Tragedia no Anel Rodoviário | Vitória da Conquista se despede de Wanderlei, vítima de acidente com ônibus

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Acontce no Distrito de José Gonçalves, Zona Rural de Vitória da Conquista, o funeral de Wanderlei Ribeiro dos Santos, de 58 anos. Ele faleceu na noite de quinta-feira (2) em decorrência de um grave acidente envolvendo um ônibus da empresa Davi Turismo e uma carreta no Anel Rodoviário de Brumado. Wanderlei sofreu ferimentos severos na colisão e chegou a receber atendimento no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, mas, infelizmente, não resistiu ao quadro clínico.

A ocorrência mobilizou equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Corpo de Bombeiros Militar e do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Além de Wanderlei, outros dois passageiros ficaram feridos e seguem com estado de saúde estável. Em nota, a Davi Turismo informou que está prestando a assistência necessária à família da vítima neste momento de dor. A comunidade de José Gonçalves e toda a Joia do Sertão Baiano lamentam a perda do conquistense.

Política e Gestão | Micael Silveira detalha avanços em Condeúba e alinhamento com o Governo da Bahia

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Aos 33 anos, Micael Batista Silveira simboliza a renovação no cenário público como prefeito de Condeúba pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Em entrevista exclusiva ao BLOG DO ANDERSON, realizada no Petit Bistrô nesta quarta-feira (1º), o gestor, herdeiro de Odílio Ribeiro da Silveira, com uma trajetória marcada pelo sindicalismo e passagens pelo Legislativo e Executivo Condeubense, discutiu as transformações estruturais que vêm moldando o município. Micael destacou sua postura pragmática ao consolidar uma parceria sólida com o governador Jerônimo Rodrigues Souza, do Partido dos Trabalhadores (PT), priorizando os interesses locais acima de siglas partidárias.

Sobre sua posição política, o prefeito foi enfático ao declarar sua prioridade administrativa. “O meu verdadeiro partido é Condeúba, é a minha cidade. Eu não tenho coloração partidária nesse sentido. Todos aqueles que estivessem dispostos a estar com Condeúba, esse seria o meu partido”, afirmou o gestor ao comentar a aproximação com o Governo da Bahia. No âmbito da segurança pública, o administrador comentou episódios recentes envolvendo armas de fogo na cidade. Ele garantiu que, apesar dos sustos, não houve registro de óbitos e que mantém contato direto com o comando da Polícia Militar para assegurar respostas imediatas. “Condeúba vive tempos bons nos índices de segurança, muito acima da média de qualquer cidade brasileira.

Mas, infelizmente, fatos acontecem e, quando acontecem, a gente precisa unir esforços para dar uma solução e uma resposta imediata”, pontuou o prefeito durante o bate-papo. Micael também compartilhou experiências de suas missões internacionais à China, de onde trouxe referências técnicas para aplicar na educação e no desenvolvimento rural da região. Ao finalizar, reafirmou seu compromisso com a rotina de trabalho intensa. “O que pode esperar de mim é dar o que eu tenho de melhor: o meu tempo, o meu conhecimento e a nossa rede de relacionamentos para que a cidade avance e avance rápido”, concluiuao BLOG DO ANDERSON.

Despedida e Emoção | Viviane Ferreira encerra ciclo na TV Sudoeste e segue para nova missão

Foto: BLOG DO ANDERSON

Sob forte emoção, a repórter Viviane Ferreira despediu-se da TV Sudoeste, afiliada da Rede Bahia, na noite desta quarta-feira (1º). Durante o encerramento do telejornal BATV, a jornalista não conteve as lágrimas ao agradecer aos telespectadores e aos colegas de redação pelos quase dois anos de atuação na emissora. Viviane destacou que o momento mistura tristeza pela partida e alegria pelo novo desafio que se inicia.  A saída contou com homenagens ao vivo. A equipe do telejornal celebrou a trajetória da profissional, desejando sucesso na jornada inédita e destacando a parceria construída durante o período em que atuaram juntos na telinha. Para Viviane Ferreira, este configurou o seu último “boa noite” oficial ao público da região, sinalizando o início de uma etapa distinta em sua carreira profissional fora de Vitória da Conquista. O BLOG DO ANDERSON também deseja sucesso nos rumos de Viviane Ferreira, que deixa sua marca eternizada no Jornalismo Conquistense.

Oportunidades do SineBahia | Semana Santa com muitas opções para trabalhar em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Sistema Nacional de Emprego da Bahia (SineBahia) divulgou as vagas de emprego em Vitória da Conquista. No Guia de Oportunidades que o BLOG DO ANDERSON reproduz nesta quinta-feira (2) tem vagas para diversos setores. Os candidatos interessados nas oportunidades devem se dirigir à unidade central do SineBahia, no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) no Centro ou Boulevard Shopping. Confira todas as Oportunidades.

Incidente no Lomantão | carreta tomba e Estádio Lomanto Júnior é fechado por tempo indeterminado

Foto: BLOG DO ANDERSON

Os portões do Estádio Municipal Lomanto Júnior encontram-se fechados por tempo indeterminado em Vitória da Conquista. A medida ocorre após uma série de críticas disparadas contra as condições do gramado, espaço que recebeu milhares de pessoas com uma ampla estrutura montada para um festival musical recente. Somado ao desgaste do campo, um grave incidente marcou a tarde desta quarta-feira (1º): uma carreta acabou tombando na ladeira interna do Lomantão, conforme fotos que o BLOG DO ANDERSON teve acesso. O veículo pesado estaria envolvido na logística de desmonte das estruturas do evento quando perdeu o controle no declive. O bloqueio da praça esportiva tem deixado muitos desportistas contrariados na Joia do Sertão Baiano, enquanto as autoridades avaliam os danos estruturais e a recuperação da grama.

Crime no Alto Maron | suspeito confessa ter matado jovem e escondido corpo no congelador em Vitória da Conquista

Fotos: Reprodução | Instagram

O suspeito de tirar a vida da jovem Manuela Vieira Matos Silva, de 23 anos, e ocultar o cadáver em um refrigerador em Vitória da Conquista, detalhou o ocorrido em depoimento à Polícia Civil. Lucas Santos Lima, de 29 anos, detido na última segunda-feira (30), afirmou que o ato sucedeu ao consumo de entorpecentes e um desentendimento entre ambos. A informação transcorreu nesta terça-feira (31), por meio do delegado Antônio Roberto Gomes Silva Júnior, titular da Diretoria Regional de Polícia do Interior (DIRPIN). Sobre a dinâmica do homicídio, o delegado destacou: “Ele havia encontrado a vítima em um ponto de drogas, a convidou para sua residência e, lá, em um momento de discussão, teria ocorrido o crime. Ele também narrou como colocou o corpo no congelador.” 

A investigação apurou que os dois mantiveram um breve envolvimento amoroso no passado.  Embora a autoria permaneça atribuída exclusivamente ao custodiado, a corporação segue verificando possíveis participações de terceiros. A causa exata do óbito e a existência de outras lesões dependem do laudo pericial. Manuela estava desaparecida desde o dia 25 de março, data provável do assassinato, mas os restos mortais só foram localizados no domingo (29), em um imóvel na Rua Monte Castelo, pela atual companheira do investigado. Lucas Santos Lima acabou capturado nas proximidades da Estação Rodoviária de Ilhéus, no Sul Baiano, enquanto tentava fugir do estado. Ele permanece à disposição da Justiça e deve seguir transferido para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista.

Aviator Moçambique | como o jogo online está ganhando popularidade

Foto: Reprodução |

O mundo dos jogos online tem crescido exponencialmente nos últimos anos, e uma das tendências mais notáveis é o crescimento de jogos rápidos e interativos, como o Aviator. No contexto de Moçambique, esta modalidade tem atraído uma base crescente de usuários interessados em experiências de entretenimento digital dinâmicas e acessíveis. Plataformas que contêm o jogo aviator moçambique oferecem um ambiente seguro e intuitivo para quem deseja explorar este tipo de aposta online.

Tristeza no Guarani | desaparecido há oito dias, homem é encontrado sem vida em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O corpo de Arnoaldo Gonçalves Pereira, de 56 anos, acabou localizado na tarde desta terça-feira (31), na Rua Eduardo Santos Costa, no bairro Guarani, em Vitória da Conquista. Desaparecido há oito dias, ele acabou encontrado por um munícipe próximo à Escola Municipal Iara Cairo Azevedo, após o relato de um forte odor e logo acionou a 77ª Companhia Independente de Polícia Militar. Um dos irmãos de Arnoaldo reconheceu o corpo pelas vestimentas. Equipes da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizaram o levantamento cadavérico e a remoção para o Instituto Médico Legal. A suspeita inicial das autoridades indica morte natural, sem sinais aparentes de violência.

Luto e Justiça | sob forte comoção, Manuela recebe últimas despedidas em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Sob um clima de profunda tristeza e revolta, ocorreu na tarde desta terça-feira (31), no Cemitério da Saudade, o sepultamento de Manoela Vieira Matos, de 23 anos. A cerimônia, restrita a familiares e amigos mais próximos, marcou o adeus à jovem, cujo corpo acabou localizado no interior de um congelador em uma residência no bairro Alto Maron, no último domingo (29). Manoela deixa dois filhos pequenos, de dois e quatro anos, na Joia do Sertão Baiano. O principal suspeito do crime, Lucas Santos Lima, de 29 anos, acabou preso no final da manhã de ontem (30) nas proximidades da Rodoviária de Ilhéus.

Após a captura, ele acabou transferido para o Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) ainda na segunda-feira (30), onde confessou o ato em depoimento. Atualmente, Lucas permanece detido no Conjunto Penal de Vitória da Conquista. A Polícia Civil trata o caso, inicialmente, como homicídio não premeditado. De acordo com informações da família, a causa da morte se deu por traumatismo craniano e hemorragia interna. O laudo oficial do Departamento de Polícia Técnica (DPT) deve ficar pronto em um prazo de 30 dias, detalhando a dinâmica da violência que chocou o Centro Sul Baiano com destaque em todo o Brasil.

Escola Manoel Joaquim Pinto Paca | PMBA esclarece descontinuidade de parceria em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A parceria entre a Prefeitura de Vitória da Conquista e a Polícia Militar da Bahia (PMBA) na Escola Municipal Tenente Coronel Manoel Joaquim Pinto Paca passa por um processo de readequação técnica e legal. Em entrevista ao programa Sudoeste Agora, na Rádio Clube de Conquista, reproduzida pelo BLOG DO ANDERSON nesta terça-feira (31), o comandante do Policiamento da Região Sudoeste (CPR-Sudoeste), Coronel Paulo Henrique Rocha Guimarães, detalhou os motivos que levaram à interrupção do modelo anterior. Segundo o comandante, a unidade operava sem o devido Termo de Cooperação Técnica firmado com o Comando Geral da PMBA, condição indispensável para que qualquer instituição utilize a chancela e o sistema de ensino dos Colégios da Polícia Militar (Vetor CPM). O Coronel revelou que a Gestão Municipal de Vitória da Conquista recebeu o alerta sobre as irregularidades há dois anos. “Informei à excelentíssima prefeita que não havia convênio ou documento firmado para autorizar o funcionamento nos moldes da PM. Reiterei a necessidade urgente de regularização antes que a retirada dos policiais ocorresse, pois o emprego de pessoal da ativa e fardado em escolas municipais é irregular”, explicou Guimarães. Ele enfatizou que apenas o Comandante Geral da PMBA, Coronel Antônio Carlos Silva Magalhães, possui competência legal para autorizar tais convênios, que possuem vigência de dois anos e exigem o uso exclusivo de policiais da reserva remunerada, e não da ativa. Apesar do impasse burocrático, a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil assegurou que o ensino segue em continuo, utilizando agora policiais militares da reserva para manter a disciplina escolar. No entanto, o Coronel Paulo Guimarães alertou que a presença isolada desses profissionais não garante o reconhecimento da unidade como “Escola Modelo CPM” sem a chancela oficial da corporação. A PMBA reafirmou sua disposição para o diálogo, aguardando que o Poder Público Municipal Conquistense formalize os trâmites junto ao Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) para que a Escola retorne à legalidade plena.

Desenvolvimento Regional | Vitória da Conquista sedia Fórum para debater Economia e Inovação

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Joia do Sertão Baiano sedia, até esta terça-feira (31), o Fórum de Indústria, Comércio e Logística. Promovido pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista, o evento reúne autoridades, empresários e representantes institucionais buscando debater estratégias para o fortalecimento da economia regional. “O Parlamento precisa sair de trás dos muros da sua sede e vir para onde o desafio está”, afirmou o presidente da Casa das Leis, Ivan Cordeiro, Ivan Cordeiro da Silva Filho, Partido Liberal, ressaltando a importância de um Legislativo atuante em soluções práticas. A prefeita Sheila Lemos, Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, enfatizou o papel estratégico do município no cenário logístico nacional, pontuando a localização privilegiada e os investimentos em expansão industrial para atrair novos negócios e gerar renda.

O encontro também trouxe reflexões sobre o cenário global e tecnológico. Bruno Pena, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Norte e Nordeste Israel e vice-presidente da Câmara Portuguesa da Bahia, chamou a atenção para as transformações aceleradas pela inteligência artificial, defendendo o avanço em inovação e internacionalização. Pelo setor produtivo local, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista (SINCOMERCIÁRIO), João Luiz Marinho, destacou o crescimento consistente da cidade como polo de consumo, mas alertou para os desafios impostos pela Reforma Tributária ao empresariado nos próximos anos.

Representando o setor de transporte, o supervisor regional do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Roberto Knittel Júnior, reforçou a necessidade de integração entre os segmentos para o fortalecimento das relações institucionais. Com programação distribuída em dois dias, incluindo painéis sobre gestão pública e logística, a expectativa é que o fórum passe a integrar o calendário oficial do município, consolidando-se como espaço permanente de debate para o desenvolvimento de todo o Centro Sul Baiano.

Feminicídio no Alto Maron | jovem desaparecida é morta e colocada dentro de congelador em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Um crime de extrema barbaridade estarreceu Vitória da Conquista e toda a Bahia. O cadáver de Manuela Vieira Matos, de 23 anos, sumida desde a última terça-feira (24), acabou localizado nua dentro do compartimento frigorífico de uma residência na Rua Monte Castelo. A descoberta ocorreu na tarde de domingo, após uma mulher, que pretendia residir no imóvel com o companheiro, estranhar o sumiço deste e notar pertences femininos estranhos na casa.

Ao vistoriar o local, ela encontrou a vítima e acionou a Polícia Militar. Peritos do Departamento de Técnica (DPT) realizaram o levantamento cadavérico, identificando a moça inicialmente por tatuagens e traços faciais. O principal investigado pelo homicídio, Lucas Santos Lima, de 29 anos, acabou capturado no fim da manhã desta segunda-feira (30) nas proximidades da rodoviária de Ilhéus, para onde fugiu após o ato. Segundo a tia da falecida, a sobrinha esteve em sua moradia acompanhada de um rapaz buscando roupas e documentos. “Manu mandou uma mensagem para mim, era 1 hora da manhã mais ou menos, perguntando se ela podia vir pegar umas peças dela.

Chegou por volta de 1h40min e levou tudo”, relatou a familiar. Manuela deixa dois filhos pequenos, sob cuidados de lar temporário por intervenção do Conselho Tutelar. Os restos mortais permanecem no necrotério aguardando exames que determinem a causa exata do óbito e possível violência sexual. Lucas presta depoimento às autoridades litorâneas e aguarda transferência para o Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP).

Ricardo Santos Marques Carrera | o Céu está caindo no Centro Sul Baiano: Kopenawa avisou

Foto: BLOG DO ANDERSON

Ricardo Marques | Doutorando em Território, Ambiente e Sociedade

Quem mora em Vitória da Conquista tem sentido que o começo do ano não está para brincadeira. A “Suíça Baiana” trocou o frio charmoso por tempestades que parecem não ter fim. Só em fevereiro, choveu mais de 200 milímetros — o triplo do que era esperado. Mas você já parou para pensar por que o céu resolveu “desabar” logo agora?  A resposta envolve ciência, mas também um alerta urgente que vem do coração da floresta. Para a meteorologia, o culpado tem nome: ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul). Imagine um “rio invisível” de umidade que sai lá da Amazônia e resolve estacionar em cima da nossa região. Quando esse canal encontra frentes frias subindo do Sul, o resultado é aquele céu cinza e a chuva que não para por dia. Para completar, o fenômeno La Niña está resfriando o Pacífico e bagunçando o regime de ventos, enquanto o Oceano Atlântico anda mais quente que o normal, mandando ainda mais vapor d’água para cá. >>>>>>>>.

Segurança Alimentar | Instituto Incluso inaugura projeto Comida no Prato em Vitória da Conquista

Fotos: ASCOM | Instituto Incluso

A segurança alimentar em Vitória da Conquista ganhou um reforço estratégico nesta quarta-feira (25). Em parceria com o Governo do Estado da Bahia, o Instituto Incluso lançou oficialmente o projeto Comida no Prato, uma iniciativa do programa Bahia Sem Fome que garantirá mais de 800 refeições, três vezes por semana, em quatro pontos de produção na cidade. A agenda oficial começou com uma visita técnica à unidade Casa da Vida, onde o coordenador-geral do programa Bahia Sem Fome, Tiago Pereira da Costa, Tiago Pereira da Costa, avaliou de perto os desafios do acolhimento social, seguindo para o CREAME Comunidade Terapeutica, unidade que integra a rede de cozinhas coordenadas pelo Incluso, ao lado das unidades próprias nos bairros Patagônia e Felícia.

Na abertura do ato, a presidente do Instituto Incluso, Flávia Viana, Flavia Hipolito de Santana Viana, relembrou a trajetória de 18 anos da entidade, pontuando projetos de relevância como o Pré-Vestibular Solidário, a Feira Literária de Mucugê e iniciativas voltadas ao ciclismo, entre outros. “Nossa missão vai além da entrega; trata-se de garantir dignidade e transformar a vida das famílias assistidas com a seriedade que o recurso público exige”, afirmou a presidente. Os gestores das unidades parceiras, Paloma Silva Souza Dantas, da Casa da Vida, e Rivelito Teixeira da Silva, do REAME Comunidade Terapeutica, também reforçaram como o suporte do Instituto é vital para a manutenção das atividades nas comunidades.

O economista e coordenador do projeto, Geovane Almeida Viana, , detalhou o planejamento logístico e as estatísticas que sustentam a operação. “Unimos a competência técnica à vontade política para garantir que a segurança alimentar chegue com o rigor nutricional necessário”, pontuou Geovane, destacando o treinamento prévio das equipes para a produção das refeições em evento prestigiado pelo deputado estadual José Raimundo Fontes e pelo deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho, ambos do Partido dos Trabalhadoes,  que destacou a destinação de emendas parlamentares para o segmento. O encerramento foi marcado pela fala de Tiago Costa, coordenador-geral do Bahia Sem Fome, que procedeu com a assinatura do convênio e o descerramento da placa inaugural. “A competência técnica e a seriedade do Instituto Incluso foram determinantes para essa parceria”, concluiu o coordenador-geral, com a distribuição das refeições iniciando na primeira semana de abril na Joia do Sertão Baiano. 

Medida Preventiva | umóvel com risco de desabamento é demolido em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

Um imóvel situado na Rua Lisboa, no Centro de Vitória da Conquista, passou por demolição na noite desta quinta-feira (26) após monitoramento pela Defesa Civil há quatro anos, uma vez que as estruturas apresentavam risco iminente de desabamento, com rachaduras largas, estalos, pisos afundando, portas emperradas e inclinação da estrutura, desgastes agravados com as fortes chuvas dos últimos dias, colocando em risco a segurança das pessoas que residem próximo, os transeuntes, ciclistas, motoristas e motociclistas, em uma via de tráfego intenso.

Segundo a coordenadora da Defesa Civil, Rosângela Freitas de Jesus, Rosângela Freitas de Jesus, todos os trâmites legais ocorreram conforme o rito administrativo. “Publicamos no Diário Oficial Medida Cautelar, mas não tivemos êxito nas respostas dos proprietários. Posteriormente, emitimos Autos de Infração para os herdeiros do imóvel, mas os mesmos se recusaram a receber as autuações, nem fizeram defesa” explicou. Vencidas todas as tentativas de acordo com os herdeiros, a Defesa Civil acionou a Procuradoria-Geral do Município para provocar o Judiciário a fim de obter autorização judicial para a execução do serviço, especialmente após os proprietários alegarem não possuir condições financeiras, o que demandou a interdição das ruas Maximiliano Fernandes com a Lisboa e a Rua Ernesto Dantas com a Rua Lisboa pelo Sistema Municipal de Trânsito (SIMTRANS).

O secretário municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo Santos Sousa, Luís Paulo Santos Sousa, acompanhou toda a mobilização e autorizou a retirada rápida do entulho com a utilização de máquinas e servidores. “Esse é o tipo de ação conjunta para que seja rápida e eficaz”, disse, em um ato administrativo legal fundamentado no poder de polícia municipal para garantir a segurança e a ordenação urbana da Joia do Sertão Baiano.

Operação Ponto Final | Polícia Civil combate violência doméstica no Norte de Minas Gerais

Fotos: Reprodução | PCMG

A quinta-feira (26) registra uma importante ação de combate à violência doméstica no Norte de Minas Gerais. Denominada Operação Ponto Final, a iniciativa da Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, percorreu os municípios de Taiobeiras, Berizal e Indaiabira. Segundo a delegada Mayra Coutinho, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), a intervenção ocorreu após a identificação de riscos reais de feminicídio em investigações em curso. Durante a diligência, um homem de 46 anos acabou preso por descumprir medidas protetivas e perseguir a ex-esposa. As investigações apontam que o suspeito monitorava os passos da vítima e enviava ameaças de morte por meio de terceiros.

Diante da insuficiência das restrições judiciais para garantir a integridade física e psicológica da mulher, a autoridade policial representou pela prisão preventiva, prontamente executada pelas equipes. Em outro alvo da operação, os policiais cumpriram mandado de busca e apreensão contra um homem de 51 anos, investigado por violência psicológica. Embora denúncias indicassem a posse de arma de fogo, nada de irregular surgiu na residência durante as buscas, mas o inquérito segue em andamento. A Polícia Civil e a Polícia Militar reforçam que o nome da operação simboliza o esforço para encerrar o ciclo de agressões contra as mulheres.

Eleições 2026 | Zé Cocá é confirmado na chapa majoritária com ACM Neto ao Governo da Bahia

Foto: BLOG DO ANDERSON

O cenário político da Bahia ganha definições históricas nesta quinta-feira (26). O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, do União Brasil, e o prefeito de Jequié, Zé Cocá, Zenildo Brandão Santana, do Partido Progressista, confirmam a dobradinha para a disputa ao Governo do Estado da Bahia nas Eleições 2026. O anúncio oficial deve ocorrer ainda esta semana em Feira de Santana. Os dois líderes se reúnem na Cidade Sol para ajustar os últimos detalhes da composição. A escolha de Zé Cocá para a vice-governadoria representa um movimento estratégico de ACM Neto para consolidar a força da oposição no interior baiano, atraindo também dissidentes do campo governista. Em Vitória da Conquista, a movimentação possui a digital da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, também do União Brasil. Embora o nome de Sheila Lemos estivesse no radar para a majoritária, ela atuou como peça-chave na articulação que facilitou a chegada do prefeito de Jequié ao grupo. O grupo de oposição agora respira aliviado com a união de forças que agrega lideranças como o senador Ângelo Coronel, Ângelo Mário Coronel de Azevedo Martins, agora do Republicanos, e o ex-ministro João Roma, João Inácio Ribeiro Roma Neto, presidente estadual do Partido Liberal). Resta agora saber qual será o papel de destaque reservado para a Joia do Sertão Baiano dentro dessa nova estrutura de poder.

Destaque Cultural | Adilson Santos expõe “Habitantes de cidade: da cor da memória do tempo” em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Aconteceu e o BLOG DO ANDERSON destaca nesta quinta-feira (26) um encontro especial com a arte em Vitória da Conquista. Em parceria com as construtoras Prates Bomfim e Kubo Engenharia, o renomado artista plástico baiano Adilson Santos realizou um vernissage dedicado à sua obra, reunindo convidados e apreciadores em um momento de celebração da produção artística regional.

Nascido em Poções, Adilson Santos iniciou a trajetória de forma autodidata há mais de seis décadas. Seu trabalho ganhou espaço em galerias de Vitória da Conquista e Salvador, chamando atenção pela maneira singular de retratar paisagens e objetos cotidianos como elementos mágicos, o que lhe rendeu o apelido de “Artista Mistério”. No final da década de sessenta, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde intensificou a produção e conquistou reconhecimento nacional e internacional, com obras em países como Estados Unidos, Iraque e França.

Atualmente radicado na Joia do Sertão Baiano, o artista apresenta a série “Habitantes de cidade: da cor da memória do tempo”. O evento faz parte das ações de lançamento do Edifício Adilson Santos. A exposição permanece aberta ao público até meados de abril, na Central de Vendas da Prates Bomfim e da Kubo Engenharia, localizada na Avenida Olívia Flores, em frente ao Boulevard Shopping.

Memória Esquecida | Monumento ao Padre Bené apresenta sinais de abandono em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Instalado na Avenida Deputado Ulisses Guimarães, ao lado da Policlínica de Saúde da Região de Vitória da Conquista e Itapetinga, no bairro Felícia, o Largo Padre Benedito Costa Soares apresenta sinais de abandono. Inaugurado há pouco menos de três anos, o espaço hoje exibe um cenário de descaso, com peças do monumento desaparecidas há muito tempo. Nesta quarta-feira (25), o BLOG DO ANDERSON voltou a registrar o local que marca o ponto onde o religioso sofreu o atentado fatal. De autoria do vereador Luís Carlos Batista de Oliveira, a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade sancionou a Lei Nº 2.743/2023, que denominou oficialmente o canteiro central entre o Terminal Rodoviário e a Policlínica em homenagem ao sacerdote. A inauguração contou com uma bênção presidida pelo pároco Ariosvaldo de Jesus Aragão e reuniu familiares e amigos que choraram de emoção ao lembrar as ações de Benedito Costa Soares. Conhecido como Padre Bené, o clérigo trabalhou na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, onde incentivou a Pastoral da Juventude e dedicou a vida aos mais pobres. O brutal assassinato do Padre Bené aconteceu há quase quatro décadas e o local do crime possui uma cruz demarcatória. Apesar do legado de fé e entrega para a comunidade conquistense, a praça que deveria ser área de homenagens permanentes sofre com a falta de conservação por parte do Poder Público.

Mobilidade Urbana | Ponte da Avenida Brumado sofre interdição após chuvas em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A ponte localizada na Avenida Brumado, que liga ao Zebelê, onde está o Conjunto Habitacional Vila Serrana à saída da Zona Oeste de Vitória da Conquista, está interditada após vistoria técnica realizada nesta segunda-feira (23). A medida ocorre de forma preventiva devido às fortes chuvas.  O diretor-presidente da Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (EMURC), Gerson Leite de Ouza, informou que a decisão visa garantir a segurança diante das condições climáticas: “Solicitamos às equipes da Seinfra e da Defesa Civil uma avaliação técnica para evitar risco de deslizamento do talude e também da ponte. Assim que passar esse período chuvoso e retomarmos os serviços, a pista terá a liberação”, afirmou. Segundo o engenheiro da Defesa Civil, Gabriel Queiroz de Oliveira, a enxurrada provocou erosão nas margens da via, comprometendo a base da estrutura: “Houve um descalçamento e a recomendação é de interdição, principalmente considerando o grande fluxo de veículos pesados”, explicou. A coordenadora do Sistema Municipal de Trânsito, Jamilly Alves Santos, destacou que o bloqueio é fundamental para avaliar os danos estruturais e organizar mudanças no fluxo para manter a mobilidade.  Como alternativa, os motoristas devem seguir pela Rua Antônio Souza Bino, no bairro Zabelê, acessando a Avenida Sérgio Vieira de Melo (via do IFBA), com saída pela Avenida Rafael Spínola. A interdição acontece em um momento em que a Avenida Brumado passa por obras de revitalização. Ainda não há previsão para a normalização do tráfego.