Susto no Recreio | carro pegou fogo em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Um automóvel de passeio incendiou-se em via pública de Vitória da Conquista na manhã desta quinta-feira (16). O incidente ocorreu na Rua Irênio Santos, situada no bairro Recreio, mobilizando o 7º Batalhão de Bombeiros Militar para o combate ao fogo.  Embora as causas reais permaneçam sob investigação, existe a suspeita de que uma pane elétrica tenha originado as chamas. Apesar do susto e dos danos materiais registrados pelo BLOG DO ANDERSON, ninguém sofreu ferimentos durante a ocorrência na Zona Leste.

Vandalismo no Recreio | homem quebra vidraças de pelo menos seis carros em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Pelo menos seis veículos sofreram danos na manhã desta quinta-feira (16), na Avenida dos Expedicionários, bairro Recreio, Zona Leste de Vitória da Conquista. De acordo com informações colhidas in loco pelo BLOG DO ANDERSON, os automóveis estacionados tiveram as vidraças quebradas por um homem, supostamente dependente químico, que trajava uma camisa do Sport Club Corinthians Paulista.

O autor do vandalismo fugiu logo após a ação, deixando os proprietários com prejuízo material. A situação gera alerta sobre a segurança pública na Joia do Sertão Baiano. A 77ª Companhia INdependnete de Polícia Militar e Guarda Civil Municipal roram acioandas na tentativa de localizar o suspeito, enquanto as vítimas contabilizam as perdas e avaliam os estragos causados nos bens.

Isolamento Aéreo | Azul reduz oferta de assentos com “teco-teco” e gera indignação em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras volta a alterar sua malha aérea com um impacto direto e drástico em Vitória da Conquista. Atualmente, a companhia opera o trecho para Salvador com o ATR 72, que possui 72 assentos, mas, a partir dos próximos meses, a rota passará a ser atendida pelo Cessna Grand Caravan da Azul Conecta. A nova aeronave tem capacidade para apenas nove passageiros, o que representa uma redução severa na oferta para a Capital Baiana e acende um alerta sobre o possível isolamento aéreo da Terra do Radialista Herzem Gusmão. Em nota enviada ao BLOG DO ANDERSON, o empresário José Maria Alves Caires, entusiasta da aviação e ex-prefeito de Dom Basílio, classificou a mudança como um sinal de que “Conquista está abandonada”. Durante entrevista ao radialista e vereador Luís Carlos Dudé, como é conhecido Luís carlos Batista de Oliveira, do União Brasil, no Jornal 107 da Rádio Brasil, Zé Maria criticou o uso do que chamou de “teco-teco” para atender a terceira maior cidade da Bahia, destacando que os preços praticados já superam os de viagens internacionais. Dudé também manifestou repúdio, afirmando que a cidade, entre as 100 mais importantes do país, precisa de respeito e não pode aceitar um retrocesso que remete a 80 anos atrás, quando aeronaves de pequeno porte eram o único recurso disponível. A decisão da Azul gera preocupação não apenas pela falta de assentos, mas pelo enfraquecimento da identidade econômica e social entre o Centro Sul Baiano e Salvador.

 

Destaque no Brasil Notícias | suposto esquema de rachadinha repercute em Vitória da Conquista e na Bahia

Foto: BLOG DO ANDERSON

As denúncias de um suposto esquema de “rachadinha” na Câmara Municipal de Vitória da Conquista ganharam destaque na imprensa estadual e foram tema central de debate no programa Brasil Notícias, da Rádio Brasil, nesta terça-feira (14). O caso, que envolve o vereador Gilvan Nunes Pereira, o Dinho dos Campinhos, do Republicanos, teria sido formalizado junto ao Ministério Público e à Polícia Federal por um ex-assessor do parlamentar. A denúncia é sustentada por gravações que teriam sido apresentadas às autoridades. Segundo as informações divulgadas no programa, as gravações apontam para a prática de devolução de parte dos salários de servidores do gabinete.  “Em um dos áudios, o vereador apareceria supostamente cobrando a devolução de parte do salário do assessor e afirma que havia um acordo para repasse de valores”, detalhou a reportagem da rádio. Além disso, foi mencionado que, nos diálogos registrados, “são feitas declarações que podem ser interpretadas como ameaça ao ex-funcionário”. O vereador Dinho dos Campinhos afirmou ao Brasil Notícias não ter conhecimento detalhado de todas as acusações no momento. Em nota oficial, sua defesa declarou que “não há comprovação das denúncias” e reafirmou o compromisso do parlamentar com a legalidade. Os advogados ressaltaram ainda que, “se há irregularidades, elas devem ser apuradas com rigor e transparência”. Até o momento, a Câmara Municipal de Vitória da não foi notificada oficialmente sobre o caso e a Corregedoria da Casa ainda não recebeu representações formais. O assunto, que repercute no Jornal A Tarde, deve ser levado à Tribuna Vereadora Carmen Lúcia nas próximas sessões.

Homicídio no Cruzeiro | Pai de Santo é amarrado e morto a facadas dentro de Terrreiro em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A violência voltou a assustar os moradores do bairro Cruzeiro, em Vitória da Conquista, na noite desta segunda-feira (13). Por volta das 20h40, um crime com requintes de crueldade registrado na Rua Carlécio Santos resultou na morte de Josiel Oliveira Bonfim Pereira, de 29 anos. De acordo com informações apuradas pelo BLOG DO ANDERSON, testemunhas relataram uma dinâmica perturbadora: um indivíduo identificado como “Pai de Santo” teria orientado as pessoas presentes na residência a se esconderem e permanecerem em silêncio, sob a alegação de que realizaria um atendimento. Logo em seguida, dois homens em uma motocicleta chegaram ao local.

A guarnição da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar confirmou o óbito de Josiel, encontrado em meio a uma poça de sangue amarrado. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) atenderam a ocorrência para a realização da perícia e remoção do corpo ao Instituto Médico Legal (IML). O caso segue sob investigação da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Na manhã desta terça-feira (14), familiares estiveram na sede do DPT para os trâmites de liberação, mas optaram por não falar com a imprensa. O funeral acontece no Cemitério Municipal Campo da Paz.

Jeremias Macário de Oliveira | a extrema em derrocada

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macário de Oliveira | jornalista e escritor

O povo é enganado por um tempo, por um bom tempo, mas não por todo tempo. Há uns quinze anos ou mais, numa roda de conversas num bar, disse que uma extrema direita estava vindo aí para assumir o poder no Brasil através do discurso das igrejas neopentecostais ultraconservadoras. Cheguei a falar sobre o perigo de uma ditadura.  Lembro que alguns comentaram que não havia mais clima no país para isso. Fiz ver que o projeto dos pastores era justamente, em nome de Deus, pátria, família e tradição, eleger pelo voto direto popular suas lideranças para exercer cargos políticos nos legislativos, depois partir para tomar o poder executivo e impor o autoritarismo. Confira a opinião de Jeremias Macário.

Reconhecimento Literário | Xangai celebra imortalidade em Salvador e posse na Academia Conquistense de Letras

Foto: BLOG DO ANDERSON

Além da marcante atuação nos palcos e na gestão pública, a trajetória intelectual de Eugênio Avelino Lopes Souza, o Xangai, recebe o mais alto reconhecimento das instituições literárias, consolidando sua importância para o pensamento regional e estadual. Durante o programa UP Notícias, na Rádio UP, gravado na última sexta-feira (10) direto do Oxente Food Brasil e acompanhado pelo BLOG DO ANDERSON, o secretário municipal de Cultura compartilhou detalhes sobre sua consagração. Ele, que já recebeu diploma e honrarias em Salvador pela Academia de Letras da Bahia, relembrou a solenidade oficial de sua posse na Academia de Letras Conquistense, unindo definitivamente a tradição oral dos cantadores à erudição da escrita. Como o próprio artista define: “a referência cultural que Conquista carrega é uma coisa importantíssima”.

O ingresso nessas instâncias reforça o papel de Eugênio Avelino como guardião da memória e defensor do patrimônio artístico e literário. Ao unir o saber popular à formalidade das letras, o secretário utiliza o prestígio acadêmico para pleitear avanços estruturais no setor: “eu pelejo para a gente poder ofertar a edição desses artistas brasileiros, baianos, conquistenses… para termos aqui um teatro municipal e um centro de cultura com uma orquestra sinfônica permanente”. Para Xangai, o título de imortal serve como plataforma para fortalecer o cenário intelectual local, garantindo que o legado histórico do Sertão permaneça vivo e respeitado nas esferas mais eruditas da Bahia aqui no BLOG DO ANDERSON.

Cultura e Memória Viva | Xangai relembra os antigos “Bregas” e a boemia de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

As atuais casas noturnas ocupam o espaço que, no passado, pertencia aos lendários bregas que embalavam as noites dos boêmios na Joia do Sertão. Durante o programa UP Notícias, na Rádio UP, o menestrel Xangai, atual secretário municipal de Cultura, resgatou essas memórias em um bate-papo carregado de saudade e musicalidade acompanhado pelo BLOG DO ANDERSON.

Aos 78 anos, Eugênio Avelino Lopes Souza revisitou locais icônicos como o de Leontina, Merquinha e Rosa Maria, explicando que o “Magaçapo” era um antigo e famoso prostíbulo, termo imortalizado em versos que o artista fez questão de cantar: “Lá para o Magaçapo, onde as dona moça costumava a dar“. Essa imersão na cultura popular reforça a estatura do menestrel, que ocupa o posto de imortal na Academia Conquistense de Letras e também integra a prestigiada Academia de Letras da Bahia, unindo a sabedoria urbanas ao reconhecimento literário. O secretário destacou a necessidade de preservar equipamentos como o Teatro Carlos Jehovah, o Cine Madrigal e a Cas Memorial Glauber Rocha, afirmando que “a arte você aplica um e dá um retorno de treze” ao cobrar maior envolvimento do empresariado.

Entre contos sobre o cinema e a nostalgia das bancas de revistas, o artista reforçou que a música de qualidade nunca morre: “eu canto música de Vicente Celestino, as músicas antigas… a música boa realmente não acaba”. Como imortal das letras, Xangai utiliza seu prestígio para pleitear orquestras permanentes e teatros, celebrando uma trajetória que mantém as raízes fincadas no Centro-Sul Baiano gravadas aqui no BLOG DO ANDERSON.

Tragédia de Destaque Nacional | criança morre após ficar com cabeça presa em janela de banheiro

Foto: Reprodução | SAMU

Uma menina de 11 anos morreu neste sábado (11) após ficar com a cabeça presa na janela do banheiro de casa, em Itumbiara, no Sul de Goiás. Segundo o Corpo de Bombeiros, a criança utilizava um tamborete para alcançar o vitrô quando o apoio escorregou e ela acabou pendurada pelo pescoço. O caso aconteceu na Rua Atenas, no bairro Nossa Senhora da Saúde. Equipes de resgate compareceram ao local, mas a morte acabou confirmada com apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência . De acordo com o Instituto Médico Legal (IML), a asfixia causou o óbito. A informação chegou ao repórter Rodrigo Melo, do jornal O Popular. Ao O Popular, o sargento Fabrício Tizzo explicou que a menina tinha o hábito de subir no móvel para conversar com outras crianças pela janela. Ao escorregar, a garota ficou presa e não conseguiu se soltar.  A área permaneceu isolada pela Polícia Militar para o trabalho da Polícia Técnico-Científica. Nas redes sociais, a Escola Municipal Alexandre Arcipretti, onde a aluna estudava, lamentou o ocorrido e descreveu a menina como uma criança alegre e espontânea, destacando o abalo de toda a comunidade escolar

memórias e celebração | Relembrando o Carrascão chega à 29ª edição em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma das festas mais tradicionais de Vitória da Conquista já tem data marcada. O Carrasco XXIX promete reviver grandes momentos e reunir gerações em mais uma edição marcada pela nostalgia e animação.  Com o tema “Relembrando o Carrascão”, o evento resgata a essência que consagrou a festa ao longo dos anos, reunindo música, dança e muita energia em um ambiente que celebra a cultura festiva conquistense.  A programação acontece no dia 9 de maio, a partir das 22 horas, na Casa Rafiki, com animação dos DJs David e Gil Lima, garantindo uma noite de muita música e diversão. Ao longo de quase três décadas, o Carrasco se consolidou como um dos eventos mais aguardados da agenda festiva, mantendo viva a tradição e fortalecendo os laços da Comunidade Conquistense  Uma noite para reencontros, memórias e celebração.

Chapada Diamantina | Governo da Bahia universaliza Programa Conecta Bahia e entrega obras em Seabra

Foto: Milena Monteiro | SECTI BA

Seabra recebeu, nesta sexta-feira (10), um importante pacote de investimentos do Governo da Bahia que consolidou a universalização do Programa Conecta Bahia em todo o território da Chapada Diamantina. A ação principal foi a inauguração de dois novos pontos de Wi-Fi gratuito, localizados estrategicamente na Praça da Bandeira e na Praça dos Correios, visando democratizar o acesso à informação e fortalecer os serviços públicos digitais na região. Executada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), a iniciativa já alcança 348 municípios baianos e prioriza comunidades quilombolas, aldeias indígenas e zonas rurais. Além da conectividade, a agenda estadual em Seabra contemplou a modernização do Centro Estadual de Educação Profissional e a entrega de sistemas de abastecimento de água nas localidades de Boa Sorte, Água Vazante e Brejo. Essas intervenções fazem parte de um cronograma de 2 mil entregas planejado pelo Governo até junho. Simultaneamente, outras cidades como Morpará e Santa Maria da Vitória também receberam benefícios, somando um investimento total de aproximadamente R$ 48 milhões para acelerar projetos estruturantes e reduzir as desigualdades regionais.

Esporte & Lazer | portões do Lomantão permanecem fechados para reparos nas estruturas

Foto: BLOG DO ANDERSON

Ainda sem uma data definida para reabertura, o Estádio Municipal Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista, segue com os portões fechados nesta sexta-feira (10). A medida de interdição, que já dura desde o mês passado, adotada para viabilizar a recuperação de diversas estruturas que sofreram avarias durante a realização do Conquista Privilege Festival. O evento, que atraiu milhares de pessoas ao gramado e às arquibancadas, resultou em danos que agora exigem manutenção minuciosa para garantir a segurança dos futuros frequentadores. A Secretaria de Esportes trabalha na avaliação técnica dos danos para restaurar as condições ideais do “Lomantão”, que é o principal palco do futebol e de atividades físicas na Joia do Sertão. Enquanto as obras de reparo não são concluídas, atletas e a comunidade que utiliza o entorno para caminhadas seguem aguardando um posicionamento oficial sobre a retomada das atividades no equipamento esportivo.

Infraestrutura Urbana | abra inacabada da EMBASA gera transtornos e riscos em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma intervenção não finalizada sob responsabilidade da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) tem provocado sérios transtornos para moradores e condutores que trafegam pela Rua Sérgio Souza Cunha, localizada no Parque Residencial Vitória (INOCOOP I), bairro Candeias. O BLOG DO ANDERSON registrou, nesta sexta-feira (10), que o bloqueio parcial da via persiste há mais de um mês, sem que haja uma previsão concreta para a conclusão dos serviços e a devida recomposição asfáltica.  A situação no Candeias é um reflexo de inúmeros outros pontos na Joia do Sertão Baiano, onde buracos abertos para manutenção de redes de água e esgoto são deixados sem o acabamento necessário. Além de prejudicar a mobilidade urbana, a falta de sinalização adequada e o abandono das valas aumentam o risco de acidentes e danos aos veículos. A comunidade local cobra celeridade e uma postura mais eficiente da estatal para solucionar o problema e liberar o fluxo na via.

PESAR | ex-prefeito de Tremedal, Joaquim Nonato

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Centro-Sul Baiano despede-se de uma de suas lideranças políticas mais expressivas: Joaquim Nonato da Silva. Aos 76 anos, o ex-prefeito de Tremedal partiu deixando um legado de dedicação ao serviço público e influência que atravessou diversas gerações na região. Conhecido por sua trajetória marcante, Nonato era uma figura respeitada tanto no campo político quanto no pessoal. Notato faleceu no Hospital São Vicente de Paulo. O funeral está sendo realizado na Loja Maçônica União e Liberdade Conquistense, em Vitória da Conquista. O sepultamento está programado para ocorrer na sexta-feira (10), em sua terra natal, Tremedal. Ele deixa esposa, filhos, netos e uma vasta legião de amigos e admiradores de sua história. O BLOG DO ANDERSON manifesta os mais profundos sentimentos aos familiares e à comunidade tremedalense.

Tragédia em Itambé | vítimas sepultadas e motorista alega mal-estar após atropelamento em Ponto de Apoio

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Foram sepultadas na manhã da quarta-feira (8) as duas mulheres vítimas da tragédia no Ponto de Apoio Rodoviário de Itambé. O clima de forte comoção marcou as despedidas de Danielle Jennifer Ramos Santana, de vinte anos, em Ribeirão do Largo, e de Janete Silva Oliveira, de cinquenta e um anos, em Itapetinga. As duas não resistiram aos ferimentos após um ônibus da Rota Transportes avançar sobre a plataforma de embarque às margens da rodovia BA-263.

Enquanto as famílias realizavam os sepultamentos, dois irmãos atingidos pelo veículo permanecem internados na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Geral de Vitória da Conquista. Danilson e Danildo Ramos precisaram passar por procedimentos de amputação das pernas devido à gravidade do impacto e seguem sob cuidados médicos rigorosos. O motorista do coletivo apresentou-se à Delegacia Territorial de Itambé, alegando ter sofrido um mal-estar que o fez confundir os pedais, versão que a Polícia Civil agora confronta com relatos de testemunhas sobre uma suposta discussão antes do acidente.

Mobilidade Urbana | manutenção do DNIT causa lentidão no Anel Rodoviário de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O trânsito no Anel Rodoviário Jadiel Vieira Matos, em Vitória da Conquista, exige paciência redobrada dos condutores na manhã desta quinta-feira (9). O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realiza intervenções de manutenção asfáltica, o que gera congestionamento e a necessidade do sistema “siga e pare” em diversos trechos. O BLOG DO ANDERSON registrou a retenção, que atinge principalmente os motoristas que dependem da via para o escoamento de cargas e deslocamentos urbanos.

Condeúba | prefeito e deputado entregam Mercado Municipal do Alegre e retroescavadeira no Tamboril

Fotos: ASCOM | PMC

O prefeito Micael Silveira Batista, do Movimento Democrático Brasileiro, e o deputado estadual Manuel Azevedo Rocha, do Republicanos, cumpriram uma extensa agenda em Condeúba neste sábado (4), marcada por avanços significativos para a infraestrutura e a economia local. No Distrito do Alegre, inauguraram a reforma completa do Mercado Municipal, que agora conta com estrutura moderna e sanitários públicos, atendendo a uma antiga reivindicação de feirantes e consumidores. Na sequência, a comitiva seguiu para a Comunidade Quilombola do Tamboril para a entrega de uma retroescavadeira zero quilômetro, equipamento essencial para a manutenção de estradas vicinais e obras hídricas na Zona Rural.

Durante as solenidades, que reuniram vereadores, ex-prefeitos e lideranças regionais, o gestor ressaltou a importância das ações ao afirmar que: “O Mercado é o coração econômico do Alegre nos dias de feira. Entregar esse espaço reformado, com banheiro público de verdade, é respeitar quem trabalha e quem consome ali. E a retroescavadeira no Tamboril vai resolver na prática os problemas de estrada e infraestrutura que a comunidade quilombola enfrenta há anos. São entregas diferentes, mas com o mesmo propósito: levar dignidade para quem vive nos distritos”. O evento foi encerrado com o compromisso de pavimentação da Praça do Alegre, consolidando parcerias para o desenvolvimento dos distritos aqui no BLOG DO ANDERSON.

Violência Urbana | casal de namorados é assassinado a tiros de revólver em via pública de Piripá

Foto: Reprodução | Instagram

Uma tragédia choca Piripá, Centro Sul Baiano, com o assassinato de um casal de namorados no fim da tarde de quinta-feira (2). A ocorrência, que ganhou destaque no Bahia Meio Dia e no BLOG DO ANDERSON, vitimou Carlos dos Santos Jesus, de 40 anos, e Miquele de Jesus Santos, de 22 anos. Segundo informações da Polícia, os dois estavam em uma via pública quando foram surpreendidos por tiros de revólver.

Agentes da Guarda Civil Municipal e da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar isolaram o perímetro logo após o crime para os trabalhos periciais. Os corpos foram recolhidos ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista, onde passarão por exames de necropsia. Até o momento, inexistem detalhes sobre a autoria ou a motivação do duplo homicídio. A Polícia Civil iniciou as investigações para elucidar os fatos.

Resgate de Urgência | batida entre motocicleta e carro deixa jovem ferido em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma colisão envolvendo motocicleta e carro de passeio movimentou o trecho da Praça Norberto Aurich, na Avenida Presidente Dutra, em Vitória da Conquista, na noite deste sábado (4).  Populares que passavam pelo local no exato instante da batida agiram rápido para evitar novos incidentes, sinalizando a pista com triângulos e removendo o veículo do meio do fluxo. A motorista envolvida no choque permaneceu no ponto da ocorrência, prestando assistência e acionando o socorro médico. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizou os primeiros procedimentos e encaminhou o rapaz ao Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). Apesar do susto e dos danos materiais, a vítima sofreu apenas escoriações pelo corpo.

Violência em João Pessoa | quatro trabalhadores da Bahia desaparecidos são encontados mortos

Foto: Reprodução | TV Cabo Branco

Encerrou-se de forma trágica a busca pelos quatro trabalhadores baianos desaparecidos desde a última terça-feira (31). Os corpos localizados na manhã desta sexta-feira (3), em uma área de mata no bairro Brisamar, em João Pessoa, Paraíba, pertencem ao grupo que estava hospedado em uma casa de apoio em Bayeux. A confirmação partiu de Flávio Fabres, diretor do Instituto Médico Legal (IML) paraibano. As vítimas, que atuavam na construção civil há cerca de dois meses na região, são Cleibson Jaques, 31 anos, natural de Campo Formoso, Lucas Bispo, natural de Campo Formoso, Sidclei Silva, 21 anos, natural de Morro do Chapéu e Gismario Santos, 23 anos, natural de Morro do Chapéu. De acordo com a perícia técnica, os homens apresentavam marcas de tiros e três deles estavam com as mãos amarradas para trás. O cenário de horror contou com o encontro de um veículo Celta preto, abandonado a cerca de 300 metros do local, possivelmente utilizado no transporte das vítimas.

O automóvel teria sido roubado em Santa Rita e exalava forte odor, o que levou populares a acionarem a Polícia Militar. Imagens de câmeras de segurança registraram quatro suspeitos fugindo em uma única motocicleta após o abandono dos corpos. O desaparecimento havia sido notado na quarta-feira (1º), quando o transporte que levaria o grupo ao trabalho encontrou a residência revirada e vazia. A Polícia Civil da Paraíba investiga a motivação dessa barbárie que choca as comunidades de Campo Formoso e Morro do Chapéu. Desaparecidos na terça-feira (31), em Bayeux. Alerta na quarta-feira (1º), quando o motorista encontrou a casa de apoio revirada. Desfecho nesta sexta-feira (3), com corpos encontrados em estado de decomposição em João Pessoa. Evidências incluem um carro roubado localizado próximo à cena e o registro de fuga de suspeitos em moto.