Devido a insuficiência de chuvas nos últimos meses, aliada à falta de reservatórios naturais de água potável, o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes decretou em 28 de dezembro de 2009, situação de emergência pelo prazo de noventa dias em toda região do semi-árido conquistense.
Os estragos causados pela seca atingem famílias dos distritos de Bate pé, Iguá, José Gonçalves, Pradoso, Cercadinho e Inhobim. Com menos de 23% da precipitação prevista para o mês de dezembro – 31,4 ml de uma previsão de 142ml – as pastagens ficaram escassas, trazendo prejuízos para a pecuária de corte e de leite e para o ovinocaprinocultura.
A falta de chuvas fez baixar o nível da maioria das aguadas e prejudicou também o lençol freático da região, reduzindo consideravelmente a vazão nos postos tubulares, cacimbas e cisternas, dificultando o abastecimento de água necessário para o consumo humano. A partir do Decreto, as Secretarias Municipais ficam autorizadas a adotarem ações e medidas urgentes necessárias para atender às famílias atingidas pela estiagem.
Para o coordenador da Defesa Civil, José Cerqueira, a colaboração do Exército tem sido essencial para garantir que as famílias tenham água de qualidade para beber e cozinhar: “É importante reunir esforços para que Estado, União e Município ajudem as famílias do Semi-árido”. Com informações da assessoria




Honrar todas as obras indicadas como prioridades nas plenárias do Orçamento Participativo: esse é um dos compromissos assumidos pelo prefeito Guilherme Menezes que, no início do ano passado, solicitou um criterioso levantamento sobre todas as obras do OP ainda não executadas e realizou um planejamento financeiro para garantir recursos para estas demandas da população.



.jpg)
A edição 2010 do Campeonato Baiano de Futebol começa no próximo dia 16. Graças aos constantes investimentos e serviços de manutenção feitos pela Prefeitura de Vitória da Conquista no Estádio Municipal Lomanto Júnior, o campo de futebol vai ser, mais uma vez, palco para os jogos da competição.

