes passam bem, além de manifestar gratidão pelas mensagens de apoio e orações recebidas. O ex-ministro João Inácio Ribeiro Roma Neto, Roma, e a deputada federal Roberta Almeida de Araújo Roma, Roma, ambos do Republicanos, ue também viajavam no voo, divulgaram nota descrevendo momentos de forte tensão, agradecendo pelo desfecho sem gravidade.
Três pessoas morreram após um grave acidente na BR-116, no trecho de Vilanova, distrito de Manhuaçu, na Zona da Mata Mineira, na noite deste domingo (7). A ocorrência envolveu uma batida frontal entre dois carros de passeio, mobilizando equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, concessionária Ecovias Rio-Minas e Polícia Rodoviária Federal. Ao todo, cinco ocupantes estavam nos veículos atingidos. Uma das vítimas necessitou de desencarceramento por parte dos bombeiros devido ao aprisionamento nas ferragens, recebendo encaminhamento médico logo em seguida.
As três vítimas fatais acabaram identificadas como Isabelly Oliveira da Silva, de 17 anos, Joarez de Oliveira Dutra, de 60 anos, e Iolanda do Socorro Amaral Silva, de 63 anos. A adolescente chegou a receber manobras de ressuscitação cardiopulmonar, mas faleceu na rodovia, enquanto os outros dois cidadãos evoluíram a óbito após darem entrada em uma unidade de saúde da região. Outro passageiro do banco traseiro sofreu lesões graves, incluindo fratura de fêmur, e o condutor do segundo automóvel teve ferimentos leves na face e no braço. Esse motorista realizou o teste do etilômetro, que apontou resquício de álcool no organismo. O perímetro passou por isolamento para os trabalhos da perícia técnica da Polícia Civil, que investigará as causas reais do impacto.
A segunda-feira (8) começou com tragédia no Planalto da Conquista. Em Barra do Choça, situado a 27 quilômetros de Vitória da Conquista, um homem não resistiu aos ferimentos provocados após cair de um prédio. Uma equipe de resgate de saúde compareceu à Rua Anália Pacheco, na Cidade Jardim, onde acabou constatando o óbito da vítima. Guarnições da 92ª Companhia Independente de Polícia Militar da Bahia registraram a ocorrência e acionaram a Neoenergia Coelba para efetuar o desligamento temporário do sistema de energia elétrica na área, garantindo a segurança no perímetro. Até o fechamento dessa reportagem, o corpo de Edvaldo Rocha Silva, de 60 anos, permanecia aguardando a chegada dos peritos do Departamento de Polícia Técnica para os procedimentos periciais e o levantamento cadavérico. Após a conclusão dos trabalhos de campo, o corpo seguirá para o Instituto Médico Legal em Vitória da Conquista para a realização dos exames de necropsia. As investigações sobre as circunstâncias do fato ficarão a cargo da Delegacia Territorial da Polícia Civil de Barra do Choça.
Um manto negro instalado na fachada do Hospital SAMUR, registrado pelo BLOG DO ANDERSON neste domingo (7), simboliza o luto pelo falecimento prematuro do médico Péricles Norberto Matos, aos 67 anos. Personalidade muito querida e com relevantes serviços prestados à medicina baiana, Doutor Isaac deixa esposa, filhos, netos e uma legião de amigos e admiradores de sua trajetória profissional e humana. Em virtude do falecimento, a Prefeitura de Vitória da Conquista e os deputados Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA) e José Raimundo Fontes (PT) divulgaram notas de pesar públicas, manifestando profunda solidariedade aos familiares e amigos neste momento de dor. O BLOG DO ANDERSON também expressa sinceras condolências pela perda desta grande figura da comunidade.
Para os torcedores que desejam fazer uma aposta na Betfair no futebol brasileiro, o Brasileirão Série A de 2026 promete ser uma das disputas pelo título mais acirradas dos últimos anos. O Palmeiras começou a temporada de forma dominante, ocupando a liderança da tabela após 11 rodadas com 26 pontos, uma vantagem confortável no início da temporada construída com base na consistência, eficiência e solidez defensiva que nenhum de seus rivais conseguiu igualar.
Avenida Caracas permanece no centro das discussões sobre infraestrutura urbana em Vitória da Conquista. Construída pela MRV Engenharia e Participações, a via conta com uma calha de escoamento que inunda desde a sua inauguração, há mais de oito anos. A situação ganhou contornos trágicos na tempestade de março deste ano, quando a dona de casa Rosângela Silva Borges, de 46 anos, morreu após o carro de transporte por aplicativo em que estava acabar sendo arrastado pela enxurrada. Após o ocorrido, a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, anunciou medidas emergenciais. Após 49 dias interditada, a artéria acabou liberada com placas de sinalização e barreiras metálicas de proteção, conhecidas como guard-rails, instaladas entre as avenidas Bartolomeu de Gusmão e Juracy Magalhães.
Apesar de transeuntes relatarem maior sensação de segurança, usuários do trecho manifestaram desconfiança e classificaram a intervenção como insuficiente, apontando riscos para motociclistas e pedestres. O professor de Arquitetura e Urbanismo, Gerardo Angel Bressan Smith, referendou a preocupação e explicou as limitações técnicas. “Bom, é um paliativo, porque eu vou explicar. Nós temos aqui uma área onde seguramente em grandes chuvas vão estar entre 6 e 10 mil metros cúbicos, ou seja, são milhões de litros de água em movimento. É uma força cinética muito grande, tá? Se tivermos um nível baixo que passe por debaixo do Guarde Rio, pode arrastar alguma coisa por baixo do Guarde Rio.
É um risco. Aí tem ponto que o Guarde Rio é alto, pode até um veículo ficar enganchado aí”, detalhou o arquiteto. O especialista pontuou que a solução definitiva exige uma reforma estrutural completa do leito, baseada em um cálculo hidrológico adequado que considere a demanda hídrica das microbacias do entorno. O urbanista esclareceu que a intervenção necessita principalmente da ampliação dos bueiros de passagem e da correção de sua inclinação, já que a Avenida Juracy Magalhães possui uma cota mais alta e funciona como obstáculo para o fluxo de água. Atualmente, o Executivo Municipal realiza serviços de limpeza das margens para tentar acelerar a velocidade da correnteza, enquanto orienta os condutores a evitarem o perímetro durante episódios de precipitação intensa.
O vereador Shaylon Rodrigo Ribeiro, de 43 anos, a esposa Maria Julia Miranda e o filho Gabriel, um adolescente de 12 anos, morreram em um grave acidente automobilístico na rodovia GO-206, no município de Quirinópolis, região sudoeste de Goiás. A colisão frontal entre o Toyota Corolla ocupado pelas vítimas e um caminhão carregado de cana picada ocorreu na saída em direção a Caçu. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, o impacto violento fez com que a carreta tombasse em formato de “L” e espalhasse a carga, gerando o bloqueio completo do trecho. O sargento Cristiano, integrante da corporação militar, detalhou a gravidade da ocorrência.
“Um acidente muito complexo com as vítimas presas às ferragens”, declarou. O condutor do veículo de grande porte recebeu socorro de terceiros e seguiu consciente para uma unidade hospitalar de Quirinópolis, enquanto a Polícia Científica realizou os procedimentos periciais para investigar as causas da batida. Em nota oficial de pesar, a Câmara Municipal de Cachoeira Alta manifestou profundo luto e prestou condolências à comunidade. “Shaylon Rodrigo deixa um legado de dedicação à vida pública, compromisso com a população e relevantes serviços prestados ao município de Cachoeira Alta. Ao lado de sua família, construiu uma trajetória marcada pelo respeito, pela amizade e pelos valores que sempre nortearam sua caminhada”, registrou o Legislativo Municipal.
No Plantão Policial do Jornal Band News desta sexta-feira (5), os principais fatos destacam o resgate de Eva Ribeiro da Silva, de 43 anos, localizada com vida dentro de uma cisterna na Zona Rural de Candiba. Outra ocorrência envolve a denúncia de uma estudante do oitavo ano do Colégio Paulo VI, em Vitória da Conquista, alvo de comentários ofensivos por parte de colegas, cuja família acusa a direção de agravar a situação ao expor o nome da aluna publicamente em uma reunião, fazendo-a se sentir excluída, enquanto a instituição de ensino informou em nota que o relato não retrata integralmente as circunstâncias e optou por não comentar o caso. Por fim, no Candeias, também em Vitória da Conquista, um homem acabou preso em flagrante pelas Forças de sSegurança após praticar furtos e tentar arrombar um imóvel, sendo encaminhado ao Plantão Central da Polícia Civil para a adoção das medidas cabíveis e permanecendo à disposição da Justiça; o programa na íntegra está aqui no BLOG DO ANDERSON.
O teatro configurou o tema de amplo debate na Câmara Municipal de Vitória da Conquista durante audiência pública realizada no Plenário Carmen Lúcia, na noite de terça-feira (2). A iniciativa, proposta pelo presidente da Casa, vereador Ivan Cordeiro da Silva Filho, do Partido Liberal, reuniu artistas, dramaturgos, atores, diretores, produtores culturais e representantes do Executivo Municipal para discutir a situação atual e os caminhos para o fortalecimento do teatro amador e profissional na Joia do Sertão Baiano. Ao abrir a audiência, o presidente Ivan Cordeiro da Silva Filho destacou a importância do teatro para a identidade cultural de Vitória da Conquista e defendeu a adoção de medidas concretas para fortalecer o setor.
“Vitória da Conquista sempre foi reconhecida pela força e pela vitalidade de sua produção cultural. Temos um celeiro de talentos, pessoas dispostas a produzir arte de forma ativa e apaixonada. No entanto, ao longo dos anos, o nosso teatro perdeu espaço e perdeu o fôlego, e precisamos debater, de forma madura e transparente, as razões dessa perda de vitalidade”, afirmou. O parlamentar também apontou os principais desafios enfrentados pela classe artística. “Ouvindo a classe artística, o diagnóstico é claro: a falta de fomento contínuo, a escassez de incentivos governamentais efetivos e a ausência de políticas públicas consistentes têm sufocado o potencial dos nossos talentos cênicos. Mas a nossa cultura tem pressa e precisa de uma resposta rápida e articulada dos poderes públicos”, declarou. O presidente ressaltou a importância da construção do Centro de Convenções e do teatro previstos para a área do antigo aeroporto. “Essa é uma vitória estratégica para o desenvolvimento urbano e cultural de Vitória da Conquista e de toda a Região Sudoeste. Esse equipamento vai dar um abrigo digno e moderno às manifestações artísticas que hoje sofrem com a falta de espaço”, destacou. Como encaminhamento do debate, Ivan Cordeiro da Silva Filho anunciou a realização do Festival Municipal de Teatro de Vitória da Conquista. “A Câmara não vai apenas ouvir. Nós vamos agir. Tenho a honra de anunciar que a Câmara Municipal vai unir atores, diretores, produtores e coletivos culturais para realizar, ainda este ano, o Festival Municipal de Teatro de Vitória da Conquista”, afirmou.
Convidado para contribuir com o debate, o professor de Literatura Dilson Oliveira fez uma contextualização histórica do teatro, desde suas origens na Grécia Antiga até sua chegada ao Brasil e seu desenvolvimento em Vitória da Conquista, ressaltando a relevância dessa manifestação artística ao longo dos séculos. Ao abordar os encaminhamentos da audiência, ele defendeu que o momento resulte em ações concretas para o setor. “Essa esperança que a gente está fazendo, essa provocação aqui, como foi falado, não vai ficar apenas no proselitismo político. A gente vai sair daqui com ações já mais ou menos desenhadas para poder gerar um processo e culminar num produto chamado Festival de Teatro da Região Sudoeste, sediado em Vitória da Conquista”, afirmou. Segundo ele, a proposta precisa contar com o apoio do Executivo Municipal. “Com apoio de dois secretários municipais que aqui se encontram, o Larry e o Alexandre, e certamente com apoio da prefeita municipal”, disse.
A presidente da Casa da Cultura, Poliana Policarpo de Magalhães Aguiar, destacou a importância histórica do Teatro Carlos Jehovah para a formação cultural de Vitória da Conquista e para o desenvolvimento de gerações de artistas. Ela relembrou a trajetória de Jehovah e Esechias de Araújo Lima na consolidação das artes cênicas, ressaltando a resistência do grupo teatral durante o período da ditadura militar, quando encenações consideradas subversivas enfrentavam tentativas de censura. Ao defender a revitalização ou recriação do espaço, Poliana Policarpo de Magalhães Aguiar afirmou que o município precisa de um teatro mais próximo da população para garantir a continuidade das atividades culturais. “Precisamos de um espaço mais perto do povo para continuar existindo como artistas e como seres humanos, com mais dignidade”, declarou.
O escritor, poeta e dramaturgo Esechias Araújo Lima destacou a importância da audiência pública promovida pela Câmara Municipal para discutir o futuro do teatro em Vitória da Conquista e reforçou a necessidade de fortalecer os grupos artísticos locais. Ao traçar um panorama da história do teatro conquistense, ele lembrou o protagonismo de grupos e artistas que marcaram época na cidade, mas lamentou a perda de espaço da atividade cultural nos últimos anos. Para Esechias Araújo Lima, o teatro vai muito além do entretenimento, sendo uma ferramenta de reflexão social e formação crítica. “O teatro é o espelho da alma de uma sociedade, é um instrumento de reflexão política, ética e existencial, uma arena em que se pode instigar o pensamento crítico”, afirmou. Ao final de sua participação, defendeu uma atuação mais efetiva do poder público para reverter o cenário atual. “A Casa da Cultura hoje não tem um grupo de teatro. É uma tristeza, é uma pena. O poder público está sendo chamado a ajudar, porque é necessário que uma Casa de Cultura tenha, pelo menos, um grupo de teatro”, ressaltou.
O presidente do Conselho Municipal de Cultura, Washington George Rodrigues Cirne, destacou a importância da audiência pública para fortalecer o teatro em Vitória da Conquista, defendendo o incentivo ao teatro amador e a formação de público como bases para o crescimento do setor. “Ninguém constrói uma casa pelo telhado”, afirmou. Rodrigues Cirne também defendeu a ampliação do teatro nas escolas e a valorização das artes cênicas no município. “Nós precisamos criar essa cultura novamente, porque muita gente nunca foi ao teatro na vida”, disse, destacando ainda que Vitória da Conquista possui histórias e personagens que merecem ser levados aos palcos e conhecidos pelas novas gerações.
Educador, ator e cerimonialista da audiência, Adão Fernandes de Albuquerque defendeu que o debate sobre o teatro conquistense resulte em ações concretas para fortalecer o setor cultural. Segundo ele, além do talento e da dedicação dos artistas locais, é necessário ampliar os investimentos públicos por meio de editais, festivais e políticas de incentivo. “O que nos falta agora, de verdade, é espaço e condições para que a gente possa expressar a nossa arte”, afirmou. O artista também cobrou a recuperação de equipamentos culturais da cidade, como o Teatro Carlos Jehovah, e manifestou preocupação com a situação de outros espaços voltados à cultura.
Já a diretora de teatro Jeane Mary Soares Rocha ressaltou a importância da integração entre diferentes linguagens artísticas e da vivência prática dos bastidores das artes cênicas em Vitória da Conquista. Ela afirmou que o teatro depende diretamente de outras expressões culturais, como literatura, música e artes visuais, além do trabalho coletivo e da dedicação dos profissionais envolvidos. “Eu sou do chão do palco. Eu conheço de fato os bastidores dessa grande arte que integra tantas outras artes”, afirmou. Jeane Mary Soares Rocha também relembrou iniciativas e festivais que marcaram a história cultural da cidade e defendeu a continuidade das políticas de incentivo à cultura.
Após recordar artistas e personalidades que ajudaram a construir a história do teatro em Vitória da Conquista, o secretário municipal de Educação, Edgar Larry Andrade Soares, destacou a força da produção cultural do município e defendeu o engajamento coletivo para fortalecer o setor. “A gente precisa se envolver, precisa participar, estar ativo, participando, compromissado”, afirmou. Citando a educadora Heleusa Figueira Câmara, Larry lembrou que “Conquista ferve arte” e ressaltou que a cidade se destaca pela riqueza de suas manifestações culturais. O secretário também reforçou o compromisso da Secretaria Municipal de Educação com iniciativas voltadas ao teatro e destacou a parceria com a Secretaria Municipal de Cultura para o desenvolvimento de projetos que ampliem o acesso dos estudantes às artes cênicas. “Iremos juntos realizar projetos que vão oportunizar aos nossos alunos compreensão, participação e formação teatral”, declarou. Larry ainda ressaltou a importância da arte na formação cidadã. “Educação também é teatro e o teatro forma cidadania”, concluiu.
Representando o presidente da Academia Conquistense de Letras, Esmeraldino Correia Santos destacou a importância do teatro como elemento central da cultura e da formação social em Vitória da Conquista. Em sua fala, ressaltou o papel dos artistas locais e o impacto das artes cênicas na construção de vínculos humanos e coletivos. “Nós somos humanos, precisamos um do outro, precisamos olho no olho, precisamos de arte, de cultura”, afirmou.
A atriz, produtora cultural e licenciada em Teatro Dayse Andrade, integrante do Grupo de Teatro Finos Trapos e criadora da Rede do Teatro, destacou a importância da audiência pública como um momento histórico para a classe artística conquistense. Ao relembrar sua trajetória no teatro, iniciada ainda na infância, ela afirmou que o encontro despertou um sentimento de nostalgia por recordar uma das últimas grandes mobilizações da categoria realizadas na Câmara Municipal. “Eu só me recordo de um encontro deste quando fazia parte do Grupo de Teatro da UESB. Aquilo foi um marco e nunca mais nos vimos aqui neste lugar em uma audiência de teatro”, disse. Dayse Andrade também defendeu que as discussões superem as divisões entre teatro amador e profissional. “Da minha visão de mundo, compreendo tudo isso como teatro. Apenas teatro”, afirmou.
O presidente da Comissão de Cultura, vereador Joventino Paulo Oliveira, mais conhecido como Paulinho, do PSDB, destacou a importância da audiência pública como espaço de fortalecimento do diálogo sobre cultura e teatro em Vitória da Conquista. Ele defendeu a união de esforços para ampliar e estruturar as ações voltadas às artes cênicas no município. “Precisamos, urgentemente, unir forças para que puçamos levar e evoluir o teatro da nossa cidade, começando pelas escolas”, afirmou. O parlamentar também defendeu a realização de festivais mais estruturados e reforçou seu compromisso com o fortalecimento da produção artística local.
O vereador Antônio Ricardo Pereira do Santos, o Ricardo Babão (PCdoB), destacou a importância da audiência pública para fortalecer o teatro e a cultura em Vitória da Conquista, defendendo a valorização dos artistas locais e a ampliação dos investimentos no setor. “Sabemos que precisa de dinheiro para fazer teatro, para fazer arte, para fazer cultura”, afirmou. O parlamentar também defendeu a destinação de mais recursos para a área cultural e colocou seu mandato à disposição para colaborar com as iniciativas debatidas durante o encontro. “Pode contar com o nosso mandato e com o presidente Ivan Cordeiro para apoiar ações que fortaleçam o teatro e a cultura de Vitória da Conquista”, declarou.
Alecxandre Magno Melchisedeck Meira, secretário municipal de Cultura, destacou a importância da audiência pública como espaço de diálogo com a classe artística e reforçou ações e investimentos realizados pela pasta nos últimos anos para o fortalecimento do teatro em Vitória da Conquista. Ele ressaltou iniciativas como o Festival de Teatro de Conquista (FESTCON), a atuação de artistas e produtores locais e o papel de programas de incentivo cultural em períodos críticos. “O teatro é uma das mais nobres manifestações culturais da nossa sociedade. Ele forma cidadão, estimula pensamento crítico, preserva memória e transforma vidas”, afirmou. O secretário também citou políticas de fomento implementadas com recursos de leis de incentivo, como a Lei Aldir Blanc e a Lei Paulo Gustavo, que, segundo ele, possibilitaram o apoio a dezenas de projetos teatrais no município. Alexandre Magno Melchisedeck Meira ainda comentou ações itinerantes como a Carreta da Cultura, defendendo a proposta como forma de ampliar o acesso às linguagens artísticas. Ele anunciou que a Secretaria de Cultura já trabalha na elaboração de edital para reforma do Teatro Carlos Jehovah e defendeu a necessidade de captação de recursos externos para a revitalização dos equipamentos culturais da cidade. “A cultura não tem bandeira política. Nós precisamos de dinheiro, precisamos de emendas e de recursos para reformar os equipamentos”, declarou. Além dos convidados que fizeram uso da palavra, artistas, produtores culturais e representantes da sociedade civil também contribuíram com sugestões, opiniões e propostas, enriquecendo o debate sobre os desafios e perspectivas para o fortalecimento do teatro em Vitória da Conquista.
O deputado estadual José Raimundo Fontes (PT) recebeu comitivas em seu gabinete na Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador, na terça-feira (2). O parlamentar contou com a visita do artista plástico Paulo Freitas, presidente da Associação Bahiana de Artistas Visuais (ABAV), e do antropólogo, escritor e membro da Academia de Letras da Bahia, Ordep Serra. Os visitantes apresentaram os detalhes e entregaram o convite para o 1º Salão de Artes Visuais da Bahia, evento estruturado para celebrar a trajetória e os 92 anos de vida do mestre Juarez Paraíso, considerado um dos maiores nomes das artes plásticas baianas e referência para gerações de novos talentos. Durante o encontro, os representantes solicitaram apoio institucional para a realização da iniciativa cultural. Zé Raimundo agradeceu a confiança depositada e garantiu empenho para viabilizar o projeto. “Estaremos somando esforços para contribuir com a valorização da arte, da cultura e da memória de um dos grandes expoentes da produção artística da Bahia”, assegurou o deputado.
Com um jeito simples e solidário, Gilson Moreira Barros, de 45 anos, acumula vivências e muitas histórias para contar. Conhecido popularmente como Pé Quente, ele atua há bastante tempo como cambista na Rua Cassiano Santos, no Centro de Vitória da Conquista, onde construiu um círculo fiel de amigos que se reúnem para conversar sobre futebol, política e os rumos da sociedade em geral. Nesta terça-feira (2), em entrevista ao BLOG DO ANDERSON, o Pé Quente compartilhou impressões sobre o cenário político atual e o futuro da Bahia e Brasil com vistas às Eleições 2026.
Ao ser questionado sobre o pleito que se aproxima, Gilson ressaltou a necessidade de conscientização na hora do voto. “A pessoa tem que pensar em quem votar, porque do jeito que a situação está aí, a gente quer melhora para o nosso Brasil”, ponderou. Embora tenha revelado que possui sua chapa definida há bastante tempo, o cambista preferiu manter o sigilo sobre os nomes escolhidos, limitando-se a dizer de forma bem-humorada que quem o conhece de perto imagina as suas preferências nas urnas.
Além da política, o conquistense demonstrou otimismo com os gramados e a disputa pelo hexacampeonato da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. “Como todo brasileiro, a gente não perde a esperança”, afirmou. Em tom descontraído no encerramento da conversa, Gilson revelou que está solteiro no momento e pronto para um novo relacionamento, brincando que quem quiser conhecê-lo basta procurá-lo onde trabalha diariamente e gosta de tomar uma cerveja gelada nas horas vagas para celebrar a vida.
Câmeras registraram a ação de quatro homens armados e encapuzados que invadiram e assaltaram uma farmácia no Guarani, em Vitória da Conquista, no início da noite de segunda-feira (1). Durante a investida, com duração aproximada de um minuto, os criminosos renderam funcionários e clientes, incluindo uma mãe que tentou proteger a filha pequena enquanto entregava o telefone.Um homem percebeu a movimentação estranha e conseguiu escapar antes de entrar no recinto. Assustados, os trabalhadores relataram que o crime ocorreu de forma muito rápida.
Logo após o crime, a Polícia Militar da Bahia acabou acionada e, por meio do rastreamento de um dos aparelhos subtraídos direcionaram as buscas ao Cruzeiro. Três dos quatro assaltantes, de 19, 20 e 21 anos, foram presos em flagrante utilizando as mesmas vestimentas do delito. Com o trio, os policiais apreenderam sete telefones móveis e cerca de R$ 500 em dinheiro. A cooperação entre as unidades da corporação e a divulgação dos vídeos despontaram como fundamentais para a elucidação rápida do caso. De acordo com o comando da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar, todos os detidos possuem histórico criminal, sendo que um deles havia recebido liberdade há apenas 15 dias após detenção por tráfico de droga.
A Companhia destacou que a reincidência desponta como marca na maioria dos casos registrados em Vitória da Conquista, que contabiliza oito assaltos este ano, com seis desfechos em capturas, contra dez ocorrências no mesmo período do ano passado. Os três suspeitos seguem custodiados à disposição da Justiça, enquanto a Polícia Civil continua com as diligências para identificar, localizar e prender o quarto integrante da quadrilha, além de apreender o revólver utilizada no roubo. O BATV desta terça-feira (2) aqui no BLOG DO ANDERSON detalha toda essa situação.
Uma grande liderança e profundo conhecedor, Marcos Aurélio Oliveira Matos, de 59 anos, acompanha de perto cada passo do desenvolvimento de Encruzilhada, no Centro-Sul Baiano. Em um encontro casual na Rua Cassiano Santos, em Vitória da Conquista, ao meio-dia desta terça-feira (2), Marcão conversou com o BLOG DO ANDERSON e fez questão de exaltar o prefeito Pedro Alves de Lacerda Sobrinho, o Pedrinho, do Partido Comunista do Brasil, classificando-o com grande entusiasmo como o melhor gestor que Encruzilhada teve ao longo dos 201 anos de fundação e 73 de emancipação política.
“A cidade foi prestigiada com o melhor prefeito que eu já vi na região. Está entendendo? É um rapaz sério, gosta do município, a cidade está ficando linda, o município está ficando lindo, trabalha direitinho, contas em dia. Então, foi um privilégio para Encruzilhada ter Pedrinho hoje como prefeito”, concluiu. Tiozão, como é conhecido, enalteceu a evolução, destacando que o território caminha sob um governo marcado por zelo, afetividade, dedicação com a inclusão social e pelo cumprimento rigoroso do pagamento dos débitos vigentes.
Matos celebrou o avanço dos trabalhos da Estrada para a Vila do Café, uma antiga e importante demanda que saiu do papel. Questionado sobre ações futuras para o progresso, Marcão defendeu que a Administração Municipal Encruzilhadense foque na capacitação profissional dos jovens para suprir a escassez de mão de obra em setores como construção civil. Ele explicou que a qualificação técnica em ramos que oferecem boa remuneração diária prepara a juventude tanto para o mercado da região quanto para a forte concorrência existente nas cidades de maior porte.
Um caso de extrema crueldade chocou quem passava pela Praça Hercílio Lima, Centro de Vitória da Conquista, desde a manhã desta terça-feira (2). Um cachorro acabou encontrado agonizando com diversos cortes pelo corpo, indicando que o animal acabou sendo vítima de golpes de faca. O BLOG DO ANDERSON acompanhou de perto o cenário, que despertou forte emoção e revolta em dezenas de populares que testemunharam o sofrimento do bicho. Políticos ligados à causa e ativistas protetores dos animais receberam chamados para prestar socorro, mas a situação ainda aguardava desfecho e resgate até o momento em que a reportagem acompanhava o caso.
Maus-tratos a animais é crime no Brasil. De acordo com a Lei Federal Nº 14.064/2020 [Lei Sansão], que alterou a Lei de Crimes Ambientais [Nº 9.605/1998], a prática de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação especificamente contra cães e gatos prevê reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda. A pena pode sofrer aumento de um sexto a um terço caso o crime resulte na morte do animal.
O deputado estadual Tiago Brandão Correia, presidente estadual do Partido da Social Democracia Brasileira, recebeu uma surpresa nada satisfatória com o anúncio da pré-candidatura do advogado Wagner Santos Alves Dias à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Numa entrevista concedida ao programa Boa Tarde Bahia, na TV Bandeirantes, e repercutida pelo BLOG DO ANDERSON nesta segunda-feira (1º), Tiago Correia revelou que esperava que a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, respeitasse a aliança política e sentasse para dialogar sobre a garantia de apoios para as Eleições 2026, o que acabou não acontecendo. O tabuleiro político mudou após a gestora filiar seu marido ao União Brasil em um ato na Câmara Municipal de Vitória da Conquista. Diante da repercussão de um possível racha, o prefeito de Salvador, Bruno Soares Reis, também do União Brasil, chegou a declarar publicamente que o tema de Vitória da Conquista não contaminaria as discussões estaduais e que as principais lideranças, como o ex-prefeito e pré-candidato ao Governo da Bahia, Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, o ACM Neto, não se envolveriam.
Tiago Correia, contudo, rebateu a afirmação, sinalizando que ACM Neto já participa da construção e tem conversado com ele e com e Sheila Lemos para buscar um entendimento. Mesmo classificando o desejo de Wagner e a postura de Sheila como legítimos, o presidente do PSDB não escondeu que o movimento quebrou expectativas construídas com base no forte apoio dado à reeleição da prefeita e no volume de investimentos destinados por seu mandato. “É lógico que essa informação pegou a todos de surpresa. O que nós estamos aguardando até o momento é sentar para ver de que forma será desenhado essa movimentação, de que forma os espaços serão preservados. Eu, no meu caso, investi muito em Vitória da Conquista. Só nesse mandato foram seis ambulâncias, dois ônibus, uma van para a educação e uma van para o TFD (Tratamento Fora de Domicílio) na saúde, além de diversos kits odontológicos”, enumerou o parlamentar.
O deputado destacou que, por meio de emendas parlamentares e articulações com o deputado federal Adolfo Viana, destinou mais de R$ 4 milhões para a Saúde e a Zona Rural Conquistense, incluindo tratores para associações, poços artesianos e reservatórios. Tiago também ressaltou as indicações de leitos hospitalares adultos e infantis direcionadas ao Hospital Municipal Esaú Matos, atendendo a pedidos do vereador Diogo Gomes de Azevedo Feitosa, pré-candidato à Câmara dos Deputados, que migrou do União para o PSDB e agora enfrenta uma ação na Justiça Eleitoral por infidelidade partidária. Apesar do mal-estar gerado pelas manifestações individuais de descontentamento dentro da base, Correia preferiu adotar uma postura cautelosa. “Tenho preferido ficar calado, não tenho falado com ninguém sobre o assunto. Sheila sempre foi uma grande amiga, nós temos uma parceria muito firme. Ela é um quadro importante do União Brasil, está credenciada para ser candidata na chapa majoritária em qualquer colocação, então eu acredito que com uma boa conversa tudo vai se resolver”, concluiu.
Uma das principais reivindicações apresentadas ao governador Jerônimo Rodrigues durante a campanha eleitoral avançou oficialmente com a publicação no Diário Oficial da União. O Governo Federal e o Estado da Bahia celebraram a cessão onerosa de um terreno de 35.509,77 m², localizado no espaço do extinto Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, na Avenida Paraná, Bairro Patagônia. A área possui destinação exclusiva para a construção de um Centro de Convenções e um Teatro na Zona Oeste. O Contrato de uso governamental possui vigência estipulada em 20 anos, e o imóvel está avaliado em R$ 316.937.844,14. O presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro da Silva Filho, do Partido Liberal, utilizou as redes sociais para repercutir a divulgação do extrato do termo, que fundamenta juridicamente o início dos trâmites para o aguardado equipamento público de cultura e eventos. Ao BLOG DO ANDERSON nesta segunda-feira (1º), o empresário José Maria Alves Caires, ex-prefeito de Dom Basílio e detentor do Título de Cidadão Conquistense, analisou o atual estágio do projeto com cautela, projetando os próximos passos para a concretização da estrutura. “É, na verdade foi a concessão da área, né? Passando para o Estado. Aí como ali estava prevista a construção do centro de convenções, aí amarrou, mas já tem a empresa, tem o edital de licitação. Vamos aguardar para ver se ele anuncia o edital, a empresa que vai construir o Centro de Convenções. Está bem prematuro ainda”, ponderou Zé Maria.