O BLOG DO ANDERSON repercute nesta segunda-feira (20) as últimas Ocorrências Policiais trazidas pelo repórter João Oliveira Melo do UP Notícias, na Rádio UP. O noticiário teve destaque para a fuga do motociclista suspeito de atropelar e matar a professora Maria Elza Silva Teixeira do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), o que gerou críticas sobre a ausência de custódia policial e a fragilidade da segurança hospitalar. O repórter alertou ainda para a impunidade no trânsito, mencionando diversos acidentes, como o do motociclista ferido no Anel Rodoviário e a colisão na Avenida Frei Benjamin, e destacou o surto psicótico de um jovem que resultou em vidraças quebradas no Centro. Entre os demais destaques, houve a Operação Hydor, que desarticulou um esquema de furto de água para imóveis de alto padrão na Lagoa das Flores, resultando em seis prisões. O balanço incluiu ainda a morte do professor Antônio Marcos Andrade de Oliveira, que se afogou em Ilhéus, e a tragédia da professora Maria Elza Teixeira. O BLOG DO ANDERSON disponibiliza a íntegra sonora da reportagem.
Colunistas
Laboratório Central | falta de insumos suspende exames laboratoriais em Vitória da Conquista

Há muito tempo o BLOG DO ANDERSON tem revelado a precariedade nos serviços de responsabilidade da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, que envolve o Hospital Municipal Esaú Matos, Laboratório Municipal e a Clínica de Reabilitação Sebastião Rodrigues Castro. A segunda instituição ganha destaque nesta sexta-feira (17) porque muitos pacientes estão sem fazer os procedimentos necessários para dar sequência aos diagnósticos médicos. O problema foi confirmado pelo vereador Ricardo Santos Costa, o Ricardo Gordo (PSB), que participou de uma reunião do Conselho Comunitário de Saúde do Parque Comveima I, no bairro Patagônia, onde o assunto veio à tona. O vereador afirmou no programa Brasil Notícias: “Ontem eu fui convidado para o Conselho de Saúde do Comveia I para reunião e a pauta é uma só, está suspenso exames laboratoriais aqui na Cidade, Daniel Silva.” O apresentador Daniel Silva acrescentou que a interrupção atinge exames básicos, como colesterol, ureia e creatinina, e o vereador lamentou a situação, dizendo que quem tem condições recorre a laboratórios particulares, mas questionou: “E quem não tem, Gordo?”
Caso Policial | suspeito do atropelamento e matou professora foge do Hospital Geral de Vitória da Conquista

Fugiu do Hospital Geral de Vitória da Conquista o motociclista suspeito de atropelar e matar a professora Maria Elza Silva Teixeira, de 67 anos, no último final de semana. Dona Elza, que era irmã do saudoso radialista Miguel Silva Cortes Filho, teria saído para caminhar quando a tragédia aconteceu. O condutor, assim como Elza, recebeu socorro pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Até a manhã desta sexta-feira (17), o paradeiro do paciente é desconhecido, no entanto, o programa Brasil Notícias, da Rádio Brasil, informou que ele estaria envolvido em outras modalidades criminosas, com ficha policial extensa. O radialista questionou veementemente a fuga do suspeito e apontou falhas na coordenação das forças de segurança, revelando que a Polícia Militar não chegou a ser acionada para fazer a custódia, mesmo sendo um caso de acidente com morte, o que impede o registro de flagrante. O âncora, Daniel Silva, afirmou que a segurança em hospitais é frágil e criticou a impunidade, reforçando que “a impunidade em Vitória da Conquista anda de moto sem capacete e com farol apagado e abusando da velocidade”. Ele convocou a comunidade a reagir, alertando que a negligência das autoridades expõe a todos: “Nós, enquanto comunidade, precisamos fazer justiça por Elsa. Sabe por quê? Porque amanhã…”
Ruy Medeiros | choram Marias e Clarices

Ruy Medeiros | advogado e historiador
Leitores, espero que muitos lembrem-se do verso acima. A voz de Elis Regina, inesquecível, cantava-o no corpo daquela música de Aldir Blanc Mendes e João Bosco de Freitas Mucci: O bêbado e o equilibrista, canção que se tornou uma espécie de hino da luta pela anistia. Clarice, dentre tantas Clarices, era a viúva de Vladimir Herzog, Valdo, jornalista, professor de jornalismo na Escola de Comunicações e Arte da USP, e diretor de jornalismo da TV Cultura de São Paulo. Neste ano completam–se 50 anos do assassinato covarde, frio e brutal, com requintes de crueldade, de Vladimir Herzog. “Visitado” no ambiente de seu trabalho, na TV Cultura de São Paulo, por agentes da ditadura militar, que queriam levá-lo preso, Valdo, com aval de colegas, comprometeu-se a apresentar no dia seguinte (25 de outubro, sábado, 1975) no DOI-CODI, Rua Durval Carvalhal, n° 1030, São Paulo, Capital, a fim de prestar depoimento. Continue a leitura.

Ocorrências com João Melo | homem recebe 50 pontos após ser esfaqueado por cunhado em Vitória da Conquista

O repórter João Oliveira Melo, no UP Notícias, da Rádio UP, contou os últimos registros policiais em Vitória da Conquista. Entre os destaques, está um conflito familiar: um homem, identificado como Ricardo Ramos Reis, residente na Serra do Piripiri, recebeu mais de 50 pontos nas costas, após ser esfaqueado pelo cunhado, Ademar. A Polícia apura o caso. Em outras ocorrências, um homicídio tirou a vida de Gustavo Nascimento Soares, em Poções O repórter também mencionou a morte de Rafael Oliveira em um acidente doméstico, a agressão sofrida por Irene Macedo de Oliveira, e um assalto a motocicleta na região da Pedra Branca. As forças de segurança apreenderam 1.750 quilos de maconha em um caminhão e prenderam um homem no Candeias por crimes virtuais e agressões a mulheres, em cuja residência encontraram munições de revólver e fuzil.
Operação Gato Net | Neonergia removeu 3,6 mil toneladas de fios, mas bagunça continua em Vitória da Conquista

No “Comentário do Dia” do Jornal da Cidade, o apresentador Josenildo Freitas Nascimento, conhecido como Nildo Freitas, destacou o problema da fiação pendurada em postes de Vitória da Conquista. Ele informou que a Neoenergia Coelba realizou a “Operação Gato Net” e removeu mais de 3.600 toneladas de cabos clandestinos na cidade, um volume que a coloca em segundo lugar na Bahia, atrás apenas de Salvador.
Segundo o comentarista, esses cabos soltos, frequentemente abandonados por empresas de internet e telefonia, representam um risco para a comunidade. A reportagem ouviu o entregador Renê Amaral, que relatou:
“Eu fui passando em frente ao Hotel Ibis à noite, aí um fio de telefone enrolou nas minhas pernas, enrolou na minha bicicleta e travou as duas rodas da minha bicicleta.” Ele ressaltou a preocupação de que esses cabos soltos podem causar acidentes graves com pedestres e, principalmente, com motociclistas. O programa pediu que a Coelba continue as operações e encontre uma solução para evitar que o problema persista.
Jorge Maia | a casa de Dona Zaza

Eu era menino, e não faz muito tempo, caminhava pelo centro da cidade e ficava fascinado pelas casas antigas, núcleo residencial e comercial que costuma surgir nas proximidades das igrejas matrizes, nas cidades do Brasil. Para minha cabeça de menino elas tinham histórias para contar, e quem sabe? Mistérios de um tempo antigo que um dia alguém contaria. Sempre quando eu vou ao centro da cidade, fico a contemplar por um instante a casa verde e amarela localizada na praça Barão do Rio Branco, cujo apelido é a casa de dona Zaza. Os mais antigos sabem que ali, até a década de 1990, residia a família de dona Zaza, carinhosamente assim chamada. Fui colega de três dos seus netos, na Escola Normal, IEED. Recordo-me dos seus pais todos eles eram figuras muito simpáticas. Ali, por muito tempo funcionou um posto do MEC em que podíamos encontrar muito material escolar de excelente qualidade com preços acessíveis. Ao que me revela a memória era a mãe de Luis, Guilheme e Marinho, dona Angelica, a responsável pelo posto do MEC. Continue a leitura com Jorge Maia.
Gordo Repórter | no meio de polêmica, ‘vale refeição de R$ 1,8 mil’ para vereadores sai de pauta em Vitória da Conquista

Os bastidores da Política Conquistense foram revelados diariamente pelo Gordo Repórter, como é conhecido o vereador Ricardo Santos Costa (PSB), que no Brasil Notícias, via Rádio Brasil, desta quinta-feira (2), trouxe à tona diversos assuntos polêmicos em Vitória da Conquista. O destaque político envolveu o presidente da Câmara Municipal, Ivan Cordeiro da Silva Filho (PL), que teria deixado a Ala Bolsonarista após uma foto com o governador Jerônimo Rodrigues Souza e o secretário de Relações Institucionais do Estado da Bahia, Adolpho Henrique Almeida Loyola, ambos do Partido dos Trabalhadores, gerar retaliação do presidente estadual do Partido Liberal, João Roma, conforme noticiado pelo Bahia Notícias e reproduzido aqui no BLOG DO ANDERSON. No entanto, Ivan Cordeiro alegou que a reunião era apenas uma “agenda institucional” por investimentos e que nunca foi presidente do partido, cargo que já é ocupado pelo advogado Flávio Farias de Carvalho. Ricardo Gordo também abordou a questão do Ticket Alimentação destinado aos vereadores e servidores do Poder Legislativo, informando que o projeto que aumentava o valor, podendo chegar a R$ 1,8 mil mensais para os 23 edis, foi retirado de pauta após questionamentos populares. Outros temas da Câmara Municipal de Vitória da Conquista em destaque são a votação do polêmico imposto da COSIP [Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública], que deve ter a taxa sobre energia solar retirada do Projeto de Lei, e a notícia do falecimento do ex-prefeito de Itapetinga, Michel José Hagge Filho.
Gordo Repórter | pego de surpresa, Ivan reage a informação sobre Hospital Universitário em Vitória da Conquista

O Hospital Universitário, cuja implantação não se concretizou em Vitória da Conquista, foi um dos pontos de debate na reunião entre o governador Jerônimo Rodrigues Souza (PT) e vereadores. O tema ganhou destaque no programa Brasil Notícias, da Rádio Brasil, na manhã desta quarta-feira (1º). O vereador Ricardo Santos Costa, do Partido Socialista Brasileiro, fez uma ressalva no programa, citando a informação sobre a unidade de saúde em Paulo Afonso, no Norte Baiano: “Inclusive, eu vi na audiência pública e vi alguém da imprensa ouvir a imprensa escrita dizendo que vocês perderam o hospital universitário para Paulo Afonso. Só fazer essa ressalva porque lá não foi o Estado lá foi a Eletrobrás com a CHESF [Companhia Hidro Elétrica do São Francisco]. , uma parceria que fizeram aquele hospital que vão fazer o Hospital Universitário em Paulo Afonso com a contrapartida do Estado.” Conforme Ricardo Gordo, o vereador Ivan Cordeiro da Silva Filho (PL), presidente da Câmara de Vitória da Conquista, reagiu, dizendo que a informação “pegou todos de surpresa”. Ainda conforme o radialista, Adolpho Henrique Almeida Loyola, chefe do Gabinete do Governador, em diálogo com Ivan, afirmou que a causa será abraçada: “É difícil, é, mas é possível e a partir de agora nós vamos caminhar juntos nesta demanda [pelo Hospital Universitário em Conquista].”
Gordo Repórter | Ivan Cordeiro deixa a Ala Bolsonarista e migra para a Centro-Direita em Vitória da Conquista

O programa Brasil Notícias, veiculado pela Rádio Brasil na manhã desta quarta-feira (1º), trouxe uma série de revelações sobre o cenário político de Vitória da Conquista. Na reportagem, o vereador Ricardo Santos Costa, o Ricardo Gordo (PSB), comentou sobre uma recente agenda na Capital Baiana que gerou grande polêmica. O encontro reuniu o governador Jerônimo Rodrigues Souza (PT), o deputado estadual Jean Fabrício Falcão (PCdoB), e um grupo de vereadores de Conquista, incluindo o presidente da Câmara, Ivan Cordeiro da Silva Filho (PL), que já havia declarado devoção ao ex-presidente da REpública Braslira Jair Messias Bolsonaro. A aproximação do presidente da Câmara Municipal de Vitória da COnquista com o governador do Partido dos Trabalahdores gerou polêmica. Ivan, que se declarava bolsonarista raiz, estaria redefinindo sua posição. Segundo Ricardo Gordo, que participou da reunião: “tudo leva a crer que Ivan, claro que ele não vai votar na esquerda, não vai se aliar a Geraldo Rodrigues, ao PT, nada disso. mas que ele tende a ter uma postura de centro-direita. Ele vai ficar ali no centro-direita a partir dos próximos já dos próximos dias.” Apesar da nova postura, Ricardo Gordo garantiu que Ivan Cordeiro não deve apoiar o ex-prefeito de Salvador, Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto (União Brasil), ao Governo da Bahia nas Eleições 2026. A mudança de Ivan causou “incômodo aqui em Vitória da conquista” e críticas da direita, soando como “uma traição”. Contudo, o radialista Daniel Silva defendeu que o diálogo busca “pontos de convergência para a cidade”, reforçando que “o que pesa não é a ideologia, mas sim a responsabilidade institucional”. No encontro, também foi comentado o motivo pelo qual o Hospital Universitário não veio para Vitória da Conquista. A reportagem gravada e reproduzida pelo BLOG DO ANDERSON detalhou todos esses temas.
Comentário Político | insatisfeito, Diogo Azevedo estaria mudando os rumos partidários em Vitória da Conquista

No passado, Diogo Gomes de Azevedo Feitosa estava ligado ao Partido dos Trabalhadores, mas acabou integrando a gestão do então prefeito Herzem Gusmão Pereira [1947 – 2021], chegando ao cargo de diretor geral da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, que reúne o Centro de Reabilitação, Laboratório Central e o Hospital Municipal de Vitória da Conquista. Com isso, Diogo Azevedo, que hoje é do União Brasil, formou uma base de apoios que o levou à Câmara Municipal de Vitória da Conquista com a expressiva votação de 6.017 votos nas Eleições 2024. Agora, surgem rumores de que Diogo estaria mudando de lado, passando da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade para o grupo liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues Souza, do Partido dos Trabalhadores. No Jornal da Cidade, via Rádio Clube de Conquista, nesta segunda-feira (29), gravado e reproduzido na íntegra pelo BLOG DO ANDERSON, Josenildo Freitas Nascimento, o Nildo Freitas, ex-vereador e atual diretor de Habitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, abordou o assunto polêmico, destacando que “a política, ela é feita de momentos. de escolhas, de apoios, de lado e claro que a cada cenário eleitoral algumas peças elas podem optar por mudar de posição, mudar de lugar. Isso na política é normal, certo, gente? Só para deixar claro, é normal”. O radialista, no entanto, fez uma reflexão sobre a moralidade nas escolhas, lamentando que: “Mas infelizmente algo que eu vejo na política é a tal da ingratidão”, e complementou que “eu acho que a gratidão, ela tem que falar mais forte na hora que você faz uma escolha”. A reportagem sugere que o vereador estaria “avaliando novos caminhos” por insatisfação, já que ele “teria interesse em sair candidato a deputado estadual. Mas aí surgiu um nome e logicamente vai ter o apoio da prefeita que é do marido dela, Doutor Wagner Alves, que já colocou o seu nome à disposição”. O comentário reforçou a importância do apoio político recebido na eleição de Diogo: “Ele teve um apoio substancial… Esse apoio foi fundamental também, viu, vereador, para a sua eleição. E não se pode esquecer disso”. O apresentador concluiu que o movimento, se confirmado, “seria uma baixa no que diz respeito ao grupo da prefeita Sheila Lemos, teria”. Finalizando com uma analogia conhecida, ele disse que a política é “como as nuvens, uma um momento tá de uma forma, outro momento tá de outra, enfim”, e sugeriu que o vereador deveria colocar na balança a reflexão: “Mas o bom é que pudesse colocar na balança gratidão, gratidão e gratidão.” O BLOG DO ANDERSON solicitou e aguarda uma posição oficial de Diogo Azevedo.
Jorge Maia | naquela mesa

Jorge Maia | advogado e professor
Todos nós temos uma mesa na lembrança. A mesa grande da fazenda, ou da casa dos nossos pais, sempre marcada pelos encontros. A mesa do bar, onde bêbados desfiam as suas mágoas, ou a mesa da sala que conta sobre a saudade de um ente querido que partiu e de lembranças inesquecíveis. Há tanta poesia nisso. A mesa é um ponto de encontro e de celebrações, conversas que retratam o nosso cotidiano, conversas sem compromissos, construção de memórias que povoam a nossa mente, para alguns, muita saudade. Em nossos vídeos sempre me convido para uma refeição na casa das pessoas para falarmos sobre algum aspecto jurídico, o tom é de brincadeira e a presença da refeição é o ponto de partida para o assunto. A mesa farta é convidativa, reflexiva e alegre, na maioria das vezes; comer e conversar é muito agradável, não há quem não goste. Confira a íntegra.

A Opinião de Ruy Medeeiros | Administração Comemora COP 30 vendendo Áreas Verdes Públicas

Ruy Medeiros
Em todo mundo, a luta pela preservação ambiental desenvolve-se. Em todo o mundo fala-se da necessidade de reflorestamento de áreas degradadas, recomposição da flora, preservação de espécies, limpeza de rios e mares, dentre tantas outras medidas que o ser humano tem de adotar necessariamente para salvar-se salvando o planeta. Em todo o mundo, a expressão “cidade verde” circula com insistência. Aproxima-se a data da COP 30, Conferência Mundial do Meio Ambiente, em Belém do Pará. Continue a leitura.
Jeremias Macário | a revitalização do Centro da Cidade não é nenhuma novidade em Vitória da Conquista

O tempo é o mesmo, os ponteiros do relógio giram no mesmo compasso, a terra mantém sua rotação na mesma velocidade, mas temos a impressão que tudo hoje passa mais rápido em função da tecnologia e da vida corrida, ao ponto de muitos fatos caírem depressa no esquecimento. Vejamos, como exemplo, o caso da revitalização do centro da cidade, que não é nenhuma novidade. Essa iniciativa foi levantada há anos em Vitória da Conquista em governos passados, talvez há mais de 20 anos. A ideia era tornar o comércio num shopping center a céu aberto. Alguém aí lembra disso, inclusive a mídia? De lá para cá fizeram alguns arremedos, construíram alguns calçadões e deram um mel de coruja na Praça Nove de Novembro. O projeto incluía a preservação do patrimônio público arquitetônico, fechar algumas transversais e transformar essa área urbana num ponto mais agradável e mais humano, sem muitos carros transitando no Centro.
Operação Overclean | na opinião de Dete, “tem gente fazendo xixi nas calças” em Vitória da Conquista

No Dia da Democracia, o radialista Deusdete Dias Filho trouxe uma reflexão sobre o atual momento político brasileiro e destacou um assunto que certamente tem causado grande preocupação: a Operação Overclean, cuja primeira fase resultou na prisão de um ex-secretário do Governo Municipal de Vitória da Conquista. Para o comentarista, a Polícia Federal deve retornar à cidade, por isso “tem gente fazendo xixi nas calças” em Vitória da Conquista. O BLOG DO ANDERSON gravou a opinião de Deusdete Dias Filho ao UP Notícias, da Rádio UP, nesta segunda-feira (15), e repercute na íntegra.
A Operação Overclean é uma investigação conduzida pela Polícia Federal, Controladoria-Geral da União, Receita Federal e Ministério Público Federal, com apoio da Agência Americana Homeland Security Investigations. O objetivo é desarticular uma organização suspeita de fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro, com foco em contratos superfaturados de limpeza urbana e pavimentação em diversos municípios da Bahia Estima-se que cerca de R$ 1 bilhão tenham sido desviados, envolvendo políticos, servidores públicos e empresários, com prisões já realizadas.
Ocorrências Policiais com Léo Santos | prisões, contrabando e acidente fatal movimentam Vitória da Conquista

Neste domingo (14), o BLOG DO ANDERSON traz o áudio completo da reportagem de Léo Santos, do programa Sudoeste Agora, da Rádio Clube de Conquista. Durante a semana, registrou importantes ações policiais. Um jovem de 20 anos teve prisão decretada em Bom Jesus da Serra por divulgar vítimas de um adolescente de 16 anos e foi apresentado na Delegacia de Vitória da Conquista para responder pelos crimes cometidos. Em Brumado, suspeitos acabaram detidos pela Polícia Rodoviária Federal em posse de perfumes e cigarros contrabandeados durante abordagem de rotina. Outro caso envolveu tentativa de suborno a policiais, quando um indivíduo ofereceu dinheiro para se livrar de uma autuação e acabou detido. Em Inhobim, um grave acidente com caminhão resultou na morte de um homem de 30 anos, natural de São Paulo. O veículo tombou e a vítima seguiu para o Instituto Médico Legal para necropsia.
Jerêmias Macário de Oliveira | a duplicação da Rio-Bahia é uma novela do fim do mundo

Jeremias Macário de Oliveira | jornalista e escritor
A duplicação da Rio-Bahia (BR-116), a estrada mais criminosa do Brasil, principalmente no trecho que corta a região de Vitória da Conquista, virou uma novela do fim do mundo. Sempre aparecem histórias escabrosas, enquanto acidentes matam pessoas diariamente. Um desses capítulos indigestos, protagonizado por vilões sinistros e manipuladores capitalistas, que durou anos no ar, foi a ViaBahia. A concessionária encheu sacos de dinheiro dos usuários e depois deu uma banana para os governantes e para toda a sociedade. Foi cínica nesta terra onde a lei não é respeitada e ainda levou um bom quinhão na parte que não lhe cabia. Noutro país, seus dirigentes estariam na cadeia.
Jeremias Macário | duas faces da mesma moeda

É bom que fique bem claro que não estou aqui me colocando em posição contrária ao julgamento dos réus que tramaram um Golpe de Estado contra a democracia no final do governo do ex-capitão Jair Bolsonaro, o “Bozó”, culminando com o atentado aos Três Poderes em 8 de janeiro. No entanto, quando falo de duas faces da mesma moeda, isso me faz lembrar do julgamento parecido do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a questão da anistia geral e irrestrita decretada em 1979, que incluía os torturadores da ditadura civil-militar de 1964. Confira o artigo na íntegra.
Ruy Medeiros | Registro Imobiliário: circunscrição dos Cartórios em Vitória da Conquista

Observa-se insegurança das pessoas quanto ao Cartório de Registro de Imóveis e Hipotecas de Vitória da Conquista em que deve registrar ou no qual provavelmente se encontra registado seu imóvel. A dúvida é aumentada, quanto a isso, em razão de, registrado originalmente em um cartório, a matrícula do imóvel migrar para outro sem que o titular do direito sobre imóvel saiba por que houve a transferência. O crescimento maior de Vitória da Conquista a partir da década de 1960, fez surgir dificuldades quanto à circunscrição registrária de cada um dos cartórios (1º e 2° Ofícios). É necessário que a situação seja devidamente esclarecida. Por força da anterior lei de Organização Judiciária do Estado da Bahia (Lei n° 2314, de 1 de março de 1966) foi instituído um segundo cartório de Registro de Imóveis e Hipotecas (cartório do 2° oficio), na Comarca de Vitória da Conquista. Continue a leitura da Opinião do professor doutor a advogado Ruy Hermann Araújo Medeiros.
Jeremias Macário de Oliveira | Estados Unidos estão entrando numa rota perigosa da ditadura

Jeremias Macário de Oliveira | jornalista e escritor
Com suas informações e dados falsos, com seus decretos malucos arbitrários, utilizando como esteio a democracia construída há séculos, o Donald Trump, de espírito extremista, vai aos poucos dopando o povo norte-americano para emplacar uma ditadura nos Estados Unidos, a primeira em toda sua história. Poderia me arriscar a dizer que ele já está sendo um Recep Tayyip Erdogan, da Turquia. Na realidade, muitos governos de índole autoritária estão se aproveitando da democracia para introduzir regimes ditatoriais, não mais com armamentos militares como no passado. Os congressos legislativos, os eleitores fanáticos e a própria Justiça estão sendo cúmplices dessa trama. O caso mais explícito está acontecendo com os Estados Unidos, onde o Trump, seguindo um roteiro similar ao nazismo de Hitler, usa a democracia que o elegeu para realizar seu projeto de ditadura, com seus factoides divulgados diariamente pela mídia. Para isso, ele conta com a maioria do Congresso (Capitólio) e da Corte Suprema de Justiça. Continue a leitura.
