Desenvolvimento Econômico | Centro de Convenções e Teatro serão construídos em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DOA ANDERSON

Uma das principais reivindicações apresentadas ao governador Jerônimo Rodrigues durante a campanha eleitoral avançou oficialmente com a publicação no Diário Oficial da União. O Governo Federal e o Estado da Bahia celebraram a cessão onerosa de um terreno de 35.509,77 m², localizado no espaço do extinto Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, na Avenida Paraná, Bairro Patagônia. A área possui destinação exclusiva para a construção de um Centro de Convenções e um Teatro na Zona Oeste. O Contrato de uso governamental possui vigência estipulada em 20 anos, e o imóvel está avaliado em R$ 316.937.844,14. O presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro da Silva Filho, do Partido Liberal, utilizou as redes sociais para repercutir a divulgação do extrato do termo, que fundamenta juridicamente o início dos trâmites para o aguardado equipamento público de cultura e eventos. Ao BLOG DO ANDERSON nesta segunda-feira (1º), o empresário José Maria Alves Caires, ex-prefeito de Dom Basílio e detentor do Título de Cidadão Conquistense, analisou o atual estágio do projeto com cautela, projetando os próximos passos para a concretização da estrutura. “É, na verdade foi a concessão da área, né? Passando para o Estado. Aí como ali estava prevista a construção do centro de convenções, aí amarrou, mas já tem a empresa, tem o edital de licitação. Vamos aguardar para ver se ele anuncia o edital, a empresa que vai construir o Centro de Convenções. Está bem prematuro ainda”, ponderou Zé Maria.

Comércio Varejista | otimista com a Seleção e Festejos Juninos, Abel projeta grande movimentação em Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Com mais de três décadas dos seus 54 anos atuando no Comércio de Vitória da Conquista, o comerciário Abel Mendonça demonstra forte otimismo com a chegada do mês de junho. Em reencontro com o BLOG DO ANDERSON na Feirinha do Bairro Brasil neste domingo (31), o Abel destacou que as expectativas de vendas e movimentação econômica são altas, impulsionadas pela Copa do Mundo de Futebol e pelas tradicionais Festas Juninas. Esbanjando animação com a Seleção Brasileira, Abel compartilhou o seu desejo para o Torneio Mundial.

“Estamos esperando o hexa, dessa vez com certeza está de volta, né?”, declarou, que também aproveitou o momento descontraído para manifestar o seu carinho pelo futebol carioca. “Então sei que o Vasco ganha também para dar alegria a esse povo”, complementou. Com uma longa trajetória dedicada ao setor de vendas e ao atendimento ao público na Joia do Sertão Baiano, Mendoça valorizou a bagagem adquirida ao longo dos anos com muita simpatia. “Rapaz, minha vida inteira no comércio, aprendi muita coisa e tem muita coisa para ensinar ainda para o povo”, avaliou Abel, refletindo sobre a experiência.

Tragédia na Estrada | gravíssimo acidente deixa uma mulher morta e três familiares feridos na MGC-188

Fotos: Reprodução | CBMMG

Uma colisão frontal entre um automóvel de passeio e um caminhão na MGC-188, em Unaí, Região Noroeste de Minas Gerais, resultou na morte de uma condutora de 42 anos na tarde de quinta-feira (28). A motorista viajava acompanhada dos dois filhos, de 6 e 9 anos, e da mãe, uma idosa de 82 anos. O socorro às vítimas mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Todos os ocupantes do carro receberam atendimento e seguiram com urgência para o Hospital Municipal de Unaí, mas a motorista não resistiu à gravidade dos ferimentos, vindo a falecer na unidade médica. Os dois menores e a idosa sofreram lesões. De acordo com relatos da Polícia Militar, o condutor do veículo cargueiro explicou que trafegava no sentido Unaí-Cabeceiras quando o automóvel invadiu a pista contrária na altura do quilômetro 50, tornando a batida inevitável. Com o forte impacto, ambos os veículos saíram da pista de rolamento. O caminhoneiro perdeu o controle da direção, colidiu contra uma estrutura metálica e atingiu uma cerca de arame. O teste do etilômetro realizado pelo profissional indicou resultado negativo para o consumo de álcool. A perícia técnica da Polícia Civil compareceu para os levantamentos de praxe, auxiliando na elucidação das causas da ocorrência.

Destaque de Maio | acidente na BR-116 mata casal e deixa filha de um ano em estado grave

Foto: Reprodução | Instagram

Um grave acidente de trânsito na tarde da quinta-feira (14) tirou a vida de um casal no KM 233 da BR-116, no trecho entre Estância Velha e Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. A colisão envolveu um automóvel Honda HR-V, com placas de São Leopoldo, e uma carreta semirreboque que trafegavam no sentido interior-Capital.  As vítimas fatais foram identificadas por familiares como Neila Patrícia Gomes de Medina e Débora Juliana Marques. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), ambas tinham 39 anos, ocupavam o veículo de passeio e morreram no local do impacto. Elas eram naturais de Novo Hamburgo e São Leopoldo. Uma bebê de apenas um ano, filha do casal, que também viajava no carro, sofreu ferimentos graves. A criança recebeu os primeiros socorros e acabou encaminhada inicialmente ao Hospital Municipal de Novo Hamburgo. Devido à gravidade do quadro clínico, a menina foi transferida durante a noite para o Hospital de Pronto Socorro (HPS), em Porto Alegre, onde permanece em estado gravíssimo. Além da PRF, equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) trabalharam no atendimento da ocorrência. As causas do acidente permanecem desconhecidas, e um laudo pericial está sendo confeccionado pelas autoridades competentes para elucidar a dinâmica do sinistro.

Política Baiana | Programa de Governo Participativo reúne lideranças e movimentos sociais em Paulo Afonso

Foto: Reprodução | PT Bahia

Com plenárias lotadas, o Programa de Governo Participativo (PGP) realizou mais uma etapa da série de Encontros para o Futuro em Paulo Afonso, neste sábado (30). O ato reuniu movimentos sociais, parlamentares, prefeitos, vereadores, juventude e lideranças da Mesorregião do Vale São-Franciscano. No domingo (31), o programa segue para Senhor do Bonfim, a fim de receber as propostas dos municípios que compõem o Piemonte Norte do Itapicuru. O presidente do Partido dos Trabalhadores na Bahia, Tássio Santos de Brito, afirmou que a grande participação popular nas plenárias reafirma a força de um modelo de gestão construído a partir da escuta dos Territórios. “Essa é uma característica do nosso projeto político, que remonta desde nosso Orçamento Participativo, uma ferramenta de gestão que o PT criou para o governo ouvir da população onde o orçamento do município deve ir. Pegamos essa experiência e fizemos o PGP, que é ir ao encontro das pessoas para ouvir o que elas entendem como prioridade de governo para os próximos quatro anos”. Tássio também lembrou a trajetória de Jerônimo Rodrigues na construção desse modelo participativo.

“Jerônimo coordenou o PGP do governador Rui Costa nas duas eleições dele, criando esses momentos de frente com a população. Não fazemos esse processo para ouvir que está tudo bem, mas para entender onde precisamos avançar. E isso só se constrói realmente escutando e absorvendo o sentimento das pessoas. A grande participação que estamos vendo, com adesão expressiva dos prefeitos dos territórios, a juventude participando dos atos, movimentos sociais, sindicais, partidos políticos, e a quantidade de propostas que temos recebido a cada plenária, tudo isso mostra que estamos no caminho certo”, afirmou. Com o nome de ‘Encontros para o Futuro’, o movimento coletivo resulta de uma ampla aliança dos partidos que apoiam o governador Jerônimo Rodrigues. O programa reúne propostas presenciais e digitais voltadas para áreas cruciais como educação, saúde, segurança pública, infraestrutura, agricultura familiar e desenvolvimento social, debatidas diretamente com os cidadãos e lideranças locais em um processo de construção coletiva.

Palácio do Planalto | Lula cobra respeito e rejeita interferência dos Estados Unidos da América

Fotos: Ricardo Stuckert | PR

O presidente da República Brasileira Luiz Inácio Lula da Silva cobrou respeito à soberania brasileira e criticou as manifestações de autoridades dos Estados Unidos da América, ao comentar a classificação de facções criminosas como terroristas. Segundo Lula, organizações como Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) são, de fato, terroristas, mas não para os EUA, e sim para as comunidades brasileiras. Nesse sentido, não há, segundo o presidente brasileiro, qualquer justificativa para uma eventual intervenção estrangeira. A declaração foi feita nesta sexta-feira (29) em Sergipe, onde o presidente visitou a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (FAFEN-SE) em Laranjeiras.  Lula se disse “muito triste” com a classificação feita pelo secretário Marco Rubio, dos EUA. “Comando Vermelho e PCC são terroristas, mas para as comunidades brasileiras. Para a sociedade brasileira e para o povo da periferia, porque incomodam famílias, bairros e cidades. São terroristas e vamos combatê-los aqui dentro. [Para isso,] aprovamos uma lei antifacção e a lei de combate ao crime organizado”, argumentou. O presidente ressaltou que a facções brasileiras não têm o perfil de terroristas que os EUA costumam procurar, e citou Osama Bin Ladem como exemplo. Lula ainda apontou que boa parte do tráfico de armas no Brasil tem origem nos Estados Unidos da América. Na sequência, cobrou respeito das autoridades estadunidenses. “Não aceitamos ser tratados como moleques. Não aceitamos ser tratados como se fôssemos uma republiqueta. Isso aqui [o Brasil] não é um país qualquer. É um país muito grande”, afirmou. Lula levantou suspeitas de que o interesse estadunidense estaria, na verdade, relacionado à cobiça pelas riquezas minerais do Brasil.

“Tenho preocupação porque nós temos muitos minerais críticos, terras raras, minérios. Ainda temos muito ouro e diamante, além da maior floresta tropical do mundo e água doce. Daqui a pouco vão dizer que a Amazônia é deles. Não é”, enfatizou o presidente. Lula lembrou que, na conversa que teve com Donald John Trump, disse que os dois precisam passar respeito à comunidade internacional e a sociedade, valorizando a democracia, o multilateralismo e defendendo a integridade territorial das nações. “Eu trato um país pequeno com o mesmo respeito que eu trato a China, a Rússia e os EUA. Eu não falo grosso com a Bolívia e fino com os EUA. Eu falo educadamente com os dois porque eu quero respeito. Preciso ter respeito para respeitar. Então não brinquem com a soberania desse país, nem com nossa democracia”, disse. Ainda reiterou que o Brasil tem feito muito para o combate às organizações criminosas, e que a aprovação da PEC da Segurança Pública reforçará esse combate. Segundo o presidente, caso os EUA realmente queiram colaborar serão muito bem-vindos, mas que esse combate precisa ser feito também em território estadunidense. “Entreguei um documento para o Trump [dizendo que] o Brasil está disposto a trabalhar para combater o crime organizado. Vamos começar pelo seu estado de Delaware, onde há lavagem de dinheiro de brasileiros”, disse. “Vamos começar por entregar o [Carlos] Ramagem, que está condenado a 16 anos e está escondido por lá. Vamos começar entregando o maior contrabandista de combustível desse país, que é o Ricardo Magro. Entreguei para o Trump o nome e a foto da casa dele. Quer combater o crime organizado? Entreguem os nossos [criminosos] que estão lá nos EUA”, complementou. As informações são da Agência Brasil.

Vítimas de Vitória da Conquista | segunda vítima de acidente não resiste e morre em Eunápolis

Foto: Reprodução | RadarNews

O grave acidente automobilístico registrado na tarde de quinta-feira (28), no quilômetro 12 da BR-367, em Eunápolis, fez mais uma vítima fatal. O passageiro do caminhão, Pedro Henrique Alves Matos Santos, de 25 anos, que havia dado entrada em estado gravíssimo no Hospital Regional de Eunápolis, infelizmente não resistiu aos ferimentos e evoluiu a óbito na unidade de saúde. A colisão comoveu a região. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do veículo cargueiro, Bruno Lima Dias, de 22 anos, perdeu o controle da direção, fazendo com que o caminhão saísse da pista e despencasse de uma ponte com altura aproximada de sete metros.

Bruno, que era natural de Vitória da Conquista, morreu ainda no local do sinistro. Os corpos dos dois jovens acabaram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Eunápolis para a realização dos procedimentos legais de necropsia. Até o momento, as famílias não divulgaram informações oficiais sobre os locais de velório e sepultamento. Uma verdadeira tragédia que interrompe precocemente a trajetória de dois trabalhadores na estrada. O BLOG DO ANDERSON manifesta profunda solidariedade e envia os mais sinceros sentimentos de pesar aos familiares, amigos e colegas de Bruno e Pedro Henrique neste momento de imensa dor.

Eleições 2026 | Paulo Magalhães defende gestão de Jerônimo e projeta votação histórica para Lula na Bahia

Fotos: Reprodução | Instagram

O deputado federal Paulo Sérgio Paranhos de Magalhães (PSD-BA), um dos quadros mais experientes da política brasileira, atua de forma firme na defesa do Governo da Bahia liderado por Jerônimo Rodrigues. Durante plenária em Ilhéus, na manhã desta sexta-feira (29), o parlamentar fez um discurso contundente “fortalecendo o diálogo e construindo caminhos para o desenvolvimento do Sul da Bahia”. Em seu pronunciamento, o congressista rebateu as críticas da oposição direcionadas ao chefe do Executivo Baiano e projetou o cenário eleitoral no estado.

“Governador. O governador que assusta e que diz que vai cumprir tudo que eles fizeram e não cumpriram. É ele que eles hoje anunciam que é o governador que promete e não cumpre. Não, nós temos é que dizer que ele cumpriu tudo, vai cumprir até o que vocês não fizeram. É esse Jerônimo que vai nos dar tranquilidade de dizer ao Brasil que a Bahia vai dar a maior vitória a Luiz Inácio Lula da Silva. É o alinhamento e confiança dos prefeitos e seus alinhados dizendo a ele: “Nós não vamos faltar com você. Nós não vamos faltar com a Bahia nem com os baianos proporcionando a Luiz Inácio Lula da Silva a maior vitória da história desse estado”.

Ele começou a ganhar na Bahia e vai voltar, Wagner, a ganhar Bahia. Aqui nesse Estado que tem como governar”, declarou. O evento reuniu diversas lideranças do Sul Baiano para debater investimentos estruturantes. O deputado destacou a relevância da articulação municipalista em suas plataformas digitais, ressaltando estar “participando de um importante encontro com prefeitos da região sul do estado. Um momento de união, parceria e compromisso com o progresso dos municípios baianos”.

Palácio do Planalto | Lula anuncia nova indicação de Jorge Messias ao STF após rejeição histórica no Senado

Foto: Carlos Moura | Agência Senado

O presidente da República Brasileira, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta sexta-feira (29) que pretende indicar novamente o advogado-geral da União, Jorge Rodrigo Araújo Messias, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. O anúncio ocorre mesmo após o Senado ter rejeitado o nome do jurista em abril deste ano, episódio que marcou a primeira negativa a um indicado à Suprema Corte em 132 anos. Ao comentar o caso, o chefe do Executivo declarou ter ficado triste com o resultado desfavorável e ressaltou que Messias não acabou barrado por falta de competência técnica ou por qualquer irregularidade em sua trajetória, mas sim por motivação exclusivamente política dos senadores. “Eu perdi a indicação do meu ministro da Suprema Corte e eu fiquei triste porque ele não foi derrotado por incompetência jurídica, porque é um dos melhores advogados desse país. Ele não foi derrotado porque tem alguma ficha suja na vida dele. É um dos homens mais íntegros desse país. Ele foi derrotado por uma questão simplesmente política”, declarou. Na sequência, Lula confirmou o plano de enviar o nome do advogado outra vez para o crivo do Senado Federal. O mandatário assegurou que a decisão será tomada em defesa da prerrogativa constitucional atribuída à Presidência da República para preencher os cargos de ministros do STF.

Vítimas de Vitória da Conquista | motorista morre e ajudante fica gravemente ferido em acidente no Sul Baiano

Fotos: Reprodução | RadarNews

Um grave acidente na BR-367, a 12 quilômetros de Eunápolis, deixou um morto e um ferido na tarde desta quinta-feira (28). Um caminhão que transportava uma carga de carne em direção a Porto Seguro saiu da pista, colidiu contra a mureta de proteção de uma ponte e despencou de uma altura de sete metros. O motorista, Bruno Lima Dias, de 22 anos, natural de Vitória da Conquista, morreu.

O ajudante, de 25 anos, socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), permanece intubado em estado gravíssimo no Hospital Regional de Eunápolis.

O veículo pertence a uma empresa com sedes em Vitória da Conquista e Itapetinga. O trabalho de resgate provocou um grande congestionamento na rodovia. Logo após a saída da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um grupo saqueou parte da carne. As causas do acidente seguem sob investigação das autoridades competentes.

Turismo & Cultura | Centro de Convenções e Teatro serão construídos na Zona Oeste de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma das grandes reivindicações recebidas pelo governador Jerônimo Rodrigues Souza durante as Eleições 2022 acaba de avançar oficialmente com a publicação no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28). A cessão onerosa do terreno de 35.509,77 m², localizado na Avenida Paraná, bairro Patagônia, no extinto Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, acabou celebrada entre o Governo Federal e o Estado da Bahia com a finalidade exclusiva de erguer um Centro de Convenções e um Teatro na Zona Oeste Conquistense. O contrato de uso possui vigência de 20 anos e o imóvel está avaliado em R$ 316.937.844,14, tendo a assinatura oficial ocorrido nesta quarta-feira (27). O presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro da Silva Filho, utilizou as redes sociais para repercutir a divulgação do extrato do termo, que fundamenta legalmente o início dos trâmites para o aguardado equipamento público de cultura e eventos.

Arrombadores da Madrugada | arrombamentos por adolescentes desafia o Comércio em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Uma sequência de furtos e arrombamentos praticados por um grupo de adolescentes com idades entre 15 e 17 anos tem gerado forte apreensão em Vitória da Conquista. Entre janeiro e maio deste ano, foram 30 ocorrências contra estabelecimentos comerciais, registrando invasões recentes na Avenida Régis Pacheco, na Praça da Saudade e no Candeias. Câmeras flagraram as ações rápidas dos infratores, que subtraíram telefones, drones e caixas registradoras.

O impasse ganhou contornos mais graves na madrugada desta quinta-feira (26), quando um dos jovens retornou a uma loja assaltada na terça-feira (26) e tentou entrar novamente utilizando uma chave furtada, sendo barrado pelas novas trancas. A 77ª Companhia Independente de Polícia Militar da Bahia informou que identificou os integrantes do bando e efetuou cinco apreensões recentes, encaminhando um relatório circunstanciado ao Ministério Público do Estado da Bahia para subsidiar andamentos junto à Vara da Infância e da Juventude. Por sua vez, a Polícia Civil comunicou que mantém as investigações ativas para qualificar os menores e representar pelas medidas cautelares cabíveis.

A Promotoria da Infância e Juventude de Vitória da Conquista esclareceu que, assim que os delegados formalizarem os pedidos de internação provisória, o Ministério Público do Estado da Bahia e o Judiciário analisarão a aplicação das medidas socioeducativas do Estatuto da Criança e do Adolescente em caráter de urgência. A reportagem do Bahia Meio Dia está na íntegra aqui no BLOG DO ANDERSON.

Entrevista ao UP Notícias | Fabrício Falcão destaca lealdade política e investimentos em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O deputado estadual Jean Fabrício Falcão, do Partido Comunista do Brasil, participou de uma sabatina no programa UP Notícias, da Rádio UP FM, nesta quinta-feira (28), onde fez um balanço de suas ações rumo à busca pelo quinto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa da Bahia nas Eleições 2026. Durante a entrevista conduzida pelo jornalista Deusdete Dias Filho, o parlamentar defendeu a integridade na vida pública e pontuou a lealdade como um princípio inegociável em sua trajetória de mais de três décadas: “A lealdade, seja na vida particular ou na política, tem que ter seriedade. (…) Eu tenho 30, agora vou fazer 31 anos de vida pública como liderança estudantil, como liderança do movimento sindical através da FETAG. Fundei Sindicato, Associação pela Bahia inteira. Fui vereador, fui assessor de deputado e tô como deputado. Eu não tenho mentira na minha história. Eu perco o voto, eu perco uma amizade, mas não minto para ela”. O BLOG DO ANDERSON gravou e vai reproduzir o áudio da entrevista na íntegra. Na esfera administrativa, o comunista celebrou a aprovação de emendas e convênios que somam R$ 1,3 bilhão em investimentos estaduais em Vitória da Conquista, detalhando intervenções em praças e quadras de diversos bairros, além de anunciar a vinda do governador Jerônimo Rodrigues Souza para selar a ampliação da Saúde Pública: “O pacote de investimento na saúde que o governador Jerônimo vai vir aqui agora em junho… Uma unidade de saúde da Família no COMVEIMA I, no Loteamento Porto Seguro, Cabeceira do Jiboia e o Lagoas das Flores. Só isso aí dá mais de 23 milhões. Ele vai aqui anunciar a duplicação do Hospital de Base. Vai dobrar o tamanho do Base. Certo. Uma obra só a obra física mais de R$ 80 e tantos milhões. Rapaz, é muito investimento em Conquista do nosso governador Jerônimo Rodrigues”. Fabrício também demonstrou otimismo com a consolidação de sua base de apoio, destacando a dobradinha com a pré-candidata a deputada federal Maria Lúcia Santos Rocha, do Movimento Democrático Brasileiro.

Congresso Nacional | deputado defende fim da escala 6×1 para que trabalhadores ‘façam sexo em paz’

Foto: Bruno Spada | Câmara dos Deputados

Durante os debates daProposta de Emenda à Constituição  Nº 221/2019 que extingue a jornada de trabalho com o fim da escala 6×1, o deputado Pastor Sargento Isidório (Avante-BA), como é conhecido Manoel Isidório de Santana Júnior, defendeu a proposta para os trabalhadores  “fazerem seu sexo em paz”. Ao anunciar voto favorável à proposta, o deputado argumentou que a mudança melhora a qualidade de vida dos trabalhadores e fortalece a convivência familiar.  “A 5×2 garante aos trabalhadores e trabalhadoras o direito de melhor honrar e criar sua família, além de querer também cuidar de sua saúde”, declarou.

Em seguida, acrescentou que, com mais tempo livre, as pessoas poderiam “ter mais filhos” e “fazer sexo em paz e com mais tranquilidade”. “O trabalhador doente, além de não render, quebra a máquina. E nessa escala 5×2, além de melhorar a vida das famílias, os trabalhadores e trabalhadoras terão tempo, inclusive, para terem mais filhos, portanto, fazerem seu sexo em paz e com mais tranquilidade”, declarou. No discurso, Isidório também comparou a atual rotina de trabalho à escravidão. “Nós não somos escravos, trabalhadores e trabalhadoras não são escravos. São seres humanos, têm dignidade”, afirmou.

Jeremias Macário de Oliveira | novos nomes, mais cargos e mais custos para a Prefeitura de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macário de Oliveira | jornalista e escritor

A prefeita Sheila Lemos agora resolveu mudar os nomes de diversas secretarias e ainda criar 74 cargos comissionados, com impacto de mais de três milhões de reais por ano nos gastos, como se isso fosse melhorar a gestão e levar mais benefícios para a população.  Enquanto isso, Vitória da Conquista está carente de projetos estruturantes no âmbito da infraestrutura urbana, incluindo os distritos. Por que será que a maior parte da mídia não abre esta questão para ouvir o povo e a oposição? Os veículos de comunicação apenas registram o fato. Isso não é jornalismo. Continue a leitura.

UBS Régis Pacheco | inaugurada sede própria da primeira Unidade de Saúde de Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

Vitória da Conquista vivenciou um marco histórico nesta sexta-feira (26) com a entrega da sede própria da sua primeira Unidade Básica de Saúde, a UBS Régis Pacheco. Localizada na Travessa Sá Barreto, no espaço do antigo Clube Social Conquista, a estrutura conta com instalações modernas e ampliadas para garantir maior conforto e qualidade no atendimento prestado à comunidade. A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade destacou a importância de a unidade mais antiga do município ganhar um espaço definitivo.

“Hoje realmente é um dia de comemorar, pois estamos entregando a sede própria desta que é a primeira unidade de saúde de Vitória da Conquista. Com isso, estamos oferecendo mais qualidade no atendimento a mais de doze mil famílias assistidas pelas equipes do Régis”, salientou Sheila, lembrando que a construção contou com recursos viabilizados via Caixa Econômica Federal.  Com investimento total de R$ 1.628.900,30, o equipamento beneficia aproximadamente vinte e cinco mil pessoas das zonas urbana e rural. Além de humanizar o acolhimento, a UBS inova ao ser a pioneira no município a contar com a Sala Lilás, espaço exclusivo e privativo para o atendimento de mulheres vítimas de violência, garantindo uma escuta qualificada. A secretária interina de Saúde, Lorena Silveira Almeida, demonstrou forte emoção durante o ato, lembrando que o Régis Pacheco consistiu na primeira unidade onde trabalhou.

“Temos agora uma unidade de porte três, com uma ambiência que permite um atendimento de excelência e fácil acesso. O serviço continuará com o horário estendido, das dezessete horas às vinte e duas horas, de segunda a sexta-feira”, explicou a secretária. O presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro da Silva Filho, celebrou a articulação entre os poderes para a concretização da obra. “Essa unidade também é fruto da parceria da Gestão Municipal com a Câmara de Vereadores. Um sonho realizado que está sendo compartilhado com a população”, afirmou o parlamentar.  A cirurgiã-dentista Karine Bião Santos Silveira, integrante de uma das três equipes de saúde bucal locais com vinte e seis anos de atuação, referendou o impacto da mudança: “A unidade ficou linda e superou todas as nossas expectativas”.

O nome do posto homenageia o médico sanitarista Luís Régis Pacheco Pereira. Natural de Salvador, o profissional chegou ao Centro-Sul Baiano ainda na década de mil novecentos e vinte, período em que a Intendência carecia de recursos para conter a epidemia de varíola que se alastrava pela região. Com apenas vinte e dois anos, Régis Pacheco iniciou a carreira na linha de frente da profilaxia contra a varíola e a febre amarela, atuando ao lado do colega Adalberto da Silva Portelada. Mesmo atingido pela doença, o sanitarista ajudou a controlar o surto em dois meses. Em mil novecentos e vinte e sete, o especialista também liderou o combate à peste bubônica, contando com o apoio de Joel Oliveira, enviado pelo Governo do Estado da Bahia. Acolhido e aclamado pela comunidade agradecida, o médico decidiu se fixar definitivamente em solo conquistense.

Priorizando a assistência gratuita aos mais necessitados, ele posteriormente expandiu sua atuação com a abertura de uma clínica e a aquisição da Farmácia Oliveira. Ao longo da trajetória, realizou mais de mil partos, incluindo o do ex-prefeito José Fernandes Pedral Sampaio, em mil novecentos e vinte e cinco. Por conta do seu espírito caridoso e dos expressivos serviços prestados à medicina local, o primeiro Posto de Saúde inaugurado originalmente em mil novecentos e cinquenta e cinco recebeu legitimamente o seu nome.

Tragédia na BR-116 | homem mata companheira a facadas e morre após bater carro de frente com caminhão

Foto: Reprodução | X

Uma grave ocorrência de feminicídio seguida de morte do suspeito chocou a comunidade de Medina, no Vale do Jequitinhonha, a 185 quilômetros de Vitória da Conquista, nesta segunda-feira (25). Uma mulher acabou assassinada com 27 facadas pelo companheiro dentro da residência do casal, e o agressor faleceu pouco tempo após o crime em uma colisão frontal contra um caminhão na BR-116. A Polícia Militar de Minas Gerais e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência compareceram aos pontos das ocorrências, constatando os óbitos, enquanto testemunhas e familiares relataram que o homem confessou o ato e demonstrou clara intenção de tirar a própria vida logo depois de deixar a filha de dois anos na casa da mãe. Os corpos passaram por remoção ao Instituto Médico Legal de Pedra Azul, e as investigações sobre a dinâmica dos fatos seguem sob a responsabilidade da Polícia Civil.

Destaque Nacional | presidente do PL diz que Flávio procurou Vorcaro atrás do restante do dinheiro

Foto.: Beto Barata | PL

O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, defendeu publicamente o senador Flávio Bolsonaro após vir à tona uma reunião com o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. O encontro ocorreu na residência do empresário, que cumpria prisão domiciliar. De acordo com o dirigente, a agenda buscou garantir recursos para a produção de “Dark Horse”, longa-metragem sobre a vida do ex-presidente Jair Bolsonaro. As declarações foram dadas nesta segunda-feira (25), em entrevista ao programa Estúdio i.  O caso repercutiu após o próprio parlamentar, pré-candidato à Presidência da República, confirmar que esteve com Vorcaro no final do ano passado para definir a situação do patrocínio. Valdemar alegou normalidade na conduta, argumentando que o empresário era apenas alvo de investigações e que não haveria irregularidade no ato por se tratar de captação de recursos privados. Segundo o líder do PL, o cenário configuraria um problema ético ou legal somente se o congressista recorresse a verbas de instituições estatais, citando nominalmente a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.  Apesar do desgaste gerado pela divulgação do episódio na imprensa, Costa Neto assegurou que o ocorrido não provoca abalos nos planos da legenda para a sucessão presidencial. O comandante da sigla garantiu a manutenção da pré-candidatura do senador ao Palácio do Planalto e descartou, de forma categórica, qualquer possibilidade de lançar a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro na disputa majoritária.

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes | incêndio atinge Igreja centenária de Flores da Cunha na Serra Gaúcha

Fotos: Reprodução | X

Um incêndio atingiu a Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, no início da tarde desta segunda-feira (25). Imagens mostraram as chamas consumindo o telhado do templo religioso. O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul agiu rapidamente no combate ao fogo e conseguiu controlar a situação. O local estava fechado no momento do incidente e não há registro de feridos. O templo religioso carrega grande valor histórico e cultural, sendo considerado uma das edificações mais antigas do Rio Grande do Sul no estilo gótico. A estrutura centenária teve as obras iniciadas no ano de mil novecentos e quatro e concluídas em mil novecentos e quatorze. Seu interior abriga um altar-mor trazido da Itália, composto por três nichos onde ficam as imagens de Nossa Senhora de Lourdes, São Pedro e São José. Ao lado do prédio principal fica o famoso campanário, uma torre de basalto com 55 metros de altura erguida na década de mil novecentos e quarenta. A paróquia também se destaca no calendário turístico regional por sediar as tradicionais procissões de Corpus Christi, famosas pelos tapetes de serragem colorida que enfeitam o entorno. Flores da Cunha preparava a realização da 36ª Romaria Vocacional Frei Salvador em homenagem aos oitenta anos de profissão religiosa do venerável. As autoridades competentes devem realizar uma perícia técnica na estrutura para avaliar a extensão dos danos e apurar as causas que deram início às chamas.

Investigação Policial | suspeito por matar Yasmin é encontrado morto em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O principal suspeito pelo assassinato da jovem Yasmin, de 25 anos, acabou localizado sem vida no início da tarde desta segunda-feira (25). O corpo de Donizete estava em uma área bem próxima ao local onde o cadáver da vítima havia sido abandonado, às margens da BA-262, na saída para Anagé. As investigações preliminares apontavam que ele havia retirado a companheira de casa, no Loteamento Miro Cairo, Zona Oeste de Vitória da Conquista, antes de cometer o crime. A 78ª Companhia Independente de Polícia Militar da Bahia (CIPM) e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) receberam chamado imediato para isolar o perímetro e realizar o levantamento cadavérico. A causa da morte de Donizete permanece sob apuração das autoridades competentes. Viaturas das Forças de Segurança continuam no local para a coleta de evidências e adoção dos procedimentos legais. O trágico desfecho do caso aprofunda o clima de profunda tristeza e consternação na Joia do Sertão Baiano diante de mais um episódio de feminicídio.