Tragédia em Minas Gerais | quem são as vítimas do acidente aéreo com avião que caiu em Belo Horizonte

Fotos: Reprodução | Instagram

Um avião monomotor modelo EMB-721C, conhecido como “Sertanejo”, caiu e atingiu um prédio residencial no bairro Silveira, em Belo Horizonte, na tarde desta segunda-feira (4), deixando dois mortos e três feridos em estado grave. A aeronave, que não tinha autorização para táxi aéreo, decolou do Aeroporto da Pampulha com destino a São Paulo levando o piloto Wellington Oliveira, de 34 anos, e o copiloto Fernando Moreira Souto, de 36 anos (filho do prefeito de Jequitinhonha), que morreram no local.

Também estavam a bordo os empresários Leonardo Berganholi, de 50 anos, seu filho Arthur Schaper Berganholi, de 25 anos, e Hemerson Cleiton Almeida Souto, de 53 anos, todos encaminhados ao Hospital João XXIII. O impacto ocorreu na caixa de escada do edifício, o que evitou que apartamentos ocupados fossem atingidos diretamente, e as causas do acidente já estão sendo investigadas pela Polícia Civil e pelo CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão da Força Aérea Brasileira responsável por apurar fatores que contribuam para a prevenção de novas ocorrências.

Festival de Inverno Bahia | Projeto ‘Dominguinho’, Maria Bethânia e Marcelo Falcão são anunciados como atrações

Fotos: Reprodução | FIB

O projeto Dominguinho, Maria Bethânia e Marcelo Falcão são as primeiras atrações confirmadas para a 20ª edição do Festival de Inverno Bahia. O evento acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de agosto, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (4) pela Bahia Eventos e Salvador Produções, que realizam juntas a produção do evento e vão repetir a dobradinha realizada no Festival de Verão Salvador. Pela primeira vez no Festival de Inverno Bahia, o projeto Dominguinho será apresentado no palco do evento por João Gomes, Mestrinho e Jota.pê. Com um repertório que mistura releituras e sucessos dos próprios artistas, o show promete embalar o público com canções como ‘Pontes Indestrutíveis’, ‘Beija-Flor’, ‘Aquelas Coisas’ e ‘Te Faço Um Cafuné’. Já a cantora Maria Bethânia, que subirá ao palco do FIB pela segunda vez, levando toda a sua magia musical para Vitória da Conquista. A artista, que é um dos nomes mais importantes da MPB, apresentará sucessos como ‘Reconvexo’, ‘Negue’, ‘Olhos nos Olhos’, ‘Carcará’ e muitos outros hits que fazem parte dos 61 anos de carreira da cantora. Marcelo Falcão fará sua estreia solo no festival e levará a energia do seu som, que mistura o rock nacional com o reggae e o rap. Entre seus sucessos, estão canções como ‘Pescador de Ilusões’, ‘Viver’, ‘Vitória’ e ‘Anjos’. Nesta edição, o FIB trará, mais uma vez, além dos grandes shows, ativações dos patrocinadores e parceiros, que estarão espalhados por todo o Parque Teopompo de Almeida. A gastronomia também estará presente na festa, com o melhor da culinária local e regional para os conquistenses e turistas. As vendas dos ingressos acontece através da plataforma Sympla, na loja do Bora Tickets, no 2º piso do Shopping da Bahia, em Salvador, e em Vitória da Conquista na Central de Ingressos (Shopping Conquista Sul e Galeria Panvicon), Banca Central (Praça Barão do Rio Branco), na Loja Taco (Av. Olívia Flores, 686), na loja DMK (Shopping Boulevard) e na Charlie Colt (Bairro Brasil).

Avenida Frei Benjamin | batida envolve dois carros na Zona Oeste de Vitória da Conquista

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

O primeiro final de semana de maio registra diversas ocorrências de trânsito em Vitória da Conquista, com destaque para uma colisão entre dois veículos no cruzamento das Avenidas Frei Benjamin e Santa Catarina, conforme reportado pelo BLOG DO ANDERSON nesta segunda-feira (4). Embora as imagens mostrem o impacto da batida, não existem informações confirmadas sobre feridos até o momento. O Sistema Municipal de Trânsito deve realizar a perícia para apontar as causas do incidente. Além desse fato, o período conta com o registro de uma tragédia no Anel Rodoviário Jadiel Vieira Matos, onde uma colisão entre caminhão e motocicleta causou a morte da servidora Nayara no KM 10. Outro acidente grave aconteceu na BA-263, entre Itapetinga e Itambé, resultando nos óbitos do empresário Alessandro Barroso Rocha e de sua filha de 5 anos após colisão frontal com um caminhão.

Tragédia na BA-263 | pai e filha morrem em acidente no trecho entre Itapetinga e Vitória da Conquista

Foto: Reprodução | Instagram

O grave acidente na rodovia BA-263, ocorrido no trecho entre Itapetinga e Vitória da Conquista, próximo a Itambé, na manhã de sábado (2), resultou na morte do empresário Alessandro Barroso Rocha, de 35 anos, e da filha Ana Laura, de apenas 5 anos. A colisão frontal envolveu o veículo da família e um caminhão enquanto as vítimas viajavam em direção ao Litoral Sul Baiano. No automóvel também estavam a esposa e a mãe de Alessandro, que passaram por cirurgias e permanecem no Centro de Terapia Intensiva (CTI), além do outro filho do casal, que precisou de entubação. O empresário geria uma loja de autopeças em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com filial em Teófilo Otoni. Familiares e amigos prestam homenagens nas redes sociais enquanto aguardam o sepultamento de pai e filha, previsto para esta segunda-feira (4), no cemitério Parque Renascer.

Oportunidades do SineBahia | 1º de Maio com muitas opções para trabalhar em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Sistema Nacional de Emprego da Bahia (SineBahia) divulgou as vagas de emprego em Vitória da Conquista. No Guia de Oportunidades que o BLOG DO ANDERSON reproduz nesta sexta-feira (1) tem vagas para diversos setores. Os candidatos interessados nas oportunidades devem se dirigir à unidade central do SineBahia, no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) no Centro ou Boulevard Shopping. Confira todas as Oportunidades.

Tragédia na BA-026 | duasmortes e sete feridos em acidente entre dois carros no trecho de Maracás

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Duas pessoas morreram e três ficaram feridas em uma colisão entre dois carros ocorrida na madrugada desta quinta-feira (30), no trecho de Maracás, no Centro Sul Baiano. As vítimas fatais foram identificadas como Rodrigo Pereira Cruz, de 7 anos, e João Pereira de Almeida, de 32 anos, que faleceram.

Entre os feridos, um recebeu encaminhamento para o Hospital de Maracás, enquanto os outros dois foram levados ao Hospital Prado Valadares, em Jequié. A Companhia Independente de Polícia Rodoviária informou que uma perícia do Departamento de Polícia Técnica deve apontar as causas do acidente.

Congresso Nacional | Senado rejeita indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal

Foto: Geraldo Magela | Agência Senado

Uma derrota histórica ocorreu nesta quarta-feira (29), quando os senadores rejeitaram a indicação do presidente da República ao Supremo Tribunal Federal (STF). Pela primeira vez em mais de um século, um nome sugerido para a Corte acabou barrado pelo Senado Federal. Jorge Rodrigo Araújo Messias, de 46 anos, acabou rejeitado por 42 votos a 34, além de uma abstenção, em uma votação secreta. O indicado precisava do apoio de ao menos 41 dos 81 senadores para alcançar a maioria absoluta necessária. Com esse resultado, a mensagem com a indicação de Messias acabou arquivada, e o presidente da República Brasileira Luiz Inácio Lula da Silva terá que enviar um novo nome para ocupar a vaga deixada por Luís Roberto Barroso no Supremo.

Polêmica Nacional | Edson Gomes reage após Daniela Mercury acusá-lo de agressão ao vivo

Foto: Reprodução | TV Band

Na noite da última terça-feira (28), o cantor e compositor baiano Edson Gomes, 70 anos, foi acusado por Daniela Mercury, 60, de agredir a esposa. Os dois estavam no “Troféu Armandinho e Irmãos Macedo”, em Salvador, quando a artista acusou ele de violência contra a mulher. As falas ocorreram no momento em que Mercury era agraciada na categoria “Hit do Carnaval”, com a música “Laroyê”. O bate-boca entre os cantores viralizou rapidamente entre os internautas. “Edson, eu peço para você ser carinhoso com sua esposa, viu bicho? Porque a gente não aceita violência contra nenhuma mulher. Então, te amo… mas quero também pedir que todos os artistas brasileiros se juntem a nós nessa luta contra todo tipo de violência contra as mulheres”, iniciou Daniela. Ela ainda completou: “E se as mulheres pretas são as que sofrem mais, que a gente cuide delas, que a gente respeite essas mulheres”. Logo em seguida, Edson respondeu a cantora: “Boa noite a todos. Em primeiro lugar, eu só quero perguntar à Daniela de onde foi que ela tirou e tentou me envergonhar aqui no meio de todo mundo.

Eu quero que ela prove quem é que eu espanco. Eu quero que ela prove. Tentar lacrar assim, me envergonhar… por que isso? Eu não estou entendendo por que isso, e você não tem como provar”. Daniela, então, o respondeu: “É verdade. É verdade. Me desculpe. É… preocupada com as mulheres, com a violência”. Edson emendou: “Eu também me preocupo com as mulheres. Eu tenho filha mulher, entendeu? Eu me preocupo com as mulheres”. “Então você é super carinhoso com as pessoas que você ama…”, afirmou a cantora, e Edson destacou: “Não importa se eu sou carinhoso ou não sou carinhoso. Eu só quero dizer que você não prova que eu sou agressor. Esse negócio de ser carinhoso ou não ser carinhoso é um problema de cada um”. Cantor e compositor baiano há mais de 50 anos, Edson Gomes, 70, é considerado um dos maiores nomes da cena do reggae nacional. Ele, que é natural de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, se consolidou como um dos maiores do gênero nos anos 80. O artista já realizou um show histórico no Circo Voador no ano passado e se apresentou em grandes festivais, como o Lollapalooza Brasil. Sua trajetória musical inclui canções como “Samarina”, “Malandrinha” e “Rasta”.

Informativo de Mandato | Tiago propõe audiência após Azul reduzir capacidade de voos em Conquista e Guanambi

Foto: BLOG DO ANDERSON

O deputado estadual Tiago Brandão Correia, presidente estadual do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, defendeu a realização de uma audiência pública para discutir a redução da capacidade de voos regionais no estado. A proposta, comunicada ao BLOG DO ANDERSON nesta quarta-feira (29), surge após a Azul Linhas Aéreas Brasileiras anunciar a substituição de aeronaves de 72 lugares por modelos Cessna Grand Caravan, de apenas nove assentos, nas rotas para Vitória da Conquista e Guanambi.  Ao criticar a medida e os altos custos das passagens, o parlamentar questionou o tratamento dado aos baianos. “Por que as companhias aéreas tratam tão mal os baianos? Uma passagem aérea Salvador–Vitória da Conquista chega a custar R$ 4 mil. Isso é inadmissível e precisa ser debatido com urgência”, afirmou Tiago. Apesar da Azul prever o aumento na frequência de voos, lideranças locais apontam que a troca drástica de aeronaves dificultará o acesso ao transporte aéreo no interior do estado, conforme destaca o BLOG DO ANDERSON.

O Declínio da Hegemonia | por que a Derrota dos EUA e Israel é inevitável e porque isso é bom

Foto: BLOG DO ANDERSON

Paulo de Tarso Magalhães David 

Dois regimes dotados de armas nucleares lançaram-se em uma guerra de agressão contra um país que ainda negociava diplomaticamente. Em um de seus primeiros atos, bombardearam covardemente uma escola para meninas, assassinando mais de 160 jovens. Em seguida, executaram um dos mais respeitados líderes religiosos do Islã. Em apenas trinta dias de conflito, dezenas de escolas, hospitais, ambulâncias, usinas de energia e sistemas de abastecimento de água foram destruídos. Esses não são danos colaterais, mas sim crimes de guerra meticulosamente documentados.  Nada disso surpreende. Trata-se de duas nações habituadas a praticar terrorismo de Estado, derrubar governos democraticamente eleitos, destruir nações inteiras e cometer genocídios, seja de forma direta, como em Gaza, ou indireta, por meio de sanções letais e bloqueios econômicos, sempre sob o manto da impunidade. >>>>>.

Ocorrências com João Melo | desaparecido, jovem tem corpo encontrado em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Plantão Policial do Jornal 107 desta terça-feira (28), com o repórter João Oliveira Melo, registra ocorrências de extrema gravidade, com destaque para a morte de um motociclista atropelado em Planalto, cujo corpo foi removido ao Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista, e a localização do corpo de Walter Santos, que residia no Loteamento Santa Cruz, encontrado em avançado estado de decomposição após dias desaparecido. Além disso, a comunidade se despediu do jovem Daniel Vitor Silva Dantas Santos, de 26 anos, sepultado nesta manhã no Cemitério Campo da Paz, enquanto a Polícia Civil investiga as circunstâncias das fatalidades e o paradeiro de envolvidos em crimes de violência.

Meio Ambiente | queimadas urbanas geram poluição e atingem o Hospital Geral em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A queima irregular em terrenos baldios tem gerado sérios transtornos e problemas de saúde em Vitória da Conquista, especialmente na Zona Sul, onde a fumaça se espalha pelo bairro Felícia e atinge residências e até o Hospital Geral de Vitória da Conquista, conforme o BLOG DO ANDERSON mostra nesta terça-feira (28). Essa prática é classificada como crime ambiental e viola o Artigo 73 da Lei Municipal Nº 695/93, no Código de Polícia Administrativa, que proíbe expressamente a queimada de lixo, detritos ou vegetação no perímetro urbano para evitar poluição atmosférica e danos à vizinhança. O descumprimento da norma sujeita os responsáveis a sanções e multas, reforçando a necessidade de fiscalização rigorosa para proteger o bem-estar da população e a qualidade do ar na Joia do Sertão Baiano, conforme destaca o BLOG DO ANDERSON.

Bastidores Políticos | “Caso das Rachadinha” repercute e pode trazer Sidney à Câmara Municipal de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O “Caso das Rachadinhas” envolvendo o vereador Gilvan Nunes Pereira, o Dinho dos Campinhos, do Republicanos, ganhou destaque nacional ao ser exposto em reportagem da TV Sudoeste, repercutida no Jornal da Manhã desta terça-feira (28). Com o processo avançando no Ministério Público do Estado da Bahia e na Comissão de Ética da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, a possível perda de mandato abre caminho para o ex-vereador Sidnei Benedito de Oliveira, o Sidney Oliveira, primeiro suplente do Republicanos . Até o momento, nem o suplente nem o vice-prefeito Aloísio Alan Costa Fernandes, presidente municipal o Republicanos, se manifestaram sobre o assunto. A denúncia, apresentada por um ex-assessor, aponta que o esquema exigia a devolução de grande parte dos salários via Pix, deixando a conta do servidor por vezes negativa. Estima-se que os repasses indevidos somem entre R$ 45 mil e R$ 60 mil, com provas que incluem áudios e comprovantes de transferência entregues à Mesa Diretora, através do presidente Ivan Cordeiro da Silva Filho. Enquanto a Casa avalia a quebra de decoro parlamentar, a defesa do vereador, via o advogado Ademir Ismerim Medina, nega as irregularidades e alega que o parlamentar é alvo de tentativa de extorsão, conforme destaca o BLOG DO ANDERSON.

8 de Janeiro | Alexandre de Moraes concede domiciliar a “Fátima de Tubarão” e outros 17 idosos

Foto: Jefferson Rudy | Agência Senado

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu prisão domiciliar para Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, a “Fátima de Tubarão”, de 70 anos. Além dela, outros 17 idosos condenados pelos atos de 8 de janeiro também receberam o benefício. A decisão, publicada na última sexta-feira (24), teve a confirmação oficial do STF nesta segunda-feira (27). Maria de Fátima, condenada em agosto a 17 anos de prisão, ganhou notoriedade após circular em vídeos durante os ataques às sedes dos Três Poderes. Nas imagens, ela afirmava que estava “quebrando tudo” e proferia ameaças diretas ao ministro. Agora em regime domiciliar, a idosa precisa cumprir uma série de restrições rigorosas, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica, suspensão do passaporte e proibição total de utilizar redes sociais, mesmo por meio de terceiros. A medida também impede a comunicação com outros envolvidos no processo. Qualquer deslocamento para tratamento de saúde exige autorização prévia, exceto em casos de emergência devidamente comprovados em até 48 horas. O descumprimento de qualquer uma dessas regras implicará no retorno imediato de Maria de Fátima ao estabelecimento prisional, conforme informações repercutidas pelo BLOG DO ANDERSON.

Reportagem do BMD | Dinho dos Campinhos é denunciado por “rachadinha” em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Uma denúncia de “rachadinha” contra o vereador Gilvan Nunes Pereira, conhecido como Dinho dos Campinhos, do Republicanos, agitou os bastidores da Política Conquistense nesta segunda-feira (27). Segundo o dossiê encaminhado ao Ministério Público do Estado da Bahia a à Corregedoria da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, um ex-assessor acusa o parlamentar de exigir a devolução de parte substancial de seus salários. A denúncia detalha que o esquema funcionava via transferências bancárias e Pix. Em um dos áudios atribuídos ao vereador, ele explica ao servidor que o acordo previa que o assessor ficasse com apenas R$ 700, enquanto o restante deveria ser repassado. Extratos e prints revelam que, em determinadas ocasiões, após as devoluções, o saldo da conta do servidor chegava a ficar negativo. Estima-se que, ao longo do período documentado, os valores devolvidos somem entre R$ 45 mil e R$ 60 mil.

A Mesa Diretora, através do presidente Ivan Cordeiro da Silva Filho, do Partido Liberal, confirmou o recebimento oficial da denúncia e encaminhou o caso para a Corregedoria. Diante das provas apresentadas, como comprovantes de transferências que chegam a R$ 3,5 mil de uma só vez, a Casa deve instaurar uma Comissão de Ética para apurar possível quebra de decoro parlamentar, o que pode resultar na perda do mandato. A defesa de Gilvan Nunes Pereira, via o advogado Ademir Ismerim Medina, nega as irregularidades, alegando que o vereador é alvo de uma tentativa de extorsão por parte do ex-assessor e que colaborará com as investigações para demonstrar a lisura de seu gabinete, consoante reportagem do Bahia Meio Dia em destaque aqui no BLOG DO ANDERSON.

Oportunidades do SineBahia | Semana começou com muitas opções para trabalhar em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Sistema Nacional de Emprego da Bahia (SineBahia) divulgou as vagas de emprego em Vitória da Conquista. No Guia de Oportunidades que o BLOG DO ANDERSON reproduz nesta segunda-feira (27) tem vagas para diversos setores. Os candidatos interessados nas oportunidades devem se dirigir à unidade central do SineBahia, no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) no Centro ou Boulevard Shopping. Confira todas as Oportunidades.

Causa Animal | cães se espalham em Vitória da Conquista e riscos de atropelamentos preocupam

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A presença de cadelas no cio tem motivado o surgimento de matilhas por todos os cantos de Vitória da Conquista, gerando preocupação entre moradores e riscos constantes no trânsito. Como mostram as fotos registradas neste domingo (26), pelo menos vinte animais foram vistos circulando pela Zona Oeste acompanhando uma fêmea. Constantemente no meio das vias, muitos desses animais acabam atropelados, o que agrava ainda mais o quadro da Saúde Animal e a segurança viária na Joia do Sertão Baiano. Especialistas reforçam que a castração é a única forma de evitar esse cenário, no entanto, o Centro de Apoio à Saúde Animal (CASA) só realiza o procedimento em animais que possuam tutores responsáveis pelo pós-operatório. O manejo de cães de rua permanece um desafio diante da ausência de um Centro de Controle de Zoonoses, problema que se arrasta há anos no município, em destaque no BLOG DO ANDERSON.

Segurança no Centro POP | Operação Adsumus e presença da Guarda levam tranquilidade em Vitória da Conquistaeio

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Rua Arthur Seixas e outras vias adjacentes do Recreio, na Zona Leste de Vitória da Conquista, apresentam um cenário de maior tranquilidade desde a intervenção da Polícia Civil da Bahia com a Operação “Adsumus”. A expressão em latim, que significa “Estamos presentes”, define o foco da ação no combate ao tráfico de drogas e à criminalidade nas proximidades do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). Durante as atividades, foram realizadas varreduras e diligências estratégicas para identificar práticas ilícitas e fortalecer a presença das forças de segurança. Todos os indivíduos abordados passaram por consulta nos sistemas da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia. Um suspeito acabou levado ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), onde prestou depoimento e seguiu liberado. Outro homem, de 25 anos, que possuía mandado de prisão preventiva pelo crime de furto, permaneceu preso. Neste domingo (26), uma viatura da Guarda Civil Municipal permanecia estacionada na localidade, garantindo a sensação de segurança cobrada pela comunidade através de protestos e manifestações na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, consoante acompanha o BLOG DO ANDERSON.

Eleições 2026 | em Ilhéus, ACM Neto defende mudança e critica promessas não cumpridas no Sul Baiano

Fotos: Reprodução | ACM Neto

O ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao Governo da Bahia nestas Eleições 2026, Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, o ACM Neto, do União Brasil, participou nesta quinta-feira (23) das celebrações em homenagem a São Jorge, em Ilhéus. Ao lado do prefeito Valderico Reis de Oliveira Júnior, o Valderico Junior, do União Brasil, o político destacou a importância da fé local e criticou a atual gestão estadual pela ausência de obras estruturantes na região Sul da Bahia.

Durante o evento, que contou com a presença de lideranças como Zenildo Brandão Santana, o Zé Cocá, do Partido Progressista, o senador Angelo Mário Coronel de Azevedo Martins, o Angelo Coronel, do Republicanos, e o presidente estadual do Partido Liberal, João Inácio Ribeiro Roma Neto, o João Roma, o ex-prefeito de Salvador pontuou os desafios. “Ilhéus celebra o seu padroeiro, São Jorge, e a gente fica feliz de ver as pessoas na rua nessa expressão tão própria da cidade, que é a sua fé, a sua religiosidade. Sempre é uma emoção para mim estar aqui, mas também é a renovação de um compromisso de trabalho com Ilhéus e com toda a região. Particularmente, fico muito alegre por estar aqui hoje ao lado do prefeito, que vem fazendo um trabalho de transformação na cidade. O tema principal é a vida das pessoas.

Segurança pública, saúde, o drama da regulação, educação, falta de emprego e promessas não realizadas. A região é exemplo disso. Está aí o Aeroporto de Ilhéus com problemas há tantos anos, a FIOL (Ferrovia Oeste-Leste) parada, o Porto Sul que não saiu do papel. São obras prometidas durante 20 anos e que até agora não foram entregues. Vamos apresentar um plano de governo, enfrentando os principais desafios e sobretudo sinalizando para o futuro, essa expectativa que os baianos têm de mudança. Eu acho que hoje o sentimento dominante é esse de mudança”, afirmou.

Polêmica Baiana | Jerônimo critica troca de aeronaves da Azul e cobra respeito a Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O governador Jerônimo Rodrigues Souza, do Partido dos Trabalhadores, subiu o tom contra a Azul Linhas Aéreas Brasileiras devido à substituição das aeronaves que operam no Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista. A companhia anunciou que a rota para Salvador, atualmente operada pelo ATR 72 de 72 assentos, passará a ser atendida pelo Cessna Grand Caravan, da Azul Conecta, com capacidade para apenas nove passageiros. A mudança representa uma redução drástica na oferta para a Capital Baiana e acende um alerta sobre o possível isolamento aéreo da Terra do Radialista Herzem Gusmão. Durante entrevista coletiva em Brumado, nesta sexta-feira (24), o chefe do Executivo Baiano exigiu respeito à terceira maior cidade da Bahia e destacou que o Estado tem feito investimentos pesados para garantir a infraestrutura aeroportuária, pontuando que a redução da capacidade prejudica o desenvolvimento econômico. “Nós não vamos aceitar que Vitória da Conquista seja tratada dessa forma. O Governo do Estado investiu e continua investindo no Aeroporto Glauber Rocha para que tenhamos voos de qualidade e com aeronaves modernas. Cobramos da Azul o respeito que a cidade merece e que a oferta de assentos seja mantida para não prejudicar o Sudoeste Baiano”, afirmou Jerônimo Rodrigues. A decisão também gerou forte repúdio de lideranças. O empresário José Maria Alves Caires, entusiasta da aviação e ex-prefeito de Dom Basílio, classificou a mudança como um sinal de que “Conquista está abandonada”. Já o radialista e vereador Luís Carlos Batista de Oliveira, o Luís Carlos Dudé, do União Brasil, criticou o uso do que chamou de “teco-teco”, afirmando que Conquista não pode aceitar um retrocesso que remete a 80 anos atrás, conforme acompanha o BLOG DO ANDERSON.