Ativismo Comunitário | Robson Oliveira segue na cobrança de SAC na Zona Oeste de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O presidente da Associação de Moradores da Vila Serrana I, o ativista comunitário Robson de Oliveira, intensificou as mobilizações para que o Governo do Estado da Bahia implante uma unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) na Zona Oeste de Vitória da Conquista. Na manhã desta quarta-feira (13), Robson ocupou o Plenário Vereadora Carmen Lúcia e a Praça 9 de Novembro com faixas e cartazes, direcionando a demanda diretamente ao governador Jerônimo Rodrigues Souza (PT). Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON, Oliveira destacou o impacto negativo da ausência do equipamento para uma população estimada em mais de 120 mil pessoas desassistidas na região. Atualmente, moradores precisam se deslocar até 10 quilômetros para acessar serviços básicos, como a emissão da Carteira de Identidade.

“Isso representa um absurdo. Estamos nessa luta há mais de dois anos e percebemos negligência do poder público com o povo do lado Oeste”, desabafou o líder comunitário, apelando pela sensibilidade dos deputados e da Gestão Estadual Baiana.  Além da pauta do SAC, o ativista também comentou sobre o andamento das obras na Avenida Brumado. Embora não participe da gestão burocrática dos serviços municipais, Robson expressou a preocupação dos cidadãos com a demora na conclusão das intervenções realizadas pela prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil. Ele ressaltou que a comunidade aguardou mais de duas décadas por essas melhorias e espera que a Administração Nunicipal dê continuidade aos trabalhos até a entrega final, visando minimizar os transtornos enfrentados por quem trafega no logradouro.

Reportagem do BATV | Corregedoria vê indícios de “rachadinha” contra Dinho em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A reportagem do BATV, reproduzida pelo BLOG DO ANDERSON na noite desta quarta-feira (13), detalha o avanço das investigações sobre o suposto esquema de corrupção envolvendo o vereador Gilvan Nunes Pereira, o Dinho dos Campinhos, do  Republicanos. O parecer da Corregedoria da Câmara Municipal, assinado pela vereadora Márcia Viviane (PT), confirmou indícios suficientes de conduta incompatível com o decoro parlamentar, encaminhando o caso para a Comissão de Ética. O relatório inclui anexos com capturas de tela, extratos bancários e áudios nos quais o vereador detalha como funcionaria o acordo: o assessor ficaria com apenas R$ 700,00 de seu salário, transferindo o restante via Pix para o parlamentar ou terceiros. Pressionado pela repercussão, Dinho dos Campinhos oficializou, em caráter irrevogável, sua renúncia ao cargo de segundo-secretário da Mesa Diretora. Em documento lido durante a sessão, o parlamentar justificou o afastamento para focar esforços em sua ampla defesa. Para o enfrentamento jurídico, ele escalou o advogado Ademir Ismerim Medina, uma das maiores referências em Direito Eleitoral do Nordeste Brasileiro.

Enquanto isso, o Plenário Vereadora Carmen Lúcia registrou protestos de populares portando faixas que associavam a prática a crimes e exigiam celeridade na apuração. A Comissão de Ética, presidida pelo vereador Edjailme Rosa Carvalho, o Bibia, do União Brasil, e composta também por Luís Carlos Batista de Oliveira, o Dudé, também do União, e Gabriela de Dieho Garrido, do Partido Verde, terá um prazo de 90 dias para analisar provas e ouvir testemunhas antes de emitir um parecer final, que pode resultar na cassação do mandato. O vereador nega irregularidades e afirma não ter sido formalmente notificado sobre o avanço das apurações. Uma nova eleição para preencher a vaga aberta na Mesa Diretora está prevista para a próxima sexta-feira (15). A “rachadinha” consiste na denominação popular para o crime de peculato, caracterizado pelo repasse de parte do salário de assessores ou servidores públicos para o parlamentar ou gestor responsável pela nomeação, configurando apropriação de dinheiro público e improbidade administrativa que pode resultar na perda dos direitos políticos e em sanções criminais severas.

Plenário Vereadora Carmen Lúcia | “Rachadinhas” são alvos de protestos em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O cenário político na Joia do Sertão Baiano enfrenta momentos de tensão com denúcias de um suposto esquema de corrupção envolvendo o vereador Gilvan Nunes Pereira, o Dinho dos Campinhos, do Republicanos, que perdeu o cargo na Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vitória da Conquista e deve encarar processo com possibilidade de cassação do mandato via Comissão de Ética, além de responder a denúncias junto ao Ministério Público do Estado da Bahia. Para sua defesa, o parlamentar escalou o advogado Ademir Ismerim Medina, uma das maiores referências em Direito Eleitoral do Nordeste Brasileiro, enquanto a repercussão popular ganhou força na manhã desta quarta-feira (13) com manifestantes ocupando o Plenário Vereadora Carmen Lúcia portando faixa ilustrada com um rato e mala de dinheiro em protesto que exige celeridade na apuração dos fatos pelos órgãos competentes.

A “rachadinha” consiste na denominação popular para o crime de peculato, caracterizado pelo repasse de parte do salário de assessores ou servidores públicos para o parlamentar ou gestor responsável pela nomeação, configurando apropriação de dinheiro público e improbidade administrativa que pode resultar na perda dos direitos políticos e em sanções criminais severas.

Comoção no Planalto da Conquista | Missa de Sétimo Dia em memória de Ricardo Sampaio acontece em Poções

Fotos: Reprodução | Instagram

Amigos e familiares de Ricardo Sampaio reúnem-se na noite desta quarta-feira (13) para a celebração da Missa de Sétimo Dia. Ricardo, que era irmão do influenciador digital Hércules Paixão, faleceu  aos 29 anos, gerando grande comoção no Centro Sul Baiano. A cerimônia religiosa ocorre às 19 horas, na Igreja Matriz da Paróquia Divino Espírito Santo, localizada na Praça Tancredo Neves, no Centro de Poções. O funeral, realizado anteriormente na mesma cidade, contou com diversas manifestações de carinho e pesar.  Neste momento de profunda dor, o BLOG DO ANDERSON manifesta os mais sinceros sentimentos de solidariedade a Hércules Paixão, demais familiares e amigos por essa perda irreparável. Que a memória de Ricardo seja um bálsamo de paz para todos os que sofrem com sua partida.

Templo do Esporte | Estádio Municipal Lomanto Júnior reabre os portões após período de recuperação do gramado

Foto: BLOG DO ANDERSON

Após um período de interdição, o Estádio Municipal Lomanto Júnior voltou a receber desportistas em Vitória da Conquista. Na manhã desta segunda-feira (11), a movimentação de atletas e usuários marcou a reabertura do principal palco esportivo da cidade, que estava com os portões fechados para a manutenção de sua infraestrutura. A recuperação focou especialmente no gramado, que sofreu danos severos e acabou esmagado em parte de sua extensão durante um festival musical realizado há quase dois meses. Durante todo o período de fechamento, a Secretaria Municipal de Esportes acompanhou de perto o processo de revitalização para garantir que o campo atingisse as condições ideais para a prática de atividades físicas e competições oficiais. Com a liberação, a comunidade esportiva retoma o uso de um dos equipamentos mais tradicionais da Joia do Sertão Baiano.

Saúde Pública | pacientes denunciam falta e má qualidade de bolsas de colostomia em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Uma reportagem do Bahia Meio Dia, reproduzida pelo BLOG DO ANDERSON nesta segunda-feira (11), expõe o drama de pacientes ostomizados que dependem da rede municipal de saúde. A denúncia aponta que o material essencial para a coleta de dejetos não está sendo encontrado no Centro Municipal Especializado em Reabilitação Física (CEMERF), órgão responsável pela distribuição via Sistema Único de Saúde. Quando disponível, o modelo fornecido é inferior ao recomendado pelos médicos, causando vazamentos e lesões na pele.

O jovem André Luiz da Silva, de 20 anos, utiliza a bolsa desde a infância e relata que o modelo paliativo não oferece a aderência necessária. “Essa, no máximo, se esforçar muito, fica dois dias. As fezes acabam tocando na pele e machucando. Como estudo e trabalho, é bem difícil para limpar e trocar”, desabafou. Para evitar o agravamento do quadro, a mãe de André, que trabalha como operadora de loja, chega a comprometer 40% do salário para adquirir o material adequado na rede privada.  Especialistas alertam que o uso de dispositivos inadequados ou por tempo prolongado não é apenas uma questão de desconforto, mas um risco grave à saúde. O uso incorreto pode causar infecções severas e queimaduras químicas na pele,  comparadas por pacientes em casos extremos, levar à morte.

O acesso ao equipamento correto é o que garante que o paciente possa estudar, trabalhar e ter uma vida social ativa.  Em nota a Prefeitura de Vitória da Conquista afirmou que o fornecimento ocorre de forma contínua, mas admitiu que modelos específicos estão indisponíveis devido ao desabastecimento por parte da empresa fornecedora. O município informou que abriu credenciamento para novas empresas, porém não houve interessados até o momento. A Secretaria Municipal de Saúde afirmou estar realizando um processo emergencial para acelerar a aquisição do material e regularizar a situação dos pacientes.

Violência Doméstica | homem leva facada da companheira após briga em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma tentativa de homicídio mobilizou a 92ª Companhia Independente de Polícia Militar na manhã deste domingo (10), no Povoado Lagoa Formosa I, Zona Rural de Vitória da Conquista. De acordo com informações da 92ª Companhia, o crime aconteceu por volta das 11h50, próximo à entrada do Povoado Juazeiro, após um desentendimento entre o casal. A vítima de 41 anos acabou atingida por um golpe de arma branca no lado esquerdo do peito. Segundo o relato policial, o ferimento teria sido provocado por sua companheira que fugiu do local logo após a agressão e segue com destino ignorado. O paciente recebeu socorro por meios próprios à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O caso deve ser investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa.

Violência em Gandu | empresário é morto a tiros em frente a estabelecimento comercial no Sul da Bahia

Foto: Reprodução | PCBA

O empresário Êxodo Santos de Jesus, de 37 anos, acabou morto a tiros em frente ao seu estabelecimento comercial em Gandu, no Sul da Bahia, durante o sábado (9). Câmeras de segurança registraram o momento da execução: um homem de camisa listrada aproximou-se em uma motocicleta e, sem retirar o capacete, disparou contra a vítima, que estava apoiada na janela de um automóvel. O executor fugiu logo após os disparos.  Conforme apurações da TV Santa Cruz, informações preliminares sugerem que Êxodo teria se envolvido em um desentendimento recente em um bar em Piraí do Norte, situada a 19 quilômetros do ponto do homicídio. A Polícia Civil iniciou as investigações e analisa as imagens do circuito interno para identificar o autor dos disparos e confirmar se a discussão prévia motivou o atentado.

Violência em Família | mulher é morta a facadas pelo irmão enquanto dormia em Itaberaba

Fotos: Reprodução | Instagram

Uma tragédia familiar chocou Itaberaba, no Centro-Norte Baiano, neste sábado (9). Jéssica Rangel da Silva, de 41 anos, acabou assassinada pelo próprio irmão enquanto dormia. Segundo relatos de testemunhas, a vítima ainda recebeu socorro e seguiu para uma Unidade Hospitalar, mas não resistiu aos graves ferimentos. O suspeito do crime, identificado como Silvestre Rangel da Silva, de 39 anos, acabou preso em flagrante pela Polícia Militar. No momento da detenção, populares agrediam o homem em retaliação ao ato. Após receber cuidados hospitalares devido às escoriações causadas pela multidão, ele seguiu para a Delegacia Territorial de Itaberaba, onde a ocorrência permanece registrada. A unidade policial agora investiga as motivações que levaram ao homicídio.

Tragédia na BR-116 | colisão entre caminhonete e moto deixa entre Planalto e Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Um grave acidente resultou na morte de um idoso durante a manhã de sexta-feira (8) na Rodovia Santos Dumont, trecho da BR-116 situado entre os municípios de Planalto e Vitória da Conquista. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o motociclista tentava atravessar a pista quando uma caminhonete o atingiu transversalmente. Devido ao impacto da colisão, o condutor da moto faleceu instantaneamente no local da ocorrência. A vítima, identificada como Joaquim Pereira de Souza, de 70 anos, ainda recebeu socorro do Resgate do DNIT [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes], que constatou o óbito. Após o trabalho pericial, o corpo seguiu para o Departamento de Polícia Técnica e passou por necropsia no Instituto Médico Legal em Vitória da Conquista antes de seguir para o sepultamento em Planalto. Os ocupantes do outro veículo envolvido na batida saíram ilesos do sinistro.

 

Crise no Atendimento | fechamento de agências do Bradesco provoca superlotação e filas em Vitória da Conquista

Fotos: ASCOM | Sindicato dos Bancários

Uma grande fila formou-se na porta da Agência 270 do Banco Bradesco, situada na Rua Maximiliano Fernandes, nesta manhã de sexta-feira (8). O problema, destacado em reportagem do BATV, expõe o transtorno enfrentado por usuários em busca de autoatendimento nos caixas eletrônicos. A aglomeração estendeu-se pelas calçadas, chegando às proximidades da Praça 9 de Novembro, gerando protestos do Sindicato dos Bancários [Sindicato dos Trabalhadores Em Estabelecimentos Bancários, Instituições Financeiras e de Crédito de Vitória Da Conquista e Região].

De acordo com a entidade sindical, a superlotação surge como consequência direta de uma reestruturação agressiva da instituição financeira: quatro postos encerraram as atividades nos últimos anos. Atualmente, existe apenas um ponto voltado ao público geral, enquanto o outro em operação atende exclusivamente o segmento de alta renda. Essa limitação estrutural sobrecarrega o suporte remanescente, especialmente no início de cada mês. Até o fechamento da matéria, a gerência da instituição bancária permanecia sem responder às solicitações de esclarecimento sobre o imbróglio

Jotinha no UP Notícias | ataque de cachorros e o lixo que bloqueia a calçada para pedestres em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O comunicador Fabrício Torres, o Repórter Jotinha, alertou no programa UP Notícias desta quinta-feira (7), repercutido pelo BLOG DO ANDERSON, sobre o perigo causado por um morador do bairro Guarani que transita com dois cães da raça Pitbull soltos e sem focinheira, situação que resultou em um ataque contra uma idosa de 88 anos. “O dono comprou outro pitbull deixando os dois soltos lá; já tinha mordido uma criança o primeiro, agora mordeu uma senhora de 88 anos no braço”, denunciou o repórter ao cobrar providências urgentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar contra a irresponsabilidade do proprietário. Além da insegurança animal, o radialista apontou o abandono do passeio no fundo do Cemitério da Saudade, na Rua José de Alencar, onde o mato alto e o lixo obrigam pedestres a caminhar pela via pública, aumentando o risco de atropelamentos e acidentes envolvendo motociclistas.

Violência em Família | João Melo detalha agressão de neto contra a própria avó em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O repórter João Oliveira Melo, durante o programa UP Notícias desta quinta-feira (7), repercutido pelo BLOG DO ANDERSON, detalhou a agressão sofrida por Berenice Grimaldi Viana, atacada pelo próprio neto, identificado como Ananias. De acordo com o relato, o homem, sob efeito de entorpecentes, subtraiu a bolsa da idosa contendo apenas R$ 36, crime que gerou profunda indignação no comunicador ao afirmar que “o vagabundo do neto estava drogado e o vagabundo do Ananias roubou a bolsa com R$ 36 de dona Berenice Grimaldi Viana”. Além deste episódio de violência familiar, o radialista informou sobre o assalto contra Manuel Gomes Tavares, de 56 anos, que teve o celular e pertences pessoais levados por um criminoso.

Comoção na Cidade | emoção e homenagens marcam a despedida de Edimilson Canário em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Amigos, familiares e admiradores se despediram, nesta quarta-feira (6), do músico e administrador de empresas Edimilson Castro Canário, aos 60 anos. O funeral aconteceu no Salão Premier da Pax Nacional e o sepultamento no Cemitério Memorial das Acácias. É com profundo pesar que o BLOG DO ANDERSON informa o falecimento deste conquistense que ocupava atualmente o cargo de administrador em uma construtora e acabou sendo vítima de um grave acidente no KM 719 da BR-116, em Muriaé, Minas Gerais, na noite do último domingo (3).

A colisão envolvera três veículos e ocorrera sob forte chuva após um dos condutores perder o controle da direção e invadir a pista contrária. Figura muito querida e respeitada no cenário cultural de Vitória da Conquista, Edimilson não resistiu aos ferimentos provocados pelo impacto. Neste momento de dor, o BLOG DO ANDERSON expressa sinceras condolências aos amigos, familiares e a todos que admiravam sua trajetória na Joia do Sertão Baiano.

Consoles de jogos | como escolher?

Foto: Reprodução |

Escolher um console de jogos hoje em dia não é apenas uma simples compra, é uma decisão de longo prazo que impacta seu tempo livre e orçamento por muitos anos. Os jogadores comparam desempenho, biblioteca de jogos, facilidade de uso e recursos online, e avaliam como o dispositivo se encaixa em seu ecossistema digital. No ambiente atual, onde serviços online e ofertas como código promocional Brazino777 são amplamente discutidos, fica claro que o entretenimento está sendo, cada vez mais, integrado em um único sistema e, no Brasil, onde o mercado de jogos está crescendo rapidamente, escolher um console exige um equilíbrio entre recursos técnicos e viabilidade financeira.

Ocorrências no Jornal 107 | João Melo traz os destaques do Plantão Policial em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O repórter João Oliveira Melo, do Jornal 107 na Rádio Brasil, detalhou nesta terça-feira (5) aqui no BLOG DO ANDERSON uma sequência de fatos lamentáveis, incluindo a morte da jovem Ana Carolina Morais Azevedo, de 21 anos, atropelada por uma carreta em Caetité após cair de sua moto. O plantão também repercutiu a queda da aeronave em Belo Horizonte que vitimou o piloto e morador de Vitória da Conquista, Wellington Pereira, além do trágico falecimento do músico e administrador Edimilson Castro Canário, aos 60 anos, em um engavetamento na BR-116, em Minas Gerais. No setor de segurança, o destaque ficou para o furto de bebidas em um supermercado no bairro Bateias registrado por câmeras de monitoramento, enquanto no campo social, o repórter celebrou o aniversário de 65 anos de seu irmão, Marcos Oliveira Melo.

Investigação Policial | morre no Hospital Geral de Vitória da Conquista jovem baleado em bar

Foto: BLOG DO ANDERSON

O jovem Eric Martins, de 22 anos, faleceu na madrugada deste domingo (3), no Hospital Geral de Vitória da Conquista, após dias internado em cuidados intensivos. Ele sofrera uma tentativa de homicídio na noite de 3 de março, atingido por disparos de arma de fogo em um bar. Inicialmente atendido em Itapetinga, local onde o crime ocorrera, o jovem acabou transferido devido à gravidade dos ferimentos. Filho primogênito de Eli Carlos e Estela Martins, Eric era muito conhecido em Itapetinga, e sua morte precoce gerou grande onda de solidariedade e pedidos por justiça nas redes sociais. As autoridades policiais seguem com as investigações para identificar a autoria e a motivação do atentado.

Tragédia na BR-116 | músico de Vitória da Conquista morre em acidente entre três veículos na Zona da Mata Mineira

Um grave acidente envolvendo três veículos no KM 719 da BR-116, em Muriaé, Minas Gerais, resultou na morte do músico conquistense Edimilson Castro Canário, de 60 anos, na noite do último domingo (3). A colisão ocorreu sob forte chuva quando um dos condutores perdeu o controle da direção e invadiu a pista contrária, atingindo os outros automóveis em sequência.

Edimilson, uma figura muito querida no cenário cultural de Vitória da Conquista, não resistiu aos ferimentos provocados pelo impacto. Outras vítimas feridas no desastre foram socorridas por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e da  EcoRioMinas, sendo encaminhadas ao Hospital São Paulo para atendimento médico.

Investigação Policial | Centro de Umbanda é alvo de vandalismo e furtos pela oitava vez em Guanambi

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Centro de Umbanda São Jorge Guerreiro, instituição com 80 anos de história em Guanambi, no Centro Sul Baiano, suspendeu as atividades após ser alvo de dois ataques em uma única noite neste fim de semana. Segundo reportagem do Bahia Meio Dia reproduzida pelo BLOG DO ANDERSON nesta terça-feira (5), as invasões ocorreram na noite de sábado e na madrugada de domingo (3), resultando no furto de motores de geladeira, utensílios de alumínio e artigos religiosos, além da destruição de imagens sagradas. Este é o oitavo registro de criminalidade contra o templo em menos de seis meses, incluindo um episódio de pichações com símbolos nazistas na fachada ocorrido na semana passada. Através de câmeras de segurança, a Polícia Militar localizou e deteve um homem de 29 anos suspeito da ação, enquanto a direção do Centro, que sobrevive de doações, informou que o prejuízo impede a reabertura imediata do espaço.

Tragédia com mortes em Minas Gerais | vídeos mostram pouso e taxiamento de avião em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução | Aero Conquista

Imagens compartilhadas com o BLOG DO ANDERSON pelo Aero Conquista registram o Embraer EMB-721C, modelo conhecido como “Sertanejo”, pousando no Aeroporto Glauber Rocha na semana passada, aeronave que acabou colidindo contra um prédio em Belo Horizonte nesta segunda-feira (4). O acidente resultou na morte do piloto Wellington Oliveira, de 34 anos, e do copiloto Fernando Moreira Souto, de 36 anos (filho do prefeito de Jequitinhonha), além de deixar feridos em estado grave os empresários Leonardo Berganholi (50 anos), seu filho Arthur Schaper Berganholi (25 anos) e Hemerson Cleiton Almeida Souto (53 anos), todos encaminhados ao Hospital João XXIII. As causas da queda, que ocorreu após o piloto reportar dificuldades na decolagem, estão sob investigação da Polícia Civil e do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão da Força Aérea Brasileira dedicado à prevenção de ocorrências aeronáuticas.