Bastidores Políticos | ex-secretário de Brumado é citado para assumir a Saúde em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Os bastidores da política conquistense registram intensas movimentações em torno da definição do novo titular da Secretaria Municipal de Saúde. Conforme informações veiculadas no programa Brasil Notícias, via Rádio Brasil, nesta segunda-feira (25), o nome de Cláudio Soares Feres surge com forte favoritismo para assumir a chefia da pasta, atualmente gerida de forma interina por Lorena Silveira Almeida. O gestor possui ampla experiência no setor público, tendo exercido o cargo correlato no município de Brumado durante os oito anos da administração do ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos. Atualmente, ele integra a estrutura da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), atuando na área administrativa do Hospital Municipal Esaú Matos. A possível escolha baseia-se em seu perfil essencialmente técnico e executivo, considerado ideal pelas lideranças locais para dar dinamismo e alavancar os serviços de assistência aos munícipes. A expectativa é que o desfecho das negociações ocorra nos próximos dias, consolidando a reforma no primeiro escalão do Governo Municipal de Vitória da Conquista.

Eleições 2026 | Quinho projeta pré-candidatura à ALBA e confirma consulta para suplência de Wagner no Senado

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O ex-prefeito de Belo Campo e ex-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), José Henrique Silva Tigre, conhecido no cenário político como Quinho, move articulações para as próximas Eleições 2026. Integrante do Partido Social Democrático (PSD), o gestor foca inicialmente na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Contudo, seu nome passou a figurar nos bastidores como forte cotado para ocupar a suplência do senador Jaques Wagner, do Partido dos Trabalhadores (PT). Ao BLOG DO ANDERSON na tarde de domingo (24), durante encontro casual na Villa do Bosque, em Vitória da Conquista, Quinho confirmou as sondagens lideradas pelo senador e presidente do PSD Baiano, Otto Roberto Mendonça de Alencar. “Eu tive algumas consultas, inclusive do senador Otto Alencar, e a gente está se organizando para ver a real condição de acontecer. Mas o senador me procurou sim para conversar sobre essa possibilidade.

Eu sou soldado do partido. Inicialmente, o projeto é a Assembleia Legislativa, mas se houver alguma indicação, claro que não me furtarei a enfrentar”, revelou o pré-candidato. Com base eleitoral consolidada, Quinho, que tem a esposa, Leia Meira, como é conhecida Dirleia Santos Meira, também do PSD,  na Câmnara Municipal de Vitória da Conquista, projeta uma campanha robusta estruturada em alianças com 11 deputados federais, possuindo votação direta com o apoio de prefeitos em 22 municípios.

Entre as parcerias firmadas, o político mantém dobradinhas com o deputado Diego Coronel em localidades como Encruzilhada, Cândido Sales e Sítio do Mato, além do tradicional vínculo com o deputado federal Paulo Sérgio Paranhos de Magalhães (PSD-BA), principal aliado em Belo Campo. Ao avaliar sua trajetória, o ex-gestor relembrou os objetivos alcançados no setor público, que incluem dois mandatos executivos em Belo Campo, a presidência de Consórcio de Saúde com aprovação unânime e seis anos de atuação na diretoria da UPB, culminando em sua presidência por aclamação. Instado a comentar a atual fase da UPB sob nova direção, Quinho preferiu adotar uma postura diplomática. “Gestão é diferente, eu não costumo fazer juízo de valor. Acho que fiz um bom trabalho, mas tenho bons amigos lá, como o experiente presidente Wilson”, sintetizou, reafirmando o propósito de seguir ascendendo na vida pública sem abdicar de futuras metas no Legislativo ou no Executivo Estadual Baiano.

Operação Vérnix | Deolane Bezerra é presa em operação contra lavagem de dinheiro do Primeiro Comando da Capital

Fotos: Maria Isabel Oliveira | Agência O Globo

A influenciadora digital e advogada Deolane Bezerra Santos, de 38 anos, acabou presa na manhã desta quinta-feira (21), em Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo. A prisão ocorreu em sua mansão, localizada em Alphaville, durante a deflagração da Operação Vérnix. A ação é fruto de uma força-tarefa conjunta entre o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e a Polícia Civil de São Paulo, resultante de uma investigação que se estende há anos e identificou um esquema milionário ligado à cúpula da facção Primeiro Comando da Capital (PCC). Marco Herbas Camacho, o Marcola, chefe da organização criminosa detido na Penitenciária Federal de Brasília, também é alvo da mesma operação. No total, os policiais civis cumprem seis mandados de prisão preventiva, além do bloqueio de valores superiores a R$ 327 milhões e da apreensão de quatro imóveis e 17 veículos de luxo. As apurações da Operação Vérnix se concentraram ainda na Itália, Espanha e Bolívia. Os investigados entraram na Lista Vermelha da Interpol, contando com o auxílio da Polícia Federal e do Ministério Público nas buscas internacionais.

Famosa na internet por ostentar riqueza para mais de 20 milhões de seguidores, Deolane Bezerra ganhou projeção nacional após a morte trágica de seu então marido, o funkeiro MC Kevin, que caiu da varanda de um hotel no Rio de Janeiro. O caso acabou concluído pela polícia como acidente e posteriormente arquivado. Após o episódio, a advogada criminalista ganhou forte engajamento, participou de um reality show e fechou grandes contratos publicitários. Esta é a segunda vez que a influenciadora acaba detida; há dois anos, ela permaneceu presa temporariamente em Recife durante a Operação Integration, que apurava lavagem de dinheiro e jogos ilegais. A influenciadora digital e advogada Deolane Bezerra Santos, de 38 anos, acabou presa na manhã desta quinta-feira (21), em Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo. A prisão ocorreu em sua mansão, localizada em Alphaville, durante a deflagração da Operação Vérnix. A ação é fruto de uma força-tarefa conjunta entre o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e a Polícia Civil de São Paulo, resultante de uma investigação que se estende há anos e identificou um esquema milionário ligado à cúpula da facção Primeiro Comando da Capital (PCC).

Marco Herbas Camacho, o Marcola, chefe da organização criminosa detido na Penitenciária Federal de Brasília, também é alvo da mesma operação. No total, os policiais civis cumprem seis mandados de prisão preventiva, além do bloqueio de valores superiores a R$ 327 milhões e da apreensão de quatro imóveis e 17 veículos de luxo. As apurações da Operação Vérnix se concentraram ainda na Itália, Espanha e Bolívia. Os investigados entraram na Lista Vermelha da Interpol, contando com o auxílio da Polícia Federal e do Ministério Público nas buscas internacionais. Famosa na internet por ostentar riqueza para mais de 20 milhões de seguidores, Deolane Bezerra ganhou projeção nacional após a morte trágica de seu então marido, o funkeiro MC Kevin, que caiu da varanda de um hotel no Rio de Janeiro. O caso acabou concluído pela polícia como acidente e posteriormente arquivado. Após o episódio, a advogada criminalista ganhou forte engajamento, participou de um reality show e fechou grandes contratos publicitários. Esta é a segunda vez que a influenciadora acaba detida; há dois anos, ela permaneceu presa temporariamente em Recife durante a Operação Integration, que apurava lavagem de dinheiro e jogos ilegais.

Desenvolvimento Econômico | cônsul destaca potencial de Vitória da Conquista no intercâmbio com Portugal

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O cônsul-geral de Portugal em Salvador, Ricardo Fernandes Garcia Cortes, cumpre uma vasta agenda institucional na Joia do Sertão Baiano. Ao meio-dia desta quarta-feira (20), o representante diplomático passou pela Villa do Bosque e participou de um almoço no restaurante Petit Bistrô. Na oportunidade, Cortes concedeu uma entrevista ao programa UP Notícias, com acompanhamento do BLOG DO ANDERSON, detalhando os objetivos de sua vinda e as tratativas para estreitar os laços econômicos, acadêmicos e culturais.  Esta é a segunda passagem do diplomata por Vitória da Conquista em um intervalo de seis meses, reforçando uma estratégia de descentralização do consulado, cuja jurisdição abrange os estados da Bahia e de Sergipe. Cortes revelou que a vinda atual ocorreu motivada pelo sucesso e pela alta demanda da itinerância consular realizada entre ontem e hoje no município, voltada para a regularização de passaportes e processamento de nacionalidades para moradores locais, evitando o deslocamento até a Capital Baiana. Diante do fluxo expressivo de atendimentos, o cônsul firmou o compromisso de retornar a Vitória da Conquista uma vez por ano, com possibilidade de ampliar para duas visitas anuais caso o movimento se mantenha aquecido. Durante o diálogo, o cônsul comentou sobre o mercado de café como um forte ativo de exportação para o Continente Europeu, beneficiado pelas futuras reduções de tarifas aduaneiras do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul:

“Em concreto, Portugal é também um país consumidor de café. Eu acho que se essa pergunta é muito concreta, acho que há potencial para ajudar a exportação do café aqui da região de conquista para Portugal e outros produtos”. Em contrapartida, Cortes elogiou o paladar do consumidor local para a apreciação de vinhos e manifestou o desejo de promover eventos de fomento aos rótulos portugueses em Vitória da Conquista, favorecido por sua altitude e clima. No âmbito institucional, o diplomata informou que iniciou conversas com a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade para estruturar um protocolo de cooperação internacional, conectando Vitória da Conquista a Portugal. O projeto visa impulsionar o turismo e facilitar o intercâmbio acadêmico, lembrando que o Brasil é o principal emissor de estudantes para o sistema de ensino superior português. Apaixonado por futebol, casado com uma brasileira e entusiasta da Bahia, o cônsul celebrou ainda a recente convocação de Cristiano Ronaldo para a Seleção Portuguesa e elogiou a forte exportação de técnicos e serviços esportivos lusitanos para o Futebol Brasileiro na atualidade. O BLOG DO ANDERSON gravou e reproduz na íntegra a reportagem da Rádio UP.

Operação Policial | DRFR identifica suspeitos de assaltos contra motoristas de aplicativo em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução | PCBA

A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), identificou dois suspeitos, de 23 e 26 anos, apontados como autores de assaltos em série contra motoristas de aplicativo na Joia do Sertão Baiano. Durante a ação policial, os agentes apreenderam um simulacro de arma de fogo (réplica de pistola) utilizado nos crimes.  O delito mais recente ocorreu no último dia 13 de maio, no bairro Patagônia. Na ocasião, a dupla solicitou uma corrida e anunciou o assalto, levando um veículo Fiat Argo Drive 1.0 (cor prata), o aparelho celular e dinheiro da vítima. As investigações apontam que os mesmos indivíduos praticaram outro roubo no dia 16 de abril, na Avenida Olívia Flores, de onde levaram o telefone de outro profissional e o obrigaram a realizar transferências via Pix.

No Plantão Policial, um dos envolvidos confessou as ações e entregou a réplica de pistola. Ele informou que o Fiat Argo acabou abandonado em uma estrada vicinal para ser recolhido por terceiros. Os investigadores realizaram buscas na região indicada, mas o automóvel não acabou localizado. Como o período do flagrante já havia passado, os dois homens foram ouvidos e liberados, conforme determina a legislação. O simulacro acabou apresentado no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP). A Polícia Civil segue com as apurações para recuperar o veículo, identificar possíveis receptadores e já estuda o pedido de medidas cautelares contra os envolvidos.

Operação Policial | DRFR cumpre mandado contra acusado de desviar mais de R$ 150 mil em Vitória da Conquista

Fotos: Reprodução | PCBA

A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Vitória da Conquista, cumpriu, nesta quarta-feira (20), um mandado de busca e apreensão domiciliar contra um homem de 37 anos. Ele é investigado pela prática de furto qualificado mediante abuso de confiança contra uma empresa de fabricação de plásticos instalada na Joia do Sertão Baiano. A ordem judicial acabou expedida pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Vitória da Conquista. Conforme apurado pela Polícia, o investigado se valia da função que exercia no setor de Recursos Humanos (RH) da empresa privada para subtrair valores relacionados a benefícios trabalhistas, notadamente vale-alimentação e vale-transporte. A fraude ocorria por meio da manipulação dos sistemas de gestão desses benefícios, gerando um prejuízo superior a R$ 150 mil.

As investigações apontam que o suspeito detinha controle exclusivo das plataformas utilizadas para a administração dos cartões corporativos. Ele inseria dados irregulares, realizava operações fraudulentas, mantinha registros fictícios e desviava os créditos em proveito próprio através de maquinetas eletrônicas. Durante a diligência realizada na residência do investigado, os policiais civis apreenderam duas maquinetas de cartão de crédito, possivelmente utilizadas para efetuar os desvios, e um telefone. Os dispositivos eletrônicos passarão por perícia e podem conter elementos probatórios relevantes para o aprofundamento do inquérito policial. A Polícia Civil do Estado da Bahia reforça o compromisso com a repressão qualificada aos crimes patrimoniais, especialmente aqueles praticados mediante fraude e violação de confiança no ambiente corporativo, assegurando a responsabilização dos envolvidos.

Analise Esportiva | Zanata Botelho analisa convocação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo

Foto: BLOG DO ANDERSON

O nome dele é Carlos Alberto Leite Botelho, mas se popularizou como Zanata. Personalidade muito conhecida em Vitória da Conquista, ele é um apaixonado pelo futebol, comunicador e fotógrafo que já atuou na Federação Bahiana de Futebol e em jornais esportivos, além de ter jogado profissionalmente no passado. Sempre presente nos campos registrando momentos que se eternizam em suas lentes, Zanata, de 63 anos, acabou reencontrado pelo BLOG DO ANDERSON na tarde desta terça-feira (19) enquanto caminhava pelo bairro Jurema. Na oportunidade, ele compartilhou suas expectativas sobre a Seleção Brasileira, que buscará o título na Copa do Mundo realizada nos Estados Unidos, Canadá e México entre 19 de junho e 18 de julho.  Ao avaliar a lista de convocados divulgada recentemente, Zanata destacou as transformações no futebol moderno e opinou sobre possíveis ausências, mantendo o otimismo pelo hexacampeonato: “É, rapaz, a seleção brasileira hoje, ela é muito mudada, né, antigamente. Tinha mais jogadores que jogavam no Brasil, mas com a evolução do futebol, os jogadores teve que sair do país e nisso tem que trazer muita gente de fora.

Mas assim, eu acho que ainda eu acho que o Pedro merecia uma chance, o Pedro do Flamengo. É umas boas dúvida ali, mas eu acho que os melhores que temos ainda é aqueles mesmo, viu? Agora torcendo para que a seleção seja campeã, porque já tá convocada, né? O Neymar aqui tava aquela repudia, mas realmente não tem jogador mais técnico. Porque ele ele é melhor mesmo e é bom. Apesar das malandragem, das coisas que ele fez. Mas vamos torcer para o Brasil, vamos contentar com essa”. Flamenguista de infância, o fotógrafo revelou que, apesar de sua paixão pelo clube carioca, sempre apoia o crescimento do cenário estadual: “Eu mexi muito no esporte aqui, fotografando, torcendo Lógico. por Então, quando mais o Bahia reforçar, é melhor o futebol baiano. Então, eu torço o Bahia e o Vitória para jogar contra outro time, eu torço o time da Bahia”. Questionado se mantém a torcida mesmo em um confronto direto contra o Esporte Clube Bahia, ele demonstrou convicção: “Aí eu sou Flamengo, né? Criado desde infância”. Esbanjando vitalidade e alegria, Zanata encerrou reforçando o orgulho de torcer pelo país no próximo mês: “Somos brasileiros, né?”.

Eleições 2026 | Dete questiona e Paulo Câmara rebate rumores sobre decadência da chapa de ACM Neto

Foto: BLOG DO ANDERSON

Durante o programa UP Notícias nesta terça-feira (19), o radialista Deusdete Dias Filho aproveitou a presença do entrevistado e pontuou que tem visto manchetes na imprensa de Salvador indicando que o pré-candidato ao Senado estaria um pouco desapontado, pois imaginava que a candidatura à reeleição do senador Angelo Coronel avançaria de forma muito mais expressiva. Diante disso, o comunicador questionou diretamente ao deputado estadual Paulo Sérgio de Sá Bittencourt Câmara, do Partido da Social Democracia Brasileira, se essa informação seria verdadeira ou se tratava apenas de intriga da oposição. O parlamentar negou qualquer atrito e classificou os rumores como “intriga da oposição”, defendendo a força do grupo político: “O olha o candidato a ACM Neto hoje tá muito mais preparado, tá muito mais forte, com a chapa competitiva. Hoje você tem aí o Zé Ronaldo ao lado da gente, o Zé Coca como vice-governador, nós largamos o João Santana hoje como marqueteiro estrategista aí da campanha, um time forte, Neto o candidato preparado. E a o que todo mundo já sabe que são 20 anos de PT na Bahia. Há um desgaste natural”.

Agenda Baiana | governador discute avanços em sustentabilidade com embaixador dos Emirados Árabes

Fotos? Wuiga Rubini | GOVBA
O governador Jerônimo Rodrigues se reuniu nesta segunda-feira (18) com o embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, Sharif Alsuwaidi, e representantes da Acelen [Refinaria de Mataripe], para discutir sobre o avanço dos investimentos relacionados à cadeia produtiva da macaúba e aos projetos de produção de combustíveis renováveis na Bahia.
Durante o encontro, o governador destacou a importância de fortalecer a pesquisa, a inovação e a agricultura familiar, além de citar iniciativas ligadas ao mercado de carbono, sustentabilidade e reaproveitamento de resíduos. Jerônimo também ressaltou a importância das articulações para ampliar relações comerciais e turísticas do estado. “A ideia é que nos próximos anos a Bahia siga cada vez mais conectada com outros países, se consolidando como uma porta de entrada para investimentos em diferentes áreas”, pontuou o chefe do Executivo Baiano.
Na ocasião, também foram apresentados os avanços do projeto desenvolvido pela Acelen Renováveis, que prevê investimentos de U$ 3 bilhões ao longo de dez anos, conforme apontou o diretor de Relações Institucionais na Acelen, Bernardo Araújo. O recurso será direcionado para a implantação da cadeia produtiva voltada à produção de combustível sustentável de aviação (SAF) e diesel verde (HVO). A iniciativa inclui o cultivo da macaúba em áreas degradadas, sem necessidade de desmatamento, associado à geração de emprego, renda e desenvolvimento regional.

Desenvolvimento Economico | Avança Chapada é lançado em Mucugê com foco no crescimento sustentável

Fotos: Reprodução | Viva Comunicação Interativa

Mucugê, no Centro Sul Baiano, sediou, na última sexta-feira (15), o lançamento do programa Avança Chapada, iniciativa do Sistema FIEB [Federação das Indústrias da Bahia], executada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL Bahia) em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), voltada à construção de uma agenda estratégica para o desenvolvimento econômico sustentável da Chapada Diamantina. A proposta busca integrar setor produtivo, instituições e poder público em torno de ações estruturantes para fortalecer as cadeias produtivas, ampliar a competitividade territorial e estimular soluções ligadas à inovação, infraestrutura, qualificação, bioeconomia e transição energética. A previsão indica que os investimentos superem R$ 300 milhões nos próximos anos, envolvendo áreas como indústria, agroindústria, turismo, energia renovável e logística, com destaque para a implantação do primeiro corredor verde da Bahia baseado no uso de biometano. O primeiro ciclo de encontros com empresários e produtores locais para mapear demandas já tem cronograma definido, ocorrendo entre os dias 8 e 11 de junho, sempre no período da manhã, das 8h às 12 horas, passando sucessivamente por Mucugê (8), Piatã (9), Seabra (10) e Morro do Chapéu (11). O evento reuniu lideranças que defenderam o planejamento coletivo a partir da escuta ativa da comunidade regional. A superintendente do IEL Bahia, Edneide Lima, destacou o impacto nos 24 municípios: “Vamos impactar os 24 municípios da região, então é muito importante contar não apenas com o apoio dos municípios, mas também dos empresários e de toda a comunidade. Quanto maior for essa participação, mais assertivos poderemos ser nas soluções que vamos construir. É importante reforçar que não queremos trazer algo pronto, mas, de fato, buscar parcerias que viabilizem o que a região precisa para que esse desenvolvimento aconteça de forma sustentável”. A gerente da ABDI, Cynthia Mattos, reforçou o plano com foco em soluções sustentáveis:

“A Chapada tem um potencial incrível, que precisa ser explorado e desenvolvido. O Avança Chapada vai estruturar projetos voltados tanto ao desenvolvimento estrutural quanto operacional da região, buscando, inclusive, fortalecer uma cadeia de biometano a partir da biomassa produzida no território”. O governador Jerônimo Rodrigues elogiou a articulação junto à União dos Municípios da Bahia (UPB) e aos sindicatos: “Com a ABDI, com o Sistema FIEB, com a UPB e com todos os setores sindicais, podemos ter movimentos como o Avança Chapada em outros territórios da Bahia, porque ninguém faz nada sem planejamento”. O diretor-superintendente do SESI Bahia, Armando Neto, explicou a essência do projeto: “A proposta é ouvir empresários, produtores, cooperativas, comércio e serviços para entender o que é necessário para ampliar ainda mais o desenvolvimento da região. É um planejamento construído a partir das necessidades reais de quem produz e movimenta a economia da Chapada”. O agroindustrial Matheus Costa, sócio-fundador da Sincorá Agrofrutas, demonstrou otimismo com a melhoria da infraestrutura logística: “Eu saio daqui ainda mais motivado, percebendo que existe um olhar atento para as necessidades de quem empreende na Chapada. Para nós, que trabalhamos com agroindústria, ter uma malha rodoviária de qualidade é essencial, porque nossos produtos precisam chegar a outras cidades da Bahia”. Por fim, o diretor do SENAI Cimatec, Walter Pinheiro, ressaltou o diagnóstico de gargalos históricos: “Vamos fazer o diagnóstico dos gargalos, dos problemas, apontar soluções e entender como transformar tudo isso em atividades perenes. Obviamente, interagindo com os territórios ao redor e envolvendo as pessoas e os empresários, até porque não adianta enviar um técnico do Senai Cimatec aqui sem escutar quem vive e entende das demandas específicas da região”.

Habitação Popular | VCA Construtora recebe comitiva nas obras da Vila do Servidor em Vitória da Conquista

Na manhã desta segunda-feira (18), a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade e a comitiva do Governo Municipal de Vitória da Conquista realizaram uma visita às obras da Vila do Servidor, situada no loteamento Vila América, bairro Boa Vista. O objetivo da atividade consistiu em avaliar de perto o andamento dos trabalhos, verificando as etapas da construção e o cronograma para as próximas ações. Com previsão de entrega em até dois anos, a Vila do Servidor constitui uma iniciativa voltada a facilitar o acesso à moradia própria para os trabalhadores públicos municipais, por meio de um modelo que combina subsídio público e condições facilitadas de financiamento. A proposta busca atender uma demanda histórica da categoria, ampliando o acesso à habitação e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das famílias.

Ao todo, o empreendimento prevê a construção de 708 unidades em condomínio fechado, em área valorizada da cidade. As casas possuem opções de dois ou três quartos, e o residencial contará com estrutura completa de lazer, incluindo piscina, academia, salão de festas, quadras esportivas e espaço infantil. O projeto tem execução sob a responsabilidade da VCA Construtora, empresa vencedora do Chamamento Público Nº 001/2024, garantindo padrão de qualidade e infraestrutura adequada para os beneficiados. A gestora Ana Sheila Lemos Andrade expressou a satisfação em acompanhar a consolidação do projeto: “É um sonho de mais de 20 anos do servidor público municipal de Vitória da Conquista que nós estamos conseguindo concretizar. Estamos aqui no canteiro de obras, que já estão bem avançadas, a maioria das unidades já contratadas. Ainda temos 200 unidades para os servidores que ainda não aproveitaram essa oportunidade. Procurem a VCA Construtora, façam a inscrição, e em março de 2028 estaremos aqui entregando as chaves”.

O secretário de Infraestrutura Urbana, Jackson Apolinário Yoshiura, destacou a relevância do monitoramento técnico das intervenções, que atingiram cerca de 20% do cronograma previsto: “A gente está acompanhando desde o primeiro projeto desenvolvido em parceria com a empresa para atender o servidor da melhor maneira possível. A obra está bem avançada, as unidades já estão subindo, e cada passo que a gente acompanha aqui é uma alegria muito grande em saber que o nosso servidor terá um benefício tão grande, que vai conseguir morar com qualidade, com área de lazer, espaço pet. Será entregue no começo do ano de 2028 e eu espero que dali para frente o servidor tenha muito mais qualidade de vida”.

O diretor da VCA Construtora, Jardel Cardozo Couto, ressaltou a importância da união entre a iniciativa privada e o poder público para gerar bem-estar social: “A VCA desenvolveu, junto com a Prefeitura, o projeto da Vila do Servidor que vai chamar muita atenção da nossa comunidade, justamente pelo tamanho, por tantas famílias beneficiadas que vão recepcionar esse produto e que com certeza terão uma nova qualidade de vida. Tem toda a infraestrutura, está muito bem localizado e a qualidade que a VCA já entrega em todos os seus projetos está aqui também”. O engenheiro responsável pelas frentes de trabalho, Kayque Nascimento, detalhou a atual fase dos serviços no canteiro: “Estamos chegando agora a aproximadamente 20% de obra. Estamos concluindo as fundações da primeira etapa, já iniciando as fundações da segunda etapa. A alvenaria está acima da meta inicial do cronograma previsto e já iniciamos alguns serviços de acabamento, como a parte de emassamento externo, preparação interna das casas para receber as etapas de acabamento.

A gente segue nesse cronograma para poder entregar no prazo”. Atualmente, restam mais de 200 imóveis disponíveis para aquisição. Um dos diferenciais do programa consiste no subsídio oferecido pelo município através da doação do terreno, reduzindo significativamente o valor de entrada das unidades. Além disso, a administração municipal ampliou as faixas de renda contempladas, incluindo servidores com rendimento de até R$ 12 mil. Os imóveis destinam-se a servidores públicos vinculados à administração direta e indireta do Poder Executivo, além de integrantes do Poder Legislativo, conforme os critérios legais. O financiamento pode ocorrer diretamente com a construtora ou por meio de instituições financeiras, e os interessados devem procurar o atendimento da VCA Construtora para obter detalhes e efetuar a inscrição.

Seleção Brasileira de Futebol | CBF anuncia ampliação de contrato com técnico Carlo Ancelotti

Foto: Rafael Ribeiro | CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na quinta-feira (14) a renovação do contrato do técnico Carlo Ancelotti Cavaliere. Desta forma o italiano permanecerá no comando da Seleção Brasileira até a próxima Copa do Mundo. “Há um ano cheguei ao Brasil. Desde o primeiro minuto, entendi o que o futebol significa para este país. Há um ano, estamos trabalhando para levar a seleção brasileira de volta ao topo do mundo. Mas a CBF e eu queremos mais. Mais vitórias, mais tempo, mais trabalho. Estamos muito felizes em anunciar que continuaremos juntos por mais quatro anos. Vamos juntos até a Copa do Mundo de 2030. Quero agradecer à CBF pela confiança. Obrigado, Brasil, pela calorosa recepção e por todo o carinho”, declarou o treinador, que conduzirá o Brasil no Mundial, que será disputado no Canadá, no México e nos Estados Unidos da América entre 11 de junho e 19 de julho.

Conflito no Oriente Médio | Paquistão entrega aos EUA proposta revisada do Irã para fim da guerra

Foto: Reprodução | Al Jazeera Media Network

O mediador Paquistão compartilhou com os Estados Unidos da América (EUA) uma proposta revisada do Irã para acabar com a guerra no Oriente Médio, informou uma fonte paquistanesa à Agência Reuters nesta segunda-feira (18), alertando que os lados “não têm muito tempo” para reduzir suas diferenças. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baghaei, confirmou posteriormente que as opiniões de Teerã foram “transmitidas ao lado norte-americano por meio do Paquistão”, mas não deu detalhes. Um frágil cessar-fogo está em vigor, após seis semanas de guerra que se seguiram aos ataques aéreos israelenses e norte-americanos contra o Irã. No entanto, as negociações mediadas pelo Paquistão foram interrompidas e o presidente dos EUA, Donald John Trump, disse que o cessar-fogo está “respirando por aparelho”. A fonte paquistanesa não deu detalhes sobre a proposta revisada. Perguntada se levaria tempo para fechar as lacunas, a fonte afirmou que os lados “continuam mudando seus objetivos” e acrescentou: “Não temos muito tempo.” Washington pediu a Teerã que desmantelasse seu programa nuclear e suspendesse o bloqueio no Estreito de Ormuz, que normalmente transporta um quinto do suprimento mundial de petróleo e gás natural liquefeito. O Irã exigiu indenização por danos de guerra, o fim do bloqueio dos EUA aos portos iranianos e o fim dos combates em todas as frentes, inclusive no Líbano, onde Israel está lutando contra a milícia Hezbollah, apoiada pelo Irã. Trump disse, em publicação no Truth Social no fim de semana, que “o relógio está correndo” para o Irã, acrescentando que “é melhor eles se mexerem rapidamente, ou não sobrará nada deles. O tempo é essencial”.  Trump deve se reunir com importantes assessores de segurança nacional nesta terça-feira (19) a fim de discutir opções para retomar a ação militar, informou o site Axios. As questões que impedem as negociações também incluem as ambições nucleares do Irã. Os EUA e outras grandes potências querem garantir que o Irã não possa desenvolver armas nucleares. Teerã nega que esteja tentando fazer isso e também quer uma compensação pelos danos da guerra, uma garantia de que não haverá mais ataques e a retomada das vendas de petróleo iraniano. As informações são da Agência Brasil.

Tragédia no Trabalho | operário morre soterrado numa pedreira interditada em Ituaçu

Fotos: Edição | BLOG DO ANDERSON

A reportagem do BATV, reproduzida pelo BLOG DO ANDERSON na noite deste sábado (16), detalha o sepultamento de Paulo Ferreira Vieira, de 36 anos, no Cemitério da Laje, em Ituaçu. O trabalhador faleceu após um trágico acidente em uma pedreira, onde acabou soterrado enquanto exercia suas funções. Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar, o desabamento ocorreu durante o processo de perfuração de um paredão de pedras. Para garantir a segurança das equipes de resgate e viabilizar o acesso ao corpo, os militares precisaram utilizar duas retroescavadeiras na operação. O caso ganha contornos de polêmica após as declarações do prefeito de Ituaçu, Phellipe Ramonn Gonçalves Brito.

O gestor informou que a mineradora Alabama Limestone havia sido interditada formalmente pela prefeitura no último dia 6 de maio, devido ao vencimento da licença ambiental. Por outro lado, a empresa declarou desconhecer a referida interdição citada pela municipalidade, mas ressaltou que abriu uma sindicância interna para apurar as causas do acidente e que presta assistência à família da vítima. A Polícia Civil instaurou um inquérito e investiga as circunstâncias da fatalidade. O BLOG DO ANDERSON expressa os mais sinceros sentimentos de solidariedade aos familiares e amigos de Paulo Ferreira Vieira neste momento de profunda dor.

Decisão Judicial | Tribunal absolve cigano acusado de envolvimento na morte de policiais em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Tribunal do Júri, no Fórum João Mangabeira, Comarca de Vitória da Conquista absolveu, na noite desta quinta-feira (14), Rodrigo da Silva Matos, de 62 anos. Ele figurava como acusado de liderar o ataque que resultou nas mortes do tenente Luciano Libarino Neves e do soldado Robson Brito de Matos no distrito de José Gonçalves. Conforme reportagem do BATV reproduzida pelo BLOG DO ANDERSON, o conselho de sentença, por maioria de votos, rejeitou integralmente a tese do Ministério Público, entendendo que as provas produzidas durante o processo não foram suficientes para uma condenação. Rodrigo permanecia detido no Conjunto Penal de Vitória da Conquista desde a época do crime e respondia por duplo homicídio triplamente qualificado, corrupção de menores e furto qualificado.

Durante o julgamento, presidido pela juíza Janine Soares Ferraz, a defesa sustentou que o réu não participou da empreitada criminosa e que nenhuma testemunha o identificou como autor dos disparos ou o viu nos veículos utilizados na emboscada. Os advogados afirmaram que o acusado trabalhava em uma cerca em um acampamento familiar quando acabou atingido por um projétil, desmaiando no local. O caso marcou a história da segurança pública no Centro Sul Baiano devido à brutalidade do ataque aos policiais, que realizavam investigação à paisana no momento do ocorrido. O período posterior ao crime foi marcado por intensa tensão e operações policiais que resultaram na morte de oito integrantes da família cigana em confrontos. Com a decisão do júri nesta quinta-feira, Rodrigo aguarda agora a expedição do alvará de soltura para deixar a unidade prisional.

Eleições 2026 | Babão crítica “oportunismo eleitoral” e detalha investimentos em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O vereador Antônio Ricardo Pereira dos Santos, o Babão, Partido Comunista do Brasil, utilizou a tribuna da Câmara Municipal nesta quarta-feira (13) para realizar prestação de contas e disparar críticas contra o surgimento de candidatos oportunistas nas Eleições 2026. Residente no Ibirapuera há mais de cinco décadas, o parlamentar alertou a população sobre figuras que aparecem apenas em anos de pleito tentando assumir a autoria de intervenções consolidadas ou enganar cidadãos com promessas vazias. Segundo ele, a atividade pública exige honestidade e presença constante nas comunidades, combatendo quem surge apenas para obter votos de forma momentânea.  Durante o pronunciamento, o legislador destacou conquistas estruturais para o bairro e Zona Rural, frutos de parcerias com o Governo do Estado e emendas dos deputados Daniel Gomes de Almeida (PCdoB-BA) e Jean Fabrício Falcão (PCdoB). Entre os anúncios, ressaltou que a verba para revitalização da Praça Marechal Rondon encontra-se disponível na conta da Prefeitura, aguardando licitação. O representante também citou o recapeamento de vias importantes, como as ruas Itabuna e Caetité, além da sede própria para a unidade de saúde e a construção de quadra poliesportiva. No interior, o político celebrou o início da pavimentação asfáltica entre o distrito de José Gonçalves e o município de Caetanos, previsto para este dia 15, além da homologação de mini barragem na Lagoa Comprida. Babão reforçou que tais ações em infraestrutura e saúde, a exemplo da entrega de ambulância avançada, representam demandas históricas de seu mandato. “Vamos ser honestos com a política. A obra é do povo, mas há aqueles que lutam e vão atrás. Não vamos chegar em eleições de quatro em quatro anos para enganar o povo com promessas de escrituras ou praças que já possuem emendas destinadas”, pontuou o vereador, reafirmando compromisso com a transparência no cenário político do Centro Sul Baiano.

Gestão Pública | Câmara de Vitória da Conquista aprova reestruturação do Executivo com criação de 74 novos cargos

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista aprovou nesta quarta-feira (13) o pacote de reestruturação administrativa enviado pelo Palácio da Joia do Sertão Baiano para criar 74 novos cargos comissionados com impacto financeiro anual de R$ 3,3 milhões aos cofres públicos. As propostas agora seguem para sanção e estabelecem que a antiga Secretaria de Serviços Públicos passe a ser Secretaria de Ordem Pública, concentrando limpeza urbana, feiras e fiscalização, enquanto a pasta de Gestão se torna Secretaria de Planejamento e Gestão e a de Governo inclui Participação Social em suas atribuições. Os vereadores também deram parecer favorável em primeira votação à transformação da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos Humanos, consolidando uma ampla mudança na máquina pública municipal visando a reorganização estratégica das funções executivas.

Tribunal do Júri | acusado de liderar ataque que matou dois policiais é julgado em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Tribunal do Júri de Vitória da Conquista realiza, nesta quinta-feira (14), o julgamento de Rodrigo da Silva Matos, de 62 anos, apontado como o líder do grupo que planejou e executou dois agentes da Polícia Militar da Bahia no Distrito de José Gonçalves. O crime, ocorrido há cinco anos, gerou imensa repercussão e mobilizou as Forças de Segurança Baiana e oito cianos foram mortos. A reportagem do Bahia Agora reproduzida pelo BLOG DO ANDERSON traz mais detalhes.

Tribunal do Júri | mandante do assassinato de Hiago Evangelista é condenado em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Tribunal do Júri condenou o terceiro envolvido na morte de Hiago Evangelista Freitas. Michael Souza Queiroz, de 48 anos, apontado pela acusação como mandante do crime ocorrido há sete anos, recebeu sentença após anos de espera por punição. A reportagem do BATV desta quarta-feira (13), reproduzida pelo BLOG DO ANDERSON, detalha o desfecho do processo que envolve o falecimento do jovem estudante de Odontologia, caso de grande repercussão em todo o estado.

O episódio ocorreu em trecho entre municípios do Centro Sul Baiano. Hiago, que trabalhava como motorista de aplicativo, aceitou uma corrida que consistia em emboscada. Conforme os autos, a vítima sofreu golpes de faca e teve o corpo queimado enquanto ainda apresentava sinais vitais, tendo celular e veículo furtados na sequência. Anteriormente, Rodrigo Porto Oliveira Filho e Alexandre Cruz de Brito receberam penas superiores a 22 anos de reclusão como executores diretos, encerrando agora o ciclo de julgamentos dos principais responsáveis pela atrocidade.

Ocorrências no Jornal 107 | João Melo destaca prisões e falecimento precoce em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O comunicador João Oliveira Melo destacou, no Jornal 107 desta quarta-feira (13) com repercussão no BLOG DO ANDERSON, ações de segurança e fatos da comunidade em Vitória da Conquista. Durante a Operação Madrugada Segura, a 77ª Companhia Independente de Polícia Militar prendeu dois indivíduos que arrombaram uma loja na Avenida Jorge Teixeira, no bairro Candeias, após serem flagrados por câmeras de segurança furtando um telefone. Os suspeitos foram levados ao Distrito Integrado de Segurança Pública. Além disso, o Esquadrão de Motociclistas Falcão realizou a Operação Ressonância, fiscalizando veículos e combatendo crimes como clonagem e adulteração de automóveis roubados.  No setor de trânsito e saúde, o radialista informou sobre uma colisão envolvendo um ônibus escolar e um motociclista por aplicativo, que recebeu socorro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e permanece estável na Unidade de Pronto Atendimento. Em tom de pesar, o programa registrou o falecimento de Thaís Souza, de apenas 35 anos, que estava internada no Hospital Geral de Vitória da Conquista em decorrência de um Acidente Vascular Verebral.